Dropbox como substituto do iDisk

Com o lançamento do iCloud a Apple já avisou que em alguns meses vai descontinuar um dos serviços do MobileMe que eu mais usava, o iDisk. Então fiz uma pesquisa para achar um substituto e o escolhido foi o já amado por todos, o Dropbox.

Por | @eminetto Softwares

Com o lançamento do iCloud a Apple já avisou que em alguns meses vai descontinuar um dos serviços do MobileMe que eu mais usava, o iDisk. Então fiz uma pesquisa para achar um substituto e o escolhido foi o já amado por todos, o Dropbox. Mas tive dois pequenos problemas para resolver: como eu já uso o Dropbox para armazenar os dados da Coderockr precisava ter duas contas ativas no meu Mac. E o segundo problema é que o iDisk fornece uma pasta pública para acesso via web, útil para compartilhar coisas temporárias e o Dropbox não permite isso.

Dropbox como substituto do iDisk

Para resolver o primeiro problema eu segui os passos deste site. Para solucionar o segundo problema eu configurei o Dropbox para Linux em um servidor que eu controlo, uma instância das mais simples no EC2 da Amazon. Eu segui os passos deste site, mas resumindo:
wget -O dropbox.tar.gz "http://www.dropbox.com/download/?plat=lnx.x86"
tar -xvzf dropbox.tar.gz
~/.dropbox-dist/dropboxd &

A primeira vez que você executar ele vai mostrar uma mensagem com um link para você acessar no navegador. Ele vai fazer com que a máquina Linux seja vinculada a sua conta do Dropbox. Após isso será criado um diretório Dropbox no seu home. Agora basta configurar o seu Apache para ter acesso a este diretório. No meu caso eu criei um domínio virtual:
DocumentRoot "/home/eminetto/Dropbox/Public"
ServerName public.eminetto.me

Options Indexes MultiViews FollowSymLinks
AllowOverride All
Order allow,deny
Allow from all


Lembre-se de dar permissão de leitura nos diretórios para o usuário do Apache ter acesso:
chmod 755 /home/eminetto
chmod 755 /home/eminetto/Dropbox
chmod 755 /home/eminetto/Dropbox/Public


Outra opção é usar algo como http://seuserver.com.br/~eminetto/Dropbox/Public, se o Apache tiver essa opção configurada. Se o seu Apache estiver configurado para listar os arquivos do diretório você já pode ver os seus arquivos ao acessar via web. Caso não esteja, é possível usar um script python que lê o diretório e cria um index.html com o conteúdo. Depois de instalado você pode executar o comando:
/usr/bin/dropbox-index -R /home/eminetto/Dropbox/Public/

Se tudo der certo, sempre que você alterar/adicionar arquivos no Dropbox do seu desktop (no meu Mac no caso, mas o Windows e o Linux deve funcionar na mesma forma) é sincronizado com o linux e estão visíveis na internet. Lembre-se de que o comando
~/.dropbox-dist/dropboxd &

Deve estar sempre executando no Linux, pois é o responsável por fazer a sincronização entre a pasta local e o Dropbox.Com algumas configurações adicionais no Apache você pode colocar autenticação e coisas mais complexas para incrementar a solução. E que venha o iCloud. Agora o iDisk não vai me fazer mais falta.

Mais sobre: dropbox mac idisk
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo