Como instalar fontes no MAC

Instalar fontes novas no sistema operacional MAC não é tão complicado quanto parece. Se você já possui conhecimentos em outros sistemas operacionais não irá encontrar dificuldade nesse.

Por | @RafaelaPozzebon Softwares

Instalar fontes novas no sistema operacional MAC não é tão complicado quanto parece. Se você já possui conhecimentos em outros sistemas operacionais não irá encontrar dificuldade nesse. Para quem não tem muita intimidade ainda com o MAC, saiba que além das fontes originais, podemos encontrar outros tantos modelos em vários locais. Veja como instalar fontes no windows.

Dentre alguns locais temos os sites abaixo, que estão em português, ao qual podem ser baixadas novas fontes. Veja:

Ainda existe o dafont.com que é um site em inglês. Esta opção é bastante simples de navegação e também possui várias opções de fontes. Assim que você encontrar a fonte que deseja, realize o download dela em seu computador. No geral é necessário descompactar o arquivo, pois ele deve estar zipado. Após, localize a fonte baixada e coloque no local que achar melhor. Abaixo então, os passos que você deverá seguir para instalar as novas fontes no MAC.

1º Passo) Você deve primeiramente clicar sobre a fonte no Finder (programa por padrão de gerenciamento de arquivos dos sistemas operacionais Mac OS e Mac OS X) ou onde tenha guardado o arquivo da nova fonte. Ao fazer isso, abrirá o “Catálogo de Fontes”.

2º Passo) Agora é necessário clicar no botão “Instalar Fonte” da aplicação “Catálogo de Fontes”.

Como instalar fontes no MAC


Com este procedimento a fonte será copiada para a pasta “Biblioteca” e será mostrada no “Catálogo de Fontes”, sinalizando que está associada ao utilizador.

Como instalar fontes no MAC


3º Passo) Caso você pretenda disponibilizar a fonte para mais utilizadores do seu MAC, é necessário mover a fonte de “Usuário” para “Computador” localizada a esquerda do aplicativo, na coluna “Coleção”. Veja que irá aparecer um sinal avisando o que foi feito.

Como instalar fontes no MAC


4º Passo) O sinal de aviso será mostrado também ao lado do nome da fonte, vista na pasta “Computador”, da coluna “Coleção”.

Como instalar fontes no MAC


Deste modo, significa que a fonte está instalada em duas localizações diferentes. Para alterar a situação, basta ir ao “Usuário”, na coluna “Coleção”, localizada no lado esquerdo, e seleccionar “Disabilitar ” no menu contextual da fonte ,que se obtém através do clique com o botão direito do mouse, sobre a fonte). Com isso, os sinais de aviso desaparecerão e a fonte estará instalada com sucesso.

Como instalar fontes no MAC


Para ter certeza da instalação, basta abrir qualquer editor de texto e procurar pela fonte. Certamente ela estará listada entre as outras já existentes.

Como instalar fontes no MAC


Visualização da fonte instalada, no OpenOffice.

 

Mais sobre: macosx, mac, dica
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários