O Tidal agora mostra a profundidade de bits e a taxa de amostragem das músicas. A mudança foi anunciada por Forrest, da equipe de produtos do Tidal Agora, os usuários podem ver a resolução de cada música reproduzida (por exemplo: 24-bits/96 KHz) diretamente na tela de reprodução. Esta novidade segue a recente alteração do símbolo de qualidade "Max" para "FLAC" e "MQA", refletindo o formato do arquivo em execução.

Tidal ganha exibição de profundidade de bits e taxa de amostragem

Tela de reprodução de músicas do Tidal exibem agora a profundidade de bits e a taxa de amostragem. Fonte: Tidal
Tela de reprodução de músicas do Tidal exibem agora a profundidade de bits e a taxa de amostragem. Fonte: Tidal

Segundo o gerente de produtos do Tidal, Forrest, no dia 4 de outubro a versão beta do aplicativo, disponibilizada para assinantes do "Programa de Acesso Antecipado", ganhou a capacidade de exibir a profundidade de bits (exemplo: 16-bits ou 24-bits) e a taxa de amostragem (exemplo: 44,1 KHz, 96 KHz) para todas as faixas Hi-Res e FLAC. Além disso, as músicas em formato AAC ainda irão exibir o bitrate (exemplo: 256 kbps).

As informações do bitrate e da profundidade de bits das músicas, serão exibidas junto com o "símbolo de qualidade" identificado como "FLAC", "MQA" ou "Hi-Res". Entretanto, note que caso você utilize o aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP), não haverá o suporte à nova API do Tidal e consequentemente as faixas em MQA que foram substituídas pelas "FLAC Hi-Res" não irão ser reproduzidas corretamente.

Capturas de tela da versão beta do Tidal demonstrando a exibição da profundidade de bits e da taxa de amostragem nas músicas. Fonte: Reddit
Capturas de tela da versão beta do Tidal demonstrando a exibição da profundidade de bits e da taxa de amostragem nas músicas. Fonte: Reddit

Outra novidade anunciada também foi o suporte do Tidal ao Google Cast do Chromecast para permitir a transmissão de músicas em FLAC Hi-Res. Entretanto, de acordo com a empresa, qualquer arquivo maior que 24-bits/48 KHz sofrerá downsampling para 16-bits/44,1 KHz.

Introducing Bit Depth & Sample Rate to EAP and Google Cast Support
byu/tidal_forrest inTIdaL

Lançamento e disponibilidade

A exibição da profundidade de bits e da taxa de amostragem no Tidal está disponível somente na versão beta do aplicativo. Infelizmente não foi dada uma previsão para disponibilizar o recurso na versão estável do aplicativo. Mas considerando a rapidez com que a empresa está trazendo novas funcionalidades, acredita-se que não demore mais que um mês para que o público geral tenha acesso.