O WhatsApp é um dos recursos tecnológicos e de comunicação mais indispensáveis da década. Com ele nós trocamos mensagens instantâneas via web para outras contas individuais, ou através dos famosos e úteis grupos do WhatsApp. Agora o Facebook, o dono oficial do aplicativo de mensagens, pretende adicionar uma nova funcionalidade referente a esses grupos, com uma possível opção de silenciar grupos por períodos indeterminados.

Por mais úteis que os grupos sejam para reunir dezenas, e até mesmo centenas de pessoas, as notificações deixam qualquer um louco. Uma opção muito tomada para solucionar esse enxame de notificações de mensagens de grupos é o silenciamento do grupo em si. Hoje o WhatsApp permite o silenciamento por períodos de tempo pré-determinados, com 3 opções de oito horas, uma semana e por um ano (não mais que isso). Algo também comum de ocorrer é esse período de tempo acabar e voltarmos a receber notificações. Isso acarreta em um trabalho desnecessário de silenciá-los novamente.

Contudo, segundo o portal WABetaInfo, os desenvolvedores do app testam agora um recurso para resolver esse pequeno incômodo. Uma quarta opção seria adicionada na janela de silenciamento de grupos "para sempre". Ou seja, por períodos indeterminados grupos desejados ficarão silenciados até que o usuário decida reverter manualmente. O recurso é testado em uma nova versão Beta do WhatsApp e não há previsão de quando chegaria para a versão estável do aplicativo.

É possível, porém, se cadastrar na Play Store para participar dos testes na versão Beta do WhatsApp, ou baixar e instalar manualmente o arquivo apk das novas versões.