Frente a pandemia de COVID-19 e os sérios efeitos negativos causados na economia, o governo federal liberou inicialmente 3 parcelas do chamado Auxílio Emergencial de R$600 cada. Agora no meio de julho, a terceira parcela já foi paga para uma parte do total de 53 milhões de beneficiários e o governo federal anunciou uma extensão desse auxílio em mais dois pagamentos de R$600 divididas em 4 parcelas, respectivamente de 500, 100, 300 e 300 reais ao longo dos próximos meses.

Contudo, todos esse processo é demorado demais. Os beneficiários necessitam acessar dois aplicativos da Caixa, um chamado de "Auxílio Emergencial" e outro "Caixa Tem". O primeiro serve para se realizar o cadastro e processar se alguém tem ou não direito ao benefício. O outro serve para checar sua conta social da Caixa (para quem já não tinha alguma conta aberta no banco) e efetuar pagamentos e transferências.

Acontece que existe um calendário oficial de pagamento do benefício de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. Nesse mês de julho, a primeira leva de beneficiários que foram aprovados e receberam o primeiro auxílio até o final de abril também receberam a terceira parcela em sua conta social. Porém, após o dinheiro cair nessa poupança acessada pelo Caixa Tem, existe ainda um longo prazo para se poder movimentar e sacar esse dinheiro. Portanto, o calendário oferece duas datas para cada parcela, a de depósito na conta e a de liberação para transferências. Por exemplo, segundo o calendário atual, quem nasceu em dezembro e já recebeu a terceira parcela no início desse mês, só poderá sacar ou transferir o dinheiro no dia 17 de setembro.

Esse prazo é longo demais para quem precisa do auxílio para transferências. Porém, o aplicativo da Caixa oferece algumas outras opções para se utilizar esse dinheiro antes desse prazo. O primeiro, é o pagamento de boletos e contas por dentro do app. O segundo é o cartão virtual que permite o beneficiário realizar compras no débito com o auxílio depositado. Assim, mostraremos duas formas de você conseguir acessar o dinheiro do seu auxílio sem ter que esperar o prazo gigantesco para transferências.

COMO TRANSFERIR SEU AUXÍLIO ANTES DO PRAZO

O primeiro passo é conhecer seu aplicativo Caixa Tem. Ao abrir o app e realizar os procedimentos de login, você deverá ver essa tela:

Menu do aplicativo Caixa Tem, as duas opções destacadas serão as utilizadas
Menu do aplicativo Caixa Tem, as duas opções destacadas serão as utilizadas

As opções de pagamento de boletos e de cartão de débito virtual estão destacadas e são elas que usaremos para transferir seu dinheiro.

Utilizando o PicPay:

Para ambos métodos, o serviço mais simples e acessível para se utilizar é o PicPay, um serviço de carteira virtual que lhe permite depositar dinheiro através de alguns métodos, dentre eles pagamento por cartão de débito e geração de boletos.

Primeiro você deve procurar o app na Play Store ou App Store, para Androids e iPhone respectivamente, baixar o app e criar sua conta. A partir daí, você verá uma tela como a da esquerda que é acessada ao clicar em "carteira" no canto inferior esquerdo do app. Agora, clique em "depositar" e selecione o método.

Clique em retirar e selecione o método desejado
Clique em "retirar" e selecione o método desejado
  • Ao selecionar o pagamento por boleto, você criará um boleto com o valor que quiser. Você pode copiar seu código e voltar ao seu aplicativo do Caixa Tem. Ali, selecione a opção de pagar boletos e contas e cole o código do boleto criado seguindo as instruções que o próprio aplicativo lhe dará. Pronto, o dinheiro será debitado na sua conta PicPay em até dois dias úteis.
  • Agora, se você optar por utilizar o cartão virtual do Caixa Tem, copie o número, data de vencimento e crie um código de segurança dentro do aplicativo Caixa Tem ao acessar seu cartão pelo menu principal, conforme já foi mostrado. Volte para seu app PicPay e selecione a opção de pagamento em "Cartão de Débito Virtual Caixa". Cadastre seu cartão virtual caixa e proceda como uma transação qualquer de cartão de débito e o dinheiro cairá imediatamente. Contudo, esse dinheiro ainda não poderá ser sacado em Bancos24horas. Você deve transferi-lo para outra conta bancária primeiro.

Transfira agora do PicPay para uma conta bancária:

Opções que o PicPay oferece para você transferir seu dinheiro
Opções que o PicPay oferece para você transferir seu dinheiro

Para concluir e acessar devidamente seu dinheiro, volte para "carteira" no app PicPay e clique em "Retirar". Você verá a tela acima. Clique em "Transferência para conta bancária", cadastre sua conta devidamente e envie a quantia desejada.

Vale destacar que esse método também funciona em qualquer outro serviço de carteira virtual que se permita gerar boletos e/ou cobrar uma quantia de um cartão de débito. O Mercado Pago e o Nubank, são duas outras possibilidades, por exemplo. Utilize o serviço que mais lhe convém.