Usabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No Usuário

Já pensou em como os menus desenvolvidos por você ou sua equipe estão afetando os usuários do seu site? Os menus são uma forma popular e prática para permitir que os usuários naveguem em um website. Mas , quando a abertura destes menus não possui um foco, eles podem causar uma serie de sérios problemas de usabilidade que a maioria dos designers não está consciente.

Por | @gregoryylaborde Softwares

Já pensou em como os menus desenvolvidos por você ou sua equipe estão afetando os usuários do seu site? Os menus são uma forma popular e prática para permitir que os usuários naveguem em um website. Mas , quando a abertura destes menus não possui um foco, eles podem causar uma serie de sérios problemas de usabilidade que a maioria dos designers não está consciente.

O Mito


Muitos designers acreditam que quando seus menus estão abertos, eles são mais rápidos e fáceis para os usuários utilizarem. No início isto pode parecer a forma correta de construir os menus, mas quando vamos estudar profundamente vemos que é o oposto.

Os menus do tipo hover são verdadeiramente mais lentos e bem mais fáceis dos usuários utilizarem. Existem menus que não poupam cliques dos usuários, o site necessita identificar a necessidade de um menu e implementa-lo para o usuário. Este menu deve mostrar ao usuário o que está acontecendo quando ele navega. Isso é importante para que o usuário passa montar uma estrutura mental de trabalho. Uma grande complicação para o usuário são os menus que não possuem foco ou seja geram indicações que ele nunca clicou.

Em um site os usuários tendem a passar o mouse sobre muitas coisas para identificar o que pode ser clicado. Quando o ícone selecionado pelo usuário indica a possibilidade de clique imediatamente o usuário deduz que algum conteúdo irá encontrar mas muito cuidado para não sobrecarregar as pessoas que visitam seu site com muita informação isso pode ser motivo para aborrecimentos.

Os usuários estão sempre a procura de um menu para abrir, abri-lo sem uma direcionalidade pode até torna-lo mais rápido porém mais difícil de utilizar. Alguns menus são notoriamente difíceis de serem utilizados por algumas razões, clicar em um item não é tão fácil quanto parece.


Menus que forçam os usuários a passarem por túneis


Uma das piores coisas na construção de menus é a ideia de utilização de túneis pois muitas pessoas não possuem grande habilidade com o mouse. Os túneis são passagens que forçam os usuários a clicarem em um item do menu. Usuários sem muita habilidade possuem problemas em navegar por estes túneis, muitas vezes causando muita irritabilidade pois necessitam mover o ponteiro do mouse muitas vezes para chegar em um determinado ponto.

Mas isso não torna diretamente o menu difícil de ser utilizado , mas torna-o menos eficiente para os usuários completarem a sua navegação de forma pratica. Isto por que quando o menu abre os usuários não podem mover o mouse diretamente no item desejado, caso o façam acidentalmente o menu poderá ser fechado. Desta forma o mouse deve ser movimentado de uma forma muito cuidadosa dentro do túnel caso queiram clicar em algum item dentro do menu. Não existe nem uma razão concreta para que os usuários tenham todo esse trabalho árduo para navegar em uma pagina da web.
Usabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No Usuário


Itens periféricos mais lentos e difíceis de clicar.


O menu do tipo hover irá se fechar quando o mouse for movido para direita dentro do menu, isso faz com que os itens periféricos do menu fiquem mais difíceis de serem acessados pois estão na borda do menu. Eles terão que ser retardados a medida em que se aproximem do menu periférico, considerando que os itens do menu são links de texto com letras pequenas, dificultando o alvo e aumentando a lentidão.

Caso os usuários não retardarem o movimento do mouse e passar de forma lenta nos itens periféricos do menu, caso não o faça o mesmo se fecha e o usuário terá que começar tudo novamente.

Alguns adicionam estofamento extra ao redor do menu mostrando que ainda permanecerá aberto, no entanto mesmo adicionando este estofamento não basta pois o menu ainda poderá se fechar caso o usuário mova o mouse longe demais. Os usuários não devem ser induzidos ao erro por conta da forma que movem seu mouse.
Usabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No UsuárioUsabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No Usuário
Páginas de índice mais difícil de encontrar.


Muitos sites usam menus que muitas vezes fazem uso de páginas de índice, estas páginas fornecem ao usuário maiores informações sobre determinados itens existentes no menu, para que assim possa ser feita a melhor escolha. As paginas de índice não iram cumprir sua função de auxiliar o usuário caso não sejam encontradas, muitas vezes estão escondidas dentro do item geral e os usuário não tem como acessar.

Uma boa parcela dos usuários não sabem clicar nos itens gerais de uma pagina de índice pois a mesma já mostra destacado o que foi selecionado. Se você tem uma pagina de índice deve deixar bem claro onde ela se encontra para que os usuários caso necessitem possam sempre utilizar.


Menus que se abrem no clique.


Menus que se abrem ao clicar resolvem grande parte dos problema, com menus deste estilo os usuários estarão livres dos túneis irritantes e também dos desafiadores links periféricos.

Existem três abordagens diferentes para usar este tipo de menu, a primeira é a simples: Quando o usuário clica no item geral o menu é aberto, e ele fecha apenas quando o usuário clica em qualquer lugar fora do menu. Esta abordagem permite aos usuários mover seu mouse da forma que eles queiram e onde queiram sem afetar diretamente o menu.

O menu do botão também força o usuário a colocar o link e a pagina de índice de uma vez sem esconde-lo do item geral, caso os usuários cliquem no item geral o menu será fechado, ligando a página de índice para o item geral que não se faz mais de forma opcional, tonando-se um item do menu. Isto facilitará as coisas para o usuário.
Usabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No Usuário


Um outro tipo de botão de menu que irá tornar as suas páginas mais claras e intuitivas para que os usuários possam chegar a uma página de índice clicando no item geral, no entanto os usuários querem chegar ao menu de divulgação e poder clicar na seta. Essa abordagem separa as páginas de índice dentro do menu de modo que os usuários possam chegar ao índice das páginas muito facilmente, acomodando tanto usuários experientes quanto menos experientes .
Usabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No Usuário


A ultima abordagem é um menu desmontável, a vantagem deste estilo é que ele não cobre o conteúdo que estiver abaixo do menu. Em vez disso ele empurra o resto da pagina para abrir espaço. Este estilo é indicado para menus de grande porte que ocupam muito espaço. Um menu deste tipo permite quem vc abra o seu conteúdo sem muitos problemas de formatação, e a seta também irá apontar para cima e para baixo para que os usuários saibam o que aconteceu
Usabilidade: Desenvolvimento de Menus Com Foco No Usuário


Estas três abordagens de menus apresentadas, são muito mais fáceis e mais rápidas de utilizar, fazendo mais sentido para os usuários e possibilitando uma melhor leitura cognitiva da situação. Os benefícios da utilização de menus de cliques são claras, pois eles permitem aos usuários navegar rapidamente e facilmente, melhor que um menu que não permite aos usuário navegarem com facilidade.

Mais sobre: usabilidade facilidade navegação
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo