A China e os Estados Unidos estão em um pé de rivalidade intensa nos últimos anos. Se trata de uma competição política e econômica que se estende para todos os setores da sociedade, inclusive nas redes sociais. O Facebook e o Tik Tok, de origens estadunidense e chinesa, respectivamente, também se encontram no meio dessa disputa.

O Tik Tok tem sido alvo de muitos ataques de governos ocidentais, principalmente o governo estadunidense, a respeito de uma desconfiança sobre possível espionagem chinesa, segurança dos dados dos usuários ocidentais e muitos outros tópicos que são movidos principalmente por conflitos políticos entre os gigantes do ocidente e do oriente.

Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, tem atacado abertamente o Tik Tok, algo que o novo CEO do aplicativo chinês, Kevin Mayer, tem se dedicado muito em combater e defender o aplicativo controlado pela empresa chinesa ByteDance.

Como resultado, Mayer anunciou que abrirá os algoritmos do aplicativo para a análise de outros, e cutucou os concorrentes americanos a fazerem o mesmo. Ele ainda acusou o Facebook de fazer "ataques malignos" disfarçados de patriotismo. O movimento do Tik Tok sinaliza uma investida em transparência a fim de desacreditar as acusações dos concorrentes e ganhar a confiança dos usuários do mundo todo.

Nesse momento, acabou de ocorrer uma audiência no congresso dos EUA para sabatinar executivos do Facebook, Amazon, Apple e Google. Se trata de uma investigação antitruste que o governo americano realiza para identificar possíveis práticas anticompetitivas, palavra que o executivo do Tik Tok utiliza para caracterizar os ataques que sofre do Facebook, por exemplo.

Outra pauta em alta é a relação dessas redes e seus executivos adorem posicionamentos e práticas com interesses políticos. Zuckerberg, por exemplo, não cansa de afirmar seu patriotismo e colocar o Facebook como "em prol dos interesses americanos". Já Kevin Mayer busca mostrar que o Tik Tok não possui relação nenhuma com o governo chinês e age em prol dos interesses dos usuários.