Nesta quinta-feira (10), aguardamos mais um grande fenômeno no céu. Estamos falando do raro eclipse anular que formará uma espécie de anel de fogo em torno da Lua. Na Terra esse evento ficará visível por cerca de três minutos e 51 segundos, a partir das 5h12 da manhã (horário de Brasília).

Regiões como o norte do Canadá, Rússia e Groenlândia poderão ver o evento em seu ápice de forma completa. Algumas partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia poderão ver parcialmente. No Brasil, infelizmente, não teremos essa chance. Mas como foi no caso da última Superlua de Sangue, contamos com a tecnologia para não ficarmos de fora.

Como assistir o eclipse anular no Brasil?

Para ajudar quem não consegue acompanhar o fenômeno apenas olhando para o céu, alguns canais estrangeiros vão transmitir as imagens do evento para as pessoas interessadas. O canal Time and Date no YouTube é um deles. A transmissão ao vivo iniciará às 6h da manhã (horário de Brasília).

Vídeo incorporado do YouTube

Dica!

Se você está nos lugares onde é possível assistir o fenômeno completo ou parcial a olho nu, uma dica é utilizar óculos especiais para não ferir os olhos.

Por que "anel de fogo"?

O eclipse anular ganhou o apelido "anel de fogo" por conta do círculo amarelo que surge no céu durante esse fenômeno. Isso acontece porque a Lua fica totalmente alinhada entre a Terra e o Sol. Por ter um tamanho inferior à estrela central da nossa galáxia, a Lua não consegue cobrir totalmente o Sol, deixando passar alguns raios de luz.

Daí surge o nome anel de fogo que exibe exatamente esse visual, como se houvesse apenas um círculo no céu ao invés de uma esfera de fogo, ao qual chamamos de Sol.