O Bitcoin pode ser a criptomoeda mais valiosa da atualidade, mas não é mais a criptomoeda mais fácil ou mais rentável de minerar. Analisamos as 10 principais criptomoedas para minerar. Confira essas ótimas opções para ganhar uma grana em casa com a mineração de criptomoedas.

Pequenas operações de mineração em casa podem gerar bons lucros com essas moedas digitais em casa, com a configuração adequada de GPU e custos razoáveis de eletricidade.

A mineração de criptomoedas são realizadas com a utilização de uma CPU. Muitos dos maiores e mais conhecidos tokens cripto são minerados usando equipamentos de mineração ASIC (Application Specific Integrated Circuit) que foi projetado para minerar um ativo cripto específico.

Entretanto, eles são caros. Sem atualizar continuamente seu equipamento para a versão mais recente, pode ser desafiador competir com outros mineradores mais sofisticados, e todos estão competindo para ganhar as recompensas de mineração pela mesma moeda.

Como funciona a mineração de criptomoedas da CPU?

A mineração de CPU é o método de usar uma Unidade Central de Processamento (CPU) para realizar cálculos a fim de adicionar registros de transações ao livro público da criptomoeda. Um processador é um componente de computador que fornece a energia ao computador para realizar operações de software.

A CPU é considerada o cérebro do computador, isso porque controla as funções de todas as seções da máquina, como a mineração das criptomoedas no seu processador.

As 10 melhores criptomoedas para minerar em casa em 2021

Comparação das principais criptomoedas
Criptomoeda Vantagem categoria plataforma
ZCash Privacidade Mineração de GPU Blockchain ZCash
Ravencoin Baixo custo de mineração Mineração de GPU Blockchain raven
Monero Iniciantes Mineração de CPU e GPU Blockchain Monero
Vertcoin Mineração individual Mineração de GPU e FPGA Blockchain vertcoin
GRIN Privacidade GPU e mineração de ASICs Blockchain grin

1. ZEC (ZCash)

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

Com grande ênfase à privacidade, o Zcash é uma das melhores moedas digitais que podem ser mineradas de casa, graças ao algoritmo equihash desta criptomoeda. Desde 2020, a mineração Zcash é mais rentável que o Bitcoin e o Ethereum. Isso faz da moeda uma das criptomoedas mais populares entre os mineradores.

2. RavenCoin (RVN)

O Ravencoin usa uma rede peer-to-peer para facilitar a transferência ou negociação de ativos de uma parte para outra. Ela é baseada em uma variante do Bitcoin, baseada na comunidade sem nodes mestre ou ICO. Entre os softwares disponíveis temos o Medici Venture, que pertence à Overstock.com, e também é financiador deste projeto.

3. Monero (XMR)

Outra criptomoeda que pode ser minerada em casa e render lucro é a Monero. O Monero é a maior criptomoeda em privacidade do mercado. Moedas de privacidade são criptomoedas cujas transações permanecem o mais completamente anônimas possível.

4. Vertcoin (VTC)

O Vertcoin foi lançado em 2014 com o propósito específico de aderir ao conceito de descentralização do Bitcoin. Os fabricantes do ativo digital alegaram que o surgimento das ASICs tornou o Bitcoin e outras criptomoedas líderes muito centralizadas. Como resultado, foicriado o Vertcoin, a fiim de ser uma resistência aos ASICs.

O algoritmo dela foi projetado para ser extraído exclusivamente com CPUs e GPUs. O Vertcoin é uma opção comum para mineiros de casa, por causa dessa consideração algorítmica.

5. Grin (GRIN)

O GRIN é uma com foco em privacidade lançada em 2019. É construído em torno do protocolo Mimblewimble. Ela pretende ser mais escalável e menos intensiva em armazenamento em comparação com outras moedas de privacidade.

A Grin promete impor a privacidade, se livrando de informações residuais de transações na rede. Além disso, a Grin é ilimitada, o que o torna atraente para os mineiros.

6. Dogecoin (DOGE)

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

A Dogecoin, criptomoeda favorita do bilionário Elon Musk, também pode ser minerada em seu computador, do conforto da sua casa. Criada para ser um meme, a DOGE foi programada para acrescentar moedas todo ano, diferente do Bitcoin, que tem 21 milhões de unidades.

Com um computador comum, é recomendado entrar em um pool de mineração para conseguir maior poder de processamento e velocidade, obtendo maiores lucros. Mas também é possível minerar sozinho com maior velocidade utilizando placas de vídeo da AMD e Nvidia.

7. Ethereum Classic (ETC)

A Ethereum Classic é uma continuação da blockchain Ethereum, que foi bifurcada em 2016 depois que um hacker explorou uma brecha, resultando no roubo de milhões de Ether. A partir disso, a Ethereum (ETH) e a Ethereum Classic (ETC) foram bifurcadas.

8. Ethereum (ETH)

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

O Ethereum é uma das principais moedas digitais, concorrente direta do Bitcoin. E ela pode ser ganha através de mineração. A partir de 2020, a mineração de éter é bastante rentável em contraste com outras criptomoedas.

A plataforma Ethereum usa um mecanismo de consenso, no qual os mineradores usam seu poder de computação para resolver equações matemáticas complexas. Em troca, os mineiros são recompensados com a moeda ETH.

9. Beam (BEAM)

A Beam é outra criptomoeda que os mineradores domésticos podem minerar em casan tendo uma máquina com uma memória mínima de 4GB de RAM. O Beam usa uma versão alterada do algoritmo de mineração PoW do Equihash (150,5), chamado Beam Hash III.

Além disso, ele funciona nos protocolos blockchain Mimblewimble e LelantusMW. A equipe por trás da Beam lançou o projeto em 2018. O Beam tem uma oferta máxima de moeda de 262.800.000, e um tempo de bloco de cerca de um minuto.

10. Aeon

A AEON é uma derivação da Monero, baseada no protocolo CryptoNote. Essa criptomoeda usa o algoritmo CryptoNight-Lite, e assinaturas de anel para garantir que as transações não sejam rastreáveis. O AEON pode ser minerado com CPUs Windows, e GPUs AMB e Nvidia.