As criptomoedas ganharam uma atenção especial do público durante os últimos anos, enquanto o futebol é amado por muitos já há um bom tempo. Os argentinos misturaram as duas coisas e criaram a primeira moeda digital dedicada ao ex-jogador Diego Maradona. A "maradólar" deve estrear em menos de 10 dias na Argentina com o objetivo de aproximar a economia informal do país ao mercado de criptomoedas, além de ser um potencial sucesso em toda a América Latina.

Marádolar, a primeira criptomoeda dedicada à Maradona

No aspecto financeiro, o "maradólar" se enquadra em um ativo digital baseado na rede Binance Smart Chain (BEP20), uma plataforma centralizada que permite a compra, venda e troca de diferentes criptomoedas. Essa nova moeda deve ser estreada no próximo sábado, dia 30 de outubro, data em que seria comemorado o aniversário de 61 anos do ídolo argentino, Diego Maradona.

O site oficial da nova moeda espera o cadastro de até 100 mil usuários ativos e não será necessário investir capital para adquirir a moeda digital. Para cada dólar gerado, será injetada liquidez na moeda para definir o valor da maradólar. Além disso, no dia do lançamento, serão doados 10 mil moedas digitais para 10 mil usuários cadastrados no site https://www.maradolar.com/.

A maradólar é a primeira criptomoeda dedicada a Diego Maradona. (Crédito: Maradólar/Reprodução)
A maradólar é a primeira criptomoeda dedicada a Diego Maradona. (Crédito: Maradólar/Reprodução)

De acordo com os próprios desenvolvedores do projeto, eles estão tentando "criar uma moeda independente para um setor econômico específico". O objetivo principal é trazer a economia informal da Argentina para mais perto do mercado de criptomoedas e obter uma moeda em um país com alta inflação, às vezes baixa taxa de inadimplência e alta emissão.

A moeda não será cotada em locais de negociação virtuais, por isso não tem valor, e o preço será alocado pelo mercado com base na oferta e na demanda.

Com informações de G1.