Você já deve ter ouvido a frase: "O ano passou voando!". É verdade que 2020 entrou para a história e por motivos que até nem devem ser lembrados, como a pandemia que se instalou na vida das pessoas e assola a humanidade até hoje. Mas além disso, saiba que esse será um ano marcado também por ter dias mais curtos, e segundo a ciência, é um dos anos mais rápidos já registrados.

E por que isso acontece? De acordo com os cientistas, os relógios que usamos hoje em dia estão fora de sincronização com a rotação da Terra, justamente porque está mais rápido que o normal. Uma plataforma que reúne os horários e fusos dos países chamada Time and Date, aponta que em 2020, pelo menos 28 dias passaram mais rapidamente porque a Terra girou mais rápido em volta de si mesma. Esse fato não é inédito, e já foi constatado em meados do ano de 1960, quando a ciência registrou os dias mais curtos que conhecemos. A última vez que isso aconteceu foi em 2016.

Como bem sabemos, o relógio que utilizamos para marcar as horas é baseado na movimentação que a Terra faz, isto é, a rotação completa do nosso planeta em torno do seu eixo leva o tempo exato de 24 horas, ou 86.400 segundos. Esse é o tempo chamado pelos cientistas como "Dia Solar Médio", e essa nomenclatura indica que a Terra pode ter dias de velocidade variável, ou seja, ela pode terminar a sua rotação completa antes mesmo que o nosso relógio marque as 24 precisamente, ou podem até demorar mais.

Diferença imperceptível

Segundo os cientistas, essas variações são comuns, mas praticamente são imperceptíveis pelos humanos. Isso acontece porque o tempo que se varia como mais rápido ou mais devagar é calculado com a diferença de milisegundos (ms), tempo relativamente pequeno para que a humanidade perceba a diferença sem utilizar equipamentos que medem a cronometragem atômica da Terra, por exemplo.

Para entendermos de forma clara, os números são muito pequenos, e para exemplificar, a plataforma Time and Date ainda nos lembra que o dia normalmente dura 24 horas, 0 minutos e 0,0792 ms. Mas pode ser que outro dia tenha durado 24 horas, 0 minutos e 0,2561 ms, segundo o Time and Date. Note que a diferença então é de 0,1769 ms, imperceptível para os humanos.

Entretanto, parece que alguns dias de outrora foram registrados com diferenças maiores que o normal, como 5 de julho de 2005, que teve a rotação da Terra em 1,0516 ms menor que o dia solar médio. 2020 entrou para a história porque foi algo extraordinário, batendo esse recorde de 2005 por pelo menos 28 vezes. No dia 19 de julho do ano passado, por exemplo, a rotação da Terra foi registrada em 1,4602 ms abaixo do dia solar médio, tornando-o o dia mais rápido do ano.

Devemos nos preocupar?

Não será preciso se segurar no seu sofá, já que essa variação de velocidade do nosso planeta não é nada com que se preocupar. A diferença da velocidade de rotação da Terra é um fenômeno normal e que pode ser influenciado por diversos fatores que também sofrem alterações a todo momento, como o movimento dos oceanos, ventos, pressão atmosférica e até o derramamento interno do núcleo do planeta em que vivemos.

Aparentemente teremos dias mais curtos em 2021. Segundo o Time and Date, durante todo esse ano, os relógio podem ter um atraso de 19 ms em comparação com a rotação da Terra.