Seu primeiro Mac? Veja dicas para migrar

Pessoas ficam na duvida em sair do Windows para o Mac, será que será um programa difícil de utilizar? Como funciona ? eu mal sei mexer no Windows como vou mexer no Mac? Os usuários de Windows sempre me perguntam como funciona esse bicho de sete cabeça, ele é compatível com tudo ? é possível acessar redes etc. Bom eu estou fazendo esse post para tirar a duvidas de muitas gente e mostra que pode aprender a utilizar ele mais fácil do que o Windows.

Por | @oficinadanet Softwares

Pessoas ficam na duvida em sair do Windows para o Mac, será que será um programa difícil de utilizar? Como funciona ? eu mal sei mexer no Windows como vou mexer no Mac? Os usuários de Windows sempre me perguntam como funciona esse bicho de sete cabeça, ele é compatível com tudo ? é possível acessar redes etc. Bom eu estou fazendo esse post para tirar a duvidas de muitas gente e mostra que pode aprender a utilizar ele mais fácil do que o Windows.

Bom vamos começar a introduzir o Mac em sua vida, o que é Mac? Sim, é um computador com uma maça comida, o Mac é um sistema operacional muito diferente do Windows, como assim? , simples o Windows é tudo em volta do seu registro interno, os .dll, conhecidos por todos, já o Mac (OSX) é baseado em sistema Unix (Linux).

O OSX tem vírus igual ao Windows? Seria a primeira pergunta dos usuários do Windows pois ele possui milhões de vírus “conhecidos”, e o Mac, não vou mentir pra vocês, existe vírus para o Mac SIM , mas não foi comprovado que faça mal ao sistema operacional igual o Windows, resumindo não se preocupem que não vão perder seus dados por causa disso.

A diferença dos 2 é simples o Windows o mais vulnerável, por “misturar” arquivos do usuário com arquivos do sistema, assim um programa rodado pelo usuário pode interferir e comprometer todo o sistema (como vírus e rootkits). Já o Mac OSX (seguindo estruturas derivadas do Unix) isolam os arquivos do usuário dos arquivos do sistema, desta forma impedindo que programas rodados pelo usuário afetem o sistema. Apesar de muito mais seguros, estes também não são 100% imunes a vírus, tudo depende da ação do usuário e de eventuais falhas do sistema operacional, mas em uso normal até mesmo dispensam o uso de antivírus. Você já tem uma base de diferença dos 2 sistemas, como você decidiu comprar o Mac agora vamos da algumas dicas para utiliza-lo.


Esqueça o menu iniciar, ele não lhe pertence mais


O OS X não tem menu Iniciar. Você pode reunir os ícones de programas, documentos e pastas utilizados com freqüência em qualquer uma das muitas “áreas de estacionamento” úteis. Por exemplo, você pode usar o Dock situado na borda inferior da tela (em geral, o Dock está na borda inferior, mas você pode movê-lo para os lados da tela via submenu Dock do menu Apple). Você também pode arrastar ícones para dentro ou para fora da barra lateral Locais no lado esquerdo de qualquer janela Finder.

Uma convenção comum às duas plataformas é a comutação rápida de aplicativos. No Windows, você pressiona [Ctrl] + [tab] para alternar entre programas abertos. No Mac, você mantém a tecla [Command] pressionada junto com tab. Na realidade, no OS X, mais do que nunca antes,[ Command] + [tab] funciona como [Ctrl] + [tab] no Windows, exibindo uma grande paleta flutuante com ícones para cada um dos programas abertos. Solte as teclas depois de destacar aquele para o qual você deseja ir e a paleta desaparecerá.

Por falar nisso, eis um recurso bônus do OS X: você pode pressionar [Command] + [~] para percorrer cada janela aberta em um único programa, ou no caso de um Macbook pro ou air você pode usar o trackpad, como ? simples com apenas um dedo você move o cursor para onde quiser, com 2 dedos e rolando pra baixo você pode baixar a pagina que você encontra, ou também mudar o tamanho de imagens e correção de posicionamento.

Com 3 dedos jogando para um lado e pro outro vc faz o retornar e avançar de paginas de internet, etc e com 4 dedos pra baixo ele aparece todas as janelas abertas, pra cima ele esconde as janelas e pro lado seria um [Command] + [tab]. Resumindo o botão Command seria um Ctrl do Windows.

Seu primeiro Mac? Veja dicas para migrar
Parece difícil mais é bem simples, em preferências do sistema vai em teclados e mouses e depois na opção trackpad, Lá te mostra certinho como funciona e te ensina a utilizar.

Outra coisa que o pessoal deve ter reparado, o enter não funciona pra abrir programas e sim pra renomear, bom pra abrir você usa o [command] + [o]. Botão direito não funciona ? bom o Mac é baseado em um mouse com apenas 1 botão, mas vc pode mudar essa opção no preferências do sistema, depois vai em teclados em mouse, e clica na aba mouse, lá vc escolhe o que o seu mouse pode fazer ou deve, simplesmente pode personalizar do jeito que preferir.

Saída forçada ou mais conhecido no Windows e temido por muitos usuários, [Ctrl] + [Alt] + [Del], geralmente abrimos essa barra de ferramenta para fechar programas que se recusam ser finalizados ou programas que congela e não querem mais funcionar, no Mac temos esse comando seria o [Command] + [alt] + [esc]. Apertando esses botões ele abre uma janela mostrando todos os programas abertos e você pode escolher qual fechar. Preferência do sistema, estou falando nele direto e não expliquei o que é, bom ele seria o Painel de controle do Windows, as Preferências do Sistema contém configurações para ajustar o relógio do computador, as conexões de rede e as configurações de energia. Você pode ver os ícones destas configurações por categoria ou em uma simples lista alfabética. Quanto a Registro, IRQs, DLLs e Tela Azul da Morte, esqueça. Simplesmente não existem no Mac.

Quando você estiver trabalhando arduamente com um programa, descobrirá que o Mac tem apenas uma barra de menus, sempre presente. Os menus mudam conforme o programa e a janela em uso. Você não encontrará a barra de menus dentro de cada janela que abrir. Ela estará sempre no alto da tela, na tela principal pra quem usa mais de 1 tela. Lá você pode alterar o que você desejar do programa que esta utilizando, ou apertando o atalho da preferência do sistema seria o [Command] +[ ,]. Mas você sentirá um efeito colateral: ao fechar todas as janelas de um programa, o programa em si não fechará. Você tem que selecionar Arquivo | Encerrar ([Command] + [Q]) ou clicar e ficar sobre o ícone do programa no Dock e escolher Encerrar no menu pop-up.

Seu primeiro Mac? Veja dicas para migrar

Bom vamos para algo que você não deve fazer no Mac, e depois ficar chingando culpando o sistema operacional por perder os documentos. No Windows, talvez você esteja acostumado a arrastar pastas inteiras para outras pastas e fundi-las. Não é o caso do Mac. Você arrasta apenas o conteúdo de uma pasta para outra. Se arrastar a pasta em si, ela substituirá o conteúdo da pasta alvo, apagando-o. Se você tiver sorte, conseguirá trazê-lo de volta pressionando [Command] + [Z].


Desinstalação de programas


Você está cansado de esperar o Windows instalar e desinstalar seus programas? ou precisa de um programa especial para remover outro programa? Eis uma ferramenta do Windows que você não precisa ter no Mac. Normalmente, você não precisa de um aplicativo especial Remover Programas para desinstalar um programa no Mac. Basta abrir a pasta Aplicativos e arrastar o ícone do programa em questão para a Lixeira. Não se preocupe, você não está deixando para trás nenhum fragmento desestabilizador. E depois apenas limpa a lixeira. Pronto! Desinstalado!


Instalação de programas e hardwares


Para instalar usamos o mesmo método, apenas arrastamos a pasta do arquivo que deseja instalar para a pasta aplicativos e esta instalado. Simples e rápido! Para instalar programas de driver como por exemplo impressora. O Mac não demanda um programa para instalar o driver de um novo gadget externo. Os drivers para quase todos os tipos de impressora, mouse e outros acessórios vêm pré-instalados. Se você plugar um dispositivo e ele não funcionar, é só instalar o driver correto a partir do CD incluído (ou baixar o driver do website do fabricante).

Os atalhos, se você é uma pessoa que gosta de enxer de atalho seu desktop, bom vou da uma dica atalhos são inteligentes. Se você mover o arquivo-alvo para o qual o alias aponta, o link continua funcionando.


Spaces


Ah os spaces, varias telinhas pro um lado e pro outro apenas apertando 2 teclas, como você já pode ter visto no Linux e no Mac, o Windows não possui essa ferramenta, tem alguns programinhas que você pode baixar pra tentar imitar essa função, já vou avisando que não funciona muito bem no Windows, geralmente da error faltal, bom voltando aos Spaces do Mac. Um importante aprimoramento do Leopard, o Spaces representa um grande avanço em termos de usabilidade no Mac. Crie quantos espaços desejar e, sem o menor esforço, passe de um a outro pressionando a tecla F. Você também pode alterar as configurações indo em preferência do sistema > Space.
Seu primeiro Mac? Veja dicas para migrar

Seu primeiro Mac? Veja dicas para migrar



Finder - localiza tudo em tudo


Localizar arquivos, documentos, fotos perdidas é um dos maiores problemas dos computadores Windows é tentar localizar esses arquivo em discos rígidos grandes. No Mac, o Windows Explorer se transforma em Finder. Agora, com opções de busca ainda mais poderosas, localizar um arquivo é brincadeira de criança. Além disso, você pode usar uma visualização em estilo Cover Flow inspirada no iTunes para percorrer suas pastas. Temos também o Spotlight barra superior canto direito do Mac, digita o que estas procurando e ele acha.

Outra coisa legal, aproveitando que estou falando em localizar spotlight. O iPhoto, programa de foto do Mac que armazena e organiza suas fotos no programa, ele também pode localizar uma foto com apenas o rosto da pessoa, duvida? , tenta você mesmo pra quem um numero grandes de foto e deseja achar alguma com aquela determinada pessoa nela, apenas seleciona o rosto dessa pessoa em uma foto qualquer e pede pra procurar ela conforme o que você selecionou.


Widgets do Dashboard


Temos no Mac também e chamamos de Dashboard. Se você precisa saber que horas são em várias cidades ou como ficará o clima mais tarde, um widget no Dashboard o ajudará. Pressione F12 para abrir o Dashboard e, em um relance, você encontrará o que necessita. Ou se você estiver utilizando o might mouse apenas aperte a bolinha e aparecerar o dashboard.


Maximizar e minimizar janelas


Como Maximizar e Minimizar programas do Mac, todo mundo reclama que os botões são diferentes do Windows. Pessoal não tem mistério eles apenas mudam de posição. Vermelho é Close, Amarelo Minimiza e o Verde Maximiza para o tamanho da tela ou do conteúdo. Mas você também poderá clicar 2 vezes no programa que ele irar minimizar. Ou para comodidade você tem um monte de tela do MSN aberta por exemplo que quer minimizar tudo sem ir uma por uma. Apenas seleciona uma tela do MSN e aperte [Command] + [Option] + [M], que todas as janelas do Msn irão para o dock, como se tivessem minimizado, e se você quer ver o efeito de minimizar em câmera lenta apenas segure a tecla [shift] junto e irá ver um efeito bem legal.

Bom, é isso ae galera, uma visão rápida e geral do Mac. Se eu ficar explicando ia ficar o dia todo aqui e não iria conseguir.
Escrito por Felippe Costa em 2009 - Link

Mais sobre: mac mac os dicas
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo