Cientistas reviveram com sucesso micróbios que estavam latentes no fundo do mar desde a era dos dinossauros, permitindo que os organismos se alimentassem e até se multiplicassem após eras no fundo.

Sua pesquisa lança luz sobre o notável poder de sobrevivência de algumas das espécies mais primitivas da Terra, que podem existir por dezenas de milhões de anos com quase nenhum oxigênio ou comida antes de voltar à vida em laboratório. Uma equipe liderada pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Terra-Marinha analisou amostras de sedimentos antigos depositados há mais de 100 milhões de anos no fundo do mar do Pacífico Sul.

A região é conhecida por ter muito menos nutrientes em seus sedimentos do que o normal, tornando-o um local longe do ideal para manter a vida por milênios. Os cientistas descobriram que esses microorganismos do fundo do mar eram capazes de crescer e se dividir, mesmo depois de permanecerem em um estado de economia de energia. Surpreendentemente, eles foram capazes de reviver quase todos os microorganismos.

"Quando os encontrei, fiquei cético quanto a descobertas por algum erro ou falha no experimento", disse o principal autor Yuki Morono. "Agora sabemos que não há limite de idade para [organismos na] biosfera do fundo do mar", disse ele à AFP.

Morono explicou que os traços de oxigênio nos sedimentos permitiam que os micróbios permanecessem vivos por milhões de anos, enquanto gastavam praticamente nenhuma energia. Os níveis de energia dos micróbios do fundo do mar "são milhões de vezes inferiores aos dos micróbios da superfície", disse ele.

Tais níveis seriam baixos demais para sustentar os micróbios da superfície, e Morono disse que é um mistério como os organismos do fundo do mar conseguiram sobreviver. Estudos anteriores mostraram como as bactérias podem viver em alguns dos lugares menos hospitaleiros da Terra, inclusive em respiradouros submarinos desprovidos de oxigênio.

A nova pesquisa, publicada na revista Nature Communications, provou o notável poder de permanência de algumas das estruturas vivas mais simples da Terra.