Os engenheiros por trás do canal do YouTube "The Hacksmith" criaram um sabre de luz do tipo "Star Wars" do mundo real que queima quente o suficiente para cortar aço. Durante transmissão nesta última terça-feira, 13 de outubro, os youtubers mostraram a arma Jedi cortando uma porta de aço.

O líder da equipe de, James Hobson, diz que é "o primeiro sabre de luz retrátil baseado em plasma do mundo".

O punho steampunk pode enviar um fluxo laminar de gás propano líquido comprimido e oxigênio, que queima a 4.000 graus Fahrenheit.

"Mesmo com todos os nossos novos equipamentos e recursos, ainda estamos sujeitos às leis da termodinâmica", disse Hobson no vídeo.

"Bem, as teorias dizem que o plasma é mais bem mantido em um feixe por um campo magnético, o que, cientificamente, verifica", acrescentou. "O problema é produzir um campo eletromagnético forte o suficiente para conter uma lâmina, bem, o sabre de luz teria que ser literalmente construído dentro de uma caixa revestida de eletroímãs, o que o transforma em uma espécie de projeto científico inútil."

Para permitir a queima de forma tão específica, a equipe utilizou "bicos laminares", que permitem o escape de um fluxo extremamente concentrado de gás, formando um feixe de plasma. Esses bicos custam um belo centavo - cerca de US $ 4.000 cada - e costumam ser usados ​​na indústria de sopro de vidro.

Graças à adição de alguns sais especiais, a viga pode ser transformada em cores diferentes, incluindo amarelo, verde e vermelho.

O sabre de luz precisa de uma fonte de alimentação externa. Para recriar a energia produzida pelos sabres de luz que vemos nos filmes, Hobson diz que você precisaria de tanta energia quanto de uma usina nuclear.

E sim, é tão poderoso quanto parece. Em uma demonstração, o sabre de luz foi capaz de passar direto por uma porta de aço.