O Telescópio Espacial James Webb (JWST) fez uma observação recente no aglomerado do Trapézio e encontrou objetos pequenos que não estão ligados a nenhuma estrela. Essa descoberta pode mudar teorias sobre a formação de planetas e estrelas. Os objetos são chamados de JuMBOs e têm aproximadamente a massa de Júpiter, o que é extremamente incrível.

O que você precisa saber:

• Os objetos chamados JuMBOS foram encontrados pelo telescópio durante uma análise no aglomerado do Trapézio.
  • Ao todo, foram observados cerca de 40 pares extremamente pequenos na Nebulosa de Órion.
  • É possível que esse objetos respondam as teorias sobre a formação dos planetas e estrelas.

Objetos JuMBOs são encontrados no aglomerado do Trapézio

Foram observados cerca de 40 pares extremamente pequenos na Nebulosa de Órion, chamados de JuMBOs. Esses objetos não estão ligados a nenhuma estrela e os cientistas ainda não conseguiram explicar exatamente como eles funcionam. Acredita-se que eles tenham sido expulsos do espaço por eventos cósmicos.

Objetos encontrados são pequenos, mas tem a massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Imagem: NASA, ESA, CSA/Mark McCaughrean & Sam Pearson

De acordo com os cientistas, esses objetos podem ter se desenvolvido perto de estrelas e foram ejetados no espaço, ou podem ter crescido em uma região onde não puderam se formar como estrelas completas. Os cientistas ainda estão estudando essas possibilidades.

Além dos JuMBOs, também foram encontradas sombras circulares misteriosas ao redor de estrelas na Nebulosa de Órion. Essas sombras só são visíveis em um filtro específico e os cientistas acreditam que possam ser causadas por hélion neutro absorvendo a luz da nebulosa no plano de fundo. Essas observações intrigam os pesquisadores e um estudo sobre elas foi submetido a uma revista científica.