Um medicamento barato e amplamente disponível pode ajudar a salvar a vida de pacientes gravemente doentes com coronavírus. O tratamento com esteróides em baixa dose de dexametasona é um grande avanço na luta contra o vírus mortal, dizem especialistas do Reino Unido. A droga faz parte do maior teste do mundo de tratamentos existentes para verificar se eles também funcionam para o coronavírus.

A droga reduziu o risco de morte em um terço para pacientes em ventiladores. Para quem usa oxigênio, reduziu as mortes em um quinto. Se o medicamento tivesse sido usado para tratar pacientes no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5.000 vidas poderiam ter sido salvas, dizem os pesquisadores.

Uma droga como esse pode ser de grande benefício para nós no Brasil, país que está hoje com 1.370.488 infectados e ultrapassa as 58 mil mortes pelo covid-19.

O governo do Reino Unido tem 200.000 cursos da droga em seu estoque e diz que a secretaria de saúde pública disponibilizará a dexametasona para os pacientes. Isso significaria o primeiro passo para que essa medicação de fato chegue até nós, uma vez já testada, comprovada em eficiência e já em uso no Reino Unido.

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que houve um caso genuíno para comemorar "uma notável conquista científica britânica", acrescentando: "Tomamos medidas para garantir que tenhamos suprimentos suficientes, mesmo no caso de um segundo pico".

Mas afinal, o que é a dexametasona e como funciona?

Dos pacientes com covid-19 que geralmente dão entrada em internação hospitalar, a maioria se recupera, mas alguns podem precisar de oxigênio ou ventilação mecânica nos casos mais graves da doença. E esses são os pacientes de alto risco que a dexametasona parece ajudar.

O medicamento já é usado para reduzir a inflamação em uma variedade de outras condições, incluindo artrite, asma e algumas condições da pele. E parece ajudar a parar alguns dos danos que podem ocorrer quando o sistema imunológico do corpo entra em ação, enquanto tenta combater o coronavírus. Essa reação exagerada, uma tempestade de citocinas, pode ser mortal.

No julgamento final de eficiência, liderado por uma equipe da Universidade de Oxford, cerca de 2.000 pacientes hospitalizados receberam dexametasona e compararam com mais de 4.000 que não.

Para pacientes em ventiladores, reduziu o risco de morte de 40% para 28%.

Para pacientes que necessitam de oxigênio, reduz o risco de morte de 25% para 20%.

O investigador chefe, Peter Horby, disse que este é o único medicamento até agora demonstrado que reduz a mortalidade - e a reduz significativamente. É um grande avanço.

O pesquisador principal, Martin Landray, disse que as descobertas sugerem que uma vida pode ser salva em cada oito pacientes em um ventilador e em cada 20-25 tratados com oxigênio. Não significa que é uma droga milagrosa e que vai salvar todos pacientes de covid-19, mas esse auxílio que a dexametasona providência ao corpo no combate ao vírus pode virar o jogo.

O tratamento é de até 10 dias de dexametasona e custa cerca de 5 libras por paciente, cerca de 33 reais.Então, basicamente, custa um pouco mais de 230 reais para salvar uma vida. Este é um medicamento que está disponível globalmente também, só precisaria ser produzido e difundido aos montes.

Mas as pessoas não internadas não devem procurar comprar o medicamento

A dexametasona não parece ajudar as pessoas com sintomas mais leves do coronavírus que não precisam de ajuda com a respiração.O primeiro medicamento comprovado para reduzir as mortes por Covid-19 não é um medicamento novo e caro, mas um esteróide velho e barato. Isso é algo para comemorar porque significa que pacientes em todo o mundo podem se beneficiar imediatamente.

E é por isso que os resultados principais deste estudo foram lançados às pressas - porque as implicações são enormes em todo o mundo. A dexametasona é usada desde o início dos anos 60 para tratar uma ampla variedade de condições, como artrite reumatóide e asma.

Metade de todos os pacientes da Covid que precisam de ventilador não sobrevive, portanto, reduzir esse risco em um terço teria um enorme impacto.

O medicamento é administrado por via intravenosa em terapia intensiva e em comprimidos para pacientes menos graves. Até agora, o único outro medicamento comprovadamente beneficiado para pacientes com covarde é o remdesivir, que tem sido usado para o Ebola.

Isso demonstrou reduzir a duração dos sintomas do coronavírus de 15 dias para 11. Mas a evidência não foi forte o suficiente para mostrar se reduziu a mortalidade. Ao contrário da dexametasona, o remdesivir é um novo medicamento com suprimentos limitados e um preço ainda não foi anunciado.