Domingo, 26 de outubro de 2025, e mais uma noite de Lua Nova, ou seja, aquela fase em que a Lua está "fora de cena", escondida do nosso olhar. Hoje já dá para ver um singelo risco da Lua, parecendo que o "céu está sorrindo", mas as noites ainda continua bem escuras. A tendência é que a o brilho dela comece a aumentar a partir de agora, especialmente por que nos aproximamos da próxima fase: a Crescente que começa na quarta (29).

O que muda no ambiente quando a Lua some?

Mesmo sem aparecer, a Lua segue agindo e forte! Por exemplo, é só conversar com pescadores ou moradores das cidades litorâneas para perceber o impacto: marés ficam extremas, praias mudam de cara e muitos animais aproveitam para mudar de comportamento. Os agricultores, inclusive, levam a sério o calendário lunar para organizar plantios, pois sabem que a Lua Nova marca o início de ciclos importantes na lavoura.

A fase da Lua impacta diretamente na maré e no comportamento de alguns animais
A fase da Lua impacta diretamente na maré e no comportamento de alguns animais

E não pense que é só coisa das antigas! Até pesquisadores acompanham o ritmo lunar: aves migratórias ajustam rotas, peixes sentem a variação das marés e plantas podem responder diferente de acordo com a luz (ou escuridão) da noite.

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
  • 🌗 Lua Minguante: começou em 13 de outubro, às 15h12 ✅
  • 🌑 Lua Nova: começou em 21 de outubro, às 9h25 ✅
  • 🌒 Lua Crescente: inicia em 29 de outubro , às 13h20

Astronomia: por que a Lua Nova é especial?

Lua Nova deste domingo (26/10)
Lua Nova deste domingo (26/10)

Quando está nesta fase, a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, deixando o lado iluminado fora do nosso alcance. Para os fãs do céu, isso significa menos "poluição luminosa" natural, o que deixa constelações e traços da Via Láctea super evidentes. É ótimo para observar, fotografar ou simplesmente respirar fundo e sentir a vastidão do universo bem acima de nós.

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

Fases da Lua
  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

Sabia que a Lua Nova é perfeita para planejar pesquisas espaciais e observações? É nesse período que telescópios ao redor do mundo aproveitam para estudar galáxias distantes e fenômenos que ficariam escondidos em noites de Lua Cheia. Tudo por causa do céu escuro e livre de interferências.

Próximos fenômenos astronômicos:

  • Lua Crescente: já volta na quarta-feira, 29/10
  • Chuva de meteoros Orionidas: ainda pode ser vista, especialmente durante as madrugadas.
  • Saturno e Júpiter: ambos ficam em destaque ao leste, vale observar logo depois do pôr do Sol.

Fique de olho na próxima fase da Lua e nas novidades que trazemos todo dia para quem ama astronomia e o céu noturno!

👉 Aproveite e fique por dentro de outros conteúdos que criamos aqui no Oficina da Net. Veja a lista completa com os lançamentos da Netflix, HBO Max, Prime Video e Disney Plus durante essa semana. Confira também os jogos que vão lançar durante essa semana.