Oficina da Net Logo

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Quer pensar como um bilionário? Então comece fazendo as mesmas leituras que Bill Gates fez nos últimos anos. 44057

Por | @Evilmaax Bill Gates

Com certeza você conhece William Henry Gates III, o popular Bill Gates, cofundador da Microsoft, gênio da computação, o maior filantropo do mundo e um dos homens mais ricos da atualidade. Talvez você queira ser tão rico quanto ele, tão importante para uma determinada área - assim como ele é para a computação moderna - ou, apenas, tão gente boa quanto o Bill. Se esse é o seu caso, tenho uma boa e uma má notícia.

A má é que um passo a passo para se tornar Bill Gates não existe; porém, a boa é existe uma excelente maneira de você começar a trilhar os passos de Bill hoje mesmo. Isso porque ele mantém um blog - uma excelente fonte de informação para o que ele anda fazendo, aliás - onde uma das categorias é dedicada exclusivamente às suas leituras atuais.

Mas e onde está o pulo do gato nisso tudo, talvez você esteja se perguntando. Pois bem, o site americano Quartz listou todos os quase 200 livros que Bill Gates já leu e indicou por lá nos últimos 8 anos, desde janeiro de 2010. Se não dá pra se tornar o verdadeiro Bill do dia para a noite, ao menos dá pra vasculhar a lista das publicações que já dormiram em sua cabeceira e ir montando a sua checklist personalizada em rumo ao mindset de um dos caras mais importantes da nossa era.

E pensando em ajudar você que está buscando um novo e interessante título para ler, traduzi a lista para o português dando uma breve descrição de cada obra para que você saiba se a obra é do seu interesse ou não. Os títulos que estão em português é porque já foram lançados por aqui e você pode encontrar em versão nacional e traduzida, os demais estão com o nome original, uma tradução livre feita por este humilde redator e só podem ser encontrados em inglês.

A listagem está dividida em grandes áreas do conhecimento para que você foque no que gosta de ler.

Os assuntos vão de tecnologia e liderança à temas como educação, desenvolvimento social, saúde e combate à pobreza. Vaclav Smil é o autor preferido de Bill, de acordo com o número de indicações de leitura em seu blog: 17! Tamanha quantidade fez com que o autor ganhasse uma categoria na lista somente para ele. Smil é um acadêmico da Universidade de Manitoba, no Canadá, que escreve, principalmente, sobre energia e políticas públicas. 

Ficou curioso para saber quais livros Bill Gates tem lido nos últimos anos? Então segue a lista.

P.S. Como disse acima são quase 200 livros. Descrever cada um deles toma um bom tempo e a lista completa demoraria a ser postada. Assim, resolvi ir por partes e liberando o conteúdo aos poucos, porém mais rapidamente. A ideia é adicionar uns 20 livros aqui por semana. Portanto, não esqueça de conferir o post regularmente para ver as novas adições, ok?


Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Sapiens: uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Não dava para começar a lista com outro que não esse, o livro mais vendido da Amazon brasileira, em sua respectiva categoria e um dos mais badalados best-sellers do mundo na atualidade. 

Na obra, um dos autores mais vendidos do ano passado, investiga os acontecimentos que possibilitaram ao Homo sapiens subjugar as demais espécies e fez com que evoluíssemos ao ponto de sermos capazes de produzir obras de arte, avanços científicos e a causar guerras entre nossa própria espécie.

Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente, fazendo com que o trajeto seja fácil e a leitura, agradável. Em "Sapiens", Harari oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontologia, biologia e antropologia para explicar seus insights. 


Homo Deus: uma breve história do amanhã - Yuval Noah Harari

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
E o livro acima deu tão certo que ganhou uma continuação. Aqui Yuval volta a combinar ciência, história e filosofia, mas desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos.

Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?

A partir de uma visão original de nossa história, ele combina as últimas pesquisas e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

Assim como seu predecessor, a obra também figura como o livro mais vendido da Amazon brasileira em sua respectiva categoria. 


Questão vital: Por que a vida é como é? -  Nick Lane

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Por que a vida é como é? Quais os eventos que tiveram que se alinhar para que, há 4 bilhões de anos atrás, as bactérias começassem a evoluir em direção à formas de vida mais complexas? Todas as formas de vida posteriores compartilham as mesmas estranhas propriedades básicas – sexo, envelhecimento, morte. Se existe vida em outros planetas, ela terá de ser exatamente igual ou completamente diferente da nossa?

Para Nick Lane, a resposta para todas estas perguntas reside na eletricidade. Partindo das bases da teoria evolucionária, o autor se vale de pesquisas revolucionárias sobre a relação entre energia e biologia celular para produzir um relato fascinante sobre a evolução.

Ao mesmo tempo preciso e encantador, este livro oferece uma resposta à mais vital das questões: por que somos como somos, e, acima de tudo, o que fazemos aqui?


Enlightenment Now: The Case for Reason (Esclarecimento já: O caso da razão) - Steven Pinker

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Se você acha que o mundo está chegando ao fim, pense novamente: as pessoas estão vivendo vidas cada vez mais longas, mais saudáveis, mais livres e mais felizes, e até mesmos nossos problemas já são, basicamente, "problemas menores".

O mundo está realmente desmoronando? O ideal do progresso está obsoleto? Nesta avaliação da condição humana no terceiro milênio, o cientista cognitivo e intelectual Steven Pinker nos incita a nos afastarmos das manchetes e profecias sangrentas da desgraça, que influenciam nossos preconceitos psicológicos e vendem jornais e caçam cliques. Em vez disso Pinker nos mostra, em setenta e cinco gráficos impressionantes, que a vida, a saúde, a prosperidade, a segurança, a paz, o conhecimento e a felicidade estão em ascensão, não apenas no Ocidente, mas em todo o mundo.

Este progresso não é o resultado de alguma força cósmica ou de um ser superior. É ela um presente do Iluminismo: a convicção de que a razão e a ciência podem melhorar a humanidade. Enlightenment Now defende a razão, a ciência e o humanismo: os ideais de que precisamos para enfrentar nossos problemas e continuar progredindo.

Mas a melhor descrição para vender o livro seja a seguinte: "Meu novo livro favorito de todos" - Bill Gates, em seu blog.


Os anjos bons da nossa natureza: Por que a violência diminuiu - Steven Pinker

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, em 1861, Abraham Lincoln apelou aos "anjos bons de nossa natureza" quando pediu à região sul do país, escravagista, que evitasse uma guerra contra o norte abolicionista. Sua súplica não foi atendida, e os americanos deram início ao conflito interno mais mortal de sua história.

Banhos de sangue como a Guerra Civil Americana, porém, estão cada vez mais restritos ao passado, e estudiosos tentam, hoje, entender por que a sociedade contemporânea recorre menos à violência para resolver disputas. Em Os anjos bons da nossa natureza, o psicólogo canadense Steven Pinker toma para si o desafio duplo de responder a essa questão e de explicar as razões pelas quais as pessoas têm trilhado o caminho da paz com mais frequência, seja nas relações interpessoais, seja na diplomacia global.

Numa empreitada multidisciplinar que envolve história, ciências sociais e psicologia, Os anjos bons da nossa natureza cobre toda a escala de tempo da história humana, baseando-se em levantamentos de dados em arqueologia, estatísticas de criminalidade, contagens de baixas em guerras e outras formas de registro da violência. 


A sexta extinção: uma história não natural - Elizabeth Kolbert

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Ao longo dos últimos quinhentos milhões de anos, o mundo passou por cinco brutais extinções em massa, nas quais sua biodiversidade foi em taxas que flutuaram entre 75 e 96%. De todas, a mais conhecida foi a última, aquela que eliminou, entre outros seres vivos, os dinossauros, quando um asteroide colidiu com o planeta há 65 milhões de anos. Mas e se ela não fosse mesmo "a última"?

Isso porque, atualmente, vem sendo monitorada a sexta extinção, que tem potencial para ser a mais devastadora da história da Terra. Mas, dessa vez, a causa não é um asteroide, um vulcão ou uma tragédia da natureza qualquer. Nós somos a causa.

Em A sexta extinção, a jornalista Elizabeth Kolbert explica de que maneira e por que o ser humano alterou a vida no planeta como absolutamente nenhuma espécie havia feito até hoje. Para isso, a autora lança mão de trabalhos de dezenas de cientistas nas searas mais diversas e vai aos lugares mais remotos em busca de respostas: de ilhas quase inacessíveis na Islândia até a vastidão da cordilheira dos Andes.

Para ilustrar, Kolbert apresenta ao leitor doze espécies — algumas desaparecidas, outras em vias de extinção — e, a partir daí, chega à conclusão assustadora de que uma quantidade inigualável de animais está desaparecendo bem diante de nossos olhos. Como bônus track ela ainda aproveita para analisar como nosso entendimento sobre a extinção mudou através dos últimos séculos.


Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas - Jared Diamond

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
O homem é fruto do meio? Para o vencedor do Prêmio Pulitzer, o fisiologista americano Jared Diamond, não. Para ele é inegável que fatores ambientais e geográficos acabaram moldando o mundo moderno. 

E para provar isso em sua obra será feita uma revisão da evolução dos povos onde ficará claro que o destino de europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes à inteligência e às aptidões de cada grupo.

Através de uma viagem de 13 mil anos de história Diamond conclui que a dominação de uma população sobre outra tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), que dizimaram sociedades, asseguraram conquistas, proporcionaram a expansão dos domínios de determinados povos e, consequentemente, conferiu-lhes grande poder político e econômico.


O mundo até ontem: o que podemos aprender com as sociedades tradicionais? - Jared Diamond

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Também escrito por Jared Diamond, o livro investiga como a maior parte de nós toma como natural as características de nossa sociedade moderna, desde viagens aéreas e telefones celulares até alfabetização e obesidade, sem se questionar como era quando o natural era não ter nada disso à disposição.

Se pegarmos todos os quase seis milhões de anos de sua existência, a sociedade humana não conheceu nenhuma dessas coisas em mais de 99,99% do tempo em que existiu como espécie. É aí que entra a pesquisa de Diamond.

Baseando-se em pesquisas de campo com sociedades tradicionais — povos das ilhas do Pacífico, os inuítes, os índios da Amazônia e o povo san do deserto Kalahari — ele encontra muitos exemplos com os quais podemos aprender questões universais como educação dos filhos, tratamento dos idosos, solução de brigas, avaliação de riscos e manutenção da saúde e do bem-estar.

Tudo sem "tecnologia" e as facilidades do mundo moderno.


Colapso: Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso - Jared Diamond

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Mais um livro de Jared Diamond recomendado por Bill Gates.

Aqui o autor mostra como o colapso global pode ser evitado, analisando civilizações do último milênio, e investiga por que umas se extinguiram enquanto que outras prosperaram. Fazendo uma série de relações ele mostra como causas ambientais (mudança climática causada pelo homem, acúmulo de lixo químico, falta de energia e superutilização da capacidade de fotossíntese), guerras entre os povos e culturas influenciaram o processo.

Diamond aproveita ainda para mostrar quais seriam as decisões autodestrutivas mais recorrentes na História, com o objetivo de evitar catástrofes coletivas e reverter valores incorporados às sociedades.


Abundância: o futuro é melhor do que você imagina - Peter Diamandis e Steven Kotler

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Você é daqueles que tem medo dos caminhos que a tecnologia está nos levando? Que as máquinas vão tomar o controle? Que sua vida inteirinha será conhecida pelas corporações? Black Mirror? Então dê uma conferida nesse livro.

Os autores documentam como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores em qualidade de vida do que aqueles obtidos nos dois últimos séculos. Segundo eles, logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta sem dificuldades. A abundância universal está ao nosso alcance.

Os autores apresentam dúzias de inovações e empreendedores que têm dado passos largos em áreas específicas em direção ao mesmo objetivo. Quatro forças emergentes - tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você-mesmo, tecnofilantropos e o bilhão ascendente - são retratadas como aquelas que irão acabar com os maiores problemas da humanidade.


A grande história: do Big Bang aos dias de hoje - Cynthia Brown

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Sabe aqueles livros que vêm puxando a história beeeem lá de trás e conseguem prender você com uma narrativa empolgante? A grande história é um desses.

Ele combina história natural com as mais recentes teorias científicas para criar uma exposição acessível da história do universo. Aliando a narrativa da criação do planeta a tópicos atuais de uma era que precisar aliar a compreensão das origens do universo à realidade do aquecimento global e de outros desafios ecológicos.

Com uma prosa simples, Brown captura a espantosa complexidade que nos fez chegar até aqui, fazendo ligações ao dia a dia meu e seu.

Um livro que se propõe a contar a história do universo desde o seu surgimento parece audacioso - e é - mas a tarefa é concluída com sucesso.


Origin Story: A Big History of Everything (História original: a grande história de tudo) - David Christian

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
A maioria dos historiadores estuda os menores fragmentos de tempo, enfatizando datas específicas, indivíduos e documentos. Mas como seria estudar toda a história, desde o big bang até os dias atuais - e até mesmo no futuro remoto? Como que olhar para o espaço total de tempo que já deixamos para trás pode mudar a maneira como percebemos o universo, a terra e nossa própria existência?

Essas foram as perguntas que David Christian se propôs a responder quando criou o campo da "Grande História", uma nova abordagem para entender onde estivemos, onde estamos e para onde estamos indo. Na obra em questão ele leva os leitores a um passeio intenso durante os 13.8 bilhões de anos que fez com que chegássemos até aqui e que conhecemos como "história do universo".

Ao focar na definição de eventos, grandes tendências e questões profundas sobre nossas origens, Christian expõe aqueles detalhes que mantém tudo unido - da criação do planeta ao advento da agricultura, da guerra nuclear e além.


Limites do Crescimento - Donella Meadows, Jorgen Randers e Dennis Meadows

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Atualmente, ninguém mais pode negar a existência do colapso da pesca, da redução das florestas, da diminuição dos níveis dos lençóis freáticos, da extinção dos recifes de corais, da expansão dos desertos, da erosão dos solos, do aumento da temperatura e do desaparecimento de espécies. Mas quem foi que deu início a estes debates e colocou as cartas na mesa?

Quando foi publicado pela primeira vez, em 1972, este livro gerou imediata atenção e muita polêmica em diversas partes do mundo. Pela primeira vez, a humanidade despertava para a realidade dos limites físicos da Terra frente os ilimitados impactos humanos. Há quarenta e cinco anos, Limites do Crescimento foi amplo, mas erroneamente atacado, por profetizar a catástrofe, ignorar os custos e negar a adaptação.

Hoje em dia, com as dinâmicas globais e desafios que ele anteviu para todos nós, e com as reformas que ele disse serem mais vitais do que nunca, sua oportuna revisão permanece como um instrumento incomparável para o entendimento do presente e a criação do futuro que almejamos. 

A obra se concentra em elucidar a necessária transição a um mundo sustentável, e sugerir o necessário debate sobre as ferramentas para enfrentar a transição. Trata-se de uma excelente contribuição para o debate e ação sobre temas decisivos para a vida e o futuro das sociedades. 


Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

The Grid: The Fraying Wires Between Americans and our Energy Future (O sistema: os fios desencapados entre americanos e nosso futuro energético) - Gretchen Bakke

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
A rede elétrica dos Estados Unidos, um triunfo da engenharia do século XX, está se revelando inadequada para o país do século XXI, e não só porque a rede envelheceu e agora precisa - e muito - de constantes reparos.
Hoje, à medida em que a humanidade investe suas esperanças em novas fontes de energia ainda incertas - solar, eólica e outras alternativas - a rede elétrica é a única possibilidade concreta deste futuro energético. Se vamos mesmo concretizar os planos de um futuro mais energético, precisamos reimaginar as redes como uma malha suportável às capacidades do século XXI. 

The Grid conta - de maneira divertida - a história daquela que tem sido chamado de "a maior máquina do mundo": sua história fascinante, seu presente problemático e seu papel potencial em um futuro mais brilhante e mais limpo.

The Grid: A Journey Through the Heart of our Electrified World (O sistema: uma jornada pelo coração do mundo eletrificado) - Phillip F. Schewe

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
E já que estamos falando da rede elétrica, aqui vai mais uma leitura de Bill Gates sobre ela que foi considerada a maior conquista de engenharia do século XX pela Academia Nacional de Engenharia.

Faz sentido o título, afinal, a rede elétrica é o maior investimento industrial na história da humanidade: Ele sai de um lugar que muitas pessoas nem imaginam e, em uma fração de segundo, chega na sua casa, serpenteia até o seu quarto e sobe até a lâmpada ao lado do travesseiro. Porém, se analisado em detalhes, perceberemos que o sistema é construído de tal forma que quanto maior, mais inevitável é o seu colapso, não importa quantos passos preventivos tomemos.

Para corroborar sua tese o autor lembra do colossal apagão de 2003, quando 50 milhões de americanos perderam energia devido a um erro simples em uma usina; ou aquela que aconteceu um mês depois, onde 57 milhões de italianos ficaram no escuro. E sempre pode ser pior, como o autor lembra: mesmo que esses dois casos sejam somados, ainda assim não chegaríamos a marca de 226 milhões de pessoas que ficaram sem eletricidade na Índia, em 2001.

Se você ficou interessado em entender essa dependência que só tende a aumentar a partir do momento em que nunca estivemos tão tecnológicos, este livro é para você.


The Path Between the Seas: The Creation of the Panama Canal, 1870-1914 (O caminho entre os mares: A criação do Canal do Panamá , 1870-1914) -  David McCullough 

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Alguma vez você já parou para pensar em todos os esforços necessários para criar o canal do Panamá? O historiador, e duas vezes ganhador do prêmio Pulitzer, David McCullough sim. E o resultado não poderia ser melhor: um livro ganhador do National Book Award, um dos prêmios máximos da literatura americana.

McCullough conta neste épico a história dos homens e mulheres que lutaram contra todas as probabilidades para realizar o sonho de 400 anos de construir uma passagem aquática entre os oceanos Atlântico e Pacífico. É uma história de superação da engenharia, de feitos médicos, de jogos, tramas e poder político, sucessos heroicos e falhas trágicas.

Além da honra de ser indicado por Bill Gates e do prêmio no National Book Award (categoria história), a obra levou outros prêmios nacionais e internacionais. Leitura obrigatória para qualquer um interessado na história da tecnologia, no jogo político e intriga internacional e no drama e glória das pessoas.


Sustainable Materials with both Eyes Open (Materiais sustentáveis com os dois olhos abertos) - Julian M. Allwood e Jonathan M. Cullen

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Aí está um livro de engenharia que qualquer um pode ler (qualquer um que saiba inglês, por que esse, infelizmente, ainda não ganhou versão traduzida). 

Escrito para designers; engenheiros; gerentes de operações; técnicos; comerciantes; estudantes; funcionário públicos; membros de ONGs; trabalhadores das áreas de negócios, clima, energia, meio ambiente, resíduos e até comércio; ele é a melhor opção até para quem não tem familiaridade com o tema.

A obra apresenta um cenário de mudanças para as futuras gerações, no qual elas ainda poderão usar aço, cimento, plásticos, etc., mas de uma forma que cause menos impacto no meio ambiente. O livro se classifica como um alerta, em primeiro lugar, e, depois, como um manual de soluções práticas.

Ao fornecer uma visão da mudança baseada em evidências, o livro pode ter um papel significativo em influenciar nosso futuro. Embora ele seja, primordialmente, relevante para ramos específicos da indústria como, energia, construção, consultoria, manufatura, transporte e arquitetura, também fará sucesso com aqueles que amam o debate e divulgação científica.


The Most Powerful Idea in the World: A Story of Steam, Industry and Invention (A ideia mais poderosa do mundo: a história do vapor, da indústria e da invenção) - William Rosen

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Dificilmente haverá um tribunal de alta corte onde um caso de propriedade intelectual não esteja em debate. A defesa do plágio e da criação de ideias é comum, mas como surgiu a crença de que alguém poderia ter uma ideia? E como essa crença mudou a forma como a humanidade vive e trabalha?

William Rosen procura responder a essas e muitas outras perguntas com um estudo empolgado e apaixonado pelos avanços da ciência e da engenharia que levaram à máquina a vapor. Em meio ao discurso ele aproveita para argumentar sobre como a própria noção de propriedade intelectual levou não só à invenção do motor a vapor, mas também à toda a revolução industrial.

Com curiosidade, Rosen explora o poder da criatividade, do capital e a sua colaboração na criação do motor a vapor e, consequentemente, como esta fonte de energia, que alimentou fábricas, navios e ferrovias, mudou a história da humanidade.


The Box: How the Shipping Container Made the World Smaller and the World Economy Bigger (A caixa: como o container fez o mundo diminuir e a economia mundial crescer) - Marc Levinson

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Em abril de 1956, um petroleiro reabastecia e colocava a bordo cinquenta e oito contêineres que seriam entregues dali 4 mil quilômetros. A partir desse modesto começo, o transporte de contêineres se transformou em uma enorme indústria que possibilitou o boom do comércio global.

The Box conta a história dramática da criação do contêiner, a década de luta antes deles serem amplamente aceitos e as consequências econômicas abrangentes da queda acentuada nos custos de transporte que a "conteinerização" trouxe.

Neste livro lançado em comemoração aos 50 anos da primeira viagem de contêineres, é analisado como foram necessárias enormes somas de dinheiro, tanto de investidores privados quanto de portos que aspiravam a estar na vanguarda de uma nova tecnologia para que ela acontecesse; como foram necessárias negociações delicadas sobre os padrões para que fosse possível eles pudessem viajar em qualquer caminhão, trem ou navio; qual o seu impacto global e econômico; etc.

Marc Levinson mostra como o contêiner transformou a geografia econômica ao tornar o transporte tão barato que a indústria poderia ficar a milhares de kms de seus clientes. Achou essa história familiar? Pois é, foi o contêiner que abriu o caminho para que a Ásia se tornasse a oficina do mundo e trouxesse a nós, os consumidores, uma variedade inimaginável de produtos de baixo custo.


Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Einstein: Sua Vida, Seu Universo - Walter Isaacson

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesPrimeiramente uma opinião pessoal: Walter Isaacson é o maior biógrafo vivo e, não por coincidência, você verá três indicações de obras do autor na sequência.

Baseada na correspondência pessoal de Albert Einstein divulgada em 2006 (vinte anos depois da morte da enteada do cientista), esta biografia desfaz diversos mitos e mostra um Einstein diferente do que se imagina: rebelde, avesso a convenções e um espírito que seu brilhantismo científico e os inúmeros casos extraconjugais. Foi esse espírito controverso que permitiu o nascimento da teoria que revolucionaria a física para sempre.

O conteúdo das cartas mostra a vida particular da mente de um gênio. Um homem simples e afável, mas ao mesmo tempo impertinente e distante, Einstein alimentava relacionamentos difíceis, mantinha segredos e tinha diversos casos extraconjugais. De um lado sua humanidade desprezava a guerra enquanto que, ao mesmo tempo, ele se divertia com a fama e celebridade.

Einstein: Sua Vida, Seu Universo revela um menino curioso, um estudante genial e insolente que se apaixona pela colega de curso, um jovem que revoluciona a física enquanto era funcionário do escritório de patentes, o pai muitas vezes ausente, o homem atormentado por problemas conjugais, o físico reconhecido mundialmente, o militante pacifista e sua incansável - e frustrada - busca pela "teoria do campo unificado" - uma solução matemática que explicasse as particularidades da recém-nascida mecânica quântica - outra criação sua.


Leonardo da Vinci - Walter Isaacson

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesCom base em milhares de páginas dos cadernos que Leonardo escreveu ao longo de boa parte da vida, Walter Isaacson acerta a mão mais uma vez e revela faces inéditas da história de Leonardo.

Filho ilegítimo, sem educação formal, gay, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo mostrado nesta biografia é uma pessoa real.

 Ficando longe da aura de super-humano o autor mostra que a genialidade de Leonardo estava fundamentada em características comuns a todos nós, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia.

Através das suas anotações alguns pontos surgem e nos deixam surpresos, como a sua vontade em ser reconhecido como engenheiro militar; um homem da ciência e da tecnologia e não como um retratista e pintor. Com uma paixão obsessiva pelos detalhes da Vinci estudou anatomia, fósseis, o voo dos pássaros, o coração, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica, armamentos e fortificações. 


Steve Jobs - Walter Isaacson

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesBaseado em mais de quarenta entrevistas com o próprio Steve Jobs - e mais de cem entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes, Walter Isaacson narra a vida conturbada do homem tão criativo quanto polêmico, explosivo e imprevisível cuja paixão pela perfeição revolucionou as indústrias da computação pessoal, do cinema de animação, da música, da telefonia celular, da computação em tablet e da edição digital. 

Em um dos raros momentos de descontrole da situação Jobs cumpriu sua palavra de que o livro seria publicado sem nenhuma interferência de sua parte, sem nem mesmo lê-lo antes da obra ir para as prateleiras das livrarias. E mais: ele fala com franqueza, e às vezes com brutalidade, sobre seus companheiros de trabalho, seus concorrentes, seus amigos e inimigos, sobre seus demônios, seu perfeccionismo, seus desejos e as manias e obsessões que formaram a imagem pública de um dos homens mais reconhecidos do século XX. 

Particularmente, esta é a melhor obra de Walter Isaacson e deve ser lida por todos que gostam de tecnologia, histórias de vida incríveis e, principalmente pelos fãs de Jobs que tendem a vê-lo como um deus. Espere mudar seu pensamento sobre Steve depois de terminar esta leitura.


Broken Genius (Gênio Falido) - Joel Shurkin

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesSe você não sabe quem é William Shockley pare agora mesmo de ler este texto e clique aqui para ler o artigo sobre a história do Vale do Silício e ter uma leve noção de como funcionava a mente desse cara.

Shockley era o típico gênio nerd do mal tantas vezes caracterizado nos filmes: Inteligente ao ponto de ninguém acompanhar seus pensamentos, grosso com os funcionários, malvado, arrogante, ganhador do prêmio Nobel, explosivo, aplicava pessoalmente testes de Q.I. nos funcionários que desejava contratar e, do nada, poderia submetê-los a testes com detectores de mentira.

E o livro que você vê ao lado é a primeira biografia de William Shockley, um dos cientistas mais importantes e controversos do século XX. Com acesso exclusivo aos arquivos privados de Shockley, o historiador de tecnologia e jornalista Joel Shurkin faz um relato incrível de como esse gênio terminou a vida desrespeitado e humilhado.


Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Born a Crime (Nascido Um Crime) - Trevor Noah

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesProvavelmente você não conheça Trevor Noah, afinal, ele é um apresenta um programa de tv nos Estados Unidos que não escapa muito das fronteiras do país; mas sua história é foda e deu um bom livro.

Nascido na África do Sul, Trevor já nasceu cometendo um crime: Seu pai é branco e suíço e sua mãe negra da tribo Xhosa, numa época em que tal união era punível com cinco anos de prisão. Prova viva de um crime, Trevor foi mantido em casa pelos primeiros anos de sua vida, escondido de um governo que poderia, a qualquer momento, roubá-lo. Simples assim.

Born a Crime é a história de uma mãe destemida, rebelde e fervorosamente religiosa, uma mulher determinada a salvar seu filho do ciclo de pobreza, violência e abuso que acabaria por ameaçar sua própria vida, indo desde lagartas no jantar para subsistir até serem jogados de um carro em movimento durante uma tentativa de sequestro.


O Melhor Que Podíamos Fazer - Thi Bui

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesEsta é uma história sobre a busca por um futuro melhor e saudosismo pelo passado.

Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. 

O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor enquanto recordam o passado de privações.

O livro é em formato de quadrinhos, uma boa pedida para quem não gosta muito de "ler" obras que possam ser consideradas autoajuda ou algo mais espiritualizado.


Believe Me (Acredite em Mim) - Eddie Izzard

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Quando Eddie Izzard tinha seis anos, ele e seu irmão Mark perderam a mãe. Naquele dia, ele perdeu a infância também. Apesar disso, ou talvez justamente por causa disso, ele sempre sentiu que precisava assumir coisas que algumas pessoas considerariam impossíveis.

Em Believe Me, Eddie, comediante, ator, escritor e ativista político, nos leva a uma jornada que começa no Iêmen (antes da revolução), depois nos leva para a Irlanda do Norte (antes dos conflitos étnicos), Inglaterra e País de Gales, depois cruza os mares para a Europa e América.

Em uma história repleta de incidentes, ele conta sobre shows de ursinhos de pelúcia em camas de internatos, renuncia às obrigações para as lutas de espadas nas ruas de Londres e os primeiros passos para se tornar um Action Transvestite (um grupo ativista formado por gays), excursionar pela França e tocando no Hollywood Bowl.

Acima de tudo, trata-se de uma história sobre alguém que sempre fez tudo à sua maneira (que muitas vezes não funcionou no início) e, às vezes quase por acidente, mas sempre com determinação.


Hyperbole and a Half (Hipérbole e Meia) - Allie Brosh

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesTambém não muito famoso aqui no Brasil, Hyperbole and A Half é um blog escrito por uma garota americana de 20 e poucos anos chamada Allie Brosh (mais ou menos como o E Se? mostrado alguns livros abaixo).

No blog ela conta sábias histórias sobre os percalços de sua vida cotidiana - com muito humor, é claro. Entre elas estão títulos como 'Por que os cães não entendem conceitos básicos como se mover' e 'O Deus do bolo'. Além dos textos há os melhores desenhos toscos feitos com o Paint em seu PC.

Com milhões de visitantes por mês e centenas de milhares por dia o blog virou livro e narra suas muitas “experiências de aprendizado” que Brosh sofreu como resultado de suas próprias falhas de caráter. Inclui histórias sobre sua infância indisciplinada; os altos e principalmente baixos de possuir um cão mentalmente desafiador; e uma luta comovente e comicamente sombria contra a depressão.


Imunidade: Germes, Vacinas e Outros Medos - Eula Biss

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesVivemos tempos sombrios: As pessoas votam no ódio, acreditam que a Terra é plana, e fazem doenças, que até então estavam extintas, voltarem à tona porque acreditam que as vacinas são uma forma de controle do governo, que fazem mal, etc.

Pegando o gancho dos movimentos contra vacinação, Eula Biss - que quase morreu no parto do seu primeiro filho - tece um texto esclarecedor e, sem deixar de ser pessoal, faz com que Imunidade eleve o debate sobre vacinas e imunização a um novo patamar.

Confrontada pela fragilidade da vida, Biss se tornou obcecada com assuntos relacionados à saúde, em especial aqueles envolvendo o recém-nascido. Imunidade é o resultado dessa pesquisa, um livro pessoal e esclarecedor. Mistura de ensaio pessoal, história cultural e investigação científica, o livro une entretenimento, esclarecimento e uma literatura agradável de ser lida.


O Último Sopro de Vida - Paul Kalanithi

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesAos 36 anos, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um câncer incurável. Neurocirurgião brilhante, de repente se viu diante de uma cruel inversão de papéis: num dia era o médico tratando de pacientes com problemas graves, no outro era o paciente lutando pela própria sobrevivência.

O Último Sopro de Vida narra a trajetória de Paul ao longo do tratamento - a descoberta da doença, a esperança de uma possível remissão, a incerteza quanto ao futuro, a decisão de se tornar pai, a consciência do fim, a angústia de se despedir da vida antes da hora. Sua narrativa é honesta, pungente. Mas, ao mesmo tempo, poética e delicada.

Amante da literatura e da filosofia, Paul desde sempre buscou entender a relação entre a vida e a morte, a identidade e a consciência, a ética e a virtude. Seus questionamentos profundos encontram eco em nossas próprias reflexões: afinal, o que faz a vida valer a pena? Paul morreu em março de 2015. Deixou como legado uma filha de oito meses e o manuscrito inacabado deste livro. Quem escreveu as páginas finais e encaminhou o texto para publicação foi sua esposa, Lucy, atendendo ao último desejo do marido. Logo que foi lançado, chegou ao primeiro lugar da lista do The New York Times e, em menos de um mês, mais de 200 mil exemplares já tinham sido vendidos.

Prepare-se para chorar.


Everything Happens for a Reason and other Lies I’ve Loved (Tudo Acontece Por Um Motivo E Outras Mentiras Que Eu Amei) - Kate Bowler

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Primeiramente temos que explicar quem é Kate Bowler: Professora na Duke Divinity School, com uma educação cristã modesta, mas é especialista no estudo do evangelho da prosperidade, um credo que vê a fortuna como uma bênção de Deus e o infortúnio como uma marca da desaprovação de Deus.

Aos trinta e cinco anos, tudo em sua vida parece apontar para a “bênção”: Ela está prosperando em seu trabalho, casada com seu namorado e ama a nova vida com seu filho recém-nascido.

Então ela é diagnosticada com câncer de colo do útero no estágio IV.

A perspectiva de sua própria mortalidade força Kate a perceber que ela tem seguido o evangelho, mas que nenhuma quantidade de pensamento positivo ou religiosidade diminuirá seus tumores. O que significa morrer, ela se pergunta, em uma sociedade que insiste que tudo acontece por um motivo? Kate se livra desta certeza apenas para descobrir que, sem ela, a vida é dura, mas bonita de uma forma que nunca foi antes.


The Cost of Hope (O Custo da Esperança) - Amanda Bennett

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesAmanda Bennett pode não ser conhecida no Brasil, mas é uma experiente escritora nos Estados Unidos sendo, inclusive, uma ganhadora do Prêmio Pulitzer. Esta obra à direita é o seu livro de memórias que reúne todas as histórias para que ela chegasse até aqui.
Emocionante, comovente e lindamente escrito, a obra traz a história de amor de duas pessoas incomuns, seu casamento complexo e devoção profunda e, finalmente, a busca de Bennett para salvar a vida de seu marido, Terence, frente uma doença devastadora.
O Custo da Esperança narra as medidas que Amanda e Terence tomaram para preservar não apenas a vida de Terence, mas também a vida de sua família. Após sua morte, Bennett usa suas habilidades como repórter investigativa veterana para determinar o custo de sua missão de esperança. O que ela descobre levanta questões importantes que muitas pessoas enfrentam e questões vitais sobre as complexidades do sistema de saúde dos Estados Unidos.
 

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

O Poder do Pensamento Matemático: a ciência de como não estar errado - Jordan Ellenberg

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Sabe quando você tá na escola e surge aquela pergunta clássica: "Por que aprender isso?" ou "Onde que vou usar isso na minha vida?". Pois é, todo mundo já se perguntou isso em meio a cálculos, fórmulas e equações.

A matemática escolar é incompreendida mesmo, e o matemático Jordan Ellenberg sabe disso. Foi por este motivo que ele escreveu esta obra que irá mostrar para você que a magia dos números está em todo lugar e que se mistura com questões do nosso dia a dia que nem imaginamos. Com humor e irreverência, Ellenberg aborda de modo simples e claro os conceitos mais complicados, sem os malditos jargões que nós, meros humanos, desconhecemos. 

Nada escapa do cenário montado por ele: da pintura renascentista ao resultado das eleições presidenciais, do futuro da obesidade ao que o Facebook sabe (e o que ele não sabe) sobre você e até mesmo a existência de Deus. A obra vai te fazer enxergar o mundo de uma outra maneira.


A Magia da Realidade - Richard Dawkins

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesA magia sempre fez parte do nosso mundo. Há muito tempo ela era usada para explicar o sobrenatural antes do desenvolvimento do método científico. Os antigos egípcios, por exemplo, usavam a imagem de uma deusa engolia o sol para explicar a noite; para os japoneses, os terremotos eram resultado do balanço da cauda de um gigantesco bagre que carregava o mundo nas costas; já os vikings acreditavam que o arco-íris era uma ponte entre a morada dos deuses e a Terra.

Mas o surgimento da ciência não acabou com essa magia não. Agora experimentamos um outro tipo de magia: a magia de encontrar alegria ao descobrir as verdadeiras respostas para essas perguntas. A ciência é a verdadeira a magia da realidade. 

Com este livro apenasmente perfeito (eu já li e indico de olhos fechados) você irá ficar hipnotizado pela leveza com Dawkins faz os temas mais complexos parecerem a coisa mais simples do mundo. Do que as coisas são feitas? Qual é a idade do universo? Por que os continentes parecem peças separadas de um quebra-cabeça? O que causa um tsunami? Quem foi o primeiro homem? Além disso, a obra não se limita a expor o que os cientistas sabem, mas ensina o leitor a pensar como um deles. 

Ahh, e se você acha que o nome Richard Dawkins não lhe é estranho, saiba que ele é o famoso autor de Deus, Um Delírio, e tantos outras obras sobre educação científica, principalmente a evolução.


E Se? Repostas científicas para perguntas absurdas - Randall Munroe

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesO que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria?

Essas são apenas algumas das perguntas que Randall Munroe, famoso por suas tirinhas XKCD e seus bonecos de palitinho que discutem sobre ciência, tecnologia e amor. 

Para encontrar as respostas para as perguntas mais capciosas de seus leitores, Munroe cria complexas simulações computadorizadas, se embrenha em dezenas de memorandos do exército, resolve equações diferenciais e consulta operadores de usinas nucleares. As respostas são uma obra-prima da clareza e do humor e, em geral, terminam com a aniquilação da humanidade, ou pelo menos numa grande explosão.

Nas listas dos mais vendidos antes mesmo de ser publicado, E se? traz questões nunca antes respondidas, além de versões expandidas e atualizadas das perguntas mais populares do blog. Se você é desses que fica viajando em umas perguntas absurdas, este livro é para você.


Explica tudo: coisas difíceis em palavras fáceis - Randall Munroe

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesE olha ele aqui de novo, Randall Munroe. Dessa vez ele não vai responder as perguntas mais bizarras que você pode imaginar, mas sim dar uma luz àquelas pessoas que já tentaram aprender sobre algo incrível, mas acabaram desistindo e frustradas por um jargão extremamente técnico e complexo.

Em Explica-tudo, ele usa desenhos básicos e apenas as 998 palavras mais comuns do idioma para desvendar, de maneira simples, as coisas mais curiosas que existem, entre elas:

• Caixa de rádio que aquece comida (forno micro-ondas)
• Estradas altas (pontes)
• Edifício cheio de computadores (data center)
• A casa no espaço (Estação Espacial Internacional)
• Mundos em volta do Sol (o Sistema Solar)
• Pedras grandes e lisas onde moramos (placas tectônicas)
• Pecinhas das quais tudo é feito (tabela periódica)
• Barco-do-céu com asas que giram (helicóptero)
• Caixa que deixa a roupa com cheiro bom (lavadora e secadora)
• Saquinhos de água que formam você (célula animal)

Como essas coisas funcionam? De onde elas vêm? Como seria nossas vidas sem elas? E o que aconteceria se as abríssemos? Ou se as esquentássemos? E se apertássemos aquele botão? Munroe nos traz respostas a essas e muitas outras questões.


Como Mentir com Estatística - Darrell Huff

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesQuem adora os livros como os do próprio Dawkins, que vimos acima, precisa ler este clássico. Quando foi publicado pela primeira vez, em 1954, o livro de Darrell Huff foi saudado como pioneiro em misturar uma linguagem simples com ilustrações para tratar de temas polêmicos e controversos.

Nos distantes anos 50, Huff investigou como o mau uso da estatística era usado para maquiar dados e abalizar opiniões. E por mais incrível que possa parecer, hoje, em tempos de internet e big data, o livro continua genuinamente subversivo relevante.

Qual é, afinal, o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas? Segundo Huff, vale ter sempre um pé atrás. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, listagens incompletas: item por item o autor apresenta os vilões da interpretação de dados. Em um capítulo, ele aponta como os gráficos estatísticos, mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade. Em outro, vemos que uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre. 

Indispensável para quem se vê bombardeado diariamente, seja pela mídia ou pela timeline do Facebook, por infográficos e estatísticas que se pretendem verdades incontestáveis.


Factfulness: Ten Reasons We’re Wrong About the World — and Why Things Are Better than You Think (Cheio de Fatos: dez razões pelas quais estamos errados sobre o mundo - e por que as coisas são melhores do que você pensa) - Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesHans Rosling tem apenas um objetivo com este livro: contar a história do "silencioso milagre secreto do progresso humano", mas ele vai muito além disso: Há também a explicação do porquê o progresso é tão frequentemente secreto e silencioso (e como o leitor poderá percebê-lo com maior facilidade).

Quando são feitas perguntas simples sobre tendências globais - por que a população mundial está aumentando; quantas mulheres jovens vão à escola; quantos de nós vivemos na pobreza - nós sistematicamente obtemos as respostas erradas. 

Assim, Hans Rosling, e seus dois colaboradores de longa data, oferece uma nova explicação radical do porquê isso acontece e revela os dez instintos que distorcem nossa perspectiva. A leitura vai mostrar que, apesar de todas as suas imperfeições, o mundo está em um estado muito melhor do que pensamos, apesar das notícias. 

Inspirador e revelador, cheio de anedotas animadas e histórias emocionantes, o Factfulness é um livro urgente e essencial que mudará a maneira como você vê o mundo.


O Sinal e o Ruído: por que tantas previsões falham e outras não - Nate Silver

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Ter acesso à informação nunca foi tão fácil e você sabe disso. Mas com essa facilidade em se informar veio um problema: como saber o que é relevante em meio a um volume cada vez maior de dados?

Entre as dezenas de diferentes notícias, opiniões e pesquisas que chegam ao seu feed, diariamente, como identificar o que é útil no momento de traçar um plano, de se preparar para determinado acontecimento, de acertar uma previsão?

Para o economista Nate Silver, garantir a qualidade da informação é o primeiro passo. Aqui ele examina casos de sucessos e fracassos para determinar o que os melhores "videntes" têm em comum em diversos campos de atividade, como ao avaliar o desempenho de um político em campanha, o estrago esperado de um furacão ou o avanço de uma epidemia perigosa. A interpretação correta de dados numéricos é essencial para a segurança e o progresso de nossa sociedade.


Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Aventuras Empresariais - John Brooks

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesQuer uma indicação de peso? Então olha o que Bill Gates disse em um artigo no Wall Street Journal: "Mais de duas décadas depois de Warren Buffet ter lhe indicado o livro, ele permanece como o melhor livro de negócios que já li na vida". Tá bom ou quer mais?

O que fez Gates se apaixonar pela obra são seus 12 cases que John Brooks usa para explorar conceitos diários sobre administração que são válidas para toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte, faturamento e número de funcionários.

Entre os cases, a política de preço fixo da General Electric para detalhar a falta de comunicação nos diversos níveis hierárquicos; a história da Xerox, que deveria ser matéria obrigatória para todos que trabalham na indústria da tecnologia; o rombo de US$350 milhões que atingiu a Ford, ao desenvolver o Edsel, um de seus maiores fracassos; entre outros exemplos que vão dar insights sobre inovação, estratégia, dinâmica de mercados, ética, câmbio, entre outros. 


A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike - Phil Knight

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Phil Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente.

Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E mal acreditou quando conseguiu vender rapidamente todos os calçados de suas primeiras encomendas. Mas o caminho até transformar a Nike na Nike não foi fácil.

As dificuldades estão todas colocadas no relato autobiográfico onde Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte. Ele relembra desde a criação do nome e da logomarca (reconhecida em todos os cantos do planeta), os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas, entre outros pontos marcantes. Interessante é, também, ler sobre as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike como seu ex-treinador de corrida e os primeiros funcionários.

Um dos livros mais famosos da lista, sem sombra de dúvidas. Escrito pelo próprio Phil Knight, a figura misteriosa por trás da Nike, seu sucesso se deve a contar tudo que passou para fundar uma das marcas esportivas mais famosas e bem-sucedidas da história.


Tap Dancing to Work: Warren Buffett on Practically Everything (Do sapateado ao trabalho: Warren Buffett em praticamente tudo) - Carol J. Loomis

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesQuando a jornalista Carol Loomis mencionou pela primeira vez um investidor pouco conhecido. em 1966, ela não sonhava que Warren Buffett um dia seria considerado o maior investidor do mundo - nem que ela e Buffett rapidamente se tornariam amigos pessoais próximos.

À medida que a reputação e a fortuna de Buffett aumentavam com o tempo, Loomis usava sua visão única do pensamento de Buffett para narrar sua ascensão e trajetória incluindo as grandes conquistas e os eventuais erros.

Décadas depois, Loomis coletou e atualizou os melhores artigos sobre Buffett que a Fortune publicou entre 1966 e 2012, incluindo várias reportagens de capa e uma dezena de artigos do próprio Buffett. O livro é o registro mais completo para entender como pensa e age o investidor mais inteligente da nossa era. Obrigatório para quem coloca uns pilas na bolsa e se acha um magnata. Postei e sai correndo.


Aperte o F5: a transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor - Satya Nadella

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesTransformação. Essa é a palavra-chave que pauta a nossa vida e também as páginas deste livro. Assim Aperte o F5 aborda tanto a transformação pessoal pela qual passou Satya Nadella – atual CEO da Microsoft, que sucedeu a Steve Ballmer e Bill Gates e teve que aprender a ser líder – quanto todas as mudanças de valores e estratégia de uma das empresas mais conhecidas e renomadas do mundo.

Em meio a tudo isso, há também a questão sobre a empolgante transformação tecnológica que estamos prestes a vivenciar seja pelas mãos da Microsoft ou qualquer outra: inteligência artificial, realidade mista e computação quântica não são mais conceitos restritos à ficção científica e prometem alterar completamente as relações entre pessoas e máquinas.

Como a humanidade lidará com essas mudanças? Será que a desigualdade vai ser eliminada ou vai se agravar ainda mais? Qual o papel da Microsoft nesses tempos de inovação? e qual o papel do próprio Nadella como líder da empresa que pode revolucionar nossa vida? 


Science Business: The Promise, the Reality, and the Future of Biotech (Negócio científico: a promessa, a realidade, e o futuro da biotecnologia) - Gary P. Pisano

Todas as leituras recomendadas por Bill GatesPor que a indústria de biotecnologia não atendeu às expectativas - apesar de toda a sua promessa? Em Science Business, Gary Pisano responde a essa pergunta fornecendo uma crítica incisiva à indústria.
Pisano não apenas revela as causas subjacentes dos problemas da biotecnologia como oferece uma análise ainda mais sofisticada sobre como a indústria funciona. No menu também estão dicas para empresas, investidores e legisladores que buscam maneiras de melhorar o desempenho do setor.
Ele ainda pontua os três desafios para o futuro do setor: como financiar investimentos altamente arriscados sob profunda incerteza e longos horizontes de tempo para pesquisa e desenvolvimento, como aprender rápido o suficiente para acompanhar os avanços no conhecimento da ciência das drogas e como integrar capacidades em um amplo espectro científico tecnológico.

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates

Titan II: A History of a Cold War Missile Program (Titan II: A história de um programa de míssseis na Guerra Fria) - David K. Stump

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
O programa Titan II ICBM (míssil balístico intercontinental) foi desenvolvido pelos militares dos Estados Unidos para reforçar o tamanho, a força e a velocidade do arsenal de armas estratégicas do país nos anos 50 e 60. Cada míssil carregava uma única ogiva - a maior em estoque dos EUA - usava propelentes de combustível líquido, e era armazenada e lançada de silos subterrâneos reforçados e protegidos.

Os mísseis foram instalados nos estados do Arkansas, Arizona e Kansas e permaneceram prontos para entrar em ação por mais de vinte anos. Após sua desativação, no início dos anos 80, o Titan II serviu como um confiável veículo lançador de satélites.

O livro conta a história ricamente detalhada do míssil Titan II e dos homens e mulheres que desenvolveram e operaram o sistema bem como os três principais acidentes acontecidos com o programa.


A Full Life: Reflections at Ninety (Uma vida completa: reflexões aos 90 anos) - Jimmy Carter

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Jimmy Carter, 39º presidente, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e pescador nas horas vagas, reflete sobre sua vida plena e feliz.

No livro o ex-presidente conta do que se orgulha e o que poderia ter feito de maneira diferente. Ele discute seu arrependimento em perder a reeleição, mas como ele e sua esposa Rosalynn seguiram em fente e fizeram uma nova vida e uma segunda e terceira carreiras recompensadoras. 

Com franqueza fala sobre os presidentes que o sucedeu, os líderes mundiais e suas paixões pelas causas que mais lhe interessam; particularmente a condição das mulheres e das pessoas carentes dos países em desenvolvimento.


Being Nixon: A Man Divided (Sendo Nixon, um homem dividido) - Evan Thomas

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Em Being Nixon, Evan Thomas descasca as camadas da figura complexa e confusa que se tornou o 37º presidente americano.

Filho de devotos quakers, Richard Nixon cresceu à sombra de um irmão mais velho e favorecido, sempre em conflito e oposição. Tanto no ensino médio como na faculdade, na marinha ou na política, ele estava constantemente liderando cruzadas e lutando contra inimigos reais e imaginários.

Por mais maquiavélico que fosse, Nixon possuía a eloquência para fazer os americanos chorarem com um discurso seu na televisão enquanto, do outro lado, seus esquemas sombrios eram criados para derrubar seus inimigos políticos sem dó.

Com base em uma ampla gama de relatos históricos, Thomas revela as contradições de um líder cuja visão e previsão o levaram a se distanciar da União Soviética e restabelecer relações com a China comunista, mas cujas táticas políticas obscuras mancharam sua reputação muito antes do famoso escândalo Watergate. 


The Bully Pulpit: Theodore Roosevelt and the Golden Age of Journalism (O orador "valentão": Theodore Roosvelt e a época de ouro do jornalismo) - Doris Kearns Goodwin

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Além de ser indicado por Bill Gates, a obra figura na lista de melhores livros do ano do The New York Times, The Washington Post, The Economist, Time, USA Today, Christian Science Monitor, entre outros.

No livro a história é contada através da intensa amizade de Theodore Roosevelt e William Howard Taft, até que, em 1912, eles entram em conflito por causa da nomeção de seu partido de quem iria concorrer à eleição presidencial seguinte. Além de dividir suas esposas, filhos e amigos mais próximos, a disputa paralisa a ala progressista do Partido Republicano e faz com que o democrata Woodrow Wilson seja eleito e mude a história do país.

Em meio a tudo isso é ilustrado o cenário pelo qual passava o país: um desigualdade entre ricos e pobres que nunca fora tão grande; o impasse legislativo que paralisa o país; as corporações resistindo aos regulamentos federais; as fusões e surgimento de empresas gigantes; o aumento da influência do dinheiro na política; diversas invenções mudando o ritmo da vida das pessoas, etc.


Deng Xiaoping and the Transformation of China (Deng Xiaoping e a transformação da China) - Ezra Vogel

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
Ninguém no século XX teve um impacto maior na história mundial do que Deng Xiaoping. E nenhum estudioso é mais qualificado do que Ezra Vogel para desenredar as contradições incorporadas na vida e legado do mais ousado, pragmático e disciplinado estrategista da China.

Deng Xiaoping foi o secretário-geral do Partido Comunista Chinês, sendo, de fato, o líder político da República Popular da China entre 1978 e 1990. Foi o criador da chamada economia de mercado socialista, que é o regime vigente na China, ainda hoje. 

Xiaoping é o nome por trás da radical transformação econômica, tecnológica e social da China que faz com que o país seja referência mundial em crescimento dos índices de desenvolvimento social.


A Nation of Wusses: How America’s Leaders Lost the Guts to Make Us Great (Uma nação de covardes: como líderes americanos perderam a coragem para nos tornar grandes) -  Ed Rendell

Todas as leituras recomendadas por Bill Gates
O ex-governador do estado da Pensilvânia, Ed Rendell, explica por que os líderes da América raramente pedem sacrifício para o bem maior: para que eles possam evitar fazer qualquer sacrifício de sua parte! Aliás, quem disse que o Brasil e os Estados Unidos não tem algo em comum?

No livro Rendell conta como viu a segurança no trabalho se tornar a principal consideração de qualquer pessoa com poder no país. Segundo ele a maioria dos políticos e burocratas não enxerga além da próxima eleição, às vezes até a próxima coletiva de imprensa. E ele vai mais longe: Os americanos dificelmente têm medo de se sacrificar e trabalhar duro quando querem construir um futuro melhor, mas quando foi a última vez que o país teve um líder que se posicionou a favor de um sacrifício pelo bem maior?

Tocando em um assunto delicado e mexendo com pessoas importantes, Ed Rendell discute abertamente sobre pontos da sua própria carreira como um meio de analisar as decisões de seus colegas que tem medo de ganhar ou perder.


E aí? Já havia lido algum destes? Gostou de alguma indicação e já adicionou na sua lista de leituras? Conta pra gente aí nos comentários.

MAIS SOBRE: #billgates  #microsoft  #empreendedorismo
Comentários
Carregar comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net