Os anúncios invasivos com áudio, que incomodam muito os usuários, ao que tudo indica, estão com os dias contados, ao menos no navegador Chrome. O Google, a partir da próxima atualização do seu navegador, irá solucionar a questão.

A versão 64, que deverá chegar em janeiro de 2018, trará como funcionalidade o bloqueio nativo de reprodução de vídeos e anúncios que contenham sons. Deste modo, é o fim das surpresas enquanto acessa alguns sites.

Chrome sem anúncios com áudio, até que enfim
Chrome sem anúncios com áudio, até que enfim

No blog Chromium, em uma publicação, o Google elencou alguns novos critérios que se forem seguidos irão permitir que um vídeo ou mesmo anúncio seja reproduzido de forma automática. Confira:

  1. Se o vídeo estiver em silêncio ou não conter áudio
  2. Se o usuário mostrar interesse na mídia
  3. Se o site for adicionado a tela inicial pelo usuário

O Google diz ainda que tais mudanças irão unificar a experiência de navegação mobile e desktop. O Chrome na versão 63, para quem já gostaria de ter o recurso, já pode ser testado nas versões Dev e Canary, sendo que já permite silenciar alguns sites de modo permanente.

A alteração, é muito bem vinda, já que manter o som ligado é praticamente impossível, pois os anúncios atuais não solicitados acabam sempre roubando a cena.