No início desta semana a XP investimentos revelou que lançará um cartão de crédito para os clientes da empresa. O diferencial deste cartão da XP será o seu cashback (parte do valor gasto volta para o usuário), onde o valor devolvido será investido em um fundo exclusivo.

Até o momento a novidade está em fase de testes (fase beta), onde apenas um pequeno grupo de funcionários da XP In. e agentes parceiros da plataforma estão utilizando. De acordo com a empresa, seus planos é disponibilizar estes cartões para um grupo de clientes ainda este ano no quarto trimestre e em seguida abrir para toda a base de usuários em 2021 (sem data exata ainda).

A nova funcionalidade oferecida pela XP investimentos surgiu através da parceria da empresa com a Visa. De acordo com o CFO e sócio da XP In., Bruno Constantino, a operação para fazer virar realidade este projeto vem sendo desenvolvida há um ano. O cartão de crédito será internacional, com bandeira Visa e categoria Infinite (uma das mais completas do mercado).

Segundo Bruno, o cartão da XP investimentos não terá anuidade para seus clientes, além do custo para manutenção do fundo exclusivo para o cashback aplicado ser "mínimo". Segundo o sócio da XP:

"A ideia não é a XP lucrar com isso, mas sim oferecer um produto que o nosso cliente demandava e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a continuar investindo."

Com relação a funcionalidade de aplicação do cashback, os clientes não serão obrigados a utilizá-lo no fundo exclusivo, porém a empresa não definiu se haverá um limite para a permanência do valor antes da retirada. Ainda não foi definido também o valor da taxa de conversão do cashback (relação entre o que foi gasto e o quanto será devolvido ao cliente).

A empresa deixa claro que seus clientes poderão optar tanto por ter o cartão físico quanto somente o formato digital do XP Visa Infinite. De acordo com os desenvolvedores da plataforma, a conta será feita pensando em dar ao usuário uma experiência fácil e ágil para realizar qualquer comando, seja na plataforma web ou aplicativo mobile, realizando, por exemplo, a alteração da data de vencimento ou simplesmente para acompanhar com facilidade os gastos.

Ainda não foi definido o limite que será dado aos usuários do cartão e nem os juros que serão cobrados caso o cliente não pague as faturas em dia. Porém a empresa afirma que isso será resolvido antes da fase de testes e que o limite será variável de acordo com o perfil do usuário. Bruno Constantino diz:

"Queremos revolucionar o mercado de cartões de crédito no país da mesma forma que fizemos com os investimentos. Acreditamos que podemos transformar o segmento e mostrar que os cartões também podem ser um aliado para aumentar o potencial dos clientes como investidores.

O modelo atual é confuso e os clientes precisam fazer um verdadeiro malabarismo para trocar os pontos por algo que realmente faça sentido. Com o Investback, o cliente tem flexibilidade e liberdade para usar o dinheiro em algo que realmente queira. Com o tempo, inclusive, pode vir a se tornar uma forma complementar de crescimento do seu patrimônio."

Bruno complementa dizendo que a plataforma de cartão de crédito da XP ainda irá oferecer mais adiante outros serviços bancários como, por exemplo, a função de pagamento e de débito, onde esta última já possui previsão para lançamento no primeiro trimestre de 2021.