A repressão da China contra a mineração de criptomoedas poderá em breve se transformar em uma ampla proibição. De acordo com o site Reuters, a mineração de criptomoedas existe o esboço de uma "lista negativa" de proibições ou restrições de investidores em determinado setor. É dito que os principais investidores irão precisar de obter aprovações do governo chinês.

De acordo com o site Bitcoin, a China Development and Reform Commission (Comissão de Desenvolvimento e Reforma da China) abriu a lista para comentários até o dia 14 de outubro. Entretanto, é bem pouco provável que a opinião da população mude a maneira como o governo lida com a mineração de criptomoedas.

China considerou as transações de criptomoedas uma prática ilegal, mas está criando sua própria moeda digital

Anteriormente, a China considerou que as transações de criptomoedas são ilegais, dizendo que as moedas digitais causaram o aumento na lavagem de dinheiro, entre outros crimes financeiros. Entretanto, o país tem testado sua própria criptomoeda. Alguns suspeitam de que a moeda digital chinesa sirva para que o governo possa controlar diretamente as transações.

O que irá acontecer com a mudança na forma como a China lida com as criptomoedas

Ao vetar mais amplamente as transações de criptomoedas no país, o governo chinês irá influenciar no valor mundial de diversas moedas digitais. Um exemplo disso, é o aumento de mais de 30% do Bitcoin desde a repressão na China no mês passado. Ironicamente, a repressão à mineração de criptomoedas está causando a desestabilização das moedas digitais ao invés de estabilizá-las, dando um novo impulso à criptoeconomia. Resta saber se uma criptomoeda chinesa poderá ou não alterar de maneira significativa o mercado.