Como diz o ditado: Toda ação tem uma reação. Na internet não é diferente, quando fazemos uma ação, esperamos por uma reação do site, se isto não acontece, ficamos confusos. Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de usabilidade para tratar as ações, são coisas pequenas que fazem um grande diferencial. Vamos trabalhar com diferentes tipos de ações, como: clique, tempo de carregamento, mouse over, botões e formulários.

Clique:


A primeira reação do usuário após o clique, é o aguardo do carregamento de alguma coisa, seja ela uma popup, página nova, camada sobressalente no site, enfim, é a reação inicial. E se nada acontece? É um grave erro, portanto, revise todos os locais de clique em seu site, se algum estiver remetendo a nenhuma ação corrija. O clique em botões e formulários veremos depois.

Demora na abertura:


A demora no carregamento de uma página é um erro de usabilidade, quando mais lento, menos usuários terão paciência para esperar e continuar as ações. O tempo máximo de carregamento de uma página deve ser 10 segundos, em utilização de banda larga de 1Mb. O tamanho máximo da página deve ser 1Mb, se esta passar este tamanho, divida ela em partes. Se for a página inicial, remova itens, ninguém espera tanto tempo por uma página para carregar. O intuito da pessoa é sair clicando, então antes mesmo dela finalizar o carregamento, já será clicada.

Mouse over:


Quando temos ações de mouse over, precisamos demonstrar ao usuário qual área é sensitível a esta ação. Veja quando você passa o mouse sobre o menu superior aqui do site. Bordas nas laterais dos menus aparecem, e os canais filhos são mostrados abaixo. Esta é uma indicação de sobreposição de mouse.

Nos links, devemos sempre em todos os links indicar com sobreposição de mouse com sublinhado quando ele estiver sobre o link, esta é a ação padrão que o público está acostumado. Muitos blogs usam cor de fundo quando o mouse esta sobreposto, também é uma indicação, porém não é a padrão.

Botões:


Os botões dos sites devem sempre ser sinalizados com o cursor de clique para identificação de que é um local possível para ser clicado. Não precisa ter linha sublinhada, afinal já está envolto por bordas, se você por sublinhado no texto o cérebro terá que pensar dobrado para identificar o objeto.

Formulários:


Os formulários tem algumas regras que são interessantes. Os campos quando estão com foco devem mostrar ao usuário que tem foco neste campo. Para isto basta você trocar a cor da borda quando focar um campo, ou apenas tornar ela mais forte (mais contraste). Desta forma o usuário ao apertar a tecla TAB para pular de campo poderá ver onde foi o destino do salto.
Os campos não devem ser muito extensos. Use sempre o maxlenght para determinar o número de caracteres possíveis. Com isto determinado, use o tamanho do campo um pouco maior que o máximo de caracteres, assim o usuário saberá o quanto ele poderá escrever neste campo.
Se o formulário demorar para ser processado, você precisa informar ao usuário que vai demorar um pouco. E coloque uma imagem de carregando para ele saber que o browser esta em processamento e não travado!

A resposta do formulário deve estar bem visível para identificação, não misture com o conteúdo do site. E claro que não preciso comentar que sempre é preciso expor uma resposta.

Estas são algumas dicas para melhorar um pouco a usabilidade do seu site, aproveite.