Embora o aplicativo seja normalmente conhecido por seus recursos de privacidade, há uma falha de segurança gritante no Telegram. Em geral, quando você registra uma conta no serviço, é necessário fornecer seu número de telefone para verificar sua conta.

Após enviar uma mensagem para esse número, para confirmar a conta, a verdade é que o número do telefone não serve mais para nada. Entretanto, para os usuários que se preocupam em manter a sua privacidade, precisar fornecer o número de telefone pode ser algo ruim.

Felizmente (para quem busca privacidade) e infelizmente (para quem gosta de segurança), há uma forma de ignorar esse requisito. Abaixo, vamos te mostrar como conseguir uma conta do Telegram, sem precisar dar o número de telefone real ao serviço.

Posso usar o Telegram sem um número de telefone?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Infelizmente, você não pode criar uma conta no Telegram sem fornecer um número de telefone. Esse requisito foi projetado para impedir bots e a criação automatizada de contas.

Após fornecer ao aplicativo seu número de telefone, você receberá uma chamada de voz ou uma mensagem de texto SMS com um código de verificação que você usará para verificar sua conta do Telegram.

Uma vez que a chamada ou texto tenha sido recebido, no entanto, você não precisa de mais acesso ao número que você forneceu. Então, enquanto você precisa de um número de telefone, você não precisa do seu número de telefone para usar o Telegram.

Felizmente, existem uma maneira de obter um número de telefone por um minuto ou dois, ou por até mais tempo. Diferente dos Estados Unidos, onde existem mais de 5 opções disponíveis de como criar um número diferente.

Abaixo, veja uma alternativa brasileira, que pode te ajudar a ficar anônimo no Telegram.

Como criar uma conta sem número de telefone no Telegram através do Fragment?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Como dito acima, aqui no Brasil é possível criar uma conta sem número de telefone. Por meio desse recurso, você tem acesso a todos os recursos do mensageiro, e preserva um dado tão sensível quanto o número de telefone.

Para conseguir essa façanha, você precisa usar a plataforma de blockchain Fragment, dos donos (ironia ou não), do próprio Telegram. Mas aqui há um porém: o número aleatório não é de graça. Para acessar, você precisa participar de um leilão, e o pagamento é feito com a criptomoeda Toncoin, da rede TON.

Depois desse processo, é possível usar o número anônimo para criar conta no Telegram, e ganhar o código de verificação pelo Fragment. Os números gerados por blockchain são representados pelo código de discagem +888.

Abaixo, veja como criar a conta anônima no Telegram.

Como criar uma conta anônima no Telegram?

Créditos: Fragment
Créditos: Fragment
  1. Entre no site do Fragment, e crie sua conta;
  2. Em seguida, compre um dos números aleatórios da plataforma com a criptomoeda Toncoin;
  3. Logo após, acesse o Telegram, e inicie o processo para criar uma nova conta. Quando você chegar no item País, escolha Anonymous Number. E se essa opção não aparecer, digite 888;
  4. Depois, abra o Fragment, acesse o código de verificação enviado ao seu número;
  5. Ao inserir o código de verificação no Telegram, a conta será criada, e estará disponível para uso.