Com o Brasil ultrapassando os 1 milhão de infectados pelo covid-19 e mais de 50 mil mortos pelo vírus, a vida voltar ao normal parece ainda distante. No planeta, contam-se quase 9 milhões de casos registrados e 466 mil mortes. Como resultado dessa pandemia que entrará para os livros de história como a maior da história mundial, a quarentena, isolamento social e até mesmo lockdowns foram as respostas mais eficientes dos governantes ao redor do globo para enfrentar o covid-19. Com mais de três meses de quarentena levantada aqui no Brasil, nossa saúde mental é naturalmente afetada. Por mais distante que o mundo e principalmente o Brasil esteja de um cenário normalizado frente essa pandemia, há ainda uma crescente preocupação com outra epidemia de transtornos psicológicos. A depressão e a ansiedade estão sendo relatadas aos montes nas redes sociais em todos os tipos de pessoas. Aqueles que já sofrem dessas doenças vêem seu agravamento e outras pessoas que nunca tiveram passaram a desenvolver. Nesse cenário, é importante estarmos cientes que essas doenças existem e que ninguém está blindado à elas, principalmente durante essa pandemia.

O distanciamento, isolamento e a solidão

Talvez o sacrifício mais dolorido de uma quarentena é o isolamento. É ficar longe de todos que amamos, nos restringindo somente aos que efetivamente moram conosco. Amigos, colegas e familiares já estão mais de 90 dias sem se ver pessoalmente e a saudade e carência afetuosa naturalmente cresce em cada um de nós. Não apenas a distância física nos afeta, mas o fato de também cortarmos o toque humano. Somos seres sociáveis e que simplesmente temos muita dificuldade em viver sozinhos de tudo e nem todos têm o privilégio de se manter em quarentena com outras pessoas. Muitos profissionais de saúde que seguem no combate diário ao vírus e que no momento são os trabalhadores com mais risco de contrair o covid-19 muitas vezes não estão com suas famílias. Alguns estão vivendo em pousadas, hotéis e apartamentos temporários para preservar a saúde de seus familiares. Quem já foi diagnosticado com o covid-19 também sofre de um isolamento muito mais pesado, assim como aqueles que simplesmente possuem alguma suspeita de infecção. A solidão pesa no nosso psicológico.

A preocupação incessante

Em conjunto à quarentena e ao isolamento, atualmente é difícil relaxar. Todos devemos nos preocupar o tempo todo com formas de contágio, em nos proteger e ao mesmo tempo pensar em todos os outros, desde os desconhecidos até aqueles que amamos. Sair na rua, fazer mercado, ir na farmácia, atividades que são impossíveis de se restringir passaram a envolver processos diversos de higiene e prevenção. Devemos nos preocupar com a distância que estamos dos outros, usar máscaras, lavar as mãos e limpá-las com álcool o tempo inteiro, ao mesmo tempo que evitamos alguns impulsos de coçar o nariz ou os olhos. São tempos estressantes.

Nossas fugas e hobbies de antes também foram cortados aos montes. Sair com amigos, viajar, comer em restaurantes, tudo isso são atividades restritas pela pandemia. Nossas opções de alívio de estresse diminuíram muito. Além disso, a economia enfrenta uma séria crise devido à pandemia, os preços de tudo estão altíssimos e a vasta maioria da população está ganhando menos ou até mesmo estão desempregadas.

O bombardeio de notícias ruins

Sem muitas distrações, a internet segue a todo o vapor, assim como a televisão. É inevitável encontrarmos notícias, mesmo que não as procuremos, e a vasta maioria delas é triste, preocupante e estressante. Enquanto enfrentamos uma crise grave de saúde pública, temos uma crescente crise política também. Vemos todos os dias casos horríveis que envolvem o covid-19, vemos negligência e vemos tragédia, tudo isso muito mais presente do que informações tranquilizantes ou que trazem alguma alegria. Por um lado é muito importante a grande mídia divulgar o que acontece e ressaltar a grave ameaça que é esse vírus, por outro nem todo mundo consegue deixar de se afetar.

Como cuidar do nosso psicológico então?

Bom, pelo menos ainda possuímos os recursos tecnológicos e de conectividade para amenizar pelo menos um pouco tudo isso.Não podemos sair de casa e encontrar amigos, mas podemos e devemos fazer chamadas de vídeo, conferências e até mesmo jogar online com eles e também com nossos familiares. A quarentena também pode significar um período de autoconhecimento. Inevitavelmente temos mais tempo livre e por isso deveríamos nos cuidar mais. Cuidar da nossa alimentação, do nosso lar, da nossa higiene e dos nossos interesses é essencial. Estudar, ler ou simplesmente jogar um videogame são opções que temos para aliviar esse estresse. Podemos e devemos dormir bem, comer bem e fazermos o máximo possível para nos divertir. Enquanto regimes home office podem ser difíceis para algumas pessoas, ainda é uma oportunidade para que passemos a gostar da nossa própria companhia, além de termos muito mais conforto e liberdade.

A pandemia certamente abala o mundo e ainda existem muitas pessoas que não levam a sério as medidas preventivas de combate ao vírus, porém tudo isso deve sim passar eventualmente.

É muito importante estarmos cientes de possíveis doenças e transtornos que afetam nosso psicológico e nos prevenir contra isso. A qualquer sinal de sintomas de depressão, por exemplo, é recomendável falar com um profissional psiquiatra (e muitos atendem online atualmente). Para evitar ainda mais estresse, sinais e sintomas de covid-19 também devem ser checados imediatamente por profissionais qualificados. A prevenção ao covid-19 também é uma prevenção para possíveis outros problemas.