A partir de imagens captadas pelo telescópio da Universidade do Havaí, duas estudantes indianas de 14 anos descobriram um asteróide que deve cruzar com a Terra. O Instituto de Educação Espacial Indiano anunciou a descoberta na segunda-feira (27).

Mas não há razão para pânico, o asteróide em questão, nomeado como HLV2514 só deveria cruzar com a órbita terrestre em cerca de um milhão de anos, segundo o instituto privado SPACE Índia que treinou as duas impressionantes jovens. Com essa descoberta, mas garotas possuirão a chance de renomear o asteróide, mas para isso a NASA deverá primeiro confirmar a órbita do objeto espacial para depois conceder o direito às meninas. Uma delas, Vaidehi Vekariya, acrescentou ainda que tem o sonho de ser uma astronauta.

A outra estudante chamada Radhika Lakhani também afirmou à imprensa que está muito dedicada em seus estudos, e que para isso nem sequer possui uma televisão em casa para evitar distrações. As duas garotas são do oeste da ìndia, da cidade de Surat e realizaram a descoberta durante uma campanha promovida pela SPACE India em parceria com a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (Iasc).

Descobertas de asteróides são muito constantes no meio científico e se trata de um trabalho importantíssimo tendo em vista o possível risco que eles representam. Por mais que o HLV2514 não apresente uma ameaça, há casos como o asteróide de 2013 que explodiu nos céus da Rússia e deixou mais de mil feridos. Por isso esse trabalho deve ser constante e o que essas duas meninas descobriram com apenas 14 anos implica que há mais um asteróide no espaço que podemos monitorar.