O Tidal exibe agora um aviso dizendo que há perdas na qualidade do áudio ao utilizar dispositivos Bluetooth. Após conectar uma caixa de som ou fone de ouvido Bluetooth ao celular via Bluetooth, ao tocar no botão "play" para reproduzir a música, um aviso é exibido dizendo "o áudio é compactado quando ouvido via Bluetooth". Entenda o que isso significa para a experiência de uso dos usuários.

Tidal agora alerta perdas na qualidade de áudio via Bluetooth

Usuários do Tidal são alertados sobre a compactação do áudio ao utilizar dispositivos Bluetooth.
Usuários do Tidal são alertados sobre a compactação do áudio ao utilizar dispositivos Bluetooth.

Atualizações recentes no Tidal implementaram um alerta para quando o usuário conectar um dispositivo Bluetooth para ouvir música. Agora o serviço de streaming de música avisa que o áudio é compactado ao utilizar a conexão sem fio Bluetooth para reproduzir as faixas.

Captura de tela do aviso no app Tidal para Android falando sobre a compactação do áudio ao transmitir a música via Bluetooth. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do aviso no app Tidal para Android falando sobre a compactação do áudio ao transmitir a música via Bluetooth. Fonte: Vitor Valeri

Um dos prováveis motivos pelos quais este aviso está sendo exibido é para promover o áudio sem perdas (lossless) oferecido pelo Tidal. Além disso, este alerta contribui para a conscientização dos usuários sobre o fato de haver perdas de dados ao realizar a transmissão das músicas utilizando o Bluetooth, pois esse processo envolve a compactação e a descompactação dos arquivos, como foi explicado neste artigo.

Ao fim, este aviso mostra que não há sentido em pagar mais caro pela transmissão de músicas em alta resolução (exemplo: 24-bits/192KHz) se for escutar utilizando um fone de ouvido ou uma caixa de som Bluetooth. Inclusive, este foi um dos motivos que me incentivaram a escrever um artigo falando sobre os motivos pelos quais os serviços de streaming de música lossless nem sempre fazerem sentido.

O único que alerta

Atualmente, o Tidal é o único serviço de streaming com transmissão de áudio sem perdas (lossless) que avisa seus usuários sobre haver compressão ao reproduzir as músicas utilizando dispositivos Bluetooth. Talvez você pense que não há muitas plataformas que oferecem a reprodução de faixas "Hi-Res", mas hoje algumas das principais plataformas de streaming de música contam com o benefício, incluindo o Apple Music, o Amazon Music, o Deezer e o Qobuz, tendo o Spotify como um integrante futuro deste grupo.