Servidor Proxy em Redes Wireless

Um servidor proxy é um software (ou hardware) que age como um intermediário nas requisições dos pedidos vindos dos clientes para acessarem certos recursos oferecidos pela rede. Os servidores proxy podem ajudar a tornar o seu trabalho muito mais fácil, além de aprimorar o uso da largura de banda em redes wireless.

Por | @LeandroSiqueira Hardware

Um servidor proxy é um software (ou hardware) que age como um intermediário nas requisições dos pedidos vindos dos clientes para acessarem certos recursos oferecidos pela rede. Os servidores proxy podem ajudar a tornar o seu trabalho muito mais fácil, além de aprimorar o uso da largura de banda em redes wireless.

O servidor proxy trabalha recebendo pedidos de clientes, e em seguida, pega estes pedidos e os entrega ao servidor apropriado - que está armazenando tal recurso – e vise versa. Nesse meio tempo, o servidor proxy poderá estar fazendo outras coisas com os pedidos e respostas, como:

  • Negar acesso a um determinado recurso;
  • Acelerar a comunicação entre cliente e servidor, através de um processo chamado ‘caching’;
  • Filtrar os pedidos e respostas dos clientes aos servidores, ou vise-versa.
  • Oferecer alguma forma de ‘anonimato’ para os clientes, através da não exposição direta dos mesmos ao servidor, etc.
  • Reformatar os pedidos ou respostas dos clientes ou servidor.

Servidor Proxy em Redes Wireless
exemplo de caching

Como surgiu


O proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede local à Internet através de um computador da rede que compartilha sua conexão com as demais máquinas. Na maioria dos casos, máquinas da rede não possuem endereços válidos na Internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a mesma. Assim, toda solicitação de conexão de uma máquina da rede local para um host da Internet é direcionada ao proxy. Este, realiza o contato com o host desejado, repassando a resposta à solicitação para a máquina da rede local. Por isso, é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, significando procurador (intermediário).


Tipos


Os servidores proxy se diferem devido ao tipo específico de recurso nos quais estão limitando o acesso. Vários tipos são baseados no tipo de recurso que eles estão realizando. Servidor Proxy Web: um dos tipos mais comuns de servidores proxy, o principal objetivo do mesmo é realizar o proxy Web ou outros tipos de pedidos HTTP. Por exemplo, poderá funcionar para controlar o acesso do usuário aos recursos Web da rede, ou ainda, poderá ser usado para acelerar o acesso aos recursos da Web, realizando o ‘caching’ dos recursos localmente.
Servidor Proxy em Redes Wireless


Servidor Proxy de Filtragem de Conteúdo:
Pode ser usado para vários propósitos, sendo que são mais usados para controlar os recursos que os usuários finais acessam. Podem ainda ser usados para restringir o usuário a acessar certos conteúdos da Web, forçando-os a acessarem a um conteúdo específico, por exemplo.

Servidor Proxy Caching: Usados para manter em cache ou armazenar cópias de recursos frequentemente acessados localmente no servidor proxy. Isso acelera o acesso dos usuários a estes recursos.

Servidor Proxy Transparente: Estes tipos são destinados a trabalharem transparentemente – ou seja, sem a interação com o usuário. Este tipo de servidor é muito usado em redes amplas, onde não seria prático em ter que reconfigurar todos os clientes automaticamente para usarem os serviços do servidor proxy.


Quando usar um servidor proxy


Um administrador de redes wireless poderia considerar a introdução de um servidor proxy em uma rede se alguns dos tópicos abaixo vier a calhar:
  • Você precisa economizar dinheiro na largura de banda da rede – já que ter um servidor proxy caseiro irá ajudar a reduzir o total de dados transferidos através de sua rede. O servidor irá tentar reutilizar o conteúdo do seu cache local para os usuários da sua rede, ao invés de cada usuário se conectar a Internet toda hora que precisar dos mesmos dados.
  • Você queira incrementar a experiência do usuário quando estiverem acessando conteúdos externos. O conteúdo restaurado irá parecer muito mais rápido para alguns dados, graças ao servidor.
  • Você precisa manter os registros de quais usuários da rede wireless estão acessando através da rede. Isso poderá ser necessário por razões administrativas.
  • Você queira oferecer um simples método para autenticar usuários antes que os mesmos acessem os recursos da Web através da rede.


Implementações populares de servidores proxy


Várias empresas e grupos criaram os seus próprios produtos de servidores proxy, incluindo:

Mais sobre: rede proxy wireless
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo