Em novembro, a Motorola anunciou o Edge 70, seu primeiro celular ultrafino, que chegou ao mercado como sucessor direito do Edge 60, lançado meses antes. Mas será que houve melhorias significativas que justifiquem a compra do novo modelo? Abaixo, comparamos os dois lado a lado em design, tela, desempenho, câmeras, bateria, sistema e preço para descobrir a resposta.
Design e construção
Motorola Edge 60: o Edge 60 entrega um visual elegante, mas ao contrário de outros modelos da linha, a traseira é feita de plástico e as laterais também. Por outro lado, ele conta com certificação IP68/IP69 contra água e poeira e MIL-STD-810H, para maior resistência a quedas, umidade e temperatura. O vidro da tela é protegido pelo Gorilla Glass 7i, um dos mais resistentes. Com 161,2 x 73,1 x 7,9 mm e 179 g, é um celular leve de segurar.
Motorola Edge 70: o Edge 70 mantém várias características do antecessor, como resistência à água (IP68/IP69), certificação militar e vidro frontal com proteção Gorilla Glass 7i. As diferenças ficam por conta das laterais em alumínio e do painel traseiro texturizado, além do corpo mais fino e leve (159,9 x 74 x 6 mm e 159 g), dando a sensação de um aparelho mais refinado.
Tela
Motorola Edge 60: a tela do Edge 60 é um painel LTPO P-OLED de 6,67 polegadas com resolução de 1220 x 2712 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+ e 4.500 nits de brilho máximo. O display exibe cores vibrantes, excelente contraste e um brilho que garante ótima visibilidade em ambientes externos.
Motorola Edge 70: o Edge 70 mantém a mesma tecnologia de tela e resolução do antecessor, mas o tamanho aumentou ligeiramente para 6,7 polegadas. Fora isso, tudo continua igual, então ainda temos a taxa de atualização de 120 Hz e o brilho máximo de 4.500 nits.
Processador e memórias
Motorola Edge 60: o Edge 60 vem equipado com o Dimensity 7300, aliado a 8 GB ou 12 GB de RAM e opções de 256 GB ou 512 GB de armazenamento. Com esse hardware, o aparelho entrega um ótimo desempenho no uso diário e roda jogos atuais sem engasgos.
Motorola Edge 70: o Edge 70 aposta em um chip da Qualcomm, o Snapdragon 7 Gen 4, que tem um clock máximo superior ao da MediaTek: 2,8 GHz contra 2,5 GHz. Em teoria, ele deve entregar um desempenho superior e melhor eficiência energética. O armazenamento não mudou, mas esse modelo já começa com 12 GB de RAM, deixando de lado a opção com 8 GB.
Câmeras
Motorola Edge 60: o conjunto triplo inclui uma câmera principal de 50 MP com OIS, telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e ultrawide de 50 MP com campo de visão de 122 graus. A câmera frontal também é de 50 MP. Em gravação de vídeo, o aparelho pode filmar em até 4K a 30 fps.
Motorola Edge 70: o conjunto mudou, já que agora temos câmeras duplas, ambas de 50 MP, sendo a principal com OIS e a secundária ultrawide com campo de visão ligeiramente menor de 120 graus. A lente de selfies continua a mesma. A maior novidade é que o Edge 70 pode filmar em até 4K a 60 fps, mas apenas na câmera principal.
Bateria e carregamento
Motorola Edge 60: a bateria é de 5.200 mAh com suporte a carregamento rápido de 68W, capacidade que deve garantir uma boa autonomia no uso diário. Na hora de carregar, a potência oferecida pela Motorola também "enche o tanque" em poucos minutos.
Motorola Edge 70: a bateria do Edge 70 é mais modesta, com 4.800 mAh e o mesmo carregamento rápido de 68W. Estamos falando de um smartphone ultrafino, então é natural que essa capacidade fosse menor, embora ainda supere concorrentes com essa mesma proposta. Por outro lado, ele traz suporte a carregamento sem fio de 15W.
Sistema e atualizações
Motorola Edge 60: lançado com a Hello UI baseada no Android 15, a Motorola prometeu três grandes atualizações de sistema e quatro anos de pacotes de segurança. Isso significa que ele vai ser atualizado até o Android 18.
Motorola Edge 70: o ultrafino da marca já vem rodando a Hello UI baseada no Android 16, com a empresa prometendo um tempo de suporte maior: quatro anos de sistema e seis anos de atualizações de segurança.
Outros recursos
Motorola Edge 60: vem com som estéreo com Dolby Atmos, Bluetooth 5.4, Wi-Fi 6, 5G, NFC e leitor de digitais sob a tela.
Motorola Edge 70: mantém os mesmos recursos do antecessor, exceto pelo Wi-Fi, que agora suporta o padrão 6E.
Preços
Motorola Edge 60: lançado por R$ 3.499, mas já é possível encontrá-lo em promoções por cerca de R$ 2.000, representando uma redução de mais de 40%.
Motorola Edge 70: ainda não foi anunciado no Brasil, mas a Anatel já homologou sua bateria, indicando que o lançamento pode acontecer em breve.
Conclusão: o que realmente mudou?
O Edge 70 não traz grandes evoluções quando comparado ao antecessor, especialmente em câmeras e tela. Claro que a maior novidade é o fato dele ser ultrafino, com apenas 6 mm de espessura. Outro detalhe é que ele traz um processador um pouco mais forte, construção mais robusta e tempo de suporte maior.
De qualquer forma, exceto pela proposta de ser um ultrafino, não houve melhorias significativas de uma geração para outra. Então, para quem já tem o Edge 60, a mudança só vale realmente a pena se o objetivo for ter um smartphone mais elegante e realmente fino. Fora isso, as mudanças não são grandes o suficiente para justificar a troca quando o Edge 70 chegar ao Brasil.






