No início desta semana, o POCO F4 GT foi nos apresentando com uma ficha técnica poderosa, aliada de um preço digno de ser relacionado a um excelente custo benefício. O aparelho chega pouco menos de um ano depois do lançamento do POCO F3 GT, que formalizou o início desta linha de smartphones gamers da marca. Nesse artigo, faremos uma comparação entre os dois modelos para descobrir o que mudou entre as gerações.

POCO F4 GT vs POCO F3 GT: o que mudou?

Muita coisa pra ler? Pegue um atalho:

ÍNDICE

Design e construção

Para um smartphone gamer, o design é uma das coisas mais importantes, e a POCO sabe disso. Olhando o POCO F4 GT e POCO F3 GT lado a lado, podemos perceber que a empresa se preocupa em seguir uma linguagem visual, porém com algumas mudanças bem interessantes no modelo mais atual.

As câmeras traseiras continuam organizadas em um módulo vertical posicionado no canto esquerdo da tampa, porém com um visual mais quadrado, bem semelhante a um semáforo, por exemplo. Disponível nas cores preto, prata e amarelo, o F4 GT ainda conta com faixas bem mais bem trabalhadas que a do seu irmão mais velho.

Em ordem, POCO F4 GT ao lado do POCO F3 GT
Em ordem, POCO F4 GT ao lado do POCO F3 GT

O flash LED em formato de raio ainda está posicionado ao lado do módulo fotográfico, mas o logotipo da POCO ficou menor e se mudou do centro da tampa para a parte inferior do conjunto. É claro que tudo depende do gosto de cada um, mas eu particularmente ainda acho o F3 GT mais bonito, especialmente o módulo de câmeras que possui um formato oval com detalhes que dão um aspecto mais futurista.

O POCO F4 GT também é maior e mais grosso que seu antecessor, com medidas de 162,5 x 76,7 x 8,5 mm, contra 161.9 x 76.9 x 8.3 mm do seu irmão. Com isso, ele também ficou mais pesado, saltando de 205 g do F3 GT para 210 g. Uma baixa é que na ficha técnica do F4 GT, a fabricante não inseriu informações sobre resistência à água. O F3 GT conta com a certificação IP53, capaz de repelir respingos de água, mas o modelo mais recente não possui sequer uma tecnologia parecida.

Tela

Indo para o lado frontal, temos a tela dos dois aparelhos. Olhando os dois modelos lado a lado, observamos que quase nada mudou. Por exemplo, a fabricante decidiu manter a câmera frontal posicionada discretamente em um pequeno furo no topo do vidro, além das bordas finas e arredondadas que facilitam a ergonomia, embora pareça que as bordas laterais do F4 GT estejam mais salientes.

POCO F4 GT e POCO F3 GT de frente
POCO F4 GT e POCO F3 GT de frente

No lado técnico, os dois possuem uma tela AMOLED de 6,67 polegadas que, por si só, já tornam a experiência em jogos bastante imersiva. Ambos também contam com a resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels), densidade de 395 pixels por polegadas (ppi), taxa de atualização de 120 Hz e suporte a HDR 10 Plus.

A tela do POCO F4 GT é ligeiramente superior por conta da proteção Gorilla Glass Victus
A tela do POCO F4 GT é ligeiramente superior por conta da proteção Gorilla Glass Victus

Quanto à proteção, o F3 GT conta a tecnologia Gorilla Glass 5, enquanto o modelo mais recente possui Gorilla Glass Victus, uma das mais resistentes do mercado atualmente. O F4 GT também tem a vantagem de oferecer suporte ao recurso 1B Colors que garante fidelidade de cores em qualquer conteúdo reproduzido na tela. Por fim, sua taxa de brilho não foi citada pela fabricante, mas o F3 GT conta com uma taxa de 500 nits.

Processamento e memórias

Talvez o maior campo de upgrades, vamos falar sobre os processadores empregados em cada um dos modelos. O POCO F3 GT surgiu no ano passado como o primeiro smartphone gamer da marca, e foi desenvolvido com a proposta de ser um celular acessível, já que os modelos desta categoria gamer costumam ser muito caros.

Para garantir o preço baixo, a fabricante optou por utilizar a plataforma Dimensity 1200 da MediaTek — processador octa-core de 3,0 GHz, GPU Mali-G77 MC9 e litografia de 6 nm. Com esse chipset, o aparelho oferece um bom desempenho e se garante ao rodar praticamente qualquer jogo disponível na Play Store.

O poderoso Snapdragon 8 Gen1 é simplesmente o melhor processador da atualidade
O poderoso Snapdragon 8 Gen1 é simplesmente o melhor processador da atualidade

Mudando totalmente de patamar, o POCO F4 GT chegou com nada mais, nada menos que o mais poderoso processador da atualidade. Trata-se do Snapdragon 8 Gen1 — modelo octa-core de 3,0 GHz, placa gráfica Adreno 730 e litografia moderna de 4 nm. Não precisamos nem apresentar os dados de benchmark para comprovar que, por conta do processador, o desempenho do F4 GT é bem superior ao do seu antecessor.

O POCO F4 GT possui as memórias no padrão UFS 3.1 e LPDDR5, os mais rápidos e eficientes do mundo
O POCO F4 GT possui as memórias no padrão UFS 3.1 e LPDDR5, os mais rápidos e eficientes do mundo

Quanto às memórias, ambos contam com 8 GB de memória RAM, porém o F4 GT ainda possui a opção de 12 GB de RAM para oferecer o máximo desempenho possível. No quesito armazenamento não temos mudanças, já que ambos contam com opções de 128 GB e 256 GB no padrão UFS 3.1, o mais rápido do mercado. Vale lembrar também que nenhum deles oferece suporte a cartão micro SD.

Câmeras

Câmeras do POCO F4 GT
Câmeras do POCO F4 GT

Por se tratar de um smartphone gamer, as câmeras geralmente são departamentos em que não existem muitas novidades. Prova disso é que os dois aparelhos possuem exatamente o mesmo conjunto fotográfico.

Na traseira, são três lentes em cada um dos modelos, sendo uma lente principal de 64 MP e abertura f/1.7, acompanhada de uma ultrawide de 8 MP (f/2.2), mais uma macro de 2 MP (f/2.4). Em ambos casos, é possível utilizar esse conjunto para gravar vídeos em até 4K a 30 quadros por segundo (fps), mas o POCO F4 GT ainda oferece a opção mais fluida, a 4K 60 fps.

Para não dizer que a POCO deu um CTRL+C, CTRL+V em tudo, a câmera frontal sofreu um leve upgrade. O sensor para selfies pulou de 16 MP para 20 MP no POCO F4 GT e agora é capaz de gravar vídeos em Full HD a 60 fps. Essa câmera deve ser mais útil, especialmente para usuários que costumam fazer lives enquanto jogam.

Bateria e sistema operacional

Você prefere bateria que demora mais para descarregar ou que carrega mais rápido? Sua resposta vai definir a escolha entre o POCO F4 GT e F3 GT no quesito energético. O modelo do ano passado conta com um tanque maior, ostentando 5.065 mAh que podem durar muitas horas longe da tomada. Quando for necessário recarregar, a tecnologia de carregamento rápido a 67 watts deve encher o tanque em pouco menos de 1 hora.

Enquanto isso, o F4 GT possui um tanque energético menor, formado por duas baterias de 2.350 mAh que correspondem nominalmente a 4.700 mAh, mas suporta carregamento rápido HyperCharger de 120 watts. Isso quer dizer que, por ter uma bateria menor e maior velocidade de carregamento, ele deve ser a melhor opção se você quer gastar o menor tempo possível sem o celular enquanto ele carrega. São necessários apenas 20 minutos para encher o tanque completamente.

Carregador de 120 watts e cabo em L são os destaques do POCO F4 GT
Carregador de 120 watts e cabo em L são os destaques do POCO F4 GT

Mas se você é do tipo de usuário que não aguenta esperar, a POCO também pensou em você. É possível utilizar o celular enquanto ele carrega e sem se preocupar com o conforto, mesmo durante a jogatina. Graças ao cabo em forma de L, o carregador pode ser inserido de forma confortável e sem atrapalhar a sua pegada e performance nos jogos.

Recursos extras

Graças aos seus respectivos processadores, tanto o F3 GT como o novo F4 GT contam suporte ao 5G, tecnologia que deve se tornar cada vez mais popular daqui para frente. Mas além disso, podemos destacar que, por se tratar de smartphones gamers, os recursos extras que contribuem com a ergonomia e performance nos jogos são muito bem vindos.

O POCO F4 GT, por exemplo, conta com uma tecnologia conhecida como Liquid Cooling 3.0, um sistema de refrigeração líquido que permite controlar a temperatura interna do celular mesmo quando estiver sobre longos períodos de estresse, como ao rodar jogos pesados.

Para facilitar a interação com jogos que possuem diversos comandos, como CoD Mobile, ele ainda oferece gatilhos pop-up magnéticos que melhoram a experiência em jogos e, por se tratarem de botões retráteis, podem ser facilmente escondidos quando não estiverem mais em uso.

Para melhor experiência, o POCO F4 GT oferece gatilhos retráteis para interação de comandos em jogos
Para melhor experiência, o POCO F4 GT oferece gatilhos retráteis para interação de comandos em jogos

No mais, ambos contam com Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, entrada USB-C 2.0, tecnologia infravermelho para interagir com aparelhos compatíveis e sistema de alto-falantes estéreo. Como diferencial, o POCO F4 GT ainda oferece suporte ao Dolby Atmos e tecnologia NFC para interação com sistemas de pagamentos por aproximação.

Afinal, o que mudou? Qual o melhor?

Depois de analisarmos cada tópico, percebemos que a POCO soube aproveitar o tempo de nove meses entre os dois lançamentos para desenvolver um modelo deveras poderoso. O POCO F4 GT conta com diversos upgrades significativos para o público gamer, como o sistema de refrigeração Liquid Cooling 3.0, gatilhos magnéticos e bateria dupla que carrega muito mais rápido.

O que vem na caixa do POCO F4 GT?
O que vem na caixa do POCO F4 GT?

Além disso, empregou um hardware muito mais poderoso, liderado pelo super processador Snapdragon 8 Gen 1 que trabalha em conjunto com 12 GB de RAM. Exceto pela bateria que ficou menor, todos os pontos seguiram na mesma linha do seu antecessor, ou simplesmente superaram qualquer expectativa.

As câmeras, por exemplo, não desagradava no F3 GT e se manteve exatamente igual, embora não seja um recurso muito importante em um aparelho dedicado para jogos. Resumindo, o que era bom continua bom, e o que dava para melhorar ficou simplesmente sensacional.

O POCO F4 GT é a melhor opção de smartphone gamer para comprar nesse momento
O POCO F4 GT é a melhor opção de smartphone gamer para comprar nesse momento

Eu me arrisco a dizer que o POCO F4 GT é simplesmente o melhor smartphone gamer para se comprar na atualidade, especialmente por conta do preço. A partir desta quinta-feira, 28 de abril, o dispositivo está sendo vendido no mercado global pelo site AliExpress e com desconto especial de lançamento. Confira no link abaixo:

👉 Link para comprar o POCO F4 GT no AliExpress
Preço: de R$ 2.645,14 por R$ 2.535,14
CUPOM: POCO110

Os primeiros 300 pedidos podem garantir como brinde uma unidade do POCO Watch, novo relógio inteligente da marca, ou o POCO Buds Pro Genshin Impact Edition, um fone de ouvido sem feio personalizado para jogar Genshin Impact. Se não fossem o bastante, os primeiros 800 compradores podem levar para casa uma camisa ou um chapéu exclusivo da linha gamer da POCO. Vale lembrar que o ganhador não se repete.

Compare a ficha técnica: POCO F4 GT vs POCO F3 GT

Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
GERAL
Status
Xiaomi POCO F3 GT
Lançamento
Xiaomi POCO F4 GT
Verificado
Data lançamento
Xiaomi POCO F3 GT
26/07/2021
Xiaomi POCO F4 GT
26/04/2022
Menor preço histórico
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
R$ 3.299,00
Preço atual
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
R$ 5.890,00
Outras informações
Dimensões
Xiaomi POCO F3 GT
161.9 x 76.9 x 8.3 mm
Xiaomi POCO F4 GT
162,5 x 76,7 x 8,5 mm
Peso
Xiaomi POCO F3 GT
205 g
Xiaomi POCO F4 GT
210 g
Construção
Xiaomi POCO F3 GT
Vidro frontal (Gorilla Glass 5) e Vidro traseiro (Gorilla Glass 5)
Xiaomi POCO F4 GT
Vidro traseiro (Gorilla Glass 5), Vidro frontal (Gorilla Glass 5) e Frame de alumínio
Chip
Xiaomi POCO F3 GT
Híbrido Dual SIM
Xiaomi POCO F4 GT
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Proteção Água
Xiaomi POCO F3 GT
IP53
Xiaomi POCO F4 GT
-
Plataforma
Sistema
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
Processador
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
CPU
Xiaomi POCO F3 GT
Octa-core (1x3.0 GHz Cortex-A78 e 3x2.6 GHz Cortex-A78 e 4x2.0 GHz Cortex-A55)
Xiaomi POCO F4 GT
Octa-core (1x3.00 GHz Cortex-X2 e 3x2.50 GHz Cortex-A710 e 4x1.80 GHz Cortex-A510)
GPU
Xiaomi POCO F3 GT
Mali-G77 MC9
Xiaomi POCO F4 GT
Adreno 730
Memórias
Memória RAM
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
Armazenamento
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
Armazenamento Extra
Xiaomi POCO F3 GT
Não Possui
Xiaomi POCO F4 GT
Não Possui
Tela
Tela - Tipo
Xiaomi POCO F3 GT
OLED
Xiaomi POCO F4 GT
AMOLED
Tela - Tamanho
Xiaomi POCO F3 GT
6.67
Xiaomi POCO F4 GT
6.67
Tela - Resolução
Xiaomi POCO F3 GT
2400 x 1080
Xiaomi POCO F4 GT
2400 x 1080
Tela - Densidade
Xiaomi POCO F3 GT
395 ppi
Xiaomi POCO F4 GT
395 ppi
Tela - Proteção
Xiaomi POCO F3 GT
Gorilla Glass 5
Xiaomi POCO F4 GT
Corning Gorilla Glass Victus
Tela - Extras
Xiaomi POCO F3 GT
120Hz, 500 nits e HDR 10 Plus
Xiaomi POCO F4 GT
1B Colors, 120Hz e HDR 10 Plus
Câmera principal
Câmera principal
Xiaomi POCO F3 GT
64 MP, f/1.7, (wide), 1/1.72
Xiaomi POCO F4 GT
64 MP, f/1.7, 26mm (wide), 1/1.73
2ª câmera
Xiaomi POCO F3 GT
8 MP, f/2.2, 120º (ultrawide)
Xiaomi POCO F4 GT
8 MP, f/2.2, 120˚ (ultrawide)
3ª câmera
Xiaomi POCO F3 GT
2 MP, f/2.4, (macro)
Xiaomi POCO F4 GT
2 MP, f/2.4, (macro)
Câmera - Extras
Xiaomi POCO F3 GT
Panorama, Flash Dual-LED e HDR
Xiaomi POCO F4 GT
Flash LED, Panorama e HDR
Vídeo
Xiaomi POCO F3 GT
4K - 30 fps
Xiaomi POCO F4 GT
HDR , Full HD - 30 fps, Full HD - 60 fps, Full HD - 120 fps, 4K - 30 fps e 4K - 60fps
Câmera frontal
Câm. Selfie
Xiaomi POCO F3 GT
16 MP
Xiaomi POCO F4 GT
20 MP
Câmera Frontal - Extras
Xiaomi POCO F3 GT
HDR
Xiaomi POCO F4 GT
HDR
Vídeo
Xiaomi POCO F3 GT
FULLHD - 30fps
Xiaomi POCO F4 GT
FULLHD - 30fps e FULLHD - 60fps
Bateria
Bateria
Xiaomi POCO F3 GT
Xiaomi POCO F4 GT
Carregador
Xiaomi POCO F3 GT
67W
Xiaomi POCO F4 GT
Quick Charge 3 , Power Delivery 3.0 e 120W
Redes de dados
3G
Xiaomi POCO F3 GT
Sim
Xiaomi POCO F4 GT
HSPA
4G
Xiaomi POCO F3 GT
Sim
Xiaomi POCO F4 GT
LTE
5G
Xiaomi POCO F3 GT
Sim
Xiaomi POCO F4 GT
Sim
Wi-Fi
Xiaomi POCO F3 GT
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Xiaomi POCO F4 GT
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6
Bluetooth
Xiaomi POCO F3 GT
LE, A2DP e 5.2
Xiaomi POCO F4 GT
LE, A2DP e 5.2
GPS
Xiaomi POCO F3 GT
A-GPS, NaviC, GLONASS, BDS e GALILEO
Xiaomi POCO F4 GT
NaviC, Dual-band A-GPS, GLONASS, GALILEO e BDS
NFC
Xiaomi POCO F3 GT
-
Xiaomi POCO F4 GT
Sim
Som
Som
Xiaomi POCO F3 GT
Loudspeaker e Estéreo
Xiaomi POCO F4 GT
Estéreo e Dolby Atmos
3.5mm jack
Xiaomi POCO F3 GT
Não
Xiaomi POCO F4 GT
Não
Outros
Rádio FM
Xiaomi POCO F3 GT
Não
Xiaomi POCO F4 GT
Não
USB
Xiaomi POCO F3 GT
Tipo-C e 2.0
Xiaomi POCO F4 GT
On-The-Go, Tipo-C e 2.0
Infravermelho
Xiaomi POCO F3 GT
Sim
Xiaomi POCO F4 GT
Sim
Sensores
Xiaomi POCO F3 GT
Acelerômetro, Giroscópio, Bússola, Espectro de cores e Barômetro
Xiaomi POCO F4 GT
Espectro de cores, Barômetro, Bússola, Giroscópio e Acelerômetro