Os fan tokens no mundo futebol são a nova tendência entre os clubes europeus e também os brasileiros. Quase um mês depois de estrear na plataforma Socios.com, o $MENGO, fan token do Flamengo entrou no Mercado Bitcoin e chegou a registrar uma valorização de cerca de 80% em sua máxima do dia. O ativo iniciou a sua entrada na exchange por volta do meio-dia nesta quarta-feira (10), e depois de bater uma mínima de R$ 13,51, saltou para R$ 24.

MENGO dispara 80% no seu primeiro dia no Mercado Bitcoin

A partir do meio-dia, o valor do fan token do Flamengo disparou até perder sua força no final da tarde, quando os valores esfriaram. Por volta das 17h30 (horário de Brasília) desta quarta, o MENGO era negociado a R$ 16,2598 no Mercado Bitcoin, com um volume de mais de R$ 470 mil. Esse valor é 10 vezes maior em relação aos fan tokens de outros rivais brasileiros, como o do Corinthians (R$ 30 mil) e Atlético Mineiro (R$ 20 mil) nesta quinta-feira (11).

MENGO é o maior fan token da América Latina. (Crédito: Flamengo/Socios.com/Divulgação)
MENGO é o maior fan token da América Latina. (Crédito: Flamengo/Socios.com/Divulgação)

Quando houve o anúncio oficial em parceria com a plataforma Socios.com, um milhão e meio de fan tokens do Flamengo foram emitidos, sendo a segunda maior Oferta de Fan Token (FTO) da história da plataforma gerenciadora de tokens no ramo do futebol. Assim, o MENGO se tornou o maior da América Latina, e ficando atrás apenas do modelo do Arsenal, da Inglaterra.

Falando ainda no mercado brasileiro, times como o Atlético Mineiro, Corinthians e por último o São Paulo, já possuem seus respectivos tokens. Ao redor do mundo, mais de 70 grandes clubes já possuem seus fan tokens em parceria com a Socios.com e da Chiliz. Dentre eles, Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus, Milan, Atlético de Madrid, Valencia, Manchester City, Inter de Milão, Arsenal e as seleções de futebol da Argentina e de Portugal.

O que são fan tokens?

Os fan tokens são ativos digitais colecionáveis que tem ligação direta com o blockchain Chiliz, e servem apenas como utilidade. Isso significa que os torcedores ou investidores que adquirirem os ativos de clubes de futebol podem participar de enquetes ou outros tipos de assuntos que são realizados pelos clubes, como por exemplo escolher as músicas que tocam no intervalo dos jogos, qual uniforme será utilizado, e assim por diante.

O próprio Flamengo já empregou algumas ações que seus torcedores podem influenciar na decisão, as músicas do aquecimento dos jogadores em dia de jogo, além de mensagens motivacionais que foram estampadas no vestiário.

Fonte: Infomoney