O Tidal começou a disponibilizar músicas no formato FLAC "Hi-Res" (96 KHz/24-bit ou mais) em agosto de 2023, conforme já havia sido anunciado no mês anterior. No final de junho a empresa realizou testes com o "FLAC Hi-Res" através da versão beta para iOS do Tidal, mas disse que iria disponibilizar a novidade em agosto para o público geral nas plataformas Android, iOS, desktop e Web.

Tidal lança oficialmente o FLAC "Hi-Res" em sua plataforma

FLAC Hi-Res chega ao Tidal e traz mudanças ao aplicativo. Fonte: Vitor Valeri
FLAC Hi-Res chega ao Tidal e traz mudanças ao aplicativo. Fonte: Vitor Valeri

Essa é uma nova fase para o serviço de streaming lossless, já que anteriormente o foco da empresa era o formato MQA, que acabou sendo deixado de lado devido à falência da empresa responsável por sua criação.

Com o lançamento oficial da atualização do aplicativo Tidal que traz as músicas em FLAC "Hi-Res" (96 KHz/24-bit ou mais), a empresa enviou um e-mail aos assinantes dizendo o seguinte:

Ouça sempre o melhor

Com mais de 13 milhões de músicas disponíveis em HiRes FLAC e MQA, você sempre recebe a melhor qualidade disponível no TIDAL ao selecionar Max.

A chegada da nova atualização do Tidal foi percebida pelo Oficina da Net em algumas plataformas. No Android, a nova versão do app foi lançada no 9 de agosto, enquanto o update para desktop Windows foi disponibilizado no dia 2 de agosto. Nos celulares, o serviço de streaming exibiu uma notificação dizendo o seguinte:

O HiRes FLAC chegou

A melhor experiência musical da categoria que revela todos os detalhes da música. Toque para atualizar seu aplicativo.

O que muda com a chegada do FLAC "Hi-Res" no Tidal?

A grande mudança que houve no aplicativo Tidal foram os recursos relacionados à transmissão das músicas na plataforma de streaming. A primeira coisa que notamos é a alteração do nome "Master", exibido na tela de reprodução das faixas, para "Max". De acordo com a empresa, essa indicação significa que um arquivo no formato FLAC ou MQA está sendo executado, mas que há a seguinte regra:

A qualidade Max escolherá o FLAC Hi-Res como o arquivo de origem, se disponível. Se não estiver disponível, o MQA será o arquivo de origem. Se nenhum dos dois estiver disponível, o arquivo de origem será FLAC.

Ao acessar o aplicativo do Tidal utilizando um celular, um DAP (Digital Audio Player) Android ou um computador, não há uma forma de descobrir qual é o arquivo de origem que está sendo utilizado no momento. Na tela de reprodução não existe indicativo algum do formato e nas configurações de reprodução (transmissão no app para desktop ou áudio e reprodução na versão para celular), tendo somente três opções:

  • Baixa (96 kbps ou 320 kbps)
  • Alta (16bits/44,1 KHz)
  • Max (Até 24 bits/192 KHz)
Opções de qualidade nas configurações de transmissão/reprodução de áudio no aplicativo Tidal para desktop. Fonte: Vitor Valeri
Opções de qualidade nas configurações de transmissão/reprodução de áudio no aplicativo Tidal para desktop. Fonte: Vitor Valeri

Entretanto, há uma maneira de saber se o formato reproduzido é MQA ou FLAC. Utilizando um DAC externo com suporte a MQA que tenha uma tela ou um LED para indicar quando uma música em MQA está sendo executada. Normalmente, no caso de DACs com LED, a cor magenta ("roxa") é gerada quando uma faixa no formato MQA é tocada, embora a cor ainda possa variar dependendo do fabricante. Já em DACs com tela, basta ver a descrição MQA ou PCM (no caso do FLAC).

Crescimento do catálogo de músicas em FLAC "Hi-Res" no Tidal

Um leitor do Oficina da Net (Adrian Borges) relatou que "algumas bandas do gênero K-pop e J-pop já atualizaram de MQA para FLAC Hi-Res" enquanto "outras ainda estão em MQA (exemplo: Stray Kids)". Ele também diz que "grande parte do FLAC Hi-Res foi atualizado pela disposição das gravadoras Sony USA e BR e alguns álbuns pela Universal Music, ao disponibilizarem as faixas em FLAC Hires" e que a "Warner Music ainda não disponibilizou tanto quanto a Sony ou a Universal Music". Caso queira testar por si mesmo algumas músicas em FLAC "Hi-Res" que anteriormente estavam no formato MQA, foi criada uma playlist (lista de reprodução).

Usuários sentem falta de informações sobre a faixa tocada no Tidal

Não há como negar que existem fãs do formato MQA e do FLAC e com essa mudança do Tidal, muitos ficaram curiosos para saber quando um ou o outro está sendo reproduzido. Como você pôde perceber, o indicativo "Max", que aparece na tela de reprodução do aplicativo, não indica o formato da faixa que está sendo executada e a própria empresa afirmou que poderia haver a possibilidade de ser MQA ou FLAC "Hi-Res". Um leitor do Oficina da Net (Danilo Medeiros) expressou seu descontentamento com isso dizendo:

Seria interessante o proprio aplicativo mostrar a informação da faixa na tela de reprodução. Sei que o MQA está descontinuado e cancelado pelo TIDAL. Porém está confuso essa troca e ausência de informações sobre os arquivos.