Neste sábado, dia 5, está programado o lançamento do explorador de Marte, um robô da NASA que deve estacionar no planeta para conseguir medir medir seus balanços interiores. O nome da missão e do robô é InSight e tem o objetivo de espiar e estudar sob a costa de Marte, no seu interior, a fim de obter respostas sobre como aconteceu seu nascimento.

O InSight é um lander que ficará para sempre no planeta vermelho. Seu trabalho será detectar os "marsquakes", algo como terremotos de Marte. Só que diferente dos terremotos que conhecemos na Terra, eles são rumores na crosta do planeta mas não são causados por essa força. Os "marsmoto" acontecem quando o planeta esfria e se contrai, e depois disso a crosta se enruga moderadamente.

Renderização do lander InSight em Marte. (Imagem: NASA)
Renderização do lander InSight em Marte. (Imagem: NASA)

Os resultados desses tremores vão ajudar os cientistas a definir qual é a composição de Marte, como os tipos de rocha que estão lá dentro e como eles são imersos. Essas informações são importantes para saber como o planeta foi formado, já que sua estrutura sempre foi a mesma, sofrendo poucas mudanças. 

O principal investigador da missão, William Banerdt, informou ao The Verge: "Acreditamos que, quando formos a Marte, poderemos usar o planeta como uma janela para o passado", isso porque os cientistas acreditam que Marte parou de se desenvolver assim que se formou, então se eles puderem descobrir qual é o layout de agora do interior do planeta eles poderão entender o que ele tinha quando se formou.

Algumas perguntas que podem ser respondidas por essa missão vão ser respondidas, como saber por que alguns planetas se transformam em habitáveis como a Terra e outros se transformam em mundos frios como Marte e outros em venenosos e quentes? Por isso que para estudar e achar conclusões, deve-se olhar para debaixo da superfície. Veja uma demonstração de como será esta missão:

O lander InSight está programado para decolar no dia 5 às 7:05 da manhã. Ele deve subir ao espaço da Base de Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em cima de um foguete Atlas V. Assim que chegar ao espaço, ele deve viajar seis meses e meio até Marte, chegando no dia 26 de novembro. Neste dia ele irá aterrissar na superfície do planeta.

Assim que encostar na superfície de Marte, o robô irá implantar seus painéis solares e passar 10 semanas somente colocando seus instrumentos em posição de coleta de dados. Depois disso, ele ficará ouvindo e captando as batidas, e essa captação deve render muitos resultados inéditos sobre o que há dentro do planeta. Inédito pois todas as explorações que foram feitas em Marte tinham objetivos de analisar sua superfície, essa é a primeira vez que seu interior será estudado.