Aprenda a fazer o network e saia na frente

O que fazer para que seu reconhecimento dependa apenas de você e seja mantido por você. Empresários investem seu tempo pensando em novos produtos e reinventando suas ações. Mesmo estes sendo fatores-chave, não existe outra tarefa maior se não a de saber realizar network

Por | @dani_publica Empreendedorismo

Empresários investem seu tempo pensando em novos produtos e reinventando suas ações. Mesmo estes sendo fatores-chave, não existe outra tarefa maior se não a de saber realizar network. Ele ajuda você a se tornar mais interligado dentro de sua indústria, abre portas para novas parcerias e cria visibilidade para você e sua empresa.

É enriquecedor, você ganha novas perspectivas, novas ideias, sabedoria e, se tiver sorte, novos mentores. Aqui estão dicas que farão de você um profissional ativo.

1 - Estar ativo nas mídias sociais


Não basta simplesmente criar contas nas diferentes redes sociais, é preciso manter-se ativo. Mantenha sua página do Facebook atualizada, o seu Twitter movimentado e relevante e sua página do LinkedIn profissionalmente capaz. Seja pró-ativo em falar com as pessoas e estabelecer conexões. Se você não está interagindo, certamente estará se afastado de futuros contatos de negócio.


2 - Encontre seu nicho nas redes sociais


Há uma abundância de redes específicas por aí e elas oferecem uma maneira simplificada de encontrar outros empreendedores ao redor do mundo sem a confusão de uma “teia” social. Esses sites podem ajudar a ganhar volumes com conexões para a sua indústria ou negócio e facilitar a sua interação com o mundo.


3 - Participe


Apesar de vivermos na internet, o face-a-face ainda é poderoso. Mantenha-se atualizado com todas as conferências, seminários e eventos que estão acontecendo e exponha-se (lembrando que o bom senso e a qualidade de diálogo são ímpares). Em qualquer evento que você esteja trabalhando, não espere que as pessoas se aproximem, chegue e se envolva com as pessoas e seus contextos.

4 - Mantenha o seu passo direcionado


Não se deixe ser pego desprevenido. Quando a oportunidade surgir esteja preparado para disparar suas ideias de negócios em um piscar de olhos, porque você pode não ter uma segunda chance.
Aprenda a visualizar ações convivendo com outras situações paralelas até que você saiba a forma correta de realizar uma aproximação e desta forma poder passar adiante todas as informações, sem gaguejar, e estar bem para esta seguir adiante. Mantenha-se organizado e conciso assim você notará o retorno das pessoas.


5 - Obter referências e contatos comerciais


Cada pessoa que você encontra tem centenas de outras pessoas dentro do círculo dele ou dela, e isso é uma oportunidade que você não pode deixar de aproveitar. Pergunte se eles conhecem alguém que esteja disposto a dar alguns conselhos úteis, ou estaria interessado em seus ideais.


6 - Esteja atento


Não deixe o telefone fora do gancho. Responda e-mails de forma rápida e concisa e não ignore automaticamente números desconhecidos em seu celular. Assim como o passo do elevador, às vezes você só tem uma chance de acertar, por isso não cause frustrações desnecessárias para as pessoas as quais está tentando se conectar.

Mais uma vez, é tudo sobre ser pró-ativo. Seja o primeiro a se envolver, não espere por um retorno breve de uma pessoa que você falou no dia anterior. Chamadas de telefone podem ser desperdiçadas e e-mails podem ficar no passado. As pessoas geralmente estão ocupadas, especialmente no mundo dos negócios, por isso aprenda a ser presente (não confunda com ser imprudente).


A grande questão aqui é:
O que fazer hoje para ir em direção ao seu objetivo?
Se você tratar as pessoas como se elas fossem apenas trampolins para a sua causa, certamente você não vai chegar a lugar algum. Tente cavar mais fundo em cada relação interpessoal que você fizer. Saia para almoçar, fale sobre sua vida pessoal e realmente conheça as pessoas com as quais você fala e se relaciona.

Descubra quem são, quais são seus interesses e o que lhes faz bem. Networking nada mais é do que estar comprometido com você mesmo. Se tudo for apenas sobre negócio, não há relacionamento real acontecendo e acredite, isso pode de fato feri-lo no longo prazo.

Lidamos com pessoas, não com números.

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