Histórico! China pousa com sucesso seu rover Zhurong em Marte

Na última sexta-feira, 14 de maio, a ciência chinesa teve um bom motivo para comemorar, já que pela primeira vez conseguiu pousar com sucesso o seu rover Zhruong, enviado a Marte em julho de 2020.

A CNSA confirmou o pouso do rover Zhurong em Marte e agora aguarda a chegada das imagens. (Imagem: Reprodução / CNSA)
A CNSA confirmou o pouso do rover Zhurong em Marte e agora aguarda a chegada das imagens. (Imagem: Reprodução / CNSA)

Marte tem sido encarado como um amplo campo de pesquisa e estudo para a ciência durante os últimos anos. A China é um dos países que têm investido pesado na criação e realização de missões em solo marciano com o objetivo de obter dados relevantes para responder as mais intrigantes perguntas sobre o nosso universo.

A missão Tianwen-1 lançada da Terra em julho de 2020 conseguiu finalmente pousar o seu rover Zhurong na superfície do Planeta Vermelho, tornando-se o primeiro equipamento chinês a chegar em Marte. O pouco ocorreu por volta das 20h18 (horário de Brasília) do último dia 14 de maio, e foi confirmada pela própria CNSA, sigla para a Administração Espacial Nacional da China. O local da descida foi Utopia Planitia, a maior bacia de impacto de Marte.

A missão Tianwen-1 chegou à órbita marciana em fevereiro deste ano, e desde então a sonda buscou avaliar o melhor local para a descida do módulo de pouso. A CNSA explica que a escolha pela Utopia Planitia aconteceu por conta das condições do terreno que foram classificadas como ideais, além de ser um local apropriado para pesquisa, já que existe uma grande chance de ter existido um oceano nesse local do planeta em um passado distante.

Pouso bem sucedido

O procedimento de pouso começou pelo menos umas três horas antes da chegada ao solo propriamente dita. Antes de tudo, o orbitador da missão Tianwen-1 liberou o módulo de pouso com o rover lá dentro, e o jogou rumo à superfície a partir de uma altitude de 125 km acima da superfície.

Quando finalmente chegou a atmosfera de Marte, automaticamente ele foi perdendo velocidade por conta do atrito com o ar rarefeito do planeta o que facilitou o procedimento de pouso antes de acionar os paraquedas e chegar finalmente ao chão da Utopia Planitia.

O rover Zhurong tem aproximadamente 1,85 m de altura e pesa 240 kg. Ele possui seis rodas, quatro painéis solares e uma grande variedade de equipamentos científicos. Dentre eles estão uma câmera multiespectral, um sensor meteorológico, um radar de penetração do solo e um detector de campo magnético.

As primeiras imagens reais de Marte serão enviadas para a Terra pelo rover entre os dias 27 e 28 de maio.

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário