Nesta semana, a Fundação Bill & Melinda Gates revelou que irá investir R$ 100 mil em projetos brasileiros. A fundação pertence ao dono da Microsoft e é responsável por várias ações beneficentes ao redor do mundo.

Na iniciativa voltada ao Brasil, será feito um concurso que premia cientistas com bolsas para a realização de pesquisas com teor humanitário. O projeto chega em parceria com a fundação e o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional de Agências de Financiamento do Estado (CONFAP).

Com isso, os cientistas brasileiros serão instigados a pesquisar e também desenvolver uma compreensão profunda dos fatores de risco que contribuem para os resultados ruins em partos prematuros, bem como falhas no crescimento físico e desenvolvimento neurocognitivo prejudicado de crianças.

Qualquer pessoa interessada pode participar.
Qualquer pessoa interessada pode participar.

O projeto tem como meta selecionar pesquisadores que podem receber um prêmio de até R$ 100 mil em financiamento para o seu estudo. A iniciativa espera ainda subsidiar propostas que possam ajudar na evolução da saúde pública do Brasil.

A Fundação Bill & Melinda está aceitando a participação de qualquer pessoa interessada, mesmo que não tenha alguma ligação acadêmica. A única intenção é que as soluções possam ajudar as condições da saúde materna e infantil no Brasil.

Os candidatos poderão trabalhar em conjunto com o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (CIDACS) que integra o Cadastro Unico (CADU) com o sistema de nascidos vivos (SINASC), o sistema de mortalidade (SIM) e o programa Bolsa Família (BFP).

Para saber mais sobre o assunto, basta clicar aqui.