Um evento efêmero contemplou os moradores da Flórida, Estados Unidos, que puderam ver de perto e a olho nu a explosão de um meteoro ao entrar na atmosfera da Terra durante a noite desta terça-feira (13). O fenômeno durou apenas alguns segundos quando o objeto espacial riscou o céu por onde passava até por fim se desintegrar e gerar um grande "show de luzes".

A explosão ocorreu por volta das 22h16, de acordo com o horário local (23h16 horário de Brasília), e pôde ser registrada por diversas câmeras de segurança e até mesmo smartphones das pessoas que perceberam o fenômeno. Um deles foi um repórter de uma emissora afiliada à TV CBS que flagrou o exato momento e publicou no Twitter dizendo que parecia ter visto uma estrela cadente. Confira o vídeo;

Esse meteoro é do tipo bólido, isto é, grande e brilhante como uma bola de fogo, e que ao chegar nas camadas mais densas da nossa atmosfera não suportou a pressão e se desintegrou no ar, antes mesmo de tocar o solo ou atingir qualquer outro objeto. Câmeras de segurança da região entre Jacksonville e Miami também conseguiram flagrar o momento. Confira;

Leia também:

Existe algum perigo?

Ainda é cedo para decifrar que tipo de objeto é esse que explodiu no céu da Flórida, mas muitos acreditam que esteja relacionado ao asteroide 2021 GW4 que passou raspando pela Terra nesta segunda (12). É preciso analisar a rota e órbita do asteroide para entender se esse objeto se trata ou não do GW4 em específico.

Mesmo com esse mistério em relação a esta informação, podemos dizer que quase nunca corremos perigo quando um objeto espacial vem em direção a Terra. No caso deste em específico, se for confirmado que era um pedaço do GW4, o seu tamanho físico não poderia ser maior que 4 metros de diâmetro, e por conta desse tamanho relativamente "minúsculo", sua massa não suporta a pressão da atmosfera e se desintegra antes mesmo de apresentar algum risco aos humanos.

Embora os vídeos mostram que ele parecia estar bem perto de nós, a sua altitude máxima alcançada em relação à Terra foi de 26.200 quilômetros de distância.