O supermercado Carrefour anunciou que em breve irá oferecer caixas eletrônicos de criptomoedas, incluindo bitcoin, em sua rede da Espanha. De acordo com a rede internacional de hipermercados francesa, os caixas serão instalados nos shopping centers e ficarão sob responsabilidade da empresa imobiliária Carmila.

A novidade dos caixas eletrônicos de bitcoins foi possível graças à parceria com a Weex Capital, empresa provedora de caixas de criptomoedas. Com isso, os clientes do Carrefour e investidores de criptomoedas poderão comprar e vender criptoativos sem a necessidade de passar por procedimentos de "conheça seu cliente (KYC)". Porém, as compras e vendas serão restritas ao valor de 990 euros.

Blockchain no varejo

A rede de supermercados Carrefour foi uma das primeiras varejistas globaus a utilizar o blockchain. O motivo da utilização da tecnologia foi para melhorar a rastreabilidade dos produtos vendidos. Com o sistema de rastreamento utilizando o blockchain, os consumidores conseguem rastrear seus produtos desde as fazendas até as lojas, permitindo que se evite produtos com organismos modificados (OGM), antibióticos e agrotóxicos.

A utilização do blockchain começou através da parceria do Carrefour com a IBM em 2018, onde foi utilizado uma tecnologia chamada Food Trust que foi desenvolvida para redes de supermercados e empresas de varejo como Nestle SA, Dole Food Co., McCormick e Co., McLane Co., Tyson Foods Inc., Unilever NV, etc.

Em 2021 o Carrefour chegou a anunciar no Brasil a rastreabilidade de seus produtos através do blockchain. De acordo com a empresa, a tecnologia proporciona maior transparência e traz mais segurança para os clientes, pois permite que todo o processo de distribuição seja acompanhado.

O que é o blockchain?

Um blockchain é formado por uma lista de blocos (blocks), onde cada um possui um "hash criptográfico" (informação criptografada) do bloco anterior, uma espécie de carimbo com data, hora e data de uma transação. Como cada bloco contém informações sobre o anterior, um blockchain é resistente a modificações de dados, pois após a criação de um registro criptografado para um dos blocos, os dados de um bloco só poderão ser alterados se todos os dados do conjunto forem alterados também.