Um imenso bloco de gelo batizado de A-76 se soltou de uma plataforma de gelo na Antártica, no Hemisfério Sul, e se tornou agora o maior iceberg do mundo. A informação foi anunciada na manhã de hoje (20) pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) de acordo com as imagens capturadas pelo programa europeu de satélite Copernicus e confirmada pelo instituto BAS (sigla para British Antarctic Survey), órgão britânico que possui uma base próxima ao A-76.

O iceberg tem dimensões de 170 km de comprimento e 25 km de largura, o que somado resulta em uma área total de 4.320 km². Segundo o comunicado, ele agora está à deriva no Mar de Weddell, uma porção do oceano que fica abaixo da América do Sul.

O maior iceberg do mundo

Com 4.320 km², o A-76 se tornou o maior iceberg do mundo, título que até então pertencia ao gigantesco iceberg A-23A que possui uma área de 3.380 km² e também à deriva no mar de Weddell. A título de comparação, a cidade de São Paulo tem uma área total de 1.521 km², o que é três vezes menor que iceberg A-76.

Mapa do Mar Weddell e a plataforma Ronne. (Crédito da imagem: Adrian Jenkins / Traduzido por Adalton Bonaventura, Oficina da Net)
Mapa do Mar Weddell e a plataforma Ronne. (Crédito da imagem: Adrian Jenkins / Traduzido por Adalton Bonaventura, Oficina da Net)

Não é à toa que ele se tornou o maior iceberg do mundo. O A-76 se separou de uma plataforma chamada pelo nome de Ronne, localizada próxima da base da Península Antártica, uma das maiores plataformas de gelo que existem atualmente na Terra e que conecta a massa terrestre do continente a outras areas ao seu redor.

Porque o A-76 se desprendeu?

Diferente do que muitos podem acreditar, esse feito não está ligado com as condições climáticas, como o aquecimento global por exemplo. De acordo com especialistas, o desprendimento do iceberg foi realizado de forma natural, o que faz parte de um ciclo em que rupturas de grandes pedaços ocorrem periodicamente.

Ted Scambos, geólogo pesquisador da Universidade do Colorado, explica que o desprendimento do A-76 é mais um comum acontecimento que ocorre na natureza e em breve ele se dividirá em dois ou três pedaços. ele ainda continua dizendo que a plataforma Ronne, ao lado de outra gigante conhecida como Ross, "se comportaram de uma maneira estável, quase periódica" ao longo do último século ou ainda mais.

Há algum risco para os humanos e animais?

O A-76 já estava flutuando no mar antes de se afastar da sua plataforma de origem, isso significa que seu rompimento não eleva os níveis do oceano, e por isso ele não deve ser a causa de possíveis fenômenos naturais, como tsunamis, por exemplo.

Mesmo assim, os cientistas alertam que ainda possam existir novos rompimentos de grandes plataformas de gelo ao longo da Península Antártica, em regiões mais distantes do Polo Sul para ser mais exato. Eles acreditam que esses podem estar diretamente ligados ao aquecimento global e já estão passando por uma desintegração rápida, podendo causar consequências desastrosas aos humanos e animais mais próximos.

O caso mais recente ocorreu no início deste ano quando outro imenso iceberg da Antártida se desprendeu e começou a ameaçar uma ilha povoada por pinguins no extremo sul da América do Sul. A boa notícia é que ele perdeu a maior parte de sua massa e se rompeu em pedaços, anulando qualquer grave consequência.