Nesta sexta-feira o banco central da China voltou a fazer seu discurso contra o Bitcoin e disse que todas as atividades que envolvem a criptomoeda são ilegais e serão reprimidas pelo governo. O Banco Popular da China (PBOC ou People Bank of China) comunicou em seu site que todos os serviços que oferecem a negociação, combinação de ordens, emissão de tokens e derivados que estão relacionados a criptomoedas, estão estritamente proibidos. De acordo com o PBOC, as transações de criptomoedas feitas na China continental são ilegais.

Com a declaração do PBOC, o Bitcoin despencou mais de 6,5% em 24h, de acordo com dados da Coin Metrics. Além disso, o Ethereum também acabou sofrendo uma queda de 9%.

O site CNBC relata que o banco central chinês disse:

"Câmbios de moedas virtuais no exterior que usam a internet para oferecer serviços a residentes domésticos também são considerados atividade financeira ilegal."

Foi dito também pelo PBOC que:

"As instituições financeiras e instituições de pagamento não bancárias não podem oferecer serviços para atividades e operações relacionadas a moedas virtuais."

Não é a primeira vez que a China é contra as criptomoedas

No início de 2021, Pequiim chegou a anunciar que iria repreender a mineração de criptomoedas, um processo que utiliza de forma intensa energia. Essa decisão levou à queda do Bitcoin, além de vários mineradores terem sido obrigados a desligar seus equipamentos e até mesmo transportá-los para outros países.

Banco Popular da China diz para bancos e instituições de pagamento não fornecerem serviços de criptomoedas

O PBOC já ordenou que bancos e instituições de pagamento não bancárias parem de oferecer serviços relacionados às criptomoedas. Em julho, o banco central disse a uma empresa de Pequim que fechasse suas portas devido ao fato de estar supostamente facilitando as transações de moedas digitais através de seu software.

PBOC trabalha em criptomoeda própria

De acordo com o CNBC, ironicamente, o banco central chinês está desenvolvendo uma moeda digital própria.