Há um grupo de legisladores japoneses que está tentando vetar o uso do app mobile TikTol e outros aplicativos desenvolvidos por empresas chinesas. Eles pretendem seguir os mesmos passos da Índia, que já bloqueou diversos apps chineses, e os EUA, que estão pensando na ideia da proibição.

A decisão foi divulgada através da emissora nacional de TV japonesa NHK. Os advogados demonstraram a mesma preocupação das autoridades dos EUA e da Índia, onde acredita-se que os dados dos usuários podem acabar nas mãos do governo chinês. Ironicamente, o Japão foi um dos primeiros países a ter grande sucesso com o TikTok, começando através de celebridades e depois se espalhando pela população.

Na app store japonesa (iOS), o TikTok sempre figurou entre as indicações de aplicativos de entretenimento e obteve o quinto lugar como app mais baixado de todas as categorias do país de acordo com a empresa de pesquisa AppAnnie.

Em resposta ao ocorrido no Japão, um porta-voz do TikTok disse ao site TechCrunch que:

"Há muitas informações erradas sobre o TikTok por aí. A TikTok tem um CEO americano, um diretor de segurança da informação com décadas de experiência na indústria, forças militares e policiais dos EUA e uma equipe dos EUA que trabalha diligentemente para desenvolver a melhor infraestrutura de segurança da categoria. Quatro dos cinco assentos no conselho da controladora são controlados por alguns dos investidores globais mais respeitados do mundo. Os dados do TikTok U.S / usuário são armazenados nos EUA e Cingapura, com controles rigorosos no acesso dos funcionários."

O que você acha sobre este movimento contra os apps chineses? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!