Com certeza você conhece William Henry Gates III, o popular Bill Gates, cofundador da Microsoft, gênio da computação, o maior filantropo do mundo e um dos homens mais ricos da atualidade. Talvez você queira ser tão rico quanto ele, tão importante para uma determinada área - assim como ele é para a computação moderna - ou, apenas, tão gente boa quanto o Bill. Se esse é o seu caso, tenho uma boa e uma má notícia.

A má é que um passo a passo para se tornar Bill Gates não existe; porém, a boa é existe uma excelente maneira de você começar a trilhar os passos de Bill hoje mesmo. Isso porque ele mantém um blog - uma excelente fonte de informação para o que ele anda fazendo, aliás - onde uma das categorias é dedicada exclusivamente às suas leituras atuais.

Mas e onde está o pulo do gato nisso tudo, talvez você esteja se perguntando. Pois bem, o site americano Quartz listou todos os quase 200 livros que Bill Gates já leu e indicou por lá nos últimos 8 anos, desde janeiro de 2010. Se não dá pra se tornar o verdadeiro Bill do dia para a noite, ao menos dá pra vasculhar a lista das publicações que já dormiram em sua cabeceira e ir montando a sua checklist personalizada em rumo ao mindset de um dos caras mais importantes da nossa era.

ÍNDICE

E pensando em ajudar você que está buscando um novo e interessante título para ler, traduzi a lista para o português dando uma breve descrição de cada obra para que você saiba se a obra é do seu interesse ou não. Os títulos que estão em português é porque já foram lançados por aqui e você pode encontrar em versão nacional e traduzida, os demais estão com o nome original, uma tradução livre feita por este humilde redator e só podem ser encontrados em inglês.

A listagem está dividida em grandes áreas do conhecimento para que você foque no que gosta de ler.

Os assuntos vão de tecnologia e liderança à temas como educação, desenvolvimento social, saúde e combate à pobreza. Vaclav Smil é o autor preferido de Bill, de acordo com o número de indicações de leitura em seu blog: 17! Tamanha quantidade fez com que o autor ganhasse uma categoria na lista somente para ele. Smil é um acadêmico da Universidade de Manitoba, no Canadá, que escreve, principalmente, sobre energia e políticas públicas.

Ficou curioso para saber quais livros Bill Gates tem lido nos últimos anos? Então segue a lista.

P.S. A lista foi atualizada com todas as leituras feitas por Bill em 2018 e conta com 191 sugestões

Civilização e Evolução Humana

a

Sapiens: uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari

y
Não dava para começar a lista com outro que não esse, o livro mais vendido da Amazon brasileira, em sua respectiva categoria e um dos mais badalados best-sellers do mundo na atualidade.

Na obra, um dos autores mais vendidos do ano passado, investiga os acontecimentos que possibilitaram ao Homo sapiens subjugar as demais espécies e fez com que evoluíssemos ao ponto de sermos capazes de produzir obras de arte, avanços científicos e a causar guerras entre nossa própria espécie.

Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente, fazendo com que o trajeto seja fácil e a leitura, agradável. Em "Sapiens", Harari oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontologia, biologia e antropologia para explicar seus insights.

21 Lições Para O Século 21 - Yuval Noah Harari

k
Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos?

Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. Agora 21 lições para o século 21 chega para explorar o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.

Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Homo Deus: uma breve história do amanhã - Yuval Noah Harari

g

E o livro acima deu tão certo que ganhou uma continuação. Aqui Yuval volta a combinar ciência, história e filosofia, mas desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos.

Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?

A partir de uma visão original de nossa história, ele combina as últimas pesquisas e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

Assim como seu predecessor, a obra também figura como o livro mais vendido da Amazon brasileira em sua respectiva categoria.

Questão vital: Por que a vida é como é? - Nick Lane

w

Por que a vida é como é? Quais os eventos que tiveram que se alinhar para que, há 4 bilhões de anos atrás, as bactérias começassem a evoluir em direção à formas de vida mais complexas? Todas as formas de vida posteriores compartilham as mesmas estranhas propriedades básicas - sexo, envelhecimento, morte. Se existe vida em outros planetas, ela terá de ser exatamente igual ou completamente diferente da nossa?

Para Nick Lane, a resposta para todas estas perguntas reside na eletricidade. Partindo das bases da teoria evolucionária, o autor se vale de pesquisas revolucionárias sobre a relação entre energia e biologia celular para produzir um relato fascinante sobre a evolução.

Ao mesmo tempo preciso e encantador, este livro oferece uma resposta à mais vital das questões: por que somos como somos, e, acima de tudo, o que fazemos aqui?

Enlightenment Now: The Case for Reason (Esclarecimento já: O caso da razão) - Steven Pinker

d

Se você acha que o mundo está chegando ao fim, pense novamente: as pessoas estão vivendo vidas cada vez mais longas, mais saudáveis, mais livres e mais felizes, e até mesmos nossos problemas já são, basicamente, "problemas menores".

O mundo está realmente desmoronando? O ideal do progresso está obsoleto? Nesta avaliação da condição humana no terceiro milênio, o cientista cognitivo e intelectual Steven Pinker nos incita a nos afastarmos das manchetes e profecias sangrentas da desgraça, que influenciam nossos preconceitos psicológicos e vendem jornais e caçam cliques. Em vez disso Pinker nos mostra, em setenta e cinco gráficos impressionantes, que a vida, a saúde, a prosperidade, a segurança, a paz, o conhecimento e a felicidade estão em ascensão, não apenas no Ocidente, mas em todo o mundo.

Este progresso não é o resultado de alguma força cósmica ou de um ser superior. É ela um presente do Iluminismo: a convicção de que a razão e a ciência podem melhorar a humanidade. Enlightenment Now defende a razão, a ciência e o humanismo: os ideais de que precisamos para enfrentar nossos problemas e continuar progredindo.

Mas a melhor descrição para vender o livro seja a seguinte: "Meu novo livro favorito de todos" - Bill Gates, em seu blog.

Os anjos bons da nossa natureza: Por que a violência diminuiu - Steven Pinker

p

Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, em 1861, Abraham Lincoln apelou aos "anjos bons de nossa natureza" quando pediu à região sul do país, escravagista, que evitasse uma guerra contra o norte abolicionista. Sua súplica não foi atendida, e os americanos deram início ao conflito interno mais mortal de sua história.

Banhos de sangue como a Guerra Civil Americana, porém, estão cada vez mais restritos ao passado, e estudiosos tentam, hoje, entender por que a sociedade contemporânea recorre menos à violência para resolver disputas. Em Os anjos bons da nossa natureza, o psicólogo canadense Steven Pinker toma para si o desafio duplo de responder a essa questão e de explicar as razões pelas quais as pessoas têm trilhado o caminho da paz com mais frequência, seja nas relações interpessoais, seja na diplomacia global.

Numa empreitada multidisciplinar que envolve história, ciências sociais e psicologia, Os anjos bons da nossa natureza cobre toda a escala de tempo da história humana, baseando-se em levantamentos de dados em arqueologia, estatísticas de criminalidade, contagens de baixas em guerras e outras formas de registro da violência.

A sexta extinção: uma história não natural - Elizabeth Kolbert

g

Ao longo dos últimos quinhentos milhões de anos, o mundo passou por cinco brutais extinções em massa, nas quais sua biodiversidade foi em taxas que flutuaram entre 75 e 96%. De todas, a mais conhecida foi a última, aquela que eliminou, entre outros seres vivos, os dinossauros, quando um asteroide colidiu com o planeta há 65 milhões de anos. Mas e se ela não fosse mesmo "a última"?

Isso porque, atualmente, vem sendo monitorada a sexta extinção, que tem potencial para ser a mais devastadora da história da Terra. Mas, dessa vez, a causa não é um asteroide, um vulcão ou uma tragédia da natureza qualquer. Nós somos a causa.

Em A sexta extinção, a jornalista Elizabeth Kolbert explica de que maneira e por que o ser humano alterou a vida no planeta como absolutamente nenhuma espécie havia feito até hoje. Para isso, a autora lança mão de trabalhos de dezenas de cientistas nas searas mais diversas e vai aos lugares mais remotos em busca de respostas: de ilhas quase inacessíveis na Islândia até a vastidão da cordilheira dos Andes.

Para ilustrar, Kolbert apresenta ao leitor doze espécies — algumas desaparecidas, outras em vias de extinção — e, a partir daí, chega à conclusão assustadora de que uma quantidade inigualável de animais está desaparecendo bem diante de nossos olhos. Como bônus track ela ainda aproveita para analisar como nosso entendimento sobre a extinção mudou através dos últimos séculos.

Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas - Jared Diamond

l

O homem é fruto do meio? Para o vencedor do Prêmio Pulitzer, o fisiologista americano Jared Diamond, não. Para ele é inegável que fatores ambientais e geográficos acabaram moldando o mundo moderno.

E para provar isso em sua obra será feita uma revisão da evolução dos povos onde ficará claro que o destino de europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes à inteligência e às aptidões de cada grupo.

Através de uma viagem de 13 mil anos de história Diamond conclui que a dominação de uma população sobre outra tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), que dizimaram sociedades, asseguraram conquistas, proporcionaram a expansão dos domínios de determinados povos e, consequentemente, conferiu-lhes grande poder político e econômico.

O mundo até ontem: o que podemos aprender com as sociedades tradicionais? - Jared Diamond

f

Também escrito por Jared Diamond, o livro investiga como a maior parte de nós toma como natural as características de nossa sociedade moderna, desde viagens aéreas e telefones celulares até alfabetização e obesidade, sem se questionar como era quando o natural era não ter nada disso à disposição.

Se pegarmos todos os quase seis milhões de anos de sua existência, a sociedade humana não conheceu nenhuma dessas coisas em mais de 99,99% do tempo em que existiu como espécie. É aí que entra a pesquisa de Diamond.

Baseando-se em pesquisas de campo com sociedades tradicionais — povos das ilhas do Pacífico, os inuítes, os índios da Amazônia e o povo san do deserto Kalahari — ele encontra muitos exemplos com os quais podemos aprender questões universais como educação dos filhos, tratamento dos idosos, solução de brigas, avaliação de riscos e manutenção da saúde e do bem-estar.

Tudo sem "tecnologia" e as facilidades do mundo moderno.

Colapso: Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso - Jared Diamond

f

Mais um livro de Jared Diamond recomendado por Bill Gates.

Aqui o autor mostra como o colapso global pode ser evitado, analisando civilizações do último milênio, e investiga por que umas se extinguiram enquanto que outras prosperaram. Fazendo uma série de relações ele mostra como causas ambientais (mudança climática causada pelo homem, acúmulo de lixo químico, falta de energia e superutilização da capacidade de fotossíntese), guerras entre os povos e culturas influenciaram o processo.

Diamond aproveita ainda para mostrar quais seriam as decisões autodestrutivas mais recorrentes na História, com o objetivo de evitar catástrofes coletivas e reverter valores incorporados às sociedades.

Abundância: o futuro é melhor do que você imagina - Peter Diamandis e Steven Kotler

d

Você é daqueles que tem medo dos caminhos que a tecnologia está nos levando? Que as máquinas vão tomar o controle? Que sua vida inteirinha será conhecida pelas corporações? Black Mirror? Então dê uma conferida nesse livro.

Os autores documentam como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores em qualidade de vida do que aqueles obtidos nos dois últimos séculos. Segundo eles, logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta sem dificuldades. A abundância universal está ao nosso alcance.

Os autores apresentam dúzias de inovações e empreendedores que têm dado passos largos em áreas específicas em direção ao mesmo objetivo. Quatro forças emergentes - tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você-mesmo, tecnofilantropos e o bilhão ascendente - são retratadas como aquelas que irão acabar com os maiores problemas da humanidade.

A grande história: do Big Bang aos dias de hoje - Cynthia Brown

k

Sabe aqueles livros que vêm puxando a história beeeem lá de trás e conseguem prender você com uma narrativa empolgante? A grande história é um desses.

Ele combina história natural com as mais recentes teorias científicas para criar uma exposição acessível da história do universo. Aliando a narrativa da criação do planeta a tópicos atuais de uma era que precisar aliar a compreensão das origens do universo à realidade do aquecimento global e de outros desafios ecológicos.

Com uma prosa simples, Brown captura a espantosa complexidade que nos fez chegar até aqui, fazendo ligações ao dia a dia meu e seu.

Um livro que se propõe a contar a história do universo desde o seu surgimento parece audacioso - e é - mas a tarefa é concluída com sucesso.

Origin Story: A Big History of Everything (História original: a grande história de tudo) - David Christian

d

A maioria dos historiadores estuda os menores fragmentos de tempo, enfatizando datas específicas, indivíduos e documentos. Mas como seria estudar toda a história, desde o big bang até os dias atuais - e até mesmo no futuro remoto? Como que olhar para o espaço total de tempo que já deixamos para trás pode mudar a maneira como percebemos o universo, a terra e nossa própria existência?

Essas foram as perguntas que David Christian se propôs a responder quando criou o campo da "Grande História", uma nova abordagem para entender onde estivemos, onde estamos e para onde estamos indo. Na obra em questão ele leva os leitores a um passeio intenso durante os 13.8 bilhões de anos que fez com que chegássemos até aqui e que conhecemos como "história do universo".

Ao focar na definição de eventos, grandes tendências e questões profundas sobre nossas origens, Christian expõe aqueles detalhes que mantém tudo unido - da criação do planeta ao advento da agricultura, da guerra nuclear e além.

Limites do Crescimento - Donella Meadows, Jorgen Randers e Dennis Meadows

f

Atualmente, ninguém mais pode negar a existência do colapso da pesca, da redução das florestas, da diminuição dos níveis dos lençóis freáticos, da extinção dos recifes de corais, da expansão dos desertos, da erosão dos solos, do aumento da temperatura e do desaparecimento de espécies. Mas quem foi que deu início a estes debates e colocou as cartas na mesa?

Quando foi publicado pela primeira vez, em 1972, este livro gerou imediata atenção e muita polêmica em diversas partes do mundo. Pela primeira vez, a humanidade despertava para a realidade dos limites físicos da Terra frente os ilimitados impactos humanos. Há quarenta e cinco anos, Limites do Crescimento foi amplo, mas erroneamente atacado, por profetizar a catástrofe, ignorar os custos e negar a adaptação.

Hoje em dia, com as dinâmicas globais e desafios que ele anteviu para todos nós, e com as reformas que ele disse serem mais vitais do que nunca, sua oportuna revisão permanece como um instrumento incomparável para o entendimento do presente e a criação do futuro que almejamos.

A obra se concentra em elucidar a necessária transição a um mundo sustentável, e sugerir o necessário debate sobre as ferramentas para enfrentar a transição. Trata-se de uma excelente contribuição para o debate e ação sobre temas decisivos para a vida e o futuro das sociedades.

Life 3.0: Being Human in the Age of Artificial Intelligence (Vida 3.0: Ser Humano na Era da Inteligência Artificial) - Max Tegmark

t
Como podemos aumentar nossa prosperidade através da automação sem deixar pessoas sem renda ou sem um propósito de vida? Que conselho de carreira devemos dar às crianças de hoje? Como podemos tornar os futuros sistemas de inteligência artificial mais robustos, para que eles façam o que quisermos sem causar falhas, mau funcionamento ou serem hackeados? Deveríamos ter medo de uma corrida armamentista em armas autônomas letais? As máquinas acabarão por nos superar em todas as tarefas, substituindo os humanos no mercado de trabalho e talvez em conjunto? A IA ajudará a vida a florescer como nunca antes ou nos dará mais poder do que podemos suportar? Que tipo de futuro você quer?

Com tantas perguntas assim este livro permite que você participe daquela que pode ser a conversa mais importante do nosso tempo.

Tecnologia e Invenções

s

The Grid: The Fraying Wires Between Americans and our Energy Future (O sistema: os fios desencapados entre americanos e nosso futuro energético) - Gretchen Bakke

d

A rede elétrica dos Estados Unidos, um triunfo da engenharia do século XX, está se revelando inadequada para o país do século XXI, e não só porque a rede envelheceu e agora precisa - e muito - de constantes reparos.
Hoje, à medida em que a humanidade investe suas esperanças em novas fontes de energia ainda incertas - solar, eólica e outras alternativas - a rede elétrica é a única possibilidade concreta deste futuro energético. Se vamos mesmo concretizar os planos de um futuro mais energético, precisamos reimaginar as redes como uma malha suportável às capacidades do século XXI.

The Grid conta - de maneira divertida - a história daquela que tem sido chamado de "a maior máquina do mundo": sua história fascinante, seu presente problemático e seu papel potencial em um futuro mais brilhante e mais limpo.

The Grid: A Journey Through the Heart of our Electrified World (O sistema: uma jornada pelo coração do mundo eletrificado) - Phillip F. Schewe

g

E já que estamos falando da rede elétrica, aqui vai mais uma leitura de Bill Gates sobre ela que foi considerada a maior conquista de engenharia do século XX pela Academia Nacional de Engenharia.

Faz sentido o título, afinal, a rede elétrica é o maior investimento industrial na história da humanidade: Ele sai de um lugar que muitas pessoas nem imaginam e, em uma fração de segundo, chega na sua casa, serpenteia até o seu quarto e sobe até a lâmpada ao lado do travesseiro. Porém, se analisado em detalhes, perceberemos que o sistema é construído de tal forma que quanto maior, mais inevitável é o seu colapso, não importa quantos passos preventivos tomemos.

Para corroborar sua tese o autor lembra do colossal apagão de 2003, quando 50 milhões de americanos perderam energia devido a um erro simples em uma usina; ou aquela que aconteceu um mês depois, onde 57 milhões de italianos ficaram no escuro. E sempre pode ser pior, como o autor lembra: mesmo que esses dois casos sejam somados, ainda assim não chegaríamos a marca de 226 milhões de pessoas que ficaram sem eletricidade na Índia, em 2001.

Se você ficou interessado em entender essa dependência que só tende a aumentar a partir do momento em que nunca estivemos tão tecnológicos, este livro é para você.

The Path Between the Seas: The Creation of the Panama Canal, 1870-1914 (O caminho entre os mares: A criação do Canal do Panamá , 1870-1914) - David McCullough

d

Alguma vez você já parou para pensar em todos os esforços necessários para criar o canal do Panamá? O historiador, e duas vezes ganhador do prêmio Pulitzer, David McCullough sim. E o resultado não poderia ser melhor: um livro ganhador do National Book Award, um dos prêmios máximos da literatura americana.

McCullough conta neste épico a história dos homens e mulheres que lutaram contra todas as probabilidades para realizar o sonho de 400 anos de construir uma passagem aquática entre os oceanos Atlântico e Pacífico. É uma história de superação da engenharia, de feitos médicos, de jogos, tramas e poder político, sucessos heroicos e falhas trágicas.

Além da honra de ser indicado por Bill Gates e do prêmio no National Book Award (categoria história), a obra levou outros prêmios nacionais e internacionais. Leitura obrigatória para qualquer um interessado na história da tecnologia, no jogo político e intriga internacional e no drama e glória das pessoas.

Sustainable Materials with both Eyes Open (Materiais sustentáveis com os dois olhos abertos) - Julian M. Allwood e Jonathan M. Cullen

g

Aí está um livro de engenharia que qualquer um pode ler (qualquer um que saiba inglês, por que esse, infelizmente, ainda não ganhou versão traduzida).

Escrito para designers; engenheiros; gerentes de operações; técnicos; comerciantes; estudantes; funcionário públicos; membros de ONGs; trabalhadores das áreas de negócios, clima, energia, meio ambiente, resíduos e até comércio; ele é a melhor opção até para quem não tem familiaridade com o tema.

A obra apresenta um cenário de mudanças para as futuras gerações, no qual elas ainda poderão usar aço, cimento, plásticos, etc., mas de uma forma que cause menos impacto no meio ambiente. O livro se classifica como um alerta, em primeiro lugar, e, depois, como um manual de soluções práticas.

Ao fornecer uma visão da mudança baseada em evidências, o livro pode ter um papel significativo em influenciar nosso futuro. Embora ele seja, primordialmente, relevante para ramos específicos da indústria como, energia, construção, consultoria, manufatura, transporte e arquitetura, também fará sucesso com aqueles que amam o debate e divulgação científica.

The Most Powerful Idea in the World: A Story of Steam, Industry and Invention (A ideia mais poderosa do mundo: a história do vapor, da indústria e da invenção) - William Rosen

ç

Dificilmente haverá um tribunal de alta corte onde um caso de propriedade intelectual não esteja em debate. A defesa do plágio e da criação de ideias é comum, mas como surgiu a crença de que alguém poderia ter uma ideia? E como essa crença mudou a forma como a humanidade vive e trabalha?

William Rosen procura responder a essas e muitas outras perguntas com um estudo empolgado e apaixonado pelos avanços da ciência e da engenharia que levaram à máquina a vapor. Em meio ao discurso ele aproveita para argumentar sobre como a própria noção de propriedade intelectual levou não só à invenção do motor a vapor, mas também à toda a revolução industrial.

Com curiosidade, Rosen explora o poder da criatividade, do capital e a sua colaboração na criação do motor a vapor e, consequentemente, como esta fonte de energia, que alimentou fábricas, navios e ferrovias, mudou a história da humanidade.

The Box: How the Shipping Container Made the World Smaller and the World Economy Bigger (A caixa: como o container fez o mundo diminuir e a economia mundial crescer) - Marc Levinson

d

Em abril de 1956, um petroleiro reabastecia e colocava a bordo cinquenta e oito contêineres que seriam entregues dali 4 mil quilômetros. A partir desse modesto começo, o transporte de contêineres se transformou em uma enorme indústria que possibilitou o boom do comércio global.

The Box conta a história dramática da criação do contêiner, a década de luta antes deles serem amplamente aceitos e as consequências econômicas abrangentes da queda acentuada nos custos de transporte que a "conteinerização" trouxe.

Neste livro lançado em comemoração aos 50 anos da primeira viagem de contêineres, é analisado como foram necessárias enormes somas de dinheiro, tanto de investidores privados quanto de portos que aspiravam a estar na vanguarda de uma nova tecnologia para que ela acontecesse; como foram necessárias negociações delicadas sobre os padrões para que fosse possível eles pudessem viajar em qualquer caminhão, trem ou navio; qual o seu impacto global e econômico; etc.

Marc Levinson mostra como o contêiner transformou a geografia econômica ao tornar o transporte tão barato que a indústria poderia ficar a milhares de kms de seus clientes. Achou essa história familiar? Pois é, foi o contêiner que abriu o caminho para que a Ásia se tornasse a oficina do mundo e trouxesse a nós, os consumidores, uma variedade inimaginável de produtos de baixo custo.

Biografias

d

Einstein: Sua Vida, Seu Universo - Walter Isaacson

v
Primeiramente uma opinião pessoal: Walter Isaacson é o maior biógrafo vivo e, não por coincidência, você verá três indicações de obras do autor na sequência.

Baseada na correspondência pessoal de Albert Einstein divulgada em 2006 (vinte anos depois da morte da enteada do cientista), esta biografia desfaz diversos mitos e mostra um Einstein diferente do que se imagina: rebelde, avesso a convenções e um espírito que seu brilhantismo científico e os inúmeros casos extraconjugais. Foi esse espírito controverso que permitiu o nascimento da teoria que revolucionaria a física para sempre.

O conteúdo das cartas mostra a vida particular da mente de um gênio. Um homem simples e afável, mas ao mesmo tempo impertinente e distante, Einstein alimentava relacionamentos difíceis, mantinha segredos e tinha diversos casos extraconjugais. De um lado sua humanidade desprezava a guerra enquanto que, ao mesmo tempo, ele se divertia com a fama e celebridade.

Einstein: Sua Vida, Seu Universo revela um menino curioso, um estudante genial e insolente que se apaixona pela colega de curso, um jovem que revoluciona a física enquanto era funcionário do escritório de patentes, o pai muitas vezes ausente, o homem atormentado por problemas conjugais, o físico reconhecido mundialmente, o militante pacifista e sua incansável - e frustrada - busca pela "teoria do campo unificado" - uma solução matemática que explicasse as particularidades da recém-nascida mecânica quântica - outra criação sua.

Leonardo da Vinci - Walter Isaacson

h
Com base em milhares de páginas dos cadernos que Leonardo escreveu ao longo de boa parte da vida, Walter Isaacson acerta a mão mais uma vez e revela faces inéditas da história de Leonardo.

Filho ilegítimo, sem educação formal, gay, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo mostrado nesta biografia é uma pessoa real.

Ficando longe da aura de super-humano o autor mostra que a genialidade de Leonardo estava fundamentada em características comuns a todos nós, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia.

Através das suas anotações alguns pontos surgem e nos deixam surpresos, como a sua vontade em ser reconhecido como engenheiro militar; um homem da ciência e da tecnologia e não como um retratista e pintor. Com uma paixão obsessiva pelos detalhes da Vinci estudou anatomia, fósseis, o voo dos pássaros, o coração, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica, armamentos e fortificações.

Steve Jobs - Walter Isaacson

f
Baseado em mais de quarenta entrevistas com o próprio Steve Jobs - e mais de cem entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes, Walter Isaacson narra a vida conturbada do homem tão criativo quanto polêmico, explosivo e imprevisível cuja paixão pela perfeição revolucionou as indústrias da computação pessoal, do cinema de animação, da música, da telefonia celular, da computação em tablet e da edição digital.

Em um dos raros momentos de descontrole da situação Jobs cumpriu sua palavra de que o livro seria publicado sem nenhuma interferência de sua parte, sem nem mesmo lê-lo antes da obra ir para as prateleiras das livrarias. E mais: ele fala com franqueza, e às vezes com brutalidade, sobre seus companheiros de trabalho, seus concorrentes, seus amigos e inimigos, sobre seus demônios, seu perfeccionismo, seus desejos e as manias e obsessões que formaram a imagem pública de um dos homens mais reconhecidos do século XX.

Particularmente, esta é a melhor obra de Walter Isaacson e deve ser lida por todos que gostam de tecnologia, histórias de vida incríveis e, principalmente pelos fãs de Jobs que tendem a vê-lo como um deus. Espere mudar seu pensamento sobre Steve depois de terminar esta leitura.

Broken Genius (Gênio Falido) - Joel Shurkin

t
Se você não sabe quem é William Shockley pare agora mesmo de ler este texto e clique aqui para ler o artigo sobre a história do Vale do Silício e ter uma leve noção de como funcionava a mente desse cara.

Shockley era o típico gênio nerd do mal tantas vezes caracterizado nos filmes: Inteligente ao ponto de ninguém acompanhar seus pensamentos, grosso com os funcionários, malvado, arrogante, ganhador do prêmio Nobel, explosivo, aplicava pessoalmente testes de Q.I. nos funcionários que desejava contratar e, do nada, poderia submetê-los a testes com detectores de mentira.

E o livro que você vê ao lado é a primeira biografia de William Shockley, um dos cientistas mais importantes e controversos do século XX. Com acesso exclusivo aos arquivos privados de Shockley, o historiador de tecnologia e jornalista Joel Shurkin faz um relato incrível de como esse gênio terminou a vida desrespeitado e humilhado.

Mente de Campeão - Pete Sampras

f
Nesta autobiografia de Pete Sampras, os leitores conhecerão a intimidade de um atleta de ponta que marcou para sempre a história do tênis.

Um prodígio, desde seus primeiros dias como tenista, Sampras decidiu que nunca deixaria nada desviá-lo da dedicação e do amor pelo esporte. Tal postura foi determinante para as suas grandes realizações nas quadras, porém o sucesso não veio por acaso e teve o seu preço.

Pela primeira vez, Sampras conta abertamente aos leitores os desafios pessoais que enfrentou para se tornar uma lenda das quadras, como a morte de seu técnico e todo o esforço empreendido na trajetória para chegar ao topo do ranking mundial.

Agassi - Andre Agassi

d
Escrita por Andre Agassi, um dos jogadores mais talentosos a pisar numa quadra de tênis, temos em mãos sua maravilhosa e apaixonante autobiografia.

O treinamento inacreditavelmente rigoroso de Agassi começou aos 13 anos, quando ele foi mandado para um acampamento de tênis, na Flórida, que para ele mais pareceu uma prisão. Sozinho, assustado, fora da escola antes de terminar o ensino médio, tornou-se um rebelde cuja revolta se manifestaria de várias maneiras, inclusive nas quadras.

Em ritmo acelerado, pontuado por uma honestidade radical, Agassi será lido e apreciado. Um verdadeiro presente para os fãs e para os leitores que não conhecem tênis. A autobiografia chega tal qual o jogo de Agassi: um novo padrão em termos de elegância, estilo, velocidade e impacto.

Memórias

hb

Born a Crime (Nascido Um Crime) - Trevor Noah

h
Provavelmente você não conheça Trevor Noah, afinal, ele é um apresenta um programa de tv nos Estados Unidos que não escapa muito das fronteiras do país; mas sua história é foda e deu um bom livro.

Nascido na África do Sul, Trevor já nasceu cometendo um crime: Seu pai é branco e suíço e sua mãe negra da tribo Xhosa, numa época em que tal união era punível com cinco anos de prisão. Prova viva de um crime, Trevor foi mantido em casa pelos primeiros anos de sua vida, escondido de um governo que poderia, a qualquer momento, roubá-lo. Simples assim.

Born a Crime é a história de uma mãe destemida, rebelde e fervorosamente religiosa, uma mulher determinada a salvar seu filho do ciclo de pobreza, violência e abuso que acabaria por ameaçar sua própria vida, indo desde lagartas no jantar para subsistir até serem jogados de um carro em movimento durante uma tentativa de sequestro.

O Melhor Que Podíamos Fazer - Thi Bui

g
Esta é uma história sobre a busca por um futuro melhor e saudosismo pelo passado.

Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade.

O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor enquanto recordam o passado de privações.

O livro é em formato de quadrinhos, uma boa pedida para quem não gosta muito de "ler" obras que possam ser consideradas autoajuda ou algo mais espiritualizado.

Believe Me (Acredite em Mim) - Eddie Izzard

l

Quando Eddie Izzard tinha seis anos, ele e seu irmão Mark perderam a mãe. Naquele dia, ele perdeu a infância também. Apesar disso, ou talvez justamente por causa disso, ele sempre sentiu que precisava assumir coisas que algumas pessoas considerariam impossíveis.

Em Believe Me, Eddie, comediante, ator, escritor e ativista político, nos leva a uma jornada que começa no Iêmen (antes da revolução), depois nos leva para a Irlanda do Norte (antes dos conflitos étnicos), Inglaterra e País de Gales, depois cruza os mares para a Europa e América.

Em uma história repleta de incidentes, ele conta sobre shows de ursinhos de pelúcia em camas de internatos, renuncia às obrigações para as lutas de espadas nas ruas de Londres e os primeiros passos para se tornar um Action Transvestite (um grupo ativista formado por gays), excursionar pela França e tocando no Hollywood Bowl.

Acima de tudo, trata-se de uma história sobre alguém que sempre fez tudo à sua maneira (que muitas vezes não funcionou no início) e, às vezes quase por acidente, mas sempre com determinação.

Hyperbole and a Half (Hipérbole e Meia) - Allie Brosh

f
Também não muito famoso aqui no Brasil, Hyperbole and A Half é um blog escrito por uma garota americana de 20 e poucos anos chamada Allie Brosh (mais ou menos como o E Se? mostrado alguns livros abaixo).

No blog ela conta sábias histórias sobre os percalços de sua vida cotidiana - com muito humor, é claro. Entre elas estão títulos como 'Por que os cães não entendem conceitos básicos como se mover' e 'O Deus do bolo'. Além dos textos há os melhores desenhos toscos feitos com o Paint em seu PC.

Com milhões de visitantes por mês e centenas de milhares por dia o blog virou livro e narra suas muitas "experiências de aprendizado" que Brosh sofreu como resultado de suas próprias falhas de caráter. Inclui histórias sobre sua infância indisciplinada; os altos e principalmente baixos de possuir um cão mentalmente desafiador; e uma luta comovente e comicamente sombria contra a depressão.

Imunidade: Germes, Vacinas e Outros Medos - Eula Biss

f
Vivemos tempos sombrios: As pessoas votam no ódio, acreditam que a Terra é plana, e fazem doenças, que até então estavam extintas, voltarem à tona porque acreditam que as vacinas são uma forma de controle do governo, que fazem mal, etc.

Pegando o gancho dos movimentos contra vacinação, Eula Biss - que quase morreu no parto do seu primeiro filho - tece um texto esclarecedor e, sem deixar de ser pessoal, faz com que Imunidade eleve o debate sobre vacinas e imunização a um novo patamar.

Confrontada pela fragilidade da vida, Biss se tornou obcecada com assuntos relacionados à saúde, em especial aqueles envolvendo o recém-nascido. Imunidade é o resultado dessa pesquisa, um livro pessoal e esclarecedor. Mistura de ensaio pessoal, história cultural e investigação científica, o livro une entretenimento, esclarecimento e uma literatura agradável de ser lida.

O Último Sopro de Vida - Paul Kalanithi

f
Aos 36 anos, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um câncer incurável. Neurocirurgião brilhante, de repente se viu diante de uma cruel inversão de papéis: num dia era o médico tratando de pacientes com problemas graves, no outro era o paciente lutando pela própria sobrevivência.

O Último Sopro de Vida narra a trajetória de Paul ao longo do tratamento - a descoberta da doença, a esperança de uma possível remissão, a incerteza quanto ao futuro, a decisão de se tornar pai, a consciência do fim, a angústia de se despedir da vida antes da hora. Sua narrativa é honesta, pungente. Mas, ao mesmo tempo, poética e delicada.

Amante da literatura e da filosofia, Paul desde sempre buscou entender a relação entre a vida e a morte, a identidade e a consciência, a ética e a virtude. Seus questionamentos profundos encontram eco em nossas próprias reflexões: afinal, o que faz a vida valer a pena? Paul morreu em março de 2015. Deixou como legado uma filha de oito meses e o manuscrito inacabado deste livro. Quem escreveu as páginas finais e encaminhou o texto para publicação foi sua esposa, Lucy, atendendo ao último desejo do marido. Logo que foi lançado, chegou ao primeiro lugar da lista do The New York Times e, em menos de um mês, mais de 200 mil exemplares já tinham sido vendidos.

Prepare-se para chorar.

Everything Happens for a Reason and other Lies I’ve Loved (Tudo Acontece Por Um Motivo E Outras Mentiras Que Eu Amei) - Kate Bowler

c

Primeiramente temos que explicar quem é Kate Bowler: Professora na Duke Divinity School, com uma educação cristã modesta, mas é especialista no estudo do evangelho da prosperidade, um credo que vê a fortuna como uma bênção de Deus e o infortúnio como uma marca da desaprovação de Deus.

Aos trinta e cinco anos, tudo em sua vida parece apontar para a "bênção": Ela está prosperando em seu trabalho, casada com seu namorado e ama a nova vida com seu filho recém-nascido.

Então ela é diagnosticada com câncer de colo do útero no estágio IV.

A perspectiva de sua própria mortalidade força Kate a perceber que ela tem seguido o evangelho, mas que nenhuma quantidade de pensamento positivo ou religiosidade diminuirá seus tumores. O que significa morrer, ela se pergunta, em uma sociedade que insiste que tudo acontece por um motivo? Kate se livra desta certeza apenas para descobrir que, sem ela, a vida é dura, mas bonita de uma forma que nunca foi antes.

The Cost of Hope (O Custo da Esperança) - Amanda Bennett

kk
Amanda Bennett pode não ser conhecida no Brasil, mas é uma experiente escritora nos Estados Unidos sendo, inclusive, uma ganhadora do Prêmio Pulitzer. Esta obra à direita é o seu livro de memórias que reúne todas as histórias para que ela chegasse até aqui.

Emocionante, comovente e lindamente escrito, a obra traz a história de amor de duas pessoas incomuns, seu casamento complexo e devoção profunda e, finalmente, a busca de Bennett para salvar a vida de seu marido, Terence, frente uma doença devastadora. O Custo da Esperança narra as medidas que Amanda e Terence tomaram para preservar não apenas a vida de Terence, mas também a vida de sua família. Após sua morte, Bennett usa suas habilidades como repórter investigativa veterana para determinar o custo de sua missão de esperança. O que ela descobre levanta questões importantes que muitas pessoas enfrentam e questões vitais sobre as complexidades do sistema de saúde dos Estados Unidos.

A Menina da Montanha - Tara Westlover

g
Tara Westover tinha 17 anos quando pisou pela primeira vez em uma sala de aula. Nascida nas montanhas de Idaho, Estados Unidos, era a caçula de sete irmãos. Guiados pelo fanatismo do pai, todos estavam sempre se preparando para o fim do mundo, estocando conservas e dormindo com uma mala pronta para o caso de fuga. No verão, ajudava a mãe, parteira e curandeira, a fazer remédios medicinais. No inverno, coletava sucata com o pai.

Além do sistema de ensino, seu pai também desconfiava dos hospitais, por isso Tara jamais viu um médico durante a infância. Cortes, machucados e até mesmo graves queimaduras eram todos tratados em casa. A família estava tão isolada da sociedade que não havia ninguém para garantir que as crianças recebessem educação, nem para intervir nos casos de violência.

No entanto, quando um de seus irmãos conseguiu entrar para a faculdade e retornou com notícias do mundo além da montanha, Tara resolveu tentar um novo tipo de vida. Aprendeu matemática, gramática e ciências para prestar o vestibular, e foi admitida na Universidade Brigham Young. Sua busca pelo conhecimento a transformou, fazendo-a atravessar oceanos e continentes, até chegar às universidades de Harvard e Cambridge, na Inglaterra. Foi quando se deu conta de quão longe tinha viajado, e se perguntou se ainda existiria um caminho de volta para casa.

A menina da montanha é um relato autobiográfico sobre a busca de uma nova identidade. É um conto sobre lealdade familiar e sobre o luto de romper estes laços. Com a intensa sensibilidade que distingue os grandes escritores, Tara Westover nos oferece uma história universal que resume o sentido da palavra educação: a perspectiva de ver a vida com novos olhos, e a vontade de mudar.

Matemática e Pensamento Científico

h

O Poder do Pensamento Matemático: a ciência de como não estar errado - Jordan Ellenberg

d

Sabe quando você tá na escola e surge aquela pergunta clássica: "Por que aprender isso?" ou "Onde que vou usar isso na minha vida?". Pois é, todo mundo já se perguntou isso em meio a cálculos, fórmulas e equações.

A matemática escolar é incompreendida mesmo, e o matemático Jordan Ellenberg sabe disso. Foi por este motivo que ele escreveu esta obra que irá mostrar para você que a magia dos números está em todo lugar e que se mistura com questões do nosso dia a dia que nem imaginamos. Com humor e irreverência, Ellenberg aborda de modo simples e claro os conceitos mais complicados, sem os malditos jargões que nós, meros humanos, desconhecemos.

Nada escapa do cenário montado por ele: da pintura renascentista ao resultado das eleições presidenciais, do futuro da obesidade ao que o Facebook sabe (e o que ele não sabe) sobre você e até mesmo a existência de Deus. A obra vai te fazer enxergar o mundo de uma outra maneira.

A Magia da Realidade - Richard Dawkins

f
A magia sempre fez parte do nosso mundo. Há muito tempo ela era usada para explicar o sobrenatural antes do desenvolvimento do método científico. Os antigos egípcios, por exemplo, usavam a imagem de uma deusa engolia o sol para explicar a noite; para os japoneses, os terremotos eram resultado do balanço da cauda de um gigantesco bagre que carregava o mundo nas costas; já os vikings acreditavam que o arco-íris era uma ponte entre a morada dos deuses e a Terra.

Mas o surgimento da ciência não acabou com essa magia não. Agora experimentamos um outro tipo de magia: a magia de encontrar alegria ao descobrir as verdadeiras respostas para essas perguntas. A ciência é a verdadeira a magia da realidade.

Com este livro apenasmente perfeito (eu já li e indico de olhos fechados) você irá ficar hipnotizado pela leveza com Dawkins faz os temas mais complexos parecerem a coisa mais simples do mundo. Do que as coisas são feitas? Qual é a idade do universo? Por que os continentes parecem peças separadas de um quebra-cabeça? O que causa um tsunami? Quem foi o primeiro homem? Além disso, a obra não se limita a expor o que os cientistas sabem, mas ensina o leitor a pensar como um deles.

Ahh, e se você acha que o nome Richard Dawkins não lhe é estranho, saiba que ele é o famoso autor de Deus, Um Delírio, e tantos outras obras sobre educação científica, principalmente a evolução.

E Se? Repostas científicas para perguntas absurdas - Randall Munroe

j
O que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria?

Essas são apenas algumas das perguntas que Randall Munroe, famoso por suas tirinhas XKCD e seus bonecos de palitinho que discutem sobre ciência, tecnologia e amor.

Para encontrar as respostas para as perguntas mais capciosas de seus leitores, Munroe cria complexas simulações computadorizadas, se embrenha em dezenas de memorandos do exército, resolve equações diferenciais e consulta operadores de usinas nucleares. As respostas são uma obra-prima da clareza e do humor e, em geral, terminam com a aniquilação da humanidade, ou pelo menos numa grande explosão.

Nas listas dos mais vendidos antes mesmo de ser publicado, E se? traz questões nunca antes respondidas, além de versões expandidas e atualizadas das perguntas mais populares do blog. Se você é desses que fica viajando em umas perguntas absurdas, este livro é para você.

Explica tudo: coisas difíceis em palavras fáceis - Randall Munroe

dd
E olha ele aqui de novo, Randall Munroe. Dessa vez ele não vai responder as perguntas mais bizarras que você pode imaginar, mas sim dar uma luz àquelas pessoas que já tentaram aprender sobre algo incrível, mas acabaram desistindo e frustradas por um jargão extremamente técnico e complexo.

Em Explica-tudo, ele usa desenhos básicos e apenas as 998 palavras mais comuns do idioma para desvendar, de maneira simples, as coisas mais curiosas que existem, entre elas:

• Caixa de rádio que aquece comida (forno micro-ondas)
• Estradas altas (pontes)
• Edifício cheio de computadores (data center)
• A casa no espaço (Estação Espacial Internacional)
• Mundos em volta do Sol (o Sistema Solar)
• Pedras grandes e lisas onde moramos (placas tectônicas)
• Pecinhas das quais tudo é feito (tabela periódica)
• Barco-do-céu com asas que giram (helicóptero)
• Caixa que deixa a roupa com cheiro bom (lavadora e secadora)
• Saquinhos de água que formam você (célula animal)

Como essas coisas funcionam? De onde elas vêm? Como seria nossas vidas sem elas? E o que aconteceria se as abríssemos? Ou se as esquentássemos? E se apertássemos aquele botão? Munroe nos traz respostas a essas e muitas outras questões.

Como Mentir com Estatística - Darrell Huff

g
Quem adora os livros como os do próprio Dawkins, que vimos acima, precisa ler este clássico. Quando foi publicado pela primeira vez, em 1954, o livro de Darrell Huff foi saudado como pioneiro em misturar uma linguagem simples com ilustrações para tratar de temas polêmicos e controversos.

Nos distantes anos 50, Huff investigou como o mau uso da estatística era usado para maquiar dados e abalizar opiniões. E por mais incrível que possa parecer, hoje, em tempos de internet e big data, o livro continua genuinamente subversivo relevante.

Qual é, afinal, o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas? Segundo Huff, vale ter sempre um pé atrás. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, listagens incompletas: item por item o autor apresenta os vilões da interpretação de dados. Em um capítulo, ele aponta como os gráficos estatísticos, mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade. Em outro, vemos que uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre.

Indispensável para quem se vê bombardeado diariamente, seja pela mídia ou pela timeline do Facebook, por infográficos e estatísticas que se pretendem verdades incontestáveis.

Factfulness: Ten Reasons We’re Wrong About the World — and Why Things Are Better than You Think (Cheio de Fatos: dez razões pelas quais estamos errados sobre o mundo - e por que as coisas são melhores do que você pensa) - Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling

d
Hans Rosling tem apenas um objetivo com este livro: contar a história do "silencioso milagre secreto do progresso humano", mas ele vai muito além disso: Há também a explicação do porquê o progresso é tão frequentemente secreto e silencioso (e como o leitor poderá percebê-lo com maior facilidade).

Quando são feitas perguntas simples sobre tendências globais - por que a população mundial está aumentando; quantas mulheres jovens vão à escola; quantos de nós vivemos na pobreza - nós sistematicamente obtemos as respostas erradas.

Assim, Hans Rosling, e seus dois colaboradores de longa data, oferece uma nova explicação radical do porquê isso acontece e revela os dez instintos que distorcem nossa perspectiva. A leitura vai mostrar que, apesar de todas as suas imperfeições, o mundo está em um estado muito melhor do que pensamos, apesar das notícias.

Inspirador e revelador, cheio de anedotas animadas e histórias emocionantes, o Factfulness é um livro urgente e essencial que mudará a maneira como você vê o mundo.

O Sinal e o Ruído: por que tantas previsões falham e outras não - Nate Silver

Ter acesso à informação nunca foi tão fácil. Apesar disso, enfrenta-se no dia a dia o desafio de saber o que é relevante em meio a um volume cada vez maior de dados. Entre as diferentes notícias, opiniões e pesquisas que chegam ao conhecimento da população, como identificar o que é útil no momento de traçar um plano, de se preparar para determinado acontecimento, de acertar uma previsão? Para o economista Nate Silver, garantir a qualidade da informação é o primeiro passo. Em O sinal e o ruído, ele examina casos de sucessos e fracassos para determinar o que os melhores previsores têm em comum em diversos campos de atividade, como ao avaliar o desempenho de um político em campanha, o estrago esperado de um furacão ou o avanço de uma epidemia perigosa.  Silver demonstra que a interpretação correta de dados numéricos é essencial para a segurança e o progresso de nossa sociedade.

Ter acesso à informação nunca foi tão fácil e você sabe disso. Mas com essa facilidade em se informar veio um problema: como saber o que é relevante em meio a um volume cada vez maior de dados?

Entre as dezenas de diferentes notícias, opiniões e pesquisas que chegam ao seu feed, diariamente, como identificar o que é útil no momento de traçar um plano, de se preparar para determinado acontecimento, de acertar uma previsão?

Para o economista Nate Silver, garantir a qualidade da informação é o primeiro passo. Aqui ele examina casos de sucessos e fracassos para determinar o que os melhores "videntes" têm em comum em diversos campos de atividade, como ao avaliar o desempenho de um político em campanha, o estrago esperado de um furacão ou o avanço de uma epidemia perigosa. A interpretação correta de dados numéricos é essencial para a segurança e o progresso de nossa sociedade.

Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício - John Carreyrou

j
A história completa da ascensão meteórica ao chocante colapso da Theranos, uma startup multibilionária de biotecnologia, escrita por John Carreyrou, premiado jornalista que divulgou a história em primeira mão e perseguiu-a até o fim, apesar da pressão de sua carismática CEO e das ameaças de seus advogados.

Em 2014, a fundadora e CEO da Theranos, Elizabeth Holmes, foi amplamente vista como a versão feminina de Steve Jobs: uma brilhante ex-aluna de Stanford cujo startup "unicórnio" (aquelas que valem mais de 1 BI) prometia revolucionar a indústria médica com uma máquina que tornaria os testes de sangue mais rápidos e fáceis.

Apoiada por investidores como Larry Ellison e Tim Draper, a Theranos vendeu ações em uma rodada de levantamento de fundos que a valorizou em mais de 9 bilhões de dólares, o que fez a fortuna de Elizabeth Holmes crescer para cerca de 4,7 bilhões de dólares. Houve apenas um problema: a tecnologia não funcionou. Em "Bad Blood", John Carreyrou conta a história fascinante da maior fraude corporativa desde a Enron, um conto de ambição e arrogância em meio às promessas ousadas do Vale do Silício.

Negócios

j

Aventuras Empresariais - John Brooks

d
Quer uma indicação de peso? Então olha o que Bill Gates disse em um artigo no Wall Street Journal: "Mais de duas décadas depois de Warren Buffet ter lhe indicado o livro, ele permanece como o melhor livro de negócios que já li na vida". Tá bom ou quer mais?

O que fez Gates se apaixonar pela obra são seus 12 cases que John Brooks usa para explorar conceitos diários sobre administração que são válidas para toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte, faturamento e número de funcionários.

Entre os cases, a política de preço fixo da General Electric para detalhar a falta de comunicação nos diversos níveis hierárquicos; a história da Xerox, que deveria ser matéria obrigatória para todos que trabalham na indústria da tecnologia; o rombo de US$350 milhões que atingiu a Ford, ao desenvolver o Edsel, um de seus maiores fracassos; entre outros exemplos que vão dar insights sobre inovação, estratégia, dinâmica de mercados, ética, câmbio, entre outros.

A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike - Phil Knight

d

Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Phil Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente.

Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E mal acreditou quando conseguiu vender rapidamente todos os calçados de suas primeiras encomendas. Mas o caminho até transformar a Nike na Nike não foi fácil.

As dificuldades estão todas colocadas no relato autobiográfico onde Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte. Ele relembra desde a criação do nome e da logomarca (reconhecida em todos os cantos do planeta), os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas, entre outros pontos marcantes. Interessante é, também, ler sobre as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike como seu ex-treinador de corrida e os primeiros funcionários.

Um dos livros mais famosos da lista, sem sombra de dúvidas. Escrito pelo próprio Phil Knight, a figura misteriosa por trás da Nike, seu sucesso se deve a contar tudo que passou para fundar uma das marcas esportivas mais famosas e bem-sucedidas da história.

Tap Dancing to Work: Warren Buffett on Practically Everything (Do sapateado ao trabalho: Warren Buffett em praticamente tudo) - Carol J. Loomis

fd
Quando a jornalista Carol Loomis mencionou pela primeira vez um investidor pouco conhecido. em 1966, ela não sonhava que Warren Buffett um dia seria considerado o maior investidor do mundo - nem que ela e Buffett rapidamente se tornariam amigos pessoais próximos.

À medida que a reputação e a fortuna de Buffett aumentavam com o tempo, Loomis usava sua visão única do pensamento de Buffett para narrar sua ascensão e trajetória incluindo as grandes conquistas e os eventuais erros.

Décadas depois, Loomis coletou e atualizou os melhores artigos sobre Buffett que a Fortune publicou entre 1966 e 2012, incluindo várias reportagens de capa e uma dezena de artigos do próprio Buffett. O livro é o registro mais completo para entender como pensa e age o investidor mais inteligente da nossa era. Obrigatório para quem coloca uns pilas na bolsa e se acha um magnata. Postei e sai correndo.

Aperte o F5: a transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor - Satya Nadella

f
Transformação. Essa é a palavra-chave que pauta a nossa vida e também as páginas deste livro. Assim Aperte o F5 aborda tanto a transformação pessoal pela qual passou Satya Nadella - atual CEO da Microsoft, que sucedeu a Steve Ballmer e Bill Gates e teve que aprender a ser líder - quanto todas as mudanças de valores e estratégia de uma das empresas mais conhecidas e renomadas do mundo.

Em meio a tudo isso, há também a questão sobre a empolgante transformação tecnológica que estamos prestes a vivenciar seja pelas mãos da Microsoft ou qualquer outra: inteligência artificial, realidade mista e computação quântica não são mais conceitos restritos à ficção científica e prometem alterar completamente as relações entre pessoas e máquinas.

Como a humanidade lidará com essas mudanças? Será que a desigualdade vai ser eliminada ou vai se agravar ainda mais? Qual o papel da Microsoft nesses tempos de inovação? e qual o papel do próprio Nadella como líder da empresa que pode revolucionar nossa vida?

Science Business: The Promise, the Reality, and the Future of Biotech (Negócio científico: a promessa, a realidade, e o futuro da biotecnologia) - Gary P. Pisano

6
Por que a indústria de biotecnologia não atendeu às expectativas - apesar de toda a sua promessa? Em Science Business, Gary Pisano responde a essa pergunta fornecendo uma crítica incisiva à indústria.
Pisano não apenas revela as causas subjacentes dos problemas da biotecnologia como oferece uma análise ainda mais sofisticada sobre como a indústria funciona. No menu também estão dicas para empresas, investidores e legisladores que buscam maneiras de melhorar o desempenho do setor.
Ele ainda pontua os três desafios para o futuro do setor: como financiar investimentos altamente arriscados sob profunda incerteza e longos horizontes de tempo para pesquisa e desenvolvimento, como aprender rápido o suficiente para acompanhar os avanços no conhecimento da ciência das drogas e como integrar capacidades em um amplo espectro científico tecnológico.

Capitalism Without Capital: The Rise of the Intangible Economy (Capitalismo Sem Capital: A Ascenção da uma Economia Intangível) - Jonathan Haskel e Stian Westlake

g
No início do século XXI, ocorreu uma revolução silenciosa. Pela primeira vez, as principais economias desenvolvidas começaram a investir mais em ativos intangíveis, como design, branding, software, do que em ativos tangíveis, como máquinas, prédios e computadores. Para todos os tipos de negócios, de empresas de tecnologia e empresas farmacêuticas a cafés e academias, a capacidade de implantar ativos que não se pode ver nem tocar é cada vez mais a principal fonte de sucesso a longo prazo.

Mas esta não é apenas uma história familiar da chamada nova economia. Capitalism Without Capital mostra que a importância crescente dos ativos intangíveis também desempenhou um papel em algumas das grandes mudanças econômicas da última década.

A obra acaba apresentando três cenários possíveis para o futuro de um mundo intangível e delineando como gerentes, investidores e legiladores podem explorar as características de uma era intangível para expandir seus negócios, portfólios e economias.

Ficção

b

Coração e Alma - Maylis de Kerangal

d
Coração e Alma é uma história linda sobre um transplante cardíaco; e mais do que isso: É um relato de precisão cirúrgica repleto de personagens inesquecíveis, em que histórias pessoais, diálogos e descrições técnicas se entrelaçam num ritmo frenético.

O romance narra as intermináveis vinte e quatro horas entre um terrível acidente de trânsito ocorrido depois uma sessão de surf — que causa a morte cerebral de um rapaz de 20 anos, Simon — e o instante em que seu coração recomeça a bater no peito de uma parisiense de 50 anos, Claire.

Para quem achava que Bill Gates não se importava com leituras "menos inteligentes" aqui está apenas o primeiro romance desta sessão. Prepare os lenços de papel e continue na leitura.

O Simpatizante - Viet Thanh Nguyen

d
O Simpatizante é um épico de amor e traição.

O leitor acompanha um agente duplo comunista sem nome, que se infiltrou no exército sul-vietnamita e conseguiu se refugiar nos Estados Unidos depois da Queda de Saigon.

Pessoa de confiança de um general que se recusa a admitir a derrota para os vietcongues, esse "homem de duas mentes" observa o esforço dos refugiados vietnamitas para sobreviver em uma melancólica Los Angeles enquanto secretamente reporta a seus superiores comunistas no Vietnã.

É um romance arrebatador e uma audaciosa reflexão sobre o extremismo político.

Seveneves - Neal Stephenson

f
E se a Lua da Terra se dividisse repentinamente e espontaneamente em sete grandes pedaços? O que aconteceria com a vida na Terra? É uma premissa intrigante, que poderia ir em várias direções interessantes. Quais seriam as ramificações para todos os aspectos da sociedade, incluindo economia, governança, estado de direito, privacidade e segurança, para não mencionar questões ainda mais fundamentais, como direitos reprodutivos, religião e crença?

Um evento catastrófico torna a terra uma bomba-relógio. Em uma corrida febril contra o inevitável, nações ao redor do mundo se unem para elaborar um plano ambicioso para garantir a sobrevivência da humanidade muito além de nossa atmosfera, no espaço sideral.

Mas as complexidades e a imprevisibilidade da natureza humana, juntamente com desafios e perigos imprevistos, ameaçam os intrépidos pioneiros, até que apenas um punhado de sobreviventes permanece.

Cinco mil anos depois, seus descendentes - sete raças distintas agora com três bilhões de pessoas - embarcam em mais uma jornada audaciosa para o desconhecido... para um mundo alienígena totalmente transformado pelo cataclismo e pelo tempo: a Terra.

Além de ser recomendado por Bill Gates, o livro também entrou na lista de leituras de Barack Obama.

O Projeto Rosie - Graeme Simsion

f
Para Don Tillman, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto lidar com as mulheres.

Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa, uma namorada ou até mesmo uma amiga para somar ao seu seleto grupo de amigos formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.

Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: uma mulher que seria reprovada com louvor em seu teste.

O Efeito Rosie - Graeme Simsion

ç
O Projeto Rosie foi concluído e agora, na aguardada sequência deste best-seller, Don e sua amada estão morando em Nova York.

Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: Estamos grávidos. Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê.

Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais - ainda baixíssimas -, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos.

Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre. Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.

Patriot and Assassin (Patriota e Assassino) - Robert Cook

i
Misture um monte de história, um pouco de tecnologia e uma enxurrada de negócios; depois acrescente a um caldeirão fervente de paixão e violência armada.

Patriota e Assassino coloca o protagonista, Alejandro 'Cooch' Cuchulain, no coração de uma trama para liberar um gás tóxico em um dos estádios mais movimentados dos Estados Unidos, e depois nas mãos sádicas do terrorista que planejou o ataque.

Patriot and Assassin se posiciona como o thriller para leitores atenciosos interessados ​​em observar personagens fortes e complexos que enfrentam desafios complexos em todo o mundo.

Tartarugas Até Lá Embaixo - John Green

f

Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do best-seller A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo .

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido - quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro - enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor - entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fanfics de Star Wars e - por que não? - peculiares répteis neozelandeses.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

d
Este livro dispensa apresentações, afinal, tenho certeza que você conhece, ao menos, o famoso filme que veio na sequência.

A história se passa em uma nação chamada Panem fundada após o fim da América do Norte; Composta por 12 distritos, ela é comandada com mão de ferro pela Capital sede do governo.

Uma das formas com que o governo demonstra seu poder sobre o resto do país é com os 'Jogos Vorazes' uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12 ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença terá fama e fortuna. Se perder morre. Mas para ganhar a competição será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

A Mesa da Ralé - Michael Ondaatje

k
Aos onze anos, Michael não sabe o que o espera quando embarca no navio Oronsay com destino à Inglaterra, onde iria estudar e reencontrar a mãe.

Ao lado de dois outros garotos que conhece a bordo, aprende a tirar proveito da dupla invisibilidade de que goza o trio, graças a sua condição de passageiros da classe turística e de crianças sem supervisão de adultos: Infiltram-se sem serem notados na primeira classe; em cabines particulares de outros passageiros e passeiam livremente pelos porões de carga.

O livro é narrado pelo próprio Michael, anos depois ao rememorar suas aventuras a bordo quando, anos depois, ele tem notícias de sua prima Emily, com quem havia perdido contato desde o desembarque do Oronsay. Agora, com décadas de atraso ele, finalmente, reúne as peças que faltavam para compreender um evento misterioso ocorrido naquela ocasião.

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

e
Sim, este é o livro que ficou famoso por ter inspirado o assassinato de John Lennon segundo Mark Chapman, o próprio criminoso.

O herói-narrador na obra é uma criança nova-iorquina de dezesseis anos chamada Holden Caulfield. Através de circunstâncias que tendem a excluir os adultos ele deixa sua escola preparatória na Pensilvânia e vai para a Nova York, clandestinamente, por três dias.

O próprio menino é ao mesmo tempo simples e complexo demais para fazer qualquer comentário final sobre ele ou sua história. Há muitas vozes neste romance: vozes infantis, vozes adultas, vozes subterrâneas - mas a voz de Holden é a mais eloquente de todas. Assim ele revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

A Separate Peace (Uma paz separada) - John Knowles

f
Um clássico norte-americano e um grande best-seller há mais de trinta anos, A Separate Peace é atemporal em sua descrição da adolescência durante um período em que o país inteiro estava perdendo sua inocência para a Segunda Guerra Mundial.

Situado em um internato de rapazes na Nova Inglaterra durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, a obra funciona como uma parábola angustiante e luminosa do lado negro da adolescência. Gene é um intelectual solitário e introvertido. Phineas é um atleta bonito, provocador e temerário. O que acontece entre os dois amigos num verão, como a própria guerra, bane a inocência desses garotos e do mundo deles.

Estranho pensar que nunca houve intenção em publicar este clássico no Brasil.

Lincoln no limbo - George Saunders

t
Em 1862, em meio à Guerra Civil Americana, morre, aos onze anos de idade, Willie Lincoln, filho do lendário presidente Abraham Lincoln. A tragédia leva a um luto desesperado o homem que daria fim à escravidão nos Estados Unidos.

Com a morte do filho ainda na infância, Abraham Lincoln, o presidente mais importante da história da democracia, vê seu mundo desmoronar. Em plena Guerra Civil, Lincoln esquece o país em conflito para lamentar, no limite da loucura, a morte do filho. Noite após noite, dirige-se à capela do cemitério para abraçar o cadáver do jovem Willie.

A partir desse acontecimento histórico, o escritor George Saunders rejeita as convenções literárias realistas e compõe uma narrativa passada no além — no limbo do título, ou melhor, no "bardo" do budismo tibetano, o estágio intermediário entre a morte e o renascimento. Lá, acompanhamos a jornada do jovem Willie, incapaz de aceitar que está morto. Um romance surpreendente, que reinventa o gênero de forma radical.

Além de ser recomendada por Bill Gates a obra foi a ganhadora do prestigioso Man Booker Prize 2017.

Históra Política

f

Titan II: A History of a Cold War Missile Program (Titan II: A história de um programa de míssseis na Guerra Fria) - David K. Stump

g

O programa Titan II ICBM (míssil balístico intercontinental) foi desenvolvido pelos militares dos Estados Unidos para reforçar o tamanho, a força e a velocidade do arsenal de armas estratégicas do país nos anos 50 e 60. Cada míssil carregava uma única ogiva - a maior em estoque dos EUA - usava propelentes de combustível líquido, e era armazenada e lançada de silos subterrâneos reforçados e protegidos.

Os mísseis foram instalados nos estados do Arkansas, Arizona e Kansas e permaneceram prontos para entrar em ação por mais de vinte anos. Após sua desativação, no início dos anos 80, o Titan II serviu como um confiável veículo lançador de satélites.

O livro conta a história ricamente detalhada do míssil Titan II e dos homens e mulheres que desenvolveram e operaram o sistema bem como os três principais acidentes acontecidos com o programa.

A Full Life: Reflections at Ninety (Uma vida completa: reflexões aos 90 anos) - Jimmy Carter

d

Jimmy Carter, 39º presidente, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e pescador nas horas vagas, reflete sobre sua vida plena e feliz.

No livro o ex-presidente conta do que se orgulha e o que poderia ter feito de maneira diferente. Ele discute seu arrependimento em perder a reeleição, mas como ele e sua esposa Rosalynn seguiram em fente e fizeram uma nova vida e uma segunda e terceira carreiras recompensadoras.

Com franqueza fala sobre os presidentes que o sucedeu, os líderes mundiais e suas paixões pelas causas que mais lhe interessam; particularmente a condição das mulheres e das pessoas carentes dos países em desenvolvimento.

Being Nixon: A Man Divided (Sendo Nixon, um homem dividido) - Evan Thomas

d

Em Being Nixon, Evan Thomas descasca as camadas da figura complexa e confusa que se tornou o 37º presidente americano.

Filho de devotos quakers, Richard Nixon cresceu à sombra de um irmão mais velho e favorecido, sempre em conflito e oposição. Tanto no ensino médio como na faculdade, na marinha ou na política, ele estava constantemente liderando cruzadas e lutando contra inimigos reais e imaginários.

Por mais maquiavélico que fosse, Nixon possuía a eloquência para fazer os americanos chorarem com um discurso seu na televisão enquanto, do outro lado, seus esquemas sombrios eram criados para derrubar seus inimigos políticos sem dó.

Com base em uma ampla gama de relatos históricos, Thomas revela as contradições de um líder cuja visão e previsão o levaram a se distanciar da União Soviética e restabelecer relações com a China comunista, mas cujas táticas políticas obscuras mancharam sua reputação muito antes do famoso escândalo Watergate.

The Bully Pulpit: Theodore Roosevelt and the Golden Age of Journalism (O orador "valentão": Theodore Roosvelt e a época de ouro do jornalismo) - Doris Kearns Goodwin

o

Além de ser indicado por Bill Gates, a obra figura na lista de melhores livros do ano do The New York Times, The Washington Post, The Economist, Time, USA Today, Christian Science Monitor, entre outros.

No livro a história é contada através da intensa amizade de Theodore Roosevelt e William Howard Taft, até que, em 1912, eles entram em conflito por causa da nomeção de seu partido de quem iria concorrer à eleição presidencial seguinte. Além de dividir suas esposas, filhos e amigos mais próximos, a disputa paralisa a ala progressista do Partido Republicano e faz com que o democrata Woodrow Wilson seja eleito e mude a história do país.

Em meio a tudo isso é ilustrado o cenário pelo qual passava o país: um desigualdade entre ricos e pobres que nunca fora tão grande; o impasse legislativo que paralisa o país; as corporações resistindo aos regulamentos federais; as fusões e surgimento de empresas gigantes; o aumento da influência do dinheiro na política; diversas invenções mudando o ritmo da vida das pessoas, etc.

Deng Xiaoping and the Transformation of China (Deng Xiaoping e a transformação da China) - Ezra Vogel

r

Ninguém no século XX teve um impacto maior na história mundial do que Deng Xiaoping. E nenhum estudioso é mais qualificado do que Ezra Vogel para desenredar as contradições incorporadas na vida e legado do mais ousado, pragmático e disciplinado estrategista da China.

Deng Xiaoping foi o secretário-geral do Partido Comunista Chinês, sendo, de fato, o líder político da República Popular da China entre 1978 e 1990. Foi o criador da chamada economia de mercado socialista, que é o regime vigente na China, ainda hoje.

Xiaoping é o nome por trás da radical transformação econômica, tecnológica e social da China que faz com que o país seja referência mundial em crescimento dos índices de desenvolvimento social.

A Nation of Wusses: How America’s Leaders Lost the Guts to Make Us Great (Uma nação de covardes: como líderes americanos perderam a coragem para nos tornar grandes) - Ed Rendell

h

O ex-governador do estado da Pensilvânia, Ed Rendell, explica por que os líderes da América raramente pedem sacrifício para o bem maior: para que eles possam evitar fazer qualquer sacrifício de sua parte! Aliás, quem disse que o Brasil e os Estados Unidos não tem algo em comum?

No livro Rendell conta como viu a segurança no trabalho se tornar a principal consideração de qualquer pessoa com poder no país. Segundo ele a maioria dos políticos e burocratas não enxerga além da próxima eleição, às vezes até a próxima coletiva de imprensa. E ele vai mais longe: Os americanos dificelmente têm medo de se sacrificar e trabalhar duro quando querem construir um futuro melhor, mas quando foi a última vez que o país teve um líder que se posicionou a favor de um sacrifício pelo bem maior?

Tocando em um assunto delicado e mexendo com pessoas importantes, Ed Rendell discute abertamente sobre pontos da sua própria carreira como um meio de analisar as decisões de seus colegas que tem medo de ganhar ou perder.

Army of None: Autonomous Weapons and the Future of War (Exército de Ninguém: Armas Autônomas e o Futuro da Guerra) - Paul Scharre

f
O que acontece quando um drone Predator tem tanta autonomia quanto um carro do Google? Ou quando uma arma que pode caçar seus próprios alvos é hackeada? Embora pareça ficção científica, a tecnologia para criar armas que podem atacar alvos sem intervenção humana já existe.

Paul Scharre, um dos maiores especialistas em tecnologias de armas emergentes, baseia-se em profunda pesquisa e experiência em primeira mão para explorar como essas armas da próxima geração estão mudando a guerra.

Pelo menos trinta países já possuem armas autônomas defensivas que operam sob supervisão humana. Em todo o mundo, as forças armadas estão correndo para construir armas robóticas com autonomia crescente. As questões éticas neste livro se tornam mais urgentes a cada dia. Até que ponto essas tecnologias devem ser avançadas? E se as democracias responsáveis ​​as proibirem, isso impediria que regimes desonestos tirassem proveito? Na vanguarda de um debate revolucionário, Army of None engaja a história militar, a política global e a ciência de ponta para argumentar que devemos adotar a tecnologia onde ela pode tornar a guerra mais precisa e humana, mas sem renunciar ao julgamento humano.

Desenvolvimento e Ajuda Externa

~lç/

Poor Numbers: How We are Misled by African Development Statistics and What to Do About it (Números ruins: comos somos enganados pelas estatísticas do desenvolvimento africano e o que fazer sobre isso) - Morten Jerven


f
Um dos desafios mais urgentes no desenvolvimento econômico africano é elaborar uma estratégia para melhorar a capacidade estatística. Estatísticas confiáveis, incluindo estimativas de taxas de crescimento econômico e renda per capita, são básicas para a operação de governos em países em desenvolvimento e vitais para organizações não-governamentais e outras entidades que fornecem ajuda financeira a elas. Os países ricos e instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial, alocam seus recursos de desenvolvimento com base em tais dados. A escassez de estatísticas precisas não é apenas um problema técnico; tem um enorme impacto sobre o bem-estar dos cidadãos nos países em desenvolvimento.

Onde essas estatísticas se originam? Quão precisas são elas? Números pobres é a primeira análise da produção e uso de estatísticas de desenvolvimento econômico africano. A pesquisa de Morten Jerven mostra como as capacidades estatísticas das economias da África subsaariana caíram em desordem. Os números distorcem substancialmente o estado atual das coisas. Como resultado, recursos escassos são mal aplicados. A política de desenvolvimento não fornece os benefícios esperados. As tentativas dos formuladores de políticas de melhorar a sorte dos cidadãos estão frustradas. Os doadores não têm uma noção precisa do impacto da ajuda que fornecem. As descobertas de Jerven da África Subsaariana têm implicações de longo alcance para a política de ajuda e desenvolvimento.

Getting Better: Why Global Development is Succeeding — and How We Can Improve the World Even More (Melhorando: Por que o desenvolvimento global está dando certo - e como podemos melhorar o mundo ainda mais) - Charles Kenny

fg
À medida que a desigualdade de renda entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento cresce, cresce também a cacofonia de vozes que afirmam que a busca por uma receita simples para o crescimento econômico fracassou. Getting Better, em nítido contraste, relata as boas notícias sobre o progresso global.

O economista Charles Kenny argumenta contra os pessimistas do desenvolvimento, apontando para as evidências de melhorias generalizadas na saúde, educação, paz, liberdade - e até felicidade.


Kenny mostra como a disseminação de tecnologias baratas, como vacinas e mosquiteiros, e ideias, como os direitos políticos, transformaram o mundo. Ele também mostra que, ao entender essa transformação, podemos tornar o mundo um lugar ainda melhor para se viver.

Isso não quer dizer que a vida é ótima para todos, ou que não temos um longo caminho a percorrer. Mas as melhorias se espalharam muito e, de acordo com Kenny, elas podem se espalhar ainda mais.

Em Busca de Um Final Feliz - Katherine Boo

f
Neste livro brilhante e de tirar o fôlego da vencedora do Prêmio Pulitzer Katherine Boo, uma era desconcertante de mudança global e desigualdade é contada através da dramática história de famílias que lutam para uma vida melhor em Annawadi, um assentamento improvisado à sombra dos hotéis de luxo perto do aeroporto de Mumbai.

No momento em que a Índia começa a prosperar, os moradores de Annawadi são tomados por uma esperança incontrolável. Abdul, um adolescente empreendedor, vê "uma fortuna além da conta" no lixo reciclável que as pessoas mais ricas jogam fora. Enquanto isso, Asha, uma mulher de formidável ambição, identificou um caminho sombrio para a classe média.

The Man Who Fed the World: Nobel Peace Prize Laureate Norman Borlaug and His Battle to End World Hunger (O homem que alimentou o mundo: o ganhador do Nobel Leon Hesser e sua luta para acabar com a fome no mundo) - Leon Hesser

d
O homem que alimentou o mundo fornece um retrato amoroso e respeitoso de um dos maiores heróis do mundo.

O Dr. Norman Borlaug, um dos maiores heróis do mundo, é o indivíduo mais premiado da nossa era. Além de ter salvado mais de um bilhão de pessoas da fome O Dr. Borlaug é uma das únicas cinco pessoas na história a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso. Além disso, ele também recebeu o Padma Vibhushan, o maior prêmio civil que o governo da Índia pode apresentar. para um não-cidadão.

E o livro também recebeu premiações: EUA Book News; Melhor Biografia do Ano e uma dezena de outras premiações.

The Last Hunger Season (A última temporada de fome) - Roger Thurow

sdgh
Às 4 da manhã, Leonida Wanyama acendeu uma lanterna em sua casa feita de gravetos e lama. Ela estava acordada muito antes do sol começar seu trabalho na fazenda, como de costume. Mas este não seria um dia comum. Este foi o dia em que Leonida e um grupo de pequenos agricultores no oeste do Quênia começariam seu êxodo, como ela disse, "da miséria a Canaã", a terra do leite e do mel.

Os pequenos agricultores de África, a maioria dos quais são mulheres, vivem na miséria. Eles trabalham duro, vivendo, essencialmente, como seus antepassados ​​há um século atrás. Com sementes exauridas, solo desnutrido, instalações primitivas, estradas miseráveis e sem capital ou crédito, elas colhem menos de um quarto dos rendimentos dos agricultores ocidentais. O ideal romântico dos agricultores africanos - os aldeões rurais em contato com a natureza, cuidando dos campos bucólicos - é, na realidade, uma cena de horror para crianças desnutridas, trabalho manual pesado e profundo desespero.

Os dramas diários da vida dos agricultores se desdobram no contexto de um desafio global iminente: para alimentar uma população em crescimento, a produção mundial de alimentos deve quase dobrar até 2050. Se esses agricultores tiverem sucesso, todos poderemos fazê-lo.

However Long the Night: Molly Melching’s Journey to Help Millions of African Women and Girls Triumph (Apesar da noite longa: a jornada de Molly Melching para ajudar milhões de mulheres e meninas africanas a triunfar) - Aimee Molloy

vbn
Prepare-se para conhecer a história improvável e inspiradora de Molly Melching, uma mulher americana cuja experiência como estudante de intercâmbio no Senegal a levou a fundar Tostan e dedicar quase quatro décadas de sua vida às meninas e mulheres da África.

Esta biografia comovente detalha os primórdios de Melching na Universidade de Dakar e segue sua jornada de 40 anos na África, onde se tornou uma empreendedora social e uma das vozes mais fortes da humanidade pelos direitos de meninas e mulheres.

A obra acaba sendo um pedido apaixonado para todos os cidadãos globais.

In the Company of the Poor (Na companhia dos pobres) - Paul Farmer e Gustavo Gutierrez

e
Paul Farmer, um médico internacionalmente respeitado, e Gustavo Gutiérrez, um famoso sacerdote peruano, conhecido por suas contribuições à teologia da libertação, participam de uma conversa inspiradora sobre a vida, a libertação e o chamado para acompanhar e ajudar aos pobres e necessitados.

O Dr. Farmer creditou à teologia da libertação a inspiração para seu esforço de fazer "medicina de justiça social", enquanto Gutierrez reconheceu o trabalho de Farmer como um exemplo particularmente convincente da opção pelos pobres e a aplicação prática dos princípios teológicos fora da igreja. Sua amizade e visão comum irão inspirar todos os que sonham e trabalham para um mundo diferente.

Guerreiras da paz: Como a solidariedade, a fé e o sexo mudaram uma nação em guerra - Leymah Gbowee

s
Em Guerreiras da paz, Leymah Gbowee deixa claro por que está entre as ganhadoras do prêmio Nobel da paz de 2011.

Em uma narrativa forte, mas nunca exagerada na carga dramática, ela conta como conseguiu superar a violência e a destruição causadas pela guerra civil na Libéria, África, que durou de 1989 a 2003. Nesse período, tanto forças do governo como rebeldes assassinaram civis de maneira indiscriminada, estupraram mulheres e arrasaram cidades, plantações e vilarejos. Leymah reuniu mulheres do país inteiro sob sua liderança, transcendendo religiões, e formou um exército para exigir a paz.

Esse grupo se pôs em destaque quando ocupou um campo de futebol na capital liberiana, Monróvia, pelo qual a população inteira - inclusive o presidente Charles Taylor - passava diariamente. A história de Leymah é um alerta geral: as mulheres têm voz e força, e são protagonistas importantes no estabelecimento e na manutenção da paz.

One Billion Hungry: Can We Feed the World? (Um bilhão de famintos: podemos alimentar o mundo?) - Gordon Conway

fdb
A fome é uma realidade diária para um bilhão de pessoas. Mais de seis décadas após as descobertas tecnológicas que levaram à Revolução Verde com o objetivo de acabar com a fome no mundo, a escassez regular de alimentos, a desnutrição e a pobreza ainda atormentam vastas faixas do mundo. E com o aumento dos preços dos alimentos, a mudança climática, a desigualdade de recursos e uma população global cada vez maior, o futuro apresenta novos desafios.

Em One Billion Hungry, Sir Gordon Conway, um dos maiores especialistas mundiais em necessidades alimentares globais, explica as muitas questões inter-relacionadas críticas ao nosso suprimento global de alimentos, desde a ciência dos avanços agrícolas até a política de segurança alimentar. Ele expande a discussão já iniciada em obras anteriores e enfatiza a combinação essencial de aumento da produção de alimentos, estabilidade ambiental e redução da pobreza necessária para acabar com a fome endêmica em nosso planeta.

Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty (Economia pobre: um repensar radical do caminho para combater a pobreza global) - Abhijit Vinayak Banerjee e Esther Duflo

s
Por que os pobres pegam emprestado para economizar? Por que eles perdem imunizações que salvam vidas, mas pagam por medicamentos desnecessários? Em Poor Economics, Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, dois visionários práticos que trabalham para acabar com a pobreza no mundo, respondem a essas perguntas desde o básico.

Em um livro que o Wall Street Journal chamou de "maravilhoso, recompensador", os autores contam como o estresse de viver com menos de 99 centavos por dia encoraja os pobres a tomar decisões questionáveis que alimentam - e não combatem - a pobreza. O resultado é um repensar radical da economia da pobreza, que oferece uma visão da vida mais pobre do mundo e mostra que a criação de um mundo sem pobreza começa com a compreensão das decisões diárias enfrentadas pelos pobres.

How to Spend $ 75 Billion to Make the World a Better Place (Como gastar US$ 75 bilhões para fazer do mundo um lugar melhor) - Bjørn Lomborg

f
O mundo enfrenta uma miríade de desafios - somos limitados por recursos escassos. No século 21, como lidamos com desastres naturais, combatemos o aquecimento global, alcançamos melhor nutrição, educamos as crianças... e abordamos incontáveis outras questões globais urgentes?

Se você quer mudar o mundo, este livro inspirador e divertido é para você. Bjørn Lomborg apresenta soluções inteligentes para doze problemas globais e mostra como poderíamos gastar US$ 75 bilhões para produzir o maior benefício e priorizar esses problemas.

Apresentando a pesquisa de ponta de mais de sessenta economistas eminentes, incluindo vários prêmios Nobel, produzidos para o Consenso de Copenhague, como gastar 75 bilhões para tornar o mundo um lugar melhor, informará, iluminará e motivará ações para tornar nosso mundo um lugar melhor.

The Foundation: How Private Wealth Is Changing the World (A fundação: como a riqueza privada está mudando o mundo) - Joel L. Fleishman

tt
Fundações privadas têm sido o motor da mudança social desde sua invenção no início do século passado. No entanto, pouco mais de 10% das pessoas sabe que eles existem; e aqueles que estão sabem, assim como até mesmo aqueles que buscam concessões deles, seu funcionamento interno permanece um completo mistério.

Joel Fleishman conhece o setor como poucos outros, e neste livro inovador ele explica tanto a história das fundações - com seu início incipiente na era dos barões ladrões buscando a respeitabilidade social - até os dias atuais. Este livro mostra como e por que as fundações importam e como o futuro das fundações pode fornecer um estímulo vital para o motor da economia americana e mundial - se elas forem estabelecidas e executadas adequadamente.

Give Smart: Philanthropy that Gets Results (Doação esperta: filantropia que dão resultados) - Thomas J. Tierney and Joel L. Fleishman

dcv
Uma década atrás, Thomas J. Tierney deixou a Bain & Company para fundar o The Bridgespan Group, uma organização sem fins lucrativos focada em ajudar doadores e líderes sem fins lucrativos a desenvolver e executar estratégias para acelerar a mudança social.

Em Give Smart, Tierney reúne seus conhecimentos práticos com a experiência do professor da Universidade de Duke Joel L. Fleishman para criar uma cartilha necessária para todos os filantropos e as organizações sem fins lucrativos que eles apoiam. Com base em experiências pessoais, uma pesquisa que abrange a filantropia do século XX e XXI, entrevistas contemporâneas e o extenso trabalho de campo da Bridgespan, a Give Smart apresenta o guia definitivo para a filantropia engajada.

Jim Grant — UNICEF Visionary (Jim Grant - Um visionário da UNICEF) - Richard Jolly

dv
Jim Grant foi um líder visionário em escala global. Como Diretor Executivo do UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, de 1980 a 1995, ele lançou uma revolução mundial de sobrevivência e desenvolvimento infantil.

O resultado prático foi que, em 1995, 25 milhões de crianças estavam vivas e que, de outro modo, teriam morrido. Milhões mais estavam vivendo com melhor saúde e nutrição.

As oito histórias deste volume, cada uma escrita por um colega próximo de Jim Grant, celebram essa conquista. Eles também extraem as lições sobre a visão e liderança de Grant, lições relevantes em muitos outros contextos.

Tomorrow’s Table: Organic Farming, Genetics, and the Future of Food (A mesa do amanhã: agricultura orgânica, genética e o futuro da comida) - Pamela Ronald and Raoul Adamchak

h
Tomorrow's Table argumenta que uma mistura criteriosa de duas importantes vertentes da agricultura - engenharia genética e agricultura orgânica - é fundamental para ajudar a alimentar a crescente população mundial de maneira ecologicamente equilibrada.

Pamela Ronald, geneticista, e seu marido, Raoul Adamchak, um agricultor orgânico, levam o leitor para dentro de suas vidas por quase um ano, permitindo-nos olhar por sobre os ombros para que possamos ver o que os geneticistas e os agricultores orgânicos realmente fazem.

Os leitores vêem os problemas que os agricultores enfrentam, tentando fornecer maiores rendimentos sem recorrer a produtos químicos caros ou ambientalmente perigosos, um problema que se tornará cada vez maior à medida que o século avança. Eles aprendem como agricultores orgânicos e geneticistas abordam esses problemas. O livro é para consumidores, fazendeiros e tomadores de decisões que desejam fazer escolhas alimentares e políticas que apóiem ​​práticas agrícolas ecologicamente responsáveis, e para qualquer um que queira informações precisas sobre agricultura orgânica, engenharia genética e seus possíveis impactos sobre a saúde humana e o ambiente.

A grande saída: saúde, riqueza e as origens da desigualdade - Angus Deaton

ty

Vencedor do Prêmio Nobel de Economia analisa como populações inteiras escaparam da pobreza e por que as desigualdades ainda são tão presentes no cenário global.

Angus Deaton afirma que vivemos melhor hoje do que em qualquer outro período da história. As pessoas são mais saudáveis, mais ricas e a expectativa de vida continua a aumentar. Paradoxalmente, o fato de tantos indivíduos terem conseguido escapar da pobreza também gerou desigualdades; e a disparidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento se estreitou, mas não desapareceu.

Em A grande saída, um dos maiores especialistas em estudos sobre pobreza recua 250 anos para traçar a impressionante história de como diversas regiões do mundo vivenciaram um progresso significativo e, assim, abriram abismos que levaram ao cenário extremamente desigual de hoje. O estudo aprofunda-se nos padrões históricos e atuais por trás das nações ricas e com boas condições de saúde, e aborda o que é preciso fazer para ajudar os países que ficaram para trás.

The Idealist: Jeffrey Sachs and the Quest to End Poverty (O idealista: Jeffrey Sachs e a busca para acabar com a pobreza) - Nina Munk

k
Em 2006, Jeffrey Sachs - célebre economista, assessor especial do Secretário Geral das Nações Unidas e autor do influente best-seller The End of Poverty - lançou o Millennium Villages Project, uma audaciosa experiência de US$ 120 milhões projetada para testar suas teorias sobre acabar com a pobreza.

Por seis anos, Nina Munk seguiu Sachs em suas viagens à África, ouviu conversas com chefes de estado e organizações humanitárias e mergulhou na vida de pessoas em duas aldeias africanas remotas. Munk veio a entender os problemas da vida real que desafiam a fórmula de Sachs para acabar com a pobreza global. O Idealista é a história profunda e comovente do que acontece quando as teorias abstratas de um homem brilhante e motivado atendem às realidades da vida humana.

Intervenções: Uma Vida de Guerra E Paz - Kofi Annan

h
Primeiro funcionário de carreira da ONU a ser eleito para o cargo de secretário-geral, primeiro africano negro a comandar a maior organização multilateral do mundo, à frente de um orçamento de 10 bilhões de dólares e de mais de 40 mil funcionários em diversos países, o ganense Kofi Annan dedicou a maior parte de sua vida à defesa da paz mundial e à promoção dos direitos humanos.
Sua eleição pela Assembleia Geral, no final de 1996, coroou uma carreira diplomática integralmente dedicada às Nações Unidas.
Formado nas melhores universidades dos Estados Unidos e da Europa, e com vasta experiência em missões de manutenção da paz, Annan exerceu dois mandatos marcados por êxitos significativos na solução de conflitos armados e no combate ao desrespeito dos direitos humanos - mas também por lamentáveis fracassos como o genocídio em Ruanda (1998) e as "guerras contra o terror" deflagradas pelos atentados de 11 de setembro de 2001.
Como ele mesmo avalia nestas aguardadas memórias, a ONU - fundada em 1945 com a finalidade de evitar uma nova guerra mundial - tem enfrentado, desde o fim da Guerra Fria, as consequências dramáticas do antagonismo entre os interesses geopolíticos das grandes potências e os direitos e garantias mais básicos dos habitantes do planeta. Em parceria com Nader Mousavideh, seu ex-assessor e respeitado especialista em relações internacionais, o vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2001 expõe os bastidores do jogo geopolítico mundial por meio de uma interpretação lúcida e honesta dos acontecimentos históricos de que foi testemunha e protagonista.

Educação

k

Why Does College Cost So Much? (Por que as faculdades custam tanto?) - Robert B. Archibald e David H. Feldman

h

Quem fez, faz ou pensa em fazer um curso superior, sabe como é caro. E essa não é uma realidade só do Brasil; na verdade, nos EUA é bem pior. E para piorar: as mensalidades só crescem.

Muito do que se escreve sobre faculdades e universidades vincula o rápido crescimento das mensalidades ao comportamento disfuncional na academia. Alvos comuns de disfunção incluem jogos de prestígio entre universidades, amenidades banhadas a ouro e administração inchada. Este livro oferece uma visão diferente. Para explicar o custo crescente da faculdade, os autores colocam a indústria do ensino superior dentro da história econômica dos Estados Unidos.

A trajetória do custo da faculdade é semelhante ao comportamento de custo em muitos outros setores, e isso não é coincidência. O ensino superior é um serviço pessoal que se baseia em trabalho altamente qualificado. Um trio tecnológico de amplas forças econômicas se uniu nos últimos trinta anos para fazer com que os custos de educação superior, e os custos em muitos outros setores, aumentassem muito mais rapidamente do que a taxa de inflação. O principal culpado é o próprio crescimento econômico.

A World-Class Education: Learning from International Models of Excellence and Innovation (Uma Educação de Nível Mundial: Aprendendo Com Modelos Internacionais de Excelência E Inovação) - Vivien Stewart

lk
No século XX, os Estados Unidos eram o líder mundial em educação - o primeiro país a alcançar o ensino secundário universal e o primeiro a expandir o ensino superior para além da classe de elite. Agora, outros países estão alcançando e avançando - nas taxas de conclusão do ensino médio, na qualidade e equidade de seus sistemas de ensino fundamental e médio e na proporção de alunos que se formam na faculdade. Não é que a educação americana tenha piorado, mas a educação em outras partes do mundo ficou muito melhor, rapidamente.

Projetado para promover conversas sobre como educar os alunos para um mundo em rápida mudança e cada vez mais sem fronteiras e baseado em inovação, este livro abrangente e esclarecedor da especialista em educação internacional Vivien Stewart não é sobre culpar; trata-se de entender o que os melhores sistemas escolares do mundo estão fazendo corretamente com o objetivo de identificar quais escolas dos EUA - nos níveis nacional, estadual e local - podem fazer de maneira diferente e melhor.

Academically Adrift: Limited Learning on College Campuses (Academicamente à deriva: aprendizado limitado nos campi universitários) - Richard Arum e Joshipa Roksa

g

Apesar do aumento dos custos de ensino, mais e mais estudantes vão para a faculdade todos os anos. Um diploma de bacharel agora é necessário para entrar em um número crescente de profissões. E alguns pais começam a planejar a despesa de mandar os filhos para a faculdade antes mesmo deles nascerem. Quase todo mundo se esforça para ir, mas quase ninguém faz a pergunta fundamental colocada nesta obra: os alunos de graduação realmente aprendem alguma coisa quando chegam lá?

Para uma grande proporção de estudantes, a resposta de Richard Arum e Josipa Roksa a essa pergunta é um não bem grande. Sua extensa pesquisa se baseia em respostas a pesquisas, dados de transcrição e, pela primeira vez, o Collegiate Learning Assessment, um teste padronizado aplicado aos alunos no primeiro semestre e, novamente, no final do segundo ano (tipo o Enade brasileiro). De acordo com a análise de mais de 2.300 alunos de graduação em 24 instituições, 45% desses alunos não demonstram melhora significativa em uma série de habilidades - incluindo pensamento crítico, raciocínio complexo e redação - durante os dois primeiros anos de faculdade.

O ensino superior enfrenta crises em várias frentes, mas o relatório de Arum e Roksa de que as faculdades estão falhando em sua missão mais básica chama a atenção para questões que não podem mais esperar.

Por Que Os Alunos Não Gostam da Escola? - Dan T. Willingham

h
O cientista cognitivo Dan Willingham concentra sua aclamada pesquisa sobre as bases biológicas e cognitivas da aprendizagem. Seu livro ajudará os professores a melhorar sua prática, explicando como eles e seus alunos pensam e aprendem.

Revela a importância da história, emoção, memória, contexto e rotina na construção de conhecimento e na criação de experiências de aprendizado duradouras.

Inclui descobertas surpreendentes, como a de que a inteligência é maleável e que você não pode desenvolver "habilidades de pensamento" sem fatos e como uma compreensão do funcionamento do cérebro pode ajudar os professores a aprimorar suas habilidades de ensino.

Change.edu: Rebooting for the New Talent Economy (Mudança.edu: Reiniciando Para Uma Economia de Novos Talentos) - Andrew Rosen

h
Embora os estudantes de baixa renda não encontrem um lugar nas universidades privadas por falta de financiamento, as universidades públicas de quatro estão gastando somas incríveis em residências luxuosas, estádios de futebol cada vez maiores e institutos de pesquisa obscuros. Nós temos mimado nossos alunos mais favorecidos, enquanto negamos acesso àqueles que precisam urgentemente de educação superior para mudar usa vida.

Em Change.edu Andrew S. Rosen detalha claramente e de maneira divertida até que ponto o sistema de ensino superior americano se afastou das metas de acesso, qualidade, acessibilidade e responsabilidade que deveriam ser suas características, e oferece uma receita para restaurar os objetivos mais básicos de um ensino superior.

Como os Estados Unidos podem abordar um sistema de incentivos no ensino superior que é incompatível com os desafios dos próximos anos? Aqui, Rosen descreve "sete certezas" da educação nos próximos 25 anos e apresenta um ultimato de como o nosso sistema deve se preparar para as mudanças vindouras. Ele propõe um novo "manual" para lidar com a mudança que está vindo e que permitirá ao ensino superior americano recuperar sua primazia global e ser um catalisador para o crescimento econômico no século XXI.

Unlocking the Gates (Destrancando os Portões) - Taylor Walsh

kj,
Durante a última década, uma pequena revolução ocorreu em algumas das principais universidades do mundo: elas começaram a fornecer acesso gratuito a materiais de cursos de graduação - incluindo planos de estudo, tarefas e aulas - a qualquer pessoa com uma conexão à Internet.

Yale oferece gravações de áudio e vídeo de alta qualidade de uma cuidadosa seleção de suas aulas mais populares, o MIT fornece materiais digitais para quase todos os seus cursos, a Carnegie Mellon possui um ambiente de aprendizado interativo e algumas das universidades mais seletivas da Índia criaram um vasto corpo de conteúdo on-line, a fim de alcançar a crescente demanda estudantil do país.

Embora não ofereçam créditos ou diplomas online, esforços como esses estão começando a democratizar o acesso a instituições de elite - e podem ser um anúncio de mudanças significativas na forma como todas as universidades abordam o ensino e o aprendizado. Com base em uma ampla gama de fontes, incluindo extensas entrevistas com líderes universitários, Taylor Walsh traça a evolução desses projetos de cursos on-line e considera o impacto que eles podem ter, tanto dentro de universidades de elite quanto fora dela.

Class Warfare: Inside the Fight to Fix America’s Schools (Guerra de classe: por dentro da luta para consertar as escolas americanas) - Steven Brill

j
Em um tour devastadora, o premiado jornalista Steven Brill joga um olhar rigoroso nos adultos que estão brigando contra diariamente contra o fracasso dos Estados Unidos para poder educar seus filhos com o mínimo de qualidade e dignidade possível.

Ahh, e Brill ainda aponta o caminho que deveria ser tomado para que esse fracasso pudesse ser revertido.

O autor não só nos leva para dentro de suas batalhas cheias de reviravoltas, como também termina com uma receita surpreendente do que será necessário - de ambos os lados - para fazer com que as pessoas voltem a acreditar novamente no sonho americano dentro dos ambientes escolares.

Who’s Teaching your Children? (Quem Está Ensinando Suas Crianças?) - Vivian Troen and Katherine C. Boles

g
A falta de professores qualificados nas salas de aula dos Estados Unidos é um problema crítico que se agrava cada vez mais. Este livro revela e instiga a pensar sobre as razões para a crise e oferece soluções concretas e acessíveis para as mesmas.

Em uma visão prática de como nossos filhos podem obter o ensino de alta qualidade que merecem - uma visão que vale a pena ponderar e até implementar; este livro deve ser lido não apenas por professores e educadores de professores, mas também por pais, cidadãos e legisladores - por todos aqueles que precisam falar por crianças.

Questionamentos como "Por que tão poucas pessoas resolvem lecionar, ou uma vez que começam uma carreira no ensino público, por que abandonam? Kitty Boles e Vivian Troen, ambas professoras, investigam essa questão e então propõem mudanças consideráveis ​​e ponderadas que trariam grandes benefícios à profissão.

Stretching the School Dollar: How Schools and Districts Can Save Money while Serving Students (Esticando O Dólar Das Escolas: Como Escolas E Distritos Podem Economizar Dinheiro E Ao Mesmo Tempo Melhorar O Atendimento Aos Estudantes) - Frederick M. Hess e Eric Osberg

g
Pressões simultâneas para reduzir custos e aumentar o desempenho dos alunos nunca foram maiores do que são hoje nos Estados Unidos.

Não apenas o corte de custos é essencial nesta era de recursos mais curtos, como argumentam os autores Hess e Osberg, mas também a eliminação de gastos ineficientes é fundamental para liberar recursos que impulsionarão verdadeiramente uma boa reforma escolar.

Stretching the School Dollar reúne um grupo dinâmico de autores - acadêmicos, consultores, jornalistas e empreendedores - que oferecem novos insights sobre uma questão que nenhuma escola ou prefeitura pode ignorar.

Educational Economics: Where Do School Funds Go? (Economia Educacional: Para onde vão os fundos escolares?) - Marguerite Roza

d

Educational Economics: Where Do School Funds Go? examina o financiamento da educação do ponto de vista da escola, explicando como as várias fontes de financiamento podem impedir que as escolas ofereçam serviços acadêmicos que correspondam às suas prioridades declaradas.

À medida que os orçamentos governamentais encolhem, vincular os gastos aos resultados dos alunos será imperativo.

Educational Economics: Where Do School Funds Go? oferece prescrições concretas para a reforma e examina o financiamento da educação do ponto de vista da escola, explicando como as várias fontes de financiamento podem impedir que as escolas ofereçam serviços acadêmicos que correspondam às suas prioridades declaradas.

Liberating Learning: Technology, Politics, and the Future of American Education (Aprendizagem Libertadora: Tecnologia, Política E O Futuro da Educação Americana) - Terry M. Moe e John E. Chubb

K
Prepare-se para um livro verdadeiramente bonito, rico na perspectiva de como a tecnologia já está revolucionando o aprendizado em comunidades de Midland, Pensilvânia a Gurgaon, na Índia. Ao mesmo tempo, a narrativa preocupante da realpolitik da educação, uma batalha em que o status quo é bem defendido por legisladores e muita grana.

Mas, acima de tudo, este livro é uma chamada à ação, uma chamada para liberar o poder da inovação tecnológica para criar um sistema de educação digno de nossas aspirações e sonhos das crianças.

Enquanto continuarmos a educar os alunos sem levar em conta o modo como o mundo real funciona, continuaremos a limitar suas escolhas. Por isso que em Liberating Learning, os autores nos empurra a fazer as perguntas que deveríamos fazer, para ter conversas difíceis sobre até que ponto a tecnologia pode avançar para o bem dos alunos.

Work Hard. Be Nice (Trabalhe duro. Seja gentil) - Jay Mathews

k
Quando Mike Feinberg e Dave Levin se tornaram professores logo após a faculdade e viram-se como verdadeiros fracassos em sala de aula, eles prometeram se refazer como educadores melhores. E eles fizeram isso e muito mais.

Com seus vinte e poucos anos, e com pura força de talento e determinação, nunca aceitaram um não como resposta, criando um método que levaria a uma quinta série altamente bem-sucedida. O sucesso fez com que o método se tornasse o programa KIPP (Knowledge Is Power Program), que hoje está presente em dezenas de escolas em dezenas de estados americanos.

As escolas KIPP incorporam o que Feinberg e Levin aprenderam com os melhores e mais carismáticos professores da América: as lições precisam ser animadas; os dias de escola precisam ser mais longos (o dia do KIPP é de nove horas e meia); a conclusão do dever de casa tem que ser sacrossanta (os professores do KIPP estão disponíveis por telefone, dia e noite). Cantos, músicas e slogans como "Trabalhe duro, seja legal" energizam o programa. Iluminando os altos e baixos dos fundadores do KIPP e seus alunos, Mathews nos dá algo bastante raro: um livro esperançoso sobre educação.

Value-Added Measures in Education: What Every Educator Needs to Know (Medidas de Valor Agregado Na Educação: O Que Todo Educador Precisa Saber) - Douglas N. Harris

l
Na obra, escrita pelo economista e pesquisador de educação Douglas N. Harris, discute-se um dos tópicos mais recorrentes na educação.

Com base em seu extenso trabalho com escolas e distritos, ele se propõe a ajudar educadores e legisladores a entender uma nova abordagem inovadora de avaliação.

Escrito em linguagem simples e ilustrado com dados reais de desempenho de alunos, este volume essencial mostra como a medida de valor agregado pode ajudar as escolas a fazer melhor uso de seus dados e discute os pontos fortes e limitações desta abordagem.

Ciência

g
O Gene, Uma História Íntima - Siddhartha Mukherjee

d
Prepare-se para uma obra aclamada, do igualmente aclamado Siddhartha Mukherjee, vencedor do prêmio Pulitzer de não ficção de 2011.

Combinando ciência, história social e relatos pessoais o autor nos conta a extraordinária narrativa de uma das mais importantes descobertas dos tempos modernos: nossos genes.

Ao investigar a hereditariedade, Mukherjee irá mostrar como a genética influencia nossas vidas, personalidades, identidades, destinos e escolhas. Ao longo do livro, Mukherjee explora também a própria origem e família, com seu trágico histórico de doenças mentais, nos mostrando como a ciência pode saltar rapidamente dos laboratórios para a vida. Um livro extraordinário sobre uma das mais importantes - e urgentes - questões da humanidade.

For the Love of Physics: From the End of the Rainbow to the Edge of Time, a Journey through the Wonders of Physics (Por Amor À Física: Do Final Do Arco-Íris Ao Limite Do Tempo, Uma Jornada Pelas Maravilhas Da Física) - Walter Lewin

f
O adorado professor Walter Lewin, do MIT, cujas fascinantes palestras sobre física fizeram dele um superastro do YouTube, oferece uma incrível jornada daquelas que abre a mente de qualquer um enquanto conta as mais agradáveis e intrigantes descobertas da física.

Lewin, que se consagra como um dos maiores contadores de história do nosso tempo, leva os leitores em uma jornada maravilhosa, abrindo nossos olhos como nunca antes para a incrível beleza e poder de tudo que a física pode revelar para nós.

Ele descreve as facetas mais legais e esquisitas dos menores detalhes da matéria, as maravilhas de nossas vidas cotidianas - como os mistérios de por que os raios de luz e o que faz a harmonia musical acontecer - e os aspectos mais impressionantes dos confins do universo. Seja explicando por que o ar cheira tão fresco depois de uma tempestade de raios ou mostrando que uma pulga é forte o suficiente para puxar um livro pesado sobre uma mesa, Lewin diverte à medida que edifica.

Feynman Lectures on Physics, Vol. 1: Mainly Mechanics, Radiation, and Heat (Palestras de Feynman Sobre Física, vol. 1: Principalmente Mecânica, Radiação E Calor ) - Richard P. Feynman, Robert B. Leighton e Matthew Sands

5
"A coisa toda foi basicamente uma experiência", disse Richard Feynman no final de sua carreira, relembrando as origens de suas palestras. A experiência não poderia ter sido mais bem-sucedida, gerando publicações que permaneceram definitivas e introdutórias para o mundo da física por décadas.

Variando dos princípios básicos da física newtoniana através de teorias tão formidáveis como a relatividade geral e a mecânica quântica, as palestras de Feynman permanecem como um monumento de exposição clara e profundo discernimento.

Intemporal e colecionável, as palestras são leitura essencial, não apenas para os estudantes de física, mas para quem procura uma introdução ao campo do inimitável Feynman.

Feynman Lectures on Physics, Vol 2: Mainly Electromagnetism and Matter (Palestras de Feynman sobre Física, vol. 2: principalmente eletromagnetismo e matéria) - Richard P. Feynman, Robert B. Leighton e Matthew Sands

f
"A coisa toda foi basicamente uma experiência", disse Richard Feynman no final de sua carreira, relembrando as origens de suas palestras. A experiência não poderia ter sido mais bem-sucedida, gerando publicações que permaneceram definitivas e introdutórias para o mundo da física por décadas.

Variando dos princípios básicos da física newtoniana através de teorias tão formidáveis como a relatividade geral e a mecânica quântica, as palestras de Feynman permanecem como um monumento de exposição clara e profundo discernimento.

Intemporal e colecionável, as palestras são leitura essencial, não apenas para os estudantes de física, mas para quem procura uma introdução ao campo do inimitável Feynman.

Feynman Lectures on Physics, Vol 3: Quantum Mechanics (Palestras de Feynman sobre Física, vol. 3: mecânica quântica) - Richard P. Feynman, Robert B. Leighton e Matthew Sands

sf
"A coisa toda foi basicamente uma experiência", disse Richard Feynman no final de sua carreira, relembrando as origens de suas palestras. A experiência não poderia ter sido mais bem-sucedida, gerando publicações que permaneceram definitivas e introdutórias para o mundo da física por décadas.

Variando dos princípios básicos da física newtoniana através de teorias tão formidáveis como a relatividade geral e a mecânica quântica, as palestras de Feynman permanecem como um monumento de exposição clara e profundo discernimento.

Intemporal e colecionável, as palestras são leitura essencial, não apenas para os estudantes de física, mas para quem procura uma introdução ao campo do inimitável Feynman.

The New Science of Strong Materials (A Nova Ciência De Materiais Fortes) - J. E. Gordon

d
Com esse clássico da introdução às propriedades dos materiais mais usados na engenharia, J. E. Gordon, responde a algumas questões fascinantes e fundamentais sobre como o mundo estrutural ao nosso redor funciona.

Gordon se concentra nos chamados materiais fortes - como metais, madeira, cerâmica, vidro e osso - explicando em termos acessíveis a base física e química única de suas qualidades estruturais inerentes.

Ele também mostra como uma compreensão profunda das forças intrínsecas desses materiais - e fraquezas - orienta nossas escolhas de engenharia, permitindo-nos construir as estruturas que sustentam nossa sociedade. Este trabalho é um exemplo duradouro de comunicação científica de primeira linha.

The Hair of the Dog and Other Scientific Surprises (O Pelo do Cachorro E Outras Surpresas Científicas) - Karl Sabbagh

s
A ciência é cheia de surpresas: desde os peculiares primórdios das incubadoras de bebês; a precipitação positiva inesperada da bomba H; os dinossauros que causaram estrondos sônicos; a natureza irracional do número pi; a quinta sensação de gosto espreitando o paladar de todos, os quais ninguém conhecia (exceto os japoneses), e muito mais.

Enquanto esclarece esses enigmas, Karl Sabbagh mostra que consultas ou suposições aparentemente triviais levam a uma compreensão mais profunda de como a ciência funciona. Quem teria pensado que os cientistas se voltariam para a hipótese "Todos os cisnes são brancos" para determinar a estabilidade de todo o universo? Ou que, se optarmos por gastar nosso dinheiro suado em outras pessoas, isso pode nos tornar mais felizes do que se gastássemos em nós mesmos? Leia e descubra.

13 Things that Don't Make Sense: The Most Baffling Scientific Mysteries of Our Time (13 Coisas Que Não Fazem Sentido: Os Mistérios Científicos Mais Desconcertantes De Nosso Tempo) - Michael Brooks

v
A ciência começa a ficar interessante quando as coisas não fazem sentido.

Até hoje existem resultados experimentais que os cientistas mais brilhantes não podem explicar nem rejeitar. No passado, anomalias semelhantes revolucionaram o nosso mundo: no século XVI, um conjunto de irregularidades celestes levou Copérnico a perceber que a Terra gira em torno do sol e não o inverso. Em 13 Coisas Que Não Fazem Sentido Michael Brooks encontra treze anomalias modernas que podem se tornar as descobertas de amanhã.

Noventa e seis por cento do universo está faltando? Se nenhum estudo foi capaz de mostrar definitivamente que o efeito placebo funciona, por que se tornou um pilar da ciência médica? O sinal do espaço exterior de 1977 foi uma transmissão de uma civilização alienígena? Abrangendo campos da química à cosmologia, da psicologia à física, Michael Brooks captura de forma emocionante a excitação e a controvérsia do desconhecido científico.

Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking (Cozinha Modernista: A Arte E A Ciência De Cozinhar) - Nathan Myhrvold

y
Modernist Cuisine é uma equipe interdisciplinar em sediada em Bellevue, Washington, que foi fundada e liderada por Nathan Myhrvold. O grupo - bastante multidisciplinar - inclui cientistas, chefes de pesquisa e desenvolvimento e uma equipe editorial completa - todos dedicados a promover o estado da arte culinária por meio da aplicação criativa de conhecimento científico e técnicas experimentais.

A obra acaba sendo um tratamento enciclopédico da culinária. Seus seis volumes somam 2.438 páginas e exploram a história da culinária enquanto explicam a ciência da culinária de uma forma acessível tanto para chefs profissionais quanto para cozinheiros domésticos. Através de lindas ilustrações e técnicas sobrenaturais, este conjunto irá inspirá-lo a inovar na sua própria cozinha.

O Imperador de Todos Os Males: Uma Biografia Do Câncer - Siddhartha Mukherjee

r
Em 2010, mais de 7 milhões de pessoas morreram de câncer em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma de três mulheres e um de dois homens desenvolverão essa doença durante a vida. Em alguns países, o câncer será a causa de morte mais comum, superando as doenças coronarianas. Mas, afinal, o que é essa doença? "Quem" é o câncer?

O primeiro registro da doença é um papiro egípcio do século VII a.C. No entanto, são raras as referências ao câncer antes do século XIX, já que as pessoas morriam de flagelos para os quais existe tratamento hoje, como tuberculose, cólera, varíola, peste ou pneumonia. Com o prolongamento da vida humana, o câncer foi levado para o primeiro plano, tornando-se a doença mais temerosa da civilização moderna, o que justificou, na segunda metade do século XX, a intensificação da batalha épica da medicina contra um mal cuja causa era desconhecida.

Como um oncologista que se depara diariamente com o drama de seus pacientes, Siddhartha Mukherjee traça em O Imperador De Todos Os Males uma "biografia" profundamente humana do câncer. Ele narra em detalhes as etapas do processo cheio de idas e vindas da pesquisa da doença, as promessas de vitórias e as recaídas, as radicalizações temerárias de tratamentos como a mastectomia e a quimioterapia, e a importância tardia dada à prevenção, que levou a avanços como o exame de Papanicolau e o combate ao fumo.

Em linguagem acessível, Mukherjee revela os notáveis resultados da recente pesquisa genética, que desvendam o mecanismo íntimo da doença e vão sendo paulatinamente incorporados ao tratamento. Tudo isso numa linguagem que tem a precisão do cientista e a paixão do biógrafo que não esconde sua admiração por um mal capaz de assumir muitas formas e que está à nossa frente na corrida pela imortalidade.

I Contain Multitudes: The Microbes within Us and a Grander View of Life (Eu Contenho Multitudes: Os Micróbios Dentro De Nós E Uma Visão Mais Ampla Da Vida) - Ed Young

d
Juntando-se às fileiras de clássicos da ciência popular como A Botânica do Desejo e O Gene Egoísta, este exame inovador e maravilhosamente informativo acabou se tornando a revolução mais significativa acontecida na biologia desde Darwin. Em uma "visão de mundo do micróbio" o autor revela um lado da vida na Terra maravilhoso e desconhecido.

Cada animal, seja humano, lula ou vespa, é o lar de milhões de bactérias e outros micróbios. Ed Yong, cujo humor é tão evidente quanto sua erudição, nos leva a olhar para nós mesmos e nossos companheiros animais sob uma nova luz - menos como indivíduos e mais como as multidões interconectadas e interdependentes que seguramente somos.

Os micróbios em nossos corpos fazem parte do nosso sistema imunológico e nos protegem contra doenças. Nos oceanos profundos, criaturas misteriosas sem bocas ou vísceras dependem de micróbios para toda a sua vida. As bactérias fornecem capas de invisibilidade às lulas, ajudam os besouros a derrubar as florestas e permitem que os vermes causem doenças que afligem milhões de pessoas. Muitas pessoas pensam em micróbios como germes a serem erradicados, mas aqueles que vivem conosco - o microbioma - constroem nossos corpos, protegem nossa saúde, moldam nossas identidades e nos concedem habilidades incríveis.

Neste livro surpreendente, Ed Yong nos leva em uma grande turnê através de nossos parceiros microbianos e nos apresenta aos cientistas nas linhas de frente da descoberta. Isso mudará tanto a nossa visão da natureza quanto o sentido de onde pertencemos.

De Que São Feitas As Coisas: 10 Materiais Que Constroem Nosso Mundo - Mark Miodownik

o
Você já se perguntou como é feito o concreto? Ou por que o chocolate fica com manchas brancas na superfície se é aquecido e depois resfriado? Ou o que faz o diamante e o grafite, ambos feitos de carbono, serem tão diferentes?

Mark Miodownik responde a todas essas perguntas - e tantas outras - relatando suas experiências pessoais com cada um dos materiais. Miodownik ensina química o suficiente para explicar como são feitas as coisas mais importantes do mundo, mas fala de ciência de um modo acessível para todos.

"De Que São Feitas As Coisas é sobre maravilhas ocultas, sobre as propriedades surpreendentes de materiais que achamos tediosos, banais e indignos de atenção ... É possível que essa ciência e essas histórias tenham sido contadas em outro lugar, mas como os melhores fazedores de chocolate, é Miodownik que consegue a mistura certa. " - New York Times Book Review

Mudança climática e energia

g

A Busca: Energia, Segurança E A Reconstrução Do Mundo Moderno - Daniel Yergin

j
Uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto, Daniel Yergin demonstra que a questão energética é o motor de transformações políticas e econômicas globais da atualidade. A Busca é um relato arrebatador sobre um problema que afeta o mundo contemporâneo: onde encontrar a energia que tanto necessitamos.

Neste livro, o autor aborda as formas de energia tradicionais sobre as quais nossa civilização se ergueu e as novas fontes que prometem substituí-las.

Yergin devassa os bastidores do mercado petrolífero, analisando o aumento dos preços, a corrida pelos estoques do antigo império soviético e as fusões colossais que transformaram o cenário mundial. E encara algumas perguntas polêmicas: o petróleo vai acabar? Seria ele capaz de provocar um conflito inevitável entre a China e os Estados Unidos? Como a turbulência do Oriente Médio afetará o futuro dos estoques globais?

O autor relata a história surpreendente e, às vezes, turbulenta da energia nuclear, do carvão, da eletricidade e do gás natural e oferece uma perspectiva singular sobre o problema das mudanças climáticas. E também nos conduz pelo ressurgimento das energias renováveis, explorando o potencial de recursos como o vento, o sol e os biocombustíveis.

Sustainable Energy: without the Hot Air (Energia sustentável: Sem O Ar Quente) - de David J.C. MacKay

f
Abordando a crise de energia sustentável de maneira objetiva, este livro esclarecedor analisa números relevantes para entendermos o quadro e organiza um plano de mudança em nível pessoal e internacional - para a Europa, os Estados Unidos e o mundo.

No formato de estudo de caso, esta referência informativa responde a questões que envolvem a energia nuclear, o potencial de combustíveis fósseis sustentáveis e as possibilidades de compartilhar a energia renovável com países estrangeiros. Ao mesmo tempo em que ressalta a dificuldade de minimizar o consumo, o tom permanece positivo, pois desmascara a desinformação e explica claramente os cálculos de gastos por pessoa para incentivar as pessoas a fazerem mudanças individuais que beneficiarão o mundo em geral.

Unlocking Energy Innovation (Destravando a inovação na energia) - Richard K. Lester e David M. Hart

k
A inovação energética nos oferece a melhor chance de resolver os problemas urgentes e inter-relacionados da mudança climática, a insegurança mundial em relação ao fornecimento de energia e a crescente demanda por energia. Mas, se quisermos obter uma transição oportuna para energia confiável, de baixo custo e baixo teor de carbono, o sistema de inovação de energia dos EUA deve ser radicalmente reformulado.

Em Unlocking Energy dInnovation estaca-se um plano de última hora para refazer o sistema de inovação em energia dos Estados Unidos, aproveitando os pontos fortes do empreendedorismo do país e a diversidade regional nas esferas pública e privada. A vontade do mercado não preencherá a lacuna de inovação energética e somente mudanças sistêmicas e transformadoras no nosso sistema de inovação em energia descrito neste livro provocativo nos ajudará a evitar os cenários mais terríveis e alcançar um futuro energético sustentável e seguro.

World on the Edge: How to Prevent Environmental and Economic Collapse (O mundo no limite: como prevenir um colapso ambiental e econômico) - Lester Brown

´´[
Estamos em uma corrida entre pontos de inflexão políticos e naturais. Podemos fechar usinas elétricas movidas a carvão com rapidez suficiente para salvar a camada de gelo da Groenlândia e evitar um aumento catastrófico do nível do mar? Podemos aumentar a produtividade da água com rapidez suficiente para deter o esgotamento dos aquíferos e evitar escassez de alimentos impulsionada pela água? Podemos lidar com o pico da água e o pico do petróleo ao mesmo tempo?

Estas são algumas das questões que Lester R. Brown habilmente destila em World on the Edge. Trazendo décadas de pesquisa e análise em jogo, ele fornece as respostas necessárias para recuperar nosso futuro.

World on the Edge destaca as principais questões ambientais e como resolvê-las agora.

Global Warming: The Complete Briefing (Aquecimento Global: O Relatório Completo) - John Houghton

h
Quanto do aquecimento global é devido às atividades humanas? Até onde será possível se adaptar às mudanças climáticas? O guia completo e definitivo de Sir John Houghton para as mudanças climáticas responde a essas perguntas e muito mais, fornecendo as melhores e mais recentes informações disponíveis, incluindo as últimas descobertas do IPCC.

O fluxo simples e lógico de ideias proporciona uma fundamentação inestimável na ciência, bem como os impactos físicos e humanos da mudança climática, para alunos de graduação em uma ampla gama de disciplinas. Acessível a cientistas e não-cientistas, o texto evita equações matemáticas e inclui figuras simples que ajudam os alunos a entender as conclusões da ciência, sem ser sobrecarregados por grandes quantidades de dados. As perguntas para os alunos considerarem e testarem seu entendimento estão incluídas em cada capítulo, juntamente com leituras adicionais cuidadosamente selecionadas para expandir seus conhecimentos.

Além Da Fumaça E Dos Espelhos: Mudança Climática E Energia No Século 21 - Burton Richter

h
O foco principal da obra é evidenciar a discussão sobre a redução das emissões dos gases do efeito estufa, bem como os limites para o aumento da temperatura global, a definição da velocidade de redução nas emissões e a operacionalização de várias opções energéticas sugeridas para esse corte.

O objetivo deste livro é ajudar a quebrar mitos e tabus, a fim de permitir que os leitores formem suas próprias opiniões e se posicionem diante do problema, cobrando e adotando mudanças para um fornecimento de energia mais sustentável - tanto quanto para a otimização do uso dos recursos naturais que o planeta oferece.

Especialista no assunto, o autor Burton Richter recebeu o Prêmio Nobel em Física.

Quente, Plano E Lotado: Os Desafios E Oportunidades De Um Novo Mundo - Thomas Friedman

d
Em setembro de 2008, o jornalista Thomas L. Friedman, vencedor de três prêmios Pulitzer, lançou esta obra que ajudou a entender ainda melhor o complexo mundo do capitalismo global, com mais uma análise oportuna e imprescindível da globalização - desta vez com enfoque na relação entre o meio ambiente e o ambiente de negócios.

Friedman nota que não foi à toa que o Citibank, os bancos da Islândia e os bancos de gelo da Antártida se derreteram todos ao mesmo tempo. Segundo ele, tudo aconteceu fundamentalmente em razão do processo superacelerado de desenvolvimento em que se encontravam os principais países do mundo, usando para tal os recursos naturais da terra de forma desordenada, econômica e ecologicamente insustentável.

Como observa o autor, um dos mais respeitados jornalistas norte-americanos, os avanços das tecnologias e da comunicação conectaram os indivíduos como nunca antes - criando uma explosão de consumo em países como Brasil, Índia e China e desafiando o resto do planeta a correr para não perder terreno. Mas embora considere o "achatamento do mundo" uma força positiva para os negócios e o meio ambiente, Friedman mostra como "o sistema de crescimento que adotamos desestabilizou tanto o Mercado quanto a Mãe Natureza, até um patamar que já não pode ser evitado ou ignorado.

Reinventando o Fogo: Soluções Ousadas de Negócios na Nova Era da Energia - Amory B. Lovins e Rocky Mountain Institute

t
Reinventando o Fogo é um plano brilhante, completo e inovador para uma reestruturação integral, lucrativa e sustentável para o uso da energia.

Amory Lovins oferece uma nova visão para revitalizar modelos de negócios e vencer a corrida pela energia limpa. Com base em trinta anos de experiência prática, esta análise inovadora e comentada por especialistas da área integra soluções baseadas no mercado e testadas em diversos setores.

Além disso ela traça o mapa de caminhos e estratégias competitivas para uma economia que não precisará mais de petróleo, carvão e energia nuclear, que usará um terço menos de gás natural e não exigirá novas invenções.

Economia e desigualdade

d

Era uma vez um sonho: a história de uma família da classe operária e da crise da sociedade americana - J.D. Vance

s
Era Uma Vez Um Sonho retrata o impacto da decadência cultural e econômica de uma sociedade sobre a história pessoal de cada um, mais especificamente sobre as histórias do próprio Vance.

Claro que as histórias contadas por ele poderiam ser iguais às de milhares de outras pessoas que cresceram nas mesmas condições: Seus avós migraram para a região dos Estados Unidos conhecida como Cinturão da Ferrugem, onde se tornaram operários de classe média. Mas a relativa ascensão social não significou que seus descendentes conseguissem escapar da situação de pobreza material e cultural que os prendia a um ciclo contínuo de violência doméstica, abuso de álcool e drogas e falta de perspectivas de forma geral.

É nesse contexto que o autor nasce e cresce, alternando momentos de negação da (des)estrutura familiar e outros de proximidade, mas nunca deixando de tentar entender o que estava errado e o que os levava a cometerem sempre os mesmos equívocos, comuns também às famílias vizinhas. J.D Vance transforma sua experiência pessoal numa narrativa emocionante sobre a degradação da classe trabalhadora branca americana - mas que poderia se passar em qualquer outro lugar do mundo.

Evicted: Poverty and Profit in the American City (Despejados: pobreza e lucro em uma cidade americana) - Matthew Desmond

w
Em Evicted, o sociólogo da prestigiada universidade de Princeton MacArthur "Genius" Matthew Desmond segue oito famílias na cidade americana de Milwaukee enquanto elas lutam para manter um teto sobre suas cabeças.

Aclamado como "violento e revelador" (The Nation), "vívido e inquietante" (New York Review of Books), Evicted transforma a compreensão de pobreza e exploração econômica enquanto fornece novas ideias para resolver um dos problemas mais devastadores da América do século XXI.

Suas cenas inesquecíveis de esperança e perda nos lembram da centralidade do lar, sem a qual nada mais é possível.

The Power to Compete: An Economist and an Entrepreneur on Revitalizing Japan in the Global Economy (O Poder de Competir: Um Economista E Um Empreendedor Escrevem Sobre Revitalizar O Japão na Economia Global) - Hiroshi Mikitani e Ryoichi Mikitani

u
O Poder de Competir aborda as questões centrais da prosperidade do Japão - e do mundo - em busca de uma cura para a "Doença do Japão".

Como fundador e CEO da Rakuten, uma das maiores empresas de Internet do mundo, o autor Hiroshi Mikitani traz a perspectiva de um empreendedor para suportar a estagnação econômica do país. Através de uma conversa franca com seu pai economista, Ryoichi Mikitani, os dois examinam os problemas enfrentados pelo Japão e exploram possíveis roteiros para a revitalização da economia.

Suas ideias incluem a aplicação de técnicas de negócios, como indicadores-chave de desempenho, para consertar a economia, usar a tecnologia da informação para reduzir a burocracia do governo e aumentar o número de empresas estrangeiras com sede no Japão.

The Rise and Fall of American Growth (Ascensão e queda do crescimento americano) - Robert J. Gordon

y
No século após a Guerra Civil, uma revolução econômica melhorou o padrão de vida americano de maneiras antes inimagináveis: Iluminação elétrica, encanamento interno, veículos motorizados, viagens aéreas e televisões transformaram residências, locais de trabalho e vidas.

Mas será que, agora, essa era de crescimento sem precedentes chegou ao fim? Costurando uma narrativa viva, anedotas históricas e profunda análise econômica, A Ascensão E Queda do Crescimento Americano desafia a visão de que a economia continuará inabalável e demonstra que a escala de inovações entre 1870 e 1970 não pode ser repetida. A obra é, ao mesmo tempo, uma homenagem a um século de mudanças radicais e um prenúncio de tempos mais difíceis no futuro.

How Asia Works: Success and Failure in the World’s Most Dynamic Region (Como A Ásia Funciona: Sucesso E Falha na Região Mais Dinâmica do Mundo) - Joe Studwell

r
Nos anos 80 e 90, a história do milagre econômico do Leste Asiático começou a se popularizar no Ocidente, na qual os países não eram vistos apenas como prodígios de desenvolvimento, mas como um bloco unificado culturalmente e economicamente semelhante, e claro, em franca ascensão.

Em How Asia Works, Joe Studwell extrai uma extensa pesquisa sobre a economia de nove países - Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas, Vietnã e China - e transforma tudo em uma narrativa acessível e legível que desmascara equívocos ocidentais, mostra o que realmente aconteceu na Ásia e por que aconteceu da maneira como aconteceu e por que alguns países prosperaram enquanto outros se enfraqueceram.

How Asia Works é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em uma as regiões mais curiosas do mundo e um dos milagres econômicos mais loucos.

O capital no século XXI - Thomas Piketty

t
Nenhum livro de economia dos últimos anos foi tão importante - independente da corrente política que você siga - quanto O Capital no Século XXI, do francês Thomas Piketty. Seu estudo sobre a concentração de riqueza e a evolução da desigualdade gerou discussões e colheu comentários e elogios de diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

Fruto de quinze anos de pesquisas incansáveis, o livro se apoia em dados que remontam ao século XVIII, provenientes de mais de vinte países, para chegar a conclusões explosivas. O crescimento econômico e a difusão do conhecimento impediram que fosse concretizado o cenário apocalíptico previsto por Karl Marx no século XIX. Porém, os registros históricos demonstram que o capitalismo tende a criar um círculo vicioso de desigualdade, pois, no longo prazo, a taxa de retorno sobre os ativos é maior que o ritmo do crescimento econômico, o que se traduz numa concentração cada vez maior da riqueza.

A obra contribui para renovar nossa compreensão sobre a dinâmica do capitalismo ao colocar sua contradição fundamental na relação entre o crescimento econômico e o rendimento do capital.

Stress Test: Reflections on Financial Crises (Teste de Estresse: Reflexões Sobre Crises Financeiras) - Timothy F. Geithner

nm
Bestseller de diversos jornais e revistas americanas Street Test é o legado de Tim Geithner em crises financeiras.

Geithner foi presidente do Federal Reserve Bank de Nova York e depois como secretário do Tesouro do presidente Barack Obama, ajudou os Estados Unidos a enfrentar a pior crise financeira desde a Grande Depressão, do boom ao estouro, do resgate à recuperação.

Em um livro de memórias sincero, fascinante e historicamente esclarecedor, ele leva os leitores aos bastidores da crise, explicando as escolhas difíceis e politicamente intragáveis ​​que ele fez para reparar um sistema financeiro quebrado e impedir o colapso da principal economia do mundo. A obra é também um guia valioso sobre como os governos podem gerenciar melhor as crises financeiras, porque essa, com certeza, não será a última.

The Bet: Paul Ehrlich, Julian Simon, and our Gamble over Earth’s Future (A Aposta: Paul Ehrlich, Julian Simon E Nosso Jogo Sobre O Futuro da Terra) - Paul Sabin

j
Em 1980, o economista iconoclasta Julian Simon desafiou o biólogo de celebridades Paul Ehrlich para uma aposta. Sua aposta nos preços futuros de cinco metais atraiu a atenção do público como um teste de prosperidade ou destruição.

Ehrlich, autor já consagrado, previu que o aumento das populações causaria consumo excessivo, escassez de recursos e fome - com consequências apocalípticas para a humanidade. Simon otimistamente respondeu que o bem-estar humano floresceria graças a mercados flexíveis, mudanças tecnológicas e nossa engenhosidade coletiva. O debate de Simon e Ehrlich refletiu um profundo conflito nacional sobre o futuro do planeta.

Em uma narrativa animada que vai desde o surgimento do ambientalismo dos anos 1960 até os anos 90, Paul Sabin mostra como a luta entre Ehrlich e Simon - entre medos ambientais e confiança no livre mercado - ajudou criar o abismo separando os ambientalistas e seus críticos hoje. Aproveitando os pontos de vista de ambos os lados, Sabin defende o uso de valores sociais, em vez de absolutos econômicos ou biológicos, para orientar as escolhas cruciais da sociedade em relação à mudança climática, à saúde do planeta e à nossa.

O Preço da Desigualdade - Joseph Stiglitz

y
Numa era em que a maioria dos norte-americanos via a economia como a ciência do dinheiro, Joseph Stiglitz era, por muitos motivos, um improvável candidato a economista.

A sua família tinha ideais políticos e o ensinou que o dinheiro não era importante, que o dinheiro não compra a felicidade, que o que importa era se dedicar aos outros e à saúde mental. Tudo mudou quando, na tumultuosa década de 1960, ele percebeu que a economia era muito mais do que o estudo do dinheiro - era, na verdade, uma forma de pesquisa capaz de abordar as causas fundamentais da desigualdade.

Assim, em O Preço da Desigualdade, Stiglitz mostra como a desigualdade crescente não é algo inevitável e que são os interesses financeiros que, no processo de criação da riqueza, sufocam o verdadeiro e dinâmico capitalismo. Com a sua visão única, Stiglitz analisa o cenário mundial, lançando hipóteses sobre as implicações que o crescimento da desigualdade terá na democracia, na política monetária e orçamental, e na globalização.

Por que as nações fracassam - Daron Acemoglu e James A. Robinson

u
Por meio de um texto instigante, Por Que As Nações Fracassam responde à pergunta que há séculos paira no ar: por que algumas nações são ricas e outras são pobres, divididas por riqueza e pobreza, saúde e doença, comida e fome? Neste livro, Daron Acemoglu e James Robinson tratam das diferenças abissais de receita e padrão de vida que separam os países ricos do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, dos pobres, como os da África subsaariana, América Central e do Sul da Ásia.

Os autores fazem uma demonstração cabal de que são as instituições políticas e econômicas que estão por trás do êxito econômico (ou da falta dele)., De maneira convincente, Acemoglu e Robinson afirmam que os países só escapam à pobreza quando dispõem de instituições econômicas adequadas, sobretudo a propriedade privada e a concorrência, Eles defendem, ainda, a tese original de que a probabilidade de os países desenvolverem instituições de forma acertada é maior quando eles contam com um sistema político pluralista e aberto, com disputa de cargos políticos, eleitorado amplo e espaço para a emergência de novos líderes políticos.

Trata-se de uma leitura que oferece um vastíssimo leque de exemplos históricos para demonstrar como mudanças podem contribuir para instituições favoráveis, inovações progressistas e êxito econômico ou, ao contrário, para instituições repressoras e, em última instância, decadência ou estagnação.

Desta Vez É Diferente: Oito Séculos De Loucura Financeira - Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff

i
Com base numa vasta quantidade de informação compilada numa imensa base de dados (que cobrem 66 países de todos os continentes), os autores puderam analisar, de uma forma mais ampla os diversos episódios de vários tipos de crises financeiras.

As análises incluem calotes governamentais; as crises bancárias, como as que o mundo viveu há 10 anos atrás, quando uma nação descobre que grande parte da população se tornou insolvente; perdas pesadas em investimentos; pânicos bancários; e, por fim, as crises de taxa de câmbio, como as que assolaram a Ásia, a Europa e a América Latina nos anos 90.

Nesta análise quantitativa emerge um padrão. Nas palavras dos autores: por muito diferente que pareça sempre o último furor ou crise financeira, há normalmente semelhanças notórias com a experiência passada de outros países e da história. Reconhecer estas analogias e precedentes é um passo essencial para aperfeiçoar o sistema financeiro global, quer reduzindo o risco de crises futuras, quer lidando melhor com as catástrofes, quando elas acontecem.

Beyond the Crash: Overcoming the First Crisis of Globalization (Além da Quebra: Superando A Primeira Crise da Globalização) - Gordon Brown

d
A crise financeira internacional que manteve a economia global parada por muito tempo ainda parece estar a todo vapor. O ex-primeiro-ministro britânico e ministro das Finanças do país, Gordon Brown, acredita que a crise pode ser revertida, mas que os líderes mundiais devem trabalhar juntos se quiserem evitar uma década de empregos perdidos e baixo crescimento.

Brown fala tanto como a pessoa que estava na sala de tomada de decisões como um especialista reconhecido por sua notável perspicácia financeira. Ele descreve a imprudência e a irresponsabilidade chocante dos bancos que ele acredita ter contribuído para a profundidade e amplitude da crise. Como ele vê, a crise foi provocada não apenas por falhas técnicas, mas também por falhas éticas. Brown argumenta que os mercados precisam de moral e sugere que a única maneira de realmente garantir que a economia mundial não fracasse novamente é instituir uma constituição bancária e um plano de crescimento global para empregos e justiça.

Too Big To Fail (Muito Grande Para Fracassar) - Andrew Ross Sorkin

p
Em uma das narrativas financeiras mais emocionantes em décadas, Andrew Ross Sorkin - um colunista do New York Times e um dos repórteres financeiros mais respeitados dos Estados Unidos - apresenta o primeiro relato definitivo da crise econômica que levou o mundo a à beira do colapso total.

Através de acesso sem precedentes aos atores envolvidos no grau mais íntimo da crise, ele recria todo o drama e turbulência desses dias turbulentos, revelando detalhes nunca antes divulgados e como, motivados tanto pelo ego como e ganância quanto pelo medo e pela autopreservação, diversos nomes poderosos nas finanças e na política americana decidiram o destino da economia mundial.

O Mundo É Plano: Uma Breve História do Século XXI - Thomas Friedman

l
Elogiado pela crítica e sucesso mundial de vendas, O Mundo É Plano tornou-se referência na história das relações internacionais. Thomas Friedman, um dos principais colunistas do New York Times e vencedor de três prêmios Pulitzer, foi pioneiro em enxergar e definir a "nova globalização", era em que os avanços da tecnologia e da comunicação permitiram que os indivíduos se conectassem como nunca antes, transformando as noções conhecidas de distância, tempo e trabalho.

Segundo o autor, este momento se mostrou positivo para os países emergentes, seus negócios e meio ambiente, ao contrário da era da "velha" globalização, que só beneficiava quem já detinha capital. Através da ideia de achatamento do mundo, Friedman descreve como as pessoas passaram a colaborar umas com as outras e também competir em um mundo de forças mais igualitárias, e procura assim explicar a ascensão de novos players mundiais, como Índia e China.

That Used to Be Us: How America Fell Behind in the World it Invented and How We Can Come Back (Costumávamos Ser Assim: Como A América Ficou Para Trás no Mundo Que Ela Criou E Como Podemos Voltar) - Thomas Friedman e Michael Mandelbaum

j
O Estados Unidos tem um problema enorme: Ele enfrenta quatro grandes desafios, dos quais depende seu futuro, e não consegue atingi-los. Nesta obra, Thomas L. Friedman e Michael Mandelbaum analisam esses desafios - a globalização, a revolução na tecnologia da informação, os déficits crônicos do país e seu padrão de consumo de energia - e explicitam o que precisa ser feito para redescobrir a América.

Eles explicam como o fim da guerra fria cegou a nação para a necessidade de tratar essas questões com seriedade. Eles mostram como a história dos Estados Unidos, quando entendida adequadamente, fornece a chave para lidar com sucesso e explicar como a paralisia do sistema político dos EUA e a erosão dos valores-chave americanos tornaram impossível levar a cabo as políticas das quais o país precisa.

O Fim da Pobreza - Jeffrey Sachs

h
Jeffrey Sachs foi considerado pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Ele é famoso pelo plano que acabou com a hiperinflação na Bolívia e por sua assessoria na liberalização econômica radical da Polônia e da Rússia. Agora, cada vez mais ele vem se envolvendo na solução de um problema que ainda assombra grande parte da humanidade: a miséria e suas sequelas sociais.

Sachs visitou mais de cem países e conviveu com todos os graus de pobreza, especialmente a miséria extrema das aldeias africanas assoladas pela fome, pela malária e pela AIDS. Unindo a narração de histórias emocionantes (passadas principalmente na Bolívia, Polônia, Rússia, Índia, China e África) com análise rigorosa, ele explica como, nos últimos duzentos anos, a riqueza se tornou desigual no planeta e expõe os motivos que impedem as nações mais pobres de melhorar sua sorte.

Os Bastidores da Crise - David Wessel

j
Os bastidores da crise é uma visão espetacular e extremamente analítica de um importante episódio da história econômica dos Estados Unidos e do mundo e que responde às questões mais críticas desse período. Dentre elas:

- O que os principais economistas da Reserva Federal americana sabiam e o que os pegou de surpresa?
- O que eles estavam pensando nos momentos decisivos?
- Como o ex-secretário do Tesouro Hank Paulson e o então presidente do Fed de Nova York, Tim Geithner, se saíram sob tão intensa pressão?
- Como a crise provocou a reavaliação da inabalável reputação de Alan Greenspan?

Essas e muitas outras questões estão nessa obra importantíssima para a economia.

Freakonomics. O Lado Oculto E Inesperado De Tudo Que Nos Afeta - Steven Levitt e Stephen Dubner

y
Nenhum livro permaneceria por 2 anos na lista de Best-sellers do The New York Times se não fosse realmente um fenômeno capaz de revolucionar a forma que pensamos o mundo.

Quando lançado, em 2007, foi simplesmente considerado o Melhor Livro do Ano por veículos e entidades de grande prestígio, como a The Economist, a New York Magazine, o The New York Times, a Amazon.com e a Barnes & Noble.

Uma leitura imperdível para quem ainda não conhece os conceitos que viraram o mundo dos negócios de cabeça pra baixo.

O Otimista Racional: Por Que O Mundo Melhora - Matt Ridley

o
O jornalista especializado em ciência Matt Ridley acredita que há motivos para ser otimista com relação aos seres humanos.

A vida está melhorando, e a um ritmo acelerado.

Disponibilidade de alimentos, aumento da renda e uma maior expectativa de vida estão em alta; doença, mortalidade infantil e violência estão em queda - em todo o mundo.

Este livro cobre todo o movimento da história humana, desde a Idade da Pedra até a internet para mostrar que, graças à incessante capacidade humana para a inovação, o século XXI verá a prosperidade das sociedades e a biodiversidade natural aumentadas.

Doenças e saúde pública

j

Eradication: Ridding the World of Diseases Forever? (Erradicação: Livrando O Mundo Das Doenças Para Sempre?) - Nancy Leys Stepan

3
O sonho de um mundo completamente livre de doenças pode parecer utópico. No entanto, a redução do número de casos de uma doença a zero por meio de intervenções deliberadas de saúde pública, tem sido uma busca constante dos últimos séculos.

Campanhas contra a febre amarela, a malária e a varíola estão entre os maiores e mais caros programas já realizados em saúde pública internacional, as apenas um até agora foi bem-sucedido - isso contra a varíola. Assim fica a dúvida: Esses programas dispendiosos são realmente justificáveis?

Erradication é o primeiro relato abrangente das principais campanhas de erradicação de doenças desde o início do século XX até o presente.

The Fever: How Malaria Has Ruled Humankind for 500,000 Years (A Febre: Como A Malária Mandou Na Raça Humana Por 500 Mil Anos) - Sonia Shah

6
A malária tem sido a doença mais atacada por milionários nos últimos anos. Nomes como Bill Gates, Bono Vox e Laura Bush são apenas algumas das personalidades que colocaram como objetivo de vida curar uma das doenças tropicais mais temidas.

O problema é que ela segue matando. mas como? Como é que uma doença parasitária que sabemos prevenir há mais de um século ainda infecta 500 milhões de pessoas todos os anos, matando quase 1 milhão delas?

Em The Fever, a jornalista Sonia Shah se propõe a responder a essas perguntas, apresentando uma crônica oportuna e inquisitiva da doença e sua influência na vida humana. Desde a colonização do Novo Mundo até a construção do Canal do Panamá, através de guerras e os avanços da Revolução Industrial, Shah rastreia a ascensão irregular da malária e as tragédias que a acompanham, revelando um parasita tão persistente quanto os insetos que o carregam.

House on Fire: The Fight to Eradicate Smallpox (Pegando Fogo: A Luta Para Erradicar A Varíola) - William H. Foege

l
House on Fire conta como a varíola, uma doença que matou, cegou e assustou milhões ao longo de séculos da história humana, foi completamente erradicada em um espetacular triunfo da medicina e da saúde pública.

Neste livro meio que autobiográfico, a história é contada por um homem que foi um dos arquitetos de um esquema de vacinação radical que se tornou uma estratégia fundamental para acabar com a doença quando ela finalmente foi contida na Índia.

Em House on Fire, William Foege descreve suas próprias experiências em saúde pública e detalha o programa notável que envolveu pessoas de países ao redor do mundo em busca de um único objetivo - eliminar a varíola para sempre.

Smallpox: The Death of a Disease (Varíola: A Morte da Doença) - Donald Henderson

d
Por mais de 3000 anos, centenas de milhões de pessoas morreram, ficaram cegas ou foram marcadas permanentemente com cicatrizes pela varíola; até que, em 1967, a coisa começou a mudar. Foi neste ano que Donald Henderson tornou-se diretor de uma campanha mundial para eliminar essa doença da face da terra.

Acompanhe neste livro a história da campanha da Organização Mundial da Saúde para erradicar a varíola - a única doença na história que foi deliberadamente eliminada - e chamada por alguns de "a maior conquista científica e humanitária do século passado".

Este livro único deve ser apreciado tanto como uma história pessoal e verdadeira como a prova de que, através da cooperação e perseverança, o mais assustador dos obstáculos pode ser superado.

Infections and Inequalities: The Modern Plagues (Infecções E Desigualdade: As Pragas Modernas) - Paul Farmer

u
Paul Farmer é um médico-antropólogo com mais de quinze anos de experiência em campo que ja lutou contra a AIDS no interior do Haiti e com as formas mais letais de tuberculose nas favelas do Peru. A partir de sua experiência contra essas pragas modernas ele mostra por que elas são problemas de populações pobres.

Essa "desigualdade" das doenças que atinge a AIDS, a tuberculose, a malária e a febre tifoide no mundo moderno, e que alimenta doenças infecciosas emergentes (ou reemergentes) como Ebola e cólera, é exposta nas histórias angustiantes que Farmer viu, ouviu e agora relatou.

Desafiando as metodologias aceitas de epidemiologia e saúde internacional, ele aponta que as estratégias explicativas mais atuais, de "custo-efetividade" a "falta de conformidade" do paciente, inevitavelmente levam a culpar as vítimas quando, na realidade, são as forças maiores, globais e locais, que determinam por que algumas pessoas estão doentes e outras estão protegidas do risco.

Muito Além das Montanhas: A História de Paul Farmer - Tracy Kidder

g
E por falar em Paul Farmer no livro acima, aqui vai mais um dele, só que dessa vez, sobre ele.

Na década de 1980, após se especializar em antropologia na Universidade Duke, o ainda jovem Paul Farmer decidiu passar um ano no Haiti. Lá, diante da pobreza absoluta, encontrou sua verdadeira vocação: tratar doenças infecciosas e levar as ferramentas da medicina moderna para salvar a vida dos mais necessitados.

Aos 24 anos ele entrou para o curso de medicina de Harvard e, apesar de passar a maior parte do tempo no Haiti, aparecendo na faculdade apenas para as aulas práticas ou para as provas, os professores não puderam condená-lo. Afinal, ele estava tentando levar a medicina a pessoas sem médicos.

Em 1987, Farmer fundou uma pequena instituição de caridade em Boston, a Partners In Health (Parceiros na Saúde), e sua "organização irmã" no Haiti, a Zanmi Lasante - um complexo hospitalar que oferece atendimento gratuito à população.

Uma história de vida emocionante e que deveria ser conhecida por todos.

Polio: An American Story (Poliomelite: Uma História Americana) - David M. Oshinsky

h
Com base nas mais recentes pesquisas David Oshinsky pinta um retrato de suspense que envolveu a corrida pela cura, e o terror causado pela pólio.

Entre outras coisas ele oferece uma visão sobre a Fundação Nacional para a Paralisia Infantil, fundada na década de 1930 por Roosevelt que revolucionou a captação de recursos e a percepção da doença na América; como a experiência da pólio revolucionou a maneira pela qual o governo americano passou a licenciar e testar novas drogas antes de permiti-las no mercado; e a maneira pela qual o sistema legal lidou com a responsabilidade dos fabricantes por produtos inseguros.

E por fim - e talvez o mais revelador - Oshinsky revela que a poliomielite nunca foi a epidemia furiosa retratada pela mídia, mas, na verdade, uma doença relativamente incomum. Tanto uma emocionante história científica de suspense quanto uma provocativa história social e cultural, Polio abre uma nova janela para a América do pós-guerra.

Reinventing American Health Care (Reinventando O Sistema De Saúde Americano) - Ezekiel Emanuel

h
Em março de 2010, Barack Obama assinou o controverso Affordable Care Act. Foi a reforma mais extensa do sistema de saúde da América desde pelo menos a criação do Medicare em 1965, talvez a maior mudança de todos os tempos para a saúde do país.

A nova lei era controversa e altamente política, e a enfrentou desafios legais que chegavam até a Suprema Corte. Como entender essa confusão?

Ezekiel Emanuel, professor de ética médica e política de saúde da Universidade da Pensilvânia, que também serviu como conselheiro especial da Casa Branca para a reforma do sistema de saúde, escreveu uma brilhante explicação sobre por que a assistência médica no país se tornou um ponto tão crucial para os Estados Unidos e por que a reforma atormentou presidentes por mais de um século, fossem eles republicanos ou democratas.

Checklist - Como Fazer As Coisas Benfeitas (Atul Gawande)

y
Hoje nos encontramos na posse de um estupendo know-how, que de bom grado colocamos nas mãos das pessoas mais altamente qualificadas. Mas as falhas evitáveis são comuns, e a razão é simples: o volume e a complexidade do nosso conhecimento excederam nossa capacidade de entregá-lo de forma consistente - de forma correta, segura e eficiente.

Neste livro inovador, Atul Gawande explana sobre o checklist, que ele acredita ser o método mais promissor disponível na superação do fracasso.

Quer você esteja seguindo uma receita, investindo milhões de dólares em uma empresa ou construindo um arranha-céu, o checklist é uma ferramenta essencial em praticamente todas as áreas de nossas vidas, e Gawande explica como dividir tarefas complexas e de alta pressão em pequenos passos pode radicalmente melhorar tudo, desde a segurança das companhias aéreas até as taxas de sobrevivência da cirurgia cardíaca. A obra mostra como a mais simples das ideias poderia transformar a forma como operamos em quase todos os campos.

Global Health: An Introductory Textbook (Saúde Global: Um Livro Introdutório) - Ann Lindstrand

o
Sim, este é um livro que tenta abordar a saúde do mundo inteiro.

Por isso, muitas simplificações foram necessárias para que ele se encaixasse em um único livro-texto, é claro. Porém, o resultado é maravilhoso e contempla a curiosidade de quem deseja:

* obter uma compreensão de como a saúde da população mundial mudou ao longo do tempo;
* aprender sobre os principais determinantes da saúde;
*como a saúde pode ser medida e quais são os principais indicadores para a saúde e a doença;
* aprender sobre o que está causando doença, incapacidade e morte para um grande número de pessoas;
*estar familiarizado com modelos e estruturas para cuidados de saúde em todo o mundo, etc.

O livro é escrito a partir de uma perspectiva de saúde pública e mostra a estreita ligação entre a saúde e as realidades sociais, dinheiro e meio ambiente.

Health Care Will Not Reform Itself (O Sistema de Saúde Não Vai Se Reformar Sozinho) - George Halvorson

ç
Em 2018, os americanos gastarão 2,5 trilhões de dólares em serviços de saúde que são mal coordenados, inconsistentes e mais tipicamente focados no cuidado tardio das condições crônicas do que na prevenção. Enquanto isso as pessoas se tornam mais obesas, menos saudáveis e mais deprimidas.

Nesta obra George Halvorson, CEO do maior plano privado de saúde do país, prova que o atendimento inconsistente dos serviços públicos de saúde dos EUA é irresponsável, irracional, mas mais importante, pode ser consertado. Com detalhes que podem chocar as pessoas, ele mostra por que o "não-sistema" usado atualmente está falhando.

Halvorson baseia-se em estudos respeitados, incluindo os seus, e os exemplos de sistemas bem-sucedidos em todo o mundo para mostrar que, embora os bons cuidados de saúde sejam caros, não é nem de longe tão custoso quanto os maus cuidados de saúde.

Dirt and Disease: Polio before FDR (Sujeira e Doença: A Poliomelite Antes de Frank Delano Roosevelt) - Naomi Rogers

u
Dirt and Disease é uma história social, cultural e médica da epidemia de poliomielite nos Estados Unidos. Naomi Rogers se concentra nos primeiros anos de 1900 a 1920 e avança até o presente. Ela explora como cientistas, médicos, pacientes e suas famílias explicaram a aparência e disseminação da pólio e como eles tentaram lidar com isso. Rogers enquadra este estudo da pólio dentro de um conjunto de questões maiores sobre saúde e doença na cultura americana do século XX.

A poliomielite atingiu crianças ricas e de classe média, bem como os pobres. Mas especialistas e autoridades de saúde pública, no entanto, culparam a pólio em um ambiente urbano imundo, má higiene e pobreza. Isso permitiu que eles responsabilizassem os imigrantes que viviam em favelas e acreditassem que a educação sanitária e as quarentenas poderiam diminuir a disseminação da doença. Mesmo quando os especialistas reconheceram que a poliomielite atingia a classe média, os nativos e os imigrantes, eles tentaram explicar isso culpando a mosca pela disseminação da poliomielite.

Foi quando, na década de 1930, o presidente Franklin Delano Roosevelt ajudou a reformular a imagem da pólio e a remover seu estigma.

The Making of a Tropical Disease: A Short History of Malaria (A Criação de Uma Doença Tropical: Uma Curta História da Malária) - Randall M. Packard

g
A malária acomete centenas de milhões de pessoas e mata de um a três milhões por ano. Apesar dos esforços maciços para erradicar a doença, ela continua sendo um grande problema de saúde pública nas regiões tropicais mais pobres. Mas a malária nem sempre se concentrou em áreas tropicais.

Como outras regiões controlavam a malária e por que a doença ainda floresce em algumas partes do globo? Da Rússia a Índia a Miami, a narrativa abrangente de Randall Packard traça as forças naturais e sociais que ajudam a disseminação da malária e a tornam mortal.

Ele descobre como a guerra, a agricultura, os sistemas de saúde enfraquecidos e a globalização, juntamente com a mudança climática e as mudanças na distribuição e no fluxo de água, criam condições nas quais os mosquitos transmissores da malária prosperem.

Prioridades em Saúde - Joel G. Breman, David B. Evans, Mariam Claeson, George Alleyne, Anthony R. Measham e Dean Jamison

f
Este guia acelera a difusão do conhecimento que salva vidas, destilando os textos que, geralmente, são complicados e densos para uma leitura mais agradável e compreensível, até para os não da área.

Indicado para aqueles que fazem as leis, profissionais da área, acadêmicos, estudantes e outros curiosos e interessados terão uma visão geral das mensagens e análises em Prioridades de Controle de Doenças.

Indicado para aqueles que fazem as leis, profissionais da área, acadêmicos, estudantes e outros curiosos e interessados terão uma visão geral das mensagens e análises em Prioridades de Controle de Doenças.

Vaccine: The Controversial Story of Medicine's Greatest Lifesaver (Vacina: Um Estudo Controverso Sobre A Maior Salvadora De Vidas Da Medicina) - Arthur Allen

g
Vaccine justapõe as histórias de cientistas brilhantes com a luta da indústria para produzir vacinas seguras, eficazes e lucrativas. Centra-se no papel da autoridade militar e médica na introdução de vacinas e analisa porque alguns pais resistiram à essa autoridade.

As intrigas políticas e sociais muitas vezes acompanharam a vacinação - da introdução divisiva da inoculação de varíola na Boston colonial aos 9.000 processos recentemente apresentados pelos pais convencidos de que as vacinas causavam o autismo de seus filhos.

Com uma graça narrativa ímpar e seu jornalismo investigativo, Arthur Allen revela uma história iluminada pela esperança e envolta em controvérsias e lança nova luz sobre as mudanças de noções de saúde, risco e bem comum.

Tropical Infectious Diseases (Doenças Tropicais Infecciosas) - Richard L. Guerrant e David H. Walker

6
Para quem quer uma obra mais técnica, Richard L. Guerrant, David H. Walker e Peter F. Weller oferecem esta obra completa com orientação especializada e enciclopédica de que você precisa para superar os mais difíceis desafios clínicos no diagnóstico e tratamento de doenças causadas por agentes infecciosos de regiões tropicais.

Doenças como SARS, hepatite A-E, vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo, encefalite transmitida por carrapatos e febre hemorrágica de Omsk, vírus do papiloma humano e mucormicose e suas respectivas vacinas e muito mais.

A obra é consagrada como a cobertura definitiva da fisiopatologia, e do gerenciamento clínico de doenças tropicais.

Epic Measures: One Doctor. Seven Billion Patients (Medidas Épicas: Um Médico, Sete Bilhões de Pacientes) - Jeremy Smith

f
O médico e economista Christopher Murray iniciou os estudos da Carga Global de Doenças para obter uma compreensão mais verdadeira de como vivemos e como morremos. Embora seja um dos maiores projetos científicos já realizados - tão impressionante quanto o primeiro pouso na Lua ou o Projeto Genoma Humano - as perguntas que ele responde são significativas para cada um de nós: Quais são os problemas de saúde do mundo? Quem eles machucam? Quantos? Onde? Por quê?

Murray argumenta que a existência ideal não é simplesmente a mais longa, mas a que viveu bem e com a menor doença. Até que possamos medir com precisão como as pessoas vivem e morrem, não podemos entender o que nos deixa doentes ou fazer muito para melhorá-lo. Desafiando a sabedoria aceita da OMS e da ONU, o carismático e polêmico dissidente da saúde fez inimigos - e alguns amigos influentes, como o próprio Bill Gates, que concedeu a Murray uma doação de US$ 100 milhões.

Em Epic Measures, o jornalista Jeremy N. Smith oferece uma visão íntima de Murray e seu trabalho inovador, mostrando como a obra conseguiu alterar os padrões globais de saúde e a forma como o mundo aborda questões de saúde e bem-estar, como define políticas e como distribui o financiamento.

Liderança e gestão

u

The Myth of the Strong Leader (O Mito do Líder Forte) - Archie Brown

g
Archie Brown desafia a crença generalizada de que "líderes fortes", detentores individuais de poder dominantes, são os mais bem-sucedidos e admiráveis.

Dentro de regimes autoritários, uma liderança coletiva é um mal menor em comparação com uma ditadura pessoal. Nas democracias, embora os "líderes fortes" raramente sejam tão fortes ou independentes quanto pretendem ser, a ideia de que apenas uma pessoa tem o direito de tomar as grandes decisões é prejudicial e deve ser resistida.

Examinando Franklin Roosevelt e Mikhail Gorbachev, Deng Xiaoping e Nelson Mandela, Margaret Thatcher e Tony Blair entre muitos outros, este estudo de referência aponta diferentes tipos e qualidades de liderança. Derrubando a noção popular do líder forte, nos faz repensar preconceitos sobre o que significa liderar.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso - Carol Dweck

y
Carol S. Dweck, ph.D. e professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de "mindset", é crucial para o sucesso.

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não.

O mindset define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

Como As Crianças Aprendem - Paul Tough

g
Essa é uma pergunta que intriga pais e pedagogos do mundo inteiro, e a resposta mais comum tende a ser que o potencial de sucesso de uma criança varia de acordo com sua inteligência. Mas, nas últimas décadas, pesquisadores vêm constatando que notas altas e testes de QI não são indicadores de uma educação de qualidade — e muito menos uma garantia de sucesso na vida.

O jornalista Paul Tough coloca em debate o atual paradigma da educação e questiona o valor dado à ideia de que uma criança bem-sucedida é aquela capaz de memorizar todo o conteúdo transmitido na sala de aula. Em Como as crianças aprendem, o autor aborda com grande clareza o problema e alerta: não estamos dando a devida atenção ao desenvolvimento de qualidades não cognitivas, como curiosidade e a capacidade de lidar com o estresse.

O livro permaneceu por mais de um ano na lista de mais vendidos do The New York Times e foi traduzido para 27 idiomas.

A Arte de Ser Insensato - Eli Broad

g
A Arte de Ser Insensato apresenta os princípios da insensatez, da negociação à assunção de riscos, do investimento à contratação, que levaram Eli Broad ao sucesso - a única pessoa até hoje a fundar 2 companhias que fazem parte da seleta lista de 500 mais valiosas da Forbes.

Do entendimento da vantagem de ser o segundo à audácia de correr riscos, Broad apresenta as ideias e as práticas que o levaram ao topo. A obra mostra como fazer perguntas insensatas, perseguir aquilo que nunca foi tentado, rever obstinadamente as projeções, ser incansável e, o mais importante, como buscar a excelência em tudo, nos valores, nos investimentos, nas pessoas, e, sobretudo, em si mesmo.

Avalie o que Importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates Sacudiram o Mundo com os OKRs - John Doerr

u
O lendário capitalista de risco, John Doerr, revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial — e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.

No outono de 1999, John Doerr se reuniu com os fundadores de uma startup, a quem ele acabara de doar 12,5 milhões de dólares, o maior investimento de sua carreira. Larry Page e Sergey Brin tinham uma tecnologia incrível, energia empreendedora e ambições altíssimas, mas nenhum plano de negócios real. Para o Google mudar o mundo (ou mesmo sobreviver), Page e Brin tiveram que aprender a fazer escolhas difíceis para manter a equipe no caminho certo. Eles teriam que saber quando interromper propostas destinadas a falhar. E precisavam de dados oportunos e relevantes para acompanhar o progresso — para avaliar o que importava.

Doerr ensinou-lhes sobre uma abordagem comprovada de excelência operacional: Objetivos e Resultados-chave. Ele havia descoberto os OKRs na década de 1970 quando atuava como engenheiro da Intel, onde o lendário Andy Grove ("o maior administrador de sua ou de qualquer outra época") dirigia a empresa mais bem-sucedida que Doerr já tinha visto. Mais tarde, como capitalista de risco, Doerr compartilhou as ideias de Grove com mais de cinquenta empresas e onde quer que o processo fosse fielmente praticado, funcionava. E agora ele ensina tudo nesse livro.

Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation (Mude Pelo Design: Como O Design Thinking Transforma Organizações E Inspira Inovação) - Tim Brown.

o
O mito da inovação é que ideias brilhantes saltam totalmente formadas a partir das mentes dos gênios. A realidade é que a maioria das inovações vem de um processo de exame rigoroso, através do qual grandes ideias são identificadas e desenvolvidas antes de serem realizadas como novas ofertas e capacidades. E no meio disso tudo, muitos erros e enganos.

Este livro introduz o pensamento de design, o processo colaborativo pelo qual as sensibilidades e os métodos do designer são empregados para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnicamente viável e uma estratégia de negócios viável. Em suma, o design thinking converte a necessidade em demanda.

Trata-se de uma abordagem centrada no ser humano para solução de problemas que ajuda pessoas e organizações a se tornarem mais inovadoras e criativas.

Felicidade, psicologia e propósito

5

The Road to Character (O Caminho Para O Personagem) - David Brooks

ik
Com a sabedoria, o humor, a curiosidade e os insights afiados que trouxeram milhões de leitores para sua coluna do New York Times e seus best-sellers anteriores, David Brooks acerta mais uma vez.

Olhando para alguns dos maiores pensadores e líderes inspiradores do mundo, Brooks explora como, através de luta interna e um sentido de suas próprias limitações, eles construíram um forte caráter interno.

Combinando psicologia, política e espiritualidade, The Road to Character nos oferece uma oportunidade para repensar nossas prioridades e nos esforçamos para construir vidas interiores ricas marcadas por humildade e profundidade moral.

De Onde Vêm As Boas Ideias - Steven Johnson

~,
Quais são os espaços que fizeram história ao gerar níveis excepcionais de criatividade e inovação? Que processos estimulam nossa criatividade? O que podemos fazer para recriá-los em nosso cotidiano?

Steven Johnson, um dos mais importantes pensadores da internet, investiga como surgem as boas ideias e as características dos ambientes em que elas são mais comuns. O autor identifica esses ambientes humanos férteis em pensamentos originais - os laboratórios científicos, por exemplo, ou as redes de informação na internet - e mostra o que têm em comum com ambientes naturais também tipicamente inovadores - os recifes de coral, as florestas tropicais, a sopa química que deu origem à vida, entre outros.

Criando paralelos divertidos, inesperados e reveladores, Johnson traça a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções, e nos mostra os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.

Awakening Joy (Despertando a alegria) - James Baraz e Shoshana Alexander

r
A alegria não é apenas para os poucos sortudos - é uma escolha que qualquer um pode fazer. Neste livro inovador, baseado em seu curso popular, James Baraz ajuda você a descobrir um caminho para a felicidade que está bem na frente de você, oferecendo um programa passo a passo que irá reorientar sua mente para o contentamento e prazer diário em nossas vidas diárias.

Por anos, o curso Awakening Joy de James Baraz ofereceu aos participantes de todo o mundo os benefícios dessa proposta simples, mas profundamente radical. Fundamentado em princípios budistas simples, mas acessível a pessoas de todas as religiões - ou nenhuma fé - este conceito fornece o ponto de partida para uma jornada de transformação em direção a uma visão mais rica, mais significativa e mais positiva da vida. Agora os leitores de todos os lugares podem seguir os mesmos dez passos que Baraz ensina aos seus participantes do programa.

Whistling Vivaldi: How Stereotypes Affect Us and What We Can Do (Assobiando Vivaldi: Como Os Estereótipos Nos Afetam E O Que Podemos Fazer) - Claude Steele

h
Através de histórias pessoais problemáticas, Claude Steele compartilha os experimentos e estudos que mostram, repetidas vezes, que expor os sujeitos a estereótipos - como o de que o sexo feminino é pior para a matemática - prejudicam seu desempenho na área afetada pelo estereótipo.

As conclusões de Steele lançaram uma nova luz sobre uma série de fenômenos sociais americanos, desde as lacunas raciais e de gênero nos resultados dos testes padronizados até a crença nas proezas atléticas superiores dos homens negros.

Steele explica os dilemas que surgem na vida de todos os americanos em torno de questões de identidade, do estudante branco cujas notas caem constantemente em sua aula de Estudos Afro-Americanos para as alunas de engenharia decidirem participar ou não de conferências profissionais predominantemente masculinas. Assobiando Vivaldi oferece uma visão sobre como formamos nossos sentidos de identidade e, finalmente, estabelece um plano para mitigar os efeitos negativos da "ameaça estereotipada" e remodelar as identidades americanas.

Fora de Série - Malcolm Gladwell

s
O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"?

Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta.

Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho". Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.

Showing Up for Life (Se mostrando para a vida) - Mary Ann Mackin, Bill Gates Sr.

5
Um livro sincero e profundamente pessoal, escrito pelo pai de Bill Gates, mostra os valores e princípios que ele transmitiu ao filho bilionário ao longo de toda uma vida de "aparição" - coisas que ele aprendeu crescendo durante a Grande Depressão, e que ele aplica até hoje como co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates.

Através de várias dezenas de narrativas organizadas de maneira quase cronológica, Gates introduz as pessoas e experiências que influenciaram seu pensamento e guiaram sua bússola moral. Entre eles: o chefe de escoteiros que lhe ensinou sobre trabalho em equipe e autoconfiança; seu trabalho com Nelson Mandela e Jimmy Carter, entre outros, ele discute a importância do trabalho duro.

Showing Up for Life traduz as experiências de um homem ao longo de oitenta anos de vida em um roteiro inspirador para os leitores de todos os lugares.

A Vida É O Que Você Faz Dela - Peter Buffett

5
Filho do bilionário e maior investidor que já existiu, Warren Buffett, Peter não se permitiu influenciar pelas facilidades e conveniências de ser o herdeiro de um dos homens mais ricos do mundo.

Neste livro, ele conta em detalhes a sua fantástica história: a partir do preconceito de quem o considerava "apenas um mauricinho" à realização profissional como músico; Peter faz da sua biografia um belo conto sobre como ter identidade própria e alcançar felicidade independentemente de onde, como ou em que classe social você nasceu.

Neste livro, ele conta em detalhes a sua fantástica história: a partir do preconceito de quem o considerava "apenas um mauricinho" à realização profissional como músico; Peter faz da sua biografia um belo conto sobre como ter identidade própria e alcançar felicidade independentemente de onde, como ou em que classe social você nasceu.

Mindfulness & Meditation (Mente Plena & Meditação) - Andy Puddicombe

g
Andy Puddicombe é o fundador do célebre Headspace e está em uma missão: levar às pessoas a tirarem 10 minutos do dia para se concentrarem no agora. Aqui ele compartilha suas técnicas simples de aprendizado, porém altamente eficazes de meditação.

Os benefícios da atenção plena e meditação estão bem documentados e aqui Andy traz essa prática antiga para o mundo moderno, feito sob medida para a maior parte do tempo sem fome entre nós.

Publicado pela primeira vez como Get Some Headspace, essa reedição mostra como apenas 10 minutos de mediação por dia podem gerar resultados que mudam sua vida.

Livros de Vaclav Smil

h

Energy and Civilization: A History (Energia e Civilização: Uma História)

v
A energia é a única moeda universal e necessária para fazer qualquer coisa. A conversão de energia na Terra varia de forças formadoras de terra de placas tectônicas a efeitos erosivos cumulativos de gotas de chuva. A vida na Terra depende da conversão fotossintética da energia solar em biomassa vegetal. E os seres humanos passaram a depender de muito mais fluxos de energia - desde combustíveis fósseis até geração fotovoltaica de eletricidade - para sua existência civilizada.

A transição histórica para os combustíveis fósseis afetou tudo: agricultura, indústria, transporte, armas, comunicação, economia, urbanização, qualidade de vida, política e meio ambiente.

Nesta história monumental, Vaclav Smil fornece um relato abrangente de como a energia moldou a sociedade, desde sociedades de forrageamento pré-agrícolas até a atual civilização movida a combustíveis fósseis.

Should We Eat Meat? (Deveríamos comer carne?)

e
Comer carne é frequentemente um assunto belicoso, seja considerando os aspectos técnicos, éticos, ambientais, políticos ou relacionados à saúde da produção e do consumo.

Este livro é um exame abrangente e interdisciplinar ao mesmo tempo que uma crítica ao consumo de carne por seres humanos, ao longo de sua evolução e em todo o mundo.

Definindo a cena com um capítulo sobre o papel da carne na evolução humana e sua crescente influência durante o desenvolvimento de práticas agrícolas, o livro continua a examinar sistemas de produção modernos, suas eficiências, saídas e impactos.

Should We Eat Meat? não é um tratado ideológico a favor ou contra a carnivoridade, mas sim uma avaliação cuidadosa dos papéis da carne nas dietas humanas e das consequências ambientais e de saúde de sua produção e consumo.

Making the Modern World: Materials and Dematerialization (Construindo O Mundo Moderno: Materiais E Desmaterialização)

j
Com o passar do tempo, o mundo moderno tornou-se dependente de fluxos de materiais como nunca antes. E talvez nem mesmo os processos de produção mais eficientes e as mais altas taxas práticas de reciclagem já vistas sejam suficientes para suprir a crescente demanda por materiais gerados pelo crescimento populacional e padrões de vida crescentes.

Neste livro Smil considera os principais materiais utilizados ao longo da história, de madeira e pedra, através de metais, ligas, plásticos e silício, descrevendo sua extração e produção, bem como suas aplicações dominantes. As produtividades em evolução da extração de materiais, processamento, síntese, acabamento e distribuição, e os custos de energia e impacto ambiental do aumento do consumo de material são examinados em detalhe.

Este texto interdisciplinar fornece perspectivas úteis para os leitores incluindo economia de recursos, estudos ambientais, análise de energia, geologia mineral, organização industrial, fabricação e ciência de materiais.

Harvesting the Biosphere (Colhendo a biosfera)

s
A biosfera - a fina camada de vida da Terra - data de quase quatro bilhões de anos atrás, quando surgiram os primeiros organismos simples. Muitas espécies exerceram enorme influência sobre o caráter e a produtividade da biosfera, mas nenhuma transformou a Terra de tantas maneiras e em escala como o Homo sapiens.

Aqui, Vaclav Smil oferece um relato interdisciplinar e quantitativo das reivindicações humanas sobre as reservas de matéria viva da biosfera, da pré-história até os dias atuais. Ele examina todas as colheitas - desde a caça de megafauna do homem pré-histórico à produção agrícola moderna - e todos os usos da biomassa colhida, incluindo energia, alimentos e matérias-primas.

Sem a colheita da biomassa, aponta Smil, não haveria história da evolução humana e do avanço da civilização; mas, ao mesmo tempo, a crescente extensão e intensidade das colheitas de biomassa atuais estão mudando os próprios alicerces do bem-estar da civilização.

Energia. Mitos e Realidades. A Ciência ao Serviço do Debate Sobre a Política Energética

t
Aqui Vaclav Smil desacredita as opiniões mais falaciosas e abre o caminho a uma abordagem construtiva e científica das questões do desafio global da energia. Quando é que o mundo ficará sem petróleo? Será que a energia nuclear deve ser adaptada em larga escala? Serão o etanol e a energia eólica fontes fiáveis de energia no futuro? Você verá que o autor aconselha o público a desconfiar das pretensões exageradas e das promessas impossíveis.

A transição global da energia será prolongada e dispendiosa, estando articulada com o desenvolvimento de uma extensa infraestrutura nova. As fontes de energia tradicionais e as conversões energéticas estabelecidas são persistentes e adaptáveis o suficiente para acompanharem o mundo nessa transição.

Esta obra oferece uma perspectiva científica a uma questão muitas vezes dominada por afirmações e pretensões infundadas e pelo pensamento não-crítico. Antes de podermos criar políticas sólidas de energia para o futuro, temos de rejeitar mitos populares que toldam o nosso raciocínio e impedem o verdadeiro progresso.

Made in the USA: The Rise and Retreat of American Manufacturing (Produzido nos EUA: A Ascenção E O Recuo da Indústria Americana)


t
Em Made in the USA, Vaclav Smil refuta poderosamente a noção de que a manufatura é uma relíquia da história pré-digital e que a perda da manufatura americana é um passo evolutivo desejável em direção a uma economia de serviço pura. Smil argumenta que nenhuma economia avançada pode prosperar sem um setor manufatureiro forte e inovador e os empregos que cria.

Smil explica como a manufatura se tornou uma força fundamental por trás do domínio econômico, estratégico e social da América. Ele descreve a rápida ascensão da indústria americana no final do século XIX, sua consolidação e modernização entre as duas guerras mundiais, seu papel como facilitador do consumo de massa após 1945 e seu recente declínio. Alguns economistas argumentam que o envio de empregos de baixo valor para o exterior pouco importa, porque o trabalho de alto valor permanece nos Estados Unidos. Mas, pergunta Smil, queremos uma sociedade que consista de uma pequena população de trabalhadores que façam trabalho de alto valor agregado e massas de desempregados?

Prime Movers of Globalization (Motores Principais da Globalização)

y
O que nos possibilita movimentar bilhões de toneladas de matérias-primas e produtos manufaturados de continente para continente? Por que somos capazes de voar quase em qualquer lugar do planeta em vinte e quatro horas? Em Prime Movers of Globalization, a Vaclav Smil oferece uma história de dois desenvolvimentos técnicos importantes que impulsionaram a globalização: os motores de combustão interna sem faíscas de alta compressão inventados por Rudolf Diesel na década de 1890 e as turbinas a gás projetadas por Frank Whittle e Hans-Joachim Pabst von Ohain na década de 1930.

Os enormes motores diesel que alimentam os navios de carga e as turbinas a gás que impulsionam motores a jato, argumenta Smil, são mais importantes para a economia global do que qualquer estrutura corporativa ou acordo de comércio internacional. Smil compara a eficiência e a escala dessas duas tecnologias para impulsionar motores do passado, incluindo a vela e a máquina a vapor.

Os longos processos de desenvolvimento, comercialização e difusão pelos quais o motor a diesel e a turbina a gás passaram, argumenta, fornecem exemplos perfeitos de avanços técnicos graduais que recebem pouca atenção, mas resultaram em mudanças significativas nos negócios globais e na economia global.

The Earth’s Biosphere (A biosfera da Terra)

g
Em seu último livro, Vaclav Smil conta a história da biosfera da Terra desde suas origens até seu futuro próximo e de longo prazo. Ele explica o funcionamento de suas partes e o que se sabe sobre suas interações. Com um toque de ensaio, ele examina a física, química, biologia, geologia, oceanografia, energia, climatologia e ecologia da biosfera, bem como as mudanças causadas pela atividade humana. Ele fornece os fundamentos da história além de ilustrar aspectos críticos, mas muitas vezes negligenciados, da complexidade biosférica.

Smil começa com uma história da ideia moderna da biosfera, enfocando o desenvolvimento do conceito pelo cientista russo Vladimir Vernadsky e avança até examinar dois conjuntos de relações fundamentais que influenciaram profundamente a evolução da vida e a persistência da biosfera: a simbiose e o papel da complexidade da vida como um determinante da produtividade e resiliência da biomassa.

Energy at the Crossroads (Energia na encruzilahda)

f
Em Energy at the Crossroads, Vaclav Smil considera a questão crucial do século XXI: como conciliar a demanda incessante do mundo moderno por energia com a absoluta necessidade de preservar a integridade da biosfera. Com este livro, ele oferece um guia abrangente e acessível para as complexas questões energéticas de hoje - como pensar clara e logicamente sobre o que é possível e o que é desejável em nosso futuro energético.

Após um século de crescimento de produção sem precedentes, inovação técnica e consumo ampliado, o mundo enfrenta uma série de desafios energéticos críticos decorrentes da distribuição desigual de recursos, mudanças nos padrões de demanda e limitações ambientais. A mensagem fundamental de Energia na Encruzilhada é que nossa dependência de combustíveis fósseis deve ser reduzida não por causa de qualquer escassez iminente de recursos, mas porque a queimada generalizada de petróleo, carvão e gás natural danifica a biosfera e apresenta problemas econômicos e de segurança cada vez maiores. mundo depende de suprimentos mais caros e petróleo bruto do Oriente Médio.

Energies: An Illustrated Guide to the Biosphere and Civilization (Energias: Um Guia Ilustrado da Biosfera e da Civilização)

f
É tudo por conta das energias. É por conta dela que as estrelas brilham, os planetas giram, as coisas vivas cresçem e as civilizações evoluem. O reconhecimento dessa universalidade foi uma das grandes conquistas da ciência do século XIX, mas ainda hoje existe pouca literatura que tenta enxergar o mundo de maneira ampla através do prisma da energia.

Nesse livro altamente original, o ecologista Vaclav Smil segue o princípio da universalidade a sério, apresentando um levantamento abrangente e integrado de todas as formas de energia que moldam o nosso mundo, do sol ao corpo humano, do pão aos microchips.

Escrito num estilo cientificamente sofisticado, mas acessível, Energies consiste em oitenta e dois ensaios curtos organizados sob seis títulos: Sol e Terra, Plantas e Animais, Pessoas e Comida, Sociedades Pré-industriais, Civilização Combustível de Fósseis e Movimento e Informação. Cada ensaio explica a ciência da forma de energia, bem como suas implicações para o funcionamento do universo, vida ou sociedade humana.

g
A mudança fundamental ocorre com mais frequência de duas maneiras: como uma "descontinuidade fatal", um evento súbito e catastrófico que está potencialmente mudando o mundo, ou como uma tendência persistente e gradual aos poucos.

As catástrofes globais incluem erupções vulcânicas, pandemias virais, guerras e ataques terroristas em larga escala; tendências são mudanças demográficas, ambientais, econômicas e políticas que se desdobram ao longo do tempo. Neste livro provocativo, o cientista Vaclav Smil faz um exame abrangente e interdisciplinar das catástrofes e tendências que os próximos cinquenta anos podem trazer.

Smil primeiro analisa eventos raros, mas cataclísmicos, tanto naturais quanto produzidos pelo homem, e, então, tendências de importância global, incluindo a transição de combustíveis fósseis para outras fontes de energia e crescente desigualdade econômica e social. Ele também considera a mudança ambiental - em alguns aspectos, um amálgama de súbitas descontinuidades e mudanças graduais - e avalia as complexidades do aquecimento global, muitas vezes incompreendidas.

Enriching the Earth (Enriquecendo a Terra)

f
A utilização industrial do composto de amônia a partir de nitrogênio e hidrogênio tem sido de maior importância para o mundo moderno do que a invenção do avião, a energia nuclear, o voo espacial ou a televisão. A expansão da população mundial de 1,6 bilhão de pessoas em 1900 para os quase oito bilhões de hoje não teria sido possível sem a síntese da amônia.

Em Enriching the Earth, Vaclav Smil começa com uma discussão sobre o status único do nitrogênio na biosfera, seu papel na produção agrícola e os meios tradicionais de fornecer o nutriente. Ele então analisa várias tentativas de expandir os fluxos naturais de nitrogênio através de fertilizantes minerais e sintéticos. O núcleo do livro é uma narrativa detalhada da descoberta da síntese de amônia por Fritz Haber - uma descoberta que os cientistas procuraram por mais de cem anos - e sua comercialização por Carl Bosch e a empresa química BASF.

Smil também examina o surgimento da indústria de fertilizantes nitrogenados em grande escala e analisa a extensão da dependência global do processo Haber-Bosch e suas consequências biosféricas. Finalmente, analisa o papel do nitrogênio na civilização e, em um triste final, descreve as vidas de Fritz Haber e Carl Bosch após a descoberta da síntese de amônia.

Why America is Not a New Rome (Por que a América não é a nova Roma)

l
O domínio estratégico pós-Guerra Fria dos Estados Unidos e sua afluência pré-recessão inspiraram os especialistas a fazerem comparações comemorativas com a Roma antiga em seu momento mais poderoso.

Agora, com a América não mais vista como invulnerável, engajada em prolongados combates no Oriente Médio e sofrendo a pior recessão econômica desde a Grande Depressão, as comparações são com o império romano posterior: inchado, decadente e ineficaz. Em Why America is Not a New Rome, Vaclav Smil analisa essas comparações em detalhes, indo mais fundo do que a fácil analogia entre programas de entrevistas e artigos de revista. Nisso ele encontra diferenças profundas.

Smil, um cientista e um estudante vitalício da história romana, concentra-se em várias preocupações fundamentais: o próprio significado do império; a real extensão e natureza do poder romano e americano; o papel do conhecimento e da inovação; e fundamentos demográficos e econômicos - dinâmica populacional, doença, morte, riqueza e miséria. A América não é uma Roma dos últimos dias, diz Smil, e precisamos entender isso para olhar adiante sem o ônus das analogias contraproducentes. Semelhanças superficiais não implicam resultados políticos, demográficos ou econômicos de longo prazo idênticos aos de Roma.

Energy Transitions: History, Requirements, Prospects (Transições Energéticas: História, Requisitos E Prospecções)

t
Este livro fornece um exame global detalhado das transições de energia, fornecendo uma perspectiva histórica de longo prazo, uma avaliação atualizada dos avanços recentes e de curto prazo na tecnologia e implementação de produção de energia e uma explicação de por que os esforços para limitar a demanda global o aquecimento e a mudança dos combustíveis fósseis foram graduais.

Smil apresenta uma cobertura histórica da produção de energia, uso de energia e principais fatores técnicos e econômicos que afetam as transições que estão se desdobrando atualmente; Oferece uma análise perspicaz das transições de energia em escala nacional e global para explicar as possibilidades e limitações do processo; fornece uma avaliação crítica de novas conversões renováveis ​​que evidencia suas vantagens e potenciais benefícios, bem como suas limitações inerentes inevitáveis e muito mais.

Creating the Twentieth Century (Criando o século 20)

v
O período entre 1867 e 1914 continua sendo o maior divisor de águas da história da humanidade desde o surgimento de sociedades agrícolas estabelecidas: o tempo em que nasceu uma civilização expansiva baseada na sinergia de combustíveis, ciência e inovação técnica.

Em seus primórdios, na década de 1870, havia a dinamite, o telefone, o filme fotográfico e as primeiras lâmpadas. Sua década de pico - a espantosa década de 1880 - trouxe usinas geradoras de eletricidade, motores elétricos, turbinas a vapor, gramofone, carros, produção de alumínio, pneus de borracha cheios de ar e concreto armado. Logo depois, no período pós-1900 viu os primeiros aviões, tratores, sinais de rádio e plásticos, luzes de néon e produção de linha de montagem.

Este livro é um relato sistemático interdisciplinar da história desse derramamento de intelecto europeu e americano e de suas consequências verdadeiramente históricas. Smil examina de perto quatro classes fundamentais dessas inovações que fazem época: formação, difusão e padronização de sistemas elétricos; invenção e rápida adoção de motores de combustão interna; o ritmo sem precedentes de novas sínteses químicas e substituições de materiais; e o nascimento de uma nova era da informação.

Esses capítulos são seguidos por uma avaliação do impacto duradouro que esses avanços tiveram no século XX, ou seja, a criação de sociedades de alta energia engajadas na produção em massa visando à melhoria dos padrões de vida.

Transforming the Twentieth Century (Transformando o Século XX)

o
Esta investigação sobre os avanços técnicos que moldaram o século XX segue as evoluções de todas as principais inovações introduzidas antes de 1913 (como vimos acima), bem como as origens e elaborações de todos os avanços fundamentais do século XX.

A história do século 20 está enraizada em avanços tecnológicos surpreendentes de 1871-1913, mas o século difere notavelmente dos 100 anos anteriores por causa de várias combinações sem precedentes.

Os desenvolvimentos do novo século elevaram tanto a magnitude da produção quanto a distribuição espacial da produção industrial em massa e a níveis novos e, em muitos aspectos, virtualmente incomparáveis. A ciência e a engenharia do século XX conquistaram e aperfeiçoaram uma série de desafios fundamentais que permaneceram sem solução antes de 1913 e que, para muitos críticos, pareciam insolúveis.

Transformando o século XX oferecerá uma ampla avaliação interdisciplinar das inegáveis ​​bases técnicas do mundo moderno, bem como uma infinidade de consequências bem-vindas e preocupantes desses desenvolvimentos. Ele combinará o rigor científico com a escrita acessível, totalmente ilustrada por um grande número de imagens apropriadas que incluirão fotografias históricas e gráficos reveladores de tendências de longo prazo.

Japan’s Dietary Transition and Its Impacts (A Transação da Dieta do Japão e Seus Impactos) - Vaclav Smil e Kazuhiko Kobayashi

f
Em pouco mais de um século, a dieta japonesa sofreu uma transformação dramática. Em 1900, ela era baseada em vegetais e a subsistência era predominante, praticamente sem consumo de proteína animal. No início do século XXI, o consumo de carne, peixe e laticínios no Japão havia aumentado consideravelmente (embora permanecesse abaixo dos países ocidentais de alta renda).

Essa transição na dieta foi um aspecto fundamental da modernização que tornou o Japão a segunda maior potência econômica do mundo até o final do século XX e ajudou a alcançar uma invejável primazia demográfica, com a maior expectativa de vida do mundo e uma população, geralmente, mais saudável e mais magra do que a de outros países modernos afluentes.

Neste livro, Vaclav Smil e Kazuhiko Kobayashi examinam a mudança dietética gradual e profunda do Japão e investigam suas consequências para a saúde, a longevidade e o meio ambiente.

Variados

r

String Theory (Teoria das Cordas) - David Foster Wallace

u
Reunidos pela primeira vez em uma edição de colecionador de luxo, aqui estão o lendário escritor especializado em tênis David Foster Wallace, cinco peças de tour-de-force escritas com uma visão de um concorrente e o entusiasmo obsessivo de um fã.

Wallace traz a mágica da sua escrita literária para o jogo que ele amava enquanto celebra o gênio Roger Federer; oferece uma dissecação perversamente espirituosa das memórias de Tracy Austin; considera a arte de Michael Joyce, um atleta extremamente disciplinado no limiar da fama; resiste ao esmagamento do comércio no Aberto dos EUA; e relembra sua própria carreira como um jogador júnior "quase ótimo".

Imperdível para os fãs de tênis, assim como William Gates III, o famoso Bill Gates.

Arte E A Ciência de Memorizar - Joshua Foer

s
Tudo começou com uma reportagem sobre o Campeonato de Memória dos Estados Unidos.

O jornalista Joshua Foer estava esperando encontrar entre os participantes do concurso pessoas com memórias excepcionais. Em vez disso, descobriu pessoas dedicadas a treinamentos que as ajudavam a se lembrar de poemas inteiros ou da ordem das cartas em um baralho. Intrigado, Foer se desafiou a fazer o mesmo.

Começava ali uma jornada de um ano que levaria o jornalista de volta ao Campeonato de Memória — não mais como testemunha, e sim como concorrente. Nesse meio-tempo, o autor aprendeu diversas lições e truques de memorização — métodos quase esquecidos atualmente, mas utilizados desde a antiguidade. E percebeu como uma memória mais eficiente pode fazer a diferença em nossas vidas.

A arte e a ciência de memorizar tudo é, mais do que uma reportagem, é um elogio à memória. E um testemunho honesto e cativante sobre a importância dessa faculdade que hoje em dia tantos teimam em esquecer.

The City that Became Safe: New York’s Lessons for Urban Crime and Its Control (A Cidade Que Se Tornou Segura: Lições de Nova York Para O Crime Urbano E Seu Controle) - Franklin Zimring

f
A queda de quarenta por cento no crime que ocorreu nos EUA de 1991 a 2000 permanece em grande parte um mistério não resolvido. Ainda mais intrigante é a queda de oitenta por cento em dezenove anos em Nova York. O dobro da queda no dobro do tempo é até hoje o maior declínio do crime já registrado.

Neste livro, Franklin E. Zimring investiga por que as taxas de criminalidade despencaram na cidade. O entendimento usual é que a polícia agressiva criou um regime de aplicação da lei de tolerância zero que reduziu as taxas de criminalidade. Mas será que é verdade? As estatísticas oficiais geradas pela polícia são precisas? Embora o policiamento com tolerância zero e a qualidade de vida nunca tenham sido uma parte consistente da estratégia do NYPD, Zimring mostra que os números estão corretos e argumenta que alguma combinação de mais policiais, novas táticas e novos administradores pode levar algum crédito pelo declínio.

Esta análise cuidadosa e penetrante de como a maior cidade dos Estados Unidos se tornou segura, reescreve o manual sobre o controle de criminalidade e deveria ser exemplo para todas as grandes cidades.

Frank Stewart’s Bridge Club (Clube de Bridge de Frank Stewart) - Frank Stewart

t
O Bridge Club de Frank Stewart não é um lugar comum.

Trata-se da junção de famosos e conhecidos jogadores: Unlucky Louie, contra quem ninguém faz um lance errado ou joga; Grapefruit, um homem com uma disposição estranhamente azeda; Cy, o cínico, que sabe que o Destino irá conspirar contra ele, seja o que for que ele faça; Minnie Bottoms, que costuma confundir valetes e reis, mas sempre encontra a jogada matadora por engano; Will Rogers, que nunca conheceu uma mão que ele não gostou; O próprio Frank, cuja perspicácia seca o manterá voltando para mais; e muitos outros.

Se você quer aprender Bridge, o popular jogo de cartas americano, este livro é para você. Com uma coleção de mãos que mostra ao leitor todos os erros comuns, enquanto ensina e diverte.

E aí? Já havia lido algum destes? Gostou de alguma indicação e já adicionou na sua lista de leituras? Conta pra gente aí nos comentários.