Recentemente o YouTube deixou claro que quer competir diretamente com o app de vídeos curtos TikTok. Nesta semana a empresa começou a testar um recurso para seu aplicativo no celular que permite ao usuário gravar vídeos de 15 segundos. Este tempo determinado pela plataforma da Google é o mesmo padrão seguido pelo TikTok e pelo Reels (Cenas), do Instagram.

Os usuários que tiverem acesso a nova ferramenta do YouTube, irão ver uma opção para "criar um vídeo" nas opções de upload no app para smartphones. Após selecionar a opção, basta pressionar o botão de gravação e segurar pelo tempo que quiser gravar. É possível tocar mais de uma vez para capturar vários momentos de uma cena, para ficar mais fácil de separar somente os principais.

A nova funcionalidade traz consigo um ponto fraco para aqueles que desejam gravar vídeos mais longos a partir de smartphones. Como só haverá a opção de criar vídeos de 15 segundos, o usuário terá de gravar o vídeo mais longo através do app da câmera do celular, selecionar o arquivo e depois enviar ao invés de utilizar o app do YouTube para fazer tudo.

O YouTube não deu detalhes sobre como é o funcionamento da nova ferramenta para saber se há a presença de filtros, efeitos, música, RA (realidade aumentada) ou botões para alterar a velocidade do vídeo. Todas estas capacidades estão presentes no TikTok e são elas que tornaram o que ele é hoje.

De acordo com a plataforma de vídeos da Google, a funcionalidade está sendo testada por um pequeno grupo de criadores de conteúdo nos sistemas operacionais iOS e Android. Um porta-voz da empresa disse:

"Estamos sempre experimentando maneiras de ajudar as pessoas a encontrar, assistir, compartilhar e interagir com mais facilidade com os vídeos mais importantes para eles. Estamos testando algumas ferramentas diferentes para que os usuários descubram e criem vídeos curtos. Esta é uma das muitas experiências que realizamos o tempo todo no YouTube, e consideraremos lançar os recursos mais amplamente com base no feedback dessas experiências."

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!