O Banco Central (BC) está recebendo até o dia 12 de maio as propostas de entidades interessadas em participar do projeto-piloto Real Digital (Piloto RD). Esse projeto é a fase de testes para operações com o Real Digital, a futura moeda digital do BC, em um ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais. Ao todo, 10 instituições, selecionadas conforme critérios e procedimentos previstos no regulamento, poderão testar o sistema.

Real Digital entra em fase de testes no Brasil

Banco Central inicia fase de testes do Real Digital
Banco Central inicia fase de testes do Real Digital

A ideia é que o Real Digital seja uma plataforma focada em serviços financeiros, funcionado de forma parecida ao Pix, mas com foco em outros tipos de transações, como a compra e venda de títulos públicos federais. A perspectiva do BC é disponibilizar o Real Digital à população a partir do final de 2024.

O projeto-piloto teve início em março e o BC divulgou as diretrizes atualizadas do Real Digital, que incluem o desenvolvimento de modelos inovadores com a incorporação de tecnologias, como contratos inteligentes e dinheiro programável, compatíveis com liquidação de operações por meio da "internet das coisas" (IoT).

As instituições autorizadas a funcionar pelo BC e que tenham capacidade de testar transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros poderão participar do projeto-piloto. A proposta de candidatura à participação no projeto-piloto será feita exclusivamente pelo endereço de e-mail [email protected] entre os dias 2 e 12 de maio.

A quantidade de participantes no Piloto RD é limitada a 10 instituições, selecionadas conforme critérios e procedimentos previstos no regulamento. Servidores de outros órgãos e entidades reguladores do Sistema Financeiro Nacional (SFN) poderão participar do Piloto RD como observadores, a critério do CEG e mediante convite de seu coordenador.