O aplicativo, que ocupou o primeiro lugar nos EUA quando falamos de compartilhamento de vídeos curtos no ano passado, também enfrentou por invvestigação e pagou multas por sua coleta e manuseio de dados do usuário.

Em particular, a preocupação se concentrou em como o aplicativo vinha impactando os usuários mais jovens. Agora, haverá mais controles do que nunca para garantir uma experiência mais segura.

O primeiro e maior novo recurso do TikTok é chamado "Family Safety Mode", ou Modo de segurança familiar, como o próprio nome indica oferece uma experiência mais segura para o serviço. Especificamente, permite uma segmentação maior para um controle mais profundo dos pais.

Dentro do aplicativo, com o Modo de segurança familiar do TikTok ativado, os pais podem controlar o tempo da tela, o contato entre usuários e as restrições. O primeiro recurso é auto-explicativo, permitindo que os pais estabeleçam limites diários rígidos no uso geral do TikTok para seus filhos.

Gerenciamento de Tempo de Tela e Modo Restrito já estão disponíveis
Gerenciamento de Tempo de Tela e Modo Restrito já estão disponíveis

Os controles de Mensagens diretas também estão presentes. Como em muitos aplicativos de comunicação populares, isso permite que os pais limitem quem pode enviar mensagens para a conta conectada. Ou, caso prefiram, as mensagens diretas podem ser totalmente desativadas.

O recurso final do Modo de segurança familiar é chamado de Modo restrito. Resumidamente, isso permite que os pais controlem o conteúdo da idade mostrado para seus filhos. Se o conteúdo não for apropriado para todos os públicos, ele não será exibido.

O segundo recurso anunciado pelo TikTok hoje pode não ser impacto tão grande, mas é sem dúvida importante. No ano passado, a empresa lançou ferramentas para permitir que os usuários acessassem os recursos de "Bem Estar Digital" e gerenciassem seu tempo diário na tela. Agora é possível fazer isso no feed do TikTok.

O Gerenciamento de tempo de tela no feed é um esforço colaborativo com os principais criadores de conteúdo do TikTok. Em resumo, o TikTok agora exibirá os vídeos de segurança "Você está no controle" que atuam como lembretes para os usuários sobre o tempo de tela no aplicativo.

Eles aparecerão como "prompts exclusivos sobre os demais conteúdos" em uma tentativa de manter os usuários cientes de quanto tempo eles já estão no aplicativo.

O objetivo geral aqui não é forçar o tempo de tela para todos os usuários, mas garantir que eles também levem algum tempo fora do aplicativo. É efetivamente uma maneira mais passiva do TikTok perguntar a seus usuários "quanto tempo você passou aqui hoje?" Então fica nas mãos dos usuários se devem ou não se limitar.

O TikTok está lançando hoje esses recursos primeiro no Reino Unido, provavelmente por meio de uma atualização o recurso chegará pra você em breve. Contudo, o Modo de segurança familiar e o gerenciamento de tempo no feed já aparece aqui pra mim, então você também já pode ter acesso.