Com o estouro da pandemia de covid-19 em todo o mundo, uma das principais medidas de combate ao novo vírus se tornou o isolamento social. Uma vez decretada a quarentena, a população deve sair de casa somente se muito necessário, evitando contato e aproximação com demais pessoas. Porém, é necessário que exista algum controle sobre o comportamento da população, é necessário identificar se as pessoas estão de fato respeitando o isolamento social ou não para se criar políticas e campanhas de conscientização.

Aqui no Brasil, há constante preocupação dos governos em convencer as pessoas à respeitarem a quarentena. Principalmente no Estado de Sâo Paulo, a infecção é mais ampla e preocupante. Por isso o governo de SP definiu uma maneira de medir quantas pessoas em média estão se mantendo isoladas ao utilizar os smartphones da população.

SIMI - Sistema de Monitoramento Inteligente

A fim de se criar e então medir uma taxa de isolamento social, o governo do Estado de São Paulo adotou no início de abril testes com o Sistema de Monitoramento Inteligente, ou SIMI, para analisar dados de aparelhos móveis com o objetivo de analisar as tendências de deslocamento das pessoas, criando estatísticas necessárias para que se crie políticas públicas gerais ou focadas em determinadas regiões e grupos sociais.

O SIMI está ainda vigente e tem demonstrado bom funcionamento para medir essa taxa, além de ter gerado resultados importantes para o combate ao covid-19. Esse sistema é resultado de um acordo com as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, Oi e TIM. Para que se respeite a privacidade de cada usuário, as informações são passadas ao governo do Estado de maneira anônima e restritas a somente informações de deslocamento de emitidas por cada aparelho. Ou seja, o governo do Estado de São Paulo recebe informações gerais e estatísticas, não recebe nenhuma informação detalhada e individual, somente o necessário para visualizar as tendências de deslocamento da população.

O resultado até o momento é o acesso à dados de 104 cidades paulistas com mais de 70 mil habitantes. A capital está obviamente incluída, até mesmo porque é a maior cidade do país e também o maior e mais perigoso foco de covid-19 no Brasil. Existem atualizações diárias que são utilizadas para boletins e rankings feitos pelo governo do estado todos os dias. Essas informações podem ser consultadas por qualquer um na página oficial do governo do Estado.

Baixas taxas de isolamento

Por mais que existam constantes campanhas de conscientização, apelos de celebridades e muitas notícias na televisão e online, São Paulo registrou na sexta-feira, 29 de maio, uma das taxas mais baixas de isolamento social em toda quarentena, apenas 47%. No início desse mês, Sâo Paulo atingiu oficialmente a taxa mais baixa, com 46% de isolamento, mesmo com tanto esforço por parte do governo e da comunidade médica.

São Paulo já registra lotação completa de leitos nas UTIs e pacientes da grande São Paulo estão sendo transferidos para o interior. A meta da gestão Dória é atingir e manter uma taxa de 60% de isolamento, enquanto seria necessária uma taxa de pelo menos 70% para efetivamente evitar o colapso no sistema de saúde.

São Paulo concentra atualmente 95.865 casos confirmados e 6.980 mortes por covid-19, enquanto o Brasil atingiu 501.985 casos e 28.872 mortes, ultrapassando a Espanha e França, e é agora o quarto país com mais mortes por covid-19 no mundo, perdendo somente para EUA, Reino Unido e Itália.

Com esses números em vista, o brasileiro médio ainda não leva a pandemia a sério e segue quebrando a quarentena. Nesse domingo, o Brasil registrou inúmeros protestos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro. Protestos esses que resultaram também em confronto com a polícia militar na Avenida Paulista, em São Paulo. Outros protestos relacionados ao presidente, principalmente em apoio à Bolsonaro, já haviam acontecido inúmeras vezes nesses últimos meses.