O Banco Central do Brasil iniciou nesta segunda-feira (6) os testes para a criação do Real Digital, a versão eletrônica da moeda brasileira. A nova tecnologia trará avanços em relação ao Pix, o sistema de pagamento instantâneo que já conhecemos, e terá seu uso previsto para o fim de 2024. O projeto é chamado de "Piloto RD" e será dividido em etapas, com a primeira etapa sendo concluída em dezembro deste ano.

Banco Central inicia testes para criar o Real Digital

Banco Central anuncia início dos testes para criar o Real Digital (Imagem: Oficina da Net)
Banco Central anuncia início dos testes para criar o Real Digital (Imagem: Oficina da Net)

Nesta primeira etapa, os testes vão ser feitos para avaliar a utilização de ativos tokenizados e como isso pode prevenir a lavagem de dinheiro. A partir de maio, o sistema começará a ser testado nos bancos, com o foco inicial no desenvolvimento de aplicações on-line.

Segundo o coordenador da iniciativa do Real Digital no Banco Central, Fabio Araujo, a plataforma será destinada para serviços financeiros em geral, enquanto o Pix é focado em serviços de pagamentos. O projeto prevê a criação de três categorias de ativos:

  • real digital ­- atacado: vai funcionar para o relacionamento interbancário. Será a moeda do Banco Central, que hoje tem como análogo as reservas bancárias e as contas de liquidação;
  • real tokenizado - varejo: serão versões tokenizadas do depósito bancário ou do saldo de contas de instituições de pagamento;
  • títulos públicos federais: que são ativos do governo federal.

Etapas dos testes

  • O Banco Central (BC) está desenvolvendo uma plataforma de testes para registrar ativos de vários tipos e naturezas.
  • A plataforma escolhida é a Hyperledger Besu, que é compatível com a tecnologia Ethereum e permite testes em ambientes controlados e privacidade de transações.
  • A ideia é que empresas desenvolvam aplicações online de forma descentralizada, como nas iniciadoras de pagamento.
  • A plataforma de registros não estará atrelada às diretrizes do plano do Real Digital durante a etapa de testes.
  • O BC organizará um workshop em abril para repassar orientações e escolherá participantes em maio para o projeto piloto.
  • Os participantes farão testes de transações com o real digital em ambiente simulado, usando diferentes tipos de ativos.
  • O Tesouro Nacional participará da fase de testes para permitir a construção de tecnologias mais baratas e eficientes de negociação de títulos públicos no mercado primário e secundário.

De acordo com o Banco Central, a tecnologia do Real Digital permitirá ganhos em eficiência, redução de custos e criação de novos serviços financeiros que hoje não são possíveis de serem ofertados. O custo operacional será avaliado ao longo do projeto, mas não há necessidade de grande investimento em infraestrutura para a fase inicial do piloto.

E você, o que acha da criação do novo real digital? Deixe seu comentário logo abaixo!

Fonte: Agência Brasil