A pandemia de COVID-19 mudou nossas vidas radicalmente. Coisas que não tinham muita importância até 4 ou 5 meses atrás, como lavar bem as mãos e usar alcóol em gel, agora tornaram-se uma proteção valiosa para a nossa saúde. Mas se água e sabão ou alcóol matam o vírus que pode ficar nas nossas mãos após tocar em coisas possivelmente infectadas, como higienizar um Apple Watch contra o Coronavírus? Afinal, o relógio fica no pulso, bem próximo as mãos, e geralmente é tocado frequentemente.

O novo Coronavírus já foi assunto aqui no site. Falei sobre como rastrear o coronavírus em tempo real no Brasil e no mundo, e até sobre o tempo que o COVID-19 sobrevive em superfícies ou se ele pode ser transmitido pelo ar.

Ainda não existe nenhum medicamento 100% eficaz para curar o Coronavírus, e nem uma vacina capaz de interromper a propagação do Covid-19. A única maneira de nos protegermos deste vírus infeccioso é tomar precauções de saúde e limpeza. Lavar as mãos é fácil, mas o que fazer quando se trata de um Apple Watch?

Medidas de prevenção ao COVID-19

Qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

Não custa lembrar que, mesmo higienizando seu Apple Watch, é fundamental que você sempre limpe suas mãos fequentemente com alcóol gel 70% ou água e sabão por 20 segundos é uma das medidas de prevenção mais importantes.

Além disso, sempre evite colocar suas mãos no rosto, especialmente próximo aos olhos, nariz e boca. Se precisar fazer isso, higieniza suas mãos antes. Tenha muito cuidado ao higienizar suas mãos antes de se alimentar também, ou manusear qualquer coisa perto do rosto.

Por fim, sempre use máscara quando sair de casa, inclusive para receber tele-entregas ou falar com vizinhos. E evite sair de casa sempre.

Qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

Qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

Uma questão muito pertinente é a limpeza de nossos eletrônicos. Um estudo afirma que o coronavírus pode viver em um dispositivo eletrônico por até 9 dias. Por isso, não limpar seu smartwatch pode colocar sua saúde em risco. Porém, limpá-lo da maneira incorreta pode comprometer seu dispositivo. Então, qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

Higienizando com água e sabão

Você vai precisar de um pano macio sem fiapos. O ideal é usar um pano de microfibra, pois papel toalha pode riscar a tela do seu relógio.

Qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

Além disso, use apenas um pouco de sabão líquido neutro no pano. Jamais use outros produtos de limpeza, como alvejantes ou desinfetantes.

  1. Primeiramente, lave e seque as suas mãos antes de tocar no seu Apple Watch.
  2. Após isso, desconecte o carregador e desligue o Apple Watch.
  3. Remova a pulseira do seu Apple Watch, pois ela será limpa de outra forma.
  4. Umedeça o pano com agua e apenas um pouco de sabão neutro líquido.
  5. Passe o pano pela tela e mantenha longe de botões e orifícios do relógio.
    Atenção: Não pulverize diretamente o produto sobre o dispositivo, nem use produtos de limpeza ou ar comprimido. Evite alvejantes ou outros produtos de limpeza.
  6. Se o seu Apple Watch é resistente à água, você pode colocá-lo em água corrente suavemente por alguns segundos. Caso seja o séries 1, apenas enxugue-o com um pano limpo e seco, de preferência microfibra.

Higienizando com lenços com álcool ou lenços desinfetantes

Você pode também usar álcool isopropílico a 70% ou toalhas desinfetantes para limpar suavemente as superfícies duras e não porosas do seu Apple Watch, como a tela e outras superfícies externas.

Evite a umidade em qualquer abertura e não mergulhe o smartwatch em nenhum produto de limpeza. Não use em superfícies de tecido ou couro.

Limpando a pulseira do seu Apple Whatch

Qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

Como falamos no começo do passo-a-passo anterior, você deve desprender a pulseira do relógio para limpá-los separadamente. Isso porque os materiais são diferentes, e cada um tem seu modo correto de higienização.

Caso voce use uma pulseira de borracha, pode lavá-lá com sabão em água corrente, e depois secá-la bem antes de inserir novamente no relógio.

Entretanto, materiais como couro ou metal devem ter um cuidado extra. Nestes casos, limpe apenas usando um pano levemente umidecido com água e sabão. Após, seque com um pano seco. Lembrando que este pano deve ser sem fiapos e de preferência de microfibra.

O Apple Watch é resistente a água?

Qual a maneira correta de higienizar seu Apple Watch contra o Coronavírus?

De acordo com informações disponíveis no site da Apple, cada versão do Apple Watch tem uma recomendação específica sobre a resistência a água:

O Apple Watch Series 1 e o Apple Watch (1ª geração) são resistentes a respingos, mas não é recomendado mergulhá-los.

O Apple Watch Series 2 e modelos posteriores podem ser mergulhados em águas rasas, mas não em grandes profundidades. Você pode até tomar banho usando o Apple Watch Series 2 e modelos posteriores, mas é recomendável não expor o relógio a sabonetes, xampus, condicionadores, cremes e perfumes, pois eles podem afetar as vedações e as membranas acústicas. Se o Apple Watch entrar em contato com algo que não seja água limpa, ele deverá ser limpo com água limpa e secado com um pano sem fiapos.

A resistência à água não é permanente e pode diminuir com o passar do tempo. O Apple Watch não pode ser vedado novamente para aumentar a resistência. As seguintes ações podem afetar a resistência à água do Apple Watch e devem ser evitadas: