Geralmente a mineração de criptomoedas é feita através de placas de vídeo que são montadas em um rack. Entretanto, recentemente foi descoberto um centro de mineração na Ucrânia que utilizava o console PlayStation 4.

A atividade ilegal foi descoberta pelo Serviço de Segurança da Ucrânia, que diz ter apreendido mais de 50 processadores, 500 placas de vídeo e 3800 PS4.

Consoles de Playstation são usados para minerar

O PS4 pode não ser tão eficiente quanto as placas de vídeo, mas pouco importa quando você tem 3800 unidades. A memória das GPUs é uma das características mais importantes que se deve levar em consideração durante a mineração de criptomoedas, mais especificamente a largura de banda da memória. As melhores placas de vídeo para mineração possuem uma grande quantidade de memória com uma boa largura de banda.

Imagem do centro de mineração da Ucrânia. Fonte: Serviço de Segurança da Ucrânia
Imagem do centro de mineração da Ucrânia. Fonte: Serviço de Segurança da Ucrânia

Devido ao motivo acima citado, o PS4 não é uma escolha tão eficiente para se minerar criptomoedas, mas não é ruim considerando os 8GB GDDR5 com clock de 5,5Gbps. O PlayStation 4 possui um barramento de 256 bits, totalizando uma largura de banda de 176Gbps.

Devido a ineficiência do PS4, os responsáveis pela central de mineração acabaram sendo presos devido a quantidade de energia utilizada de forma ilegal. Para tentar cobrir os rastros, os criminosos utilizaram medidores de energia falsos.

Mineração de criptomoedas pode ser feita através de vários tipos de dispositivos

Como você percebeu acima, a mineração de criptomoedas pode ser feita através de muitos dispositivos, inclusive pelo PS4, embora este não seja o mais eficiente. De qualquer forma, quando se tem 3800 PlayStation 4 e não paga a conta de energia, fica "fácil" ganhar dinheiro minerando.

O que você achou da ideia de utilizar os consoles da Sony para minerar criptomoedas? Gostou? Compartilhe com seus amigos.