Um eclipse solar anular será visível em estados do Norte e do Nordeste brasileiro no próximo dia 14 de outubro, sábado. O fenômeno acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, transformando a estrela em um anel de luz. Apesar de impressionante, o fenômeno não é exatamente raro: o último, por exemplo, aconteceu em 2021, mas, pela posição da Terra na época, não pôde ser visto no Brasil.

O que você precisa saber:

  • No dia 14 de outubro, ocorrerá um eclipse solar anular visível no Norte e Nordeste do Brasil.
  • O fenômeno terá início às 15h50 e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Observatório Nacional.
  • Não olhe direto para o eclipse solar sem alguma proteção.

O que é um eclipse solar?

Eclipse solar acontece em outubro e poderá ser visto do Brasil
Eclipse solar acontece em outubro e poderá ser visto do Brasil

O eclipse solar é quando a Lua, satélite natural, se posiciona entre a Terra e o Sol, criando uma sombra sobre a estrela e deixando-a com a aparência de um anel de fogo. Em geral, esse fenômeno - que tem vários tipos - não é raro e acontece pelo menos uma vez ao ano, mas, pela posição da Terra, não é sempre que é visível pelo Brasil.

De acordo com o Observatório Nacional, a última vez que aconteceu um eclipse solar anular foi em 2021, mas, na época, não foi possível assisti-lo daqui. Abaixo, veja os tipos de eclipses que podem acontecer:

  • Total: esse é raro. Acontece quando a Lua tapa totalmente o Sol, deixando aparente somente a sua coroa;
  • Anular (anelar): é o que vai acontecer em outubro de 2023. Não é tão raro, e acontece quando a Lua não tapa totalmente o Sol, deixando-o no formato de um anel de luz;
  • Parcial: como diz o nome, no eclipse solar parcial a Lua cobre somente uma parte do Sol, deixando-o mais aparente do que nos outros tipos do fenômeno;
  • Híbrido: como o total, esse também é um eclipse raro, que acontece poucas vezes em um século. Aqui, todos os tipos de eclipse citados anteriormente acontecem durante um só evento - anular, total e depois anular/parcial de novo.

De onde vai dar para ver o eclipse solar de outubro 2023?

O eclipse solar de outubro de 2023 estará visível em lugares do Norte e do Nordeste brasileiro. O melhor lugar para assistir ao vivo será Ararauna, cidade da Paraíba, mas as capitais João Pessoa e Natal (Rio Grande do Norte) também terão visão privilegiada do fenômeno.

Outros estados com cidades que poderão ver o eclipse solar anular acontecendo são Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins.

Que horas começa o eclipse solar de outubro 2023? Quanto tempo vai durar?

O fenômeno vai durar mais de 2 horas no total
O fenômeno vai durar mais de 2 horas no total

O eclipse solar de 14 de outubro está previsto para começar por volta das 15h43, atingindo seu pico às 16h51 e finalizando às 17h50. A duração total do fenômeno, de acordo com o Observatório Nacional, será de 2h e 7min.

Por que não pode olhar o eclipse solar? Óculos escuro ajuda?

Não é recomendado olhar diretamente para o eclipse solar. Isso acontece porque a luz do Sol é tão forte que, sem que a pessoa perceba, vai queimando as células da retina ocular - o que pode, no pior dos casos, levar à cegueira parcial ou total. O processo é completamente indolor, já que as retinas não têm sensibilidade à dor, e por isso a observação desprotegida é tão perigosa.

Não use qualquer tipo de óculos; use o filtro de soldador 14
Não use qualquer tipo de óculos; use o filtro de soldador 14
Se você quiser assistir ao eclipse de forma de segura, você pode usar o filtro de soldador nº 14.

Óculos escuros normais não protegem os olhos de eclipses solares. Por isso, para observar o eclipse solar de 14 de outubro de forma segura, especialistas recomendam assistir ao evento de forma indireta - como pela transmissão ao vivo no YouTube, por exemplo.

Como assistir ao eclipse solar 2023 ao vivo?

O Observatório Nacional do Brasil fará uma transmissão ao vivo do eclipse solar em 14 de outubro, com início já a partir das 11h30. Para assistir, basta acessar o canal oficial do órgão no YouTube, ou usar o player abaixo: