Como agendar postagens no Instagram

Se você gerencia contas do Instagram, deve estar familiarizado com a necessidade de publicar seus posts de forma individual. Mas pode ser muito mais prático agendar os posts da semana inteira em um único dia da semana.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

Consistência é a chave para uma estratégia de sucesso no Instagram. E agendar postagens no Instagram é sua melhor maneira de fazer isso acontecer, afinal, é difícil estar sempre lembrando de criar novos posts, e é no sentido de facilitar sua vida que este artigo pode (e provavelmente será) muito útil. 

Com um bilhão de usuários ativos mensais e 15 milhões de perfis de negócios, não é fácil se tornar grande nesta rede social. O Instagram não mostra mais posts em ordem cronológica inversa, mas usa um algoritmo que premia posts que recebem muito envolvimento, e é isso que pode arruinar sua conta.

Quaisquer que sejam seus objetivos de negócio - mais seguidores, mais leads, conhecimento da marca -, você tem o objetivo de se tornar bem-vindo, se não diretamente amado, na vida diária de seu público. Ambicioso, certo?

Agendar seus posts trazem muitos benefícios, e é muito simples de configurar. Com esse recurso, você pode usar muito melhor o seu tempo para trabalhar em outras plataformas ou até mesmo criar conteúdos de qualidade para outras ferramentas do seu negócio.

Benefícios do agendamento de postagens do Instagram

1. Use seu tempo com sabedoria

O horário ideal para postar para alcançar seu público-alvo nem sempre é o momento mais conveniente para você.

Agendar com antecedência irá poupar você de passar sua manhã de sábado postando no Instagram.

2. Cultive uma imagem consistente

Criar vários posts de uma só vez cria uma estratégia unificada.

Paletas de cores, hashtags e legendas consistentes são importantes: 60% das marcas usam o mesmo filtro em suas postagens no Instagram, de acordo com um relatório da Webdam. Por quê? Porque a cor afeta a emoção, o que afeta o comportamento.

O que você quer que as pessoas sintam quando vêem sua marca? Que tom você está usando com suas legendas? Você está inserindo teor emocional nos seus posts?

Agendar posts no Instagram permite ter uma visão panorâmica do seu planejamento criativo.

3. Faça o upload de imagens do seu desktop ou notebook

Sim, gerentes de mídias social muitas vezes estão grudados em seus smartphones, mas há vantagens em criar postagens através do seu computador.

Para quem edita as imagens no Photoshop ou outro editor, é prático utilizar o mesmo equipamento para fazer as postagens, em vez de ter que baixar as imagens no smartphone. E, independente se você está gerenciando uma conta ou vinte, fazer tudo pelo computador economiza seu tempo.

4. Incentivar o engajamento

Um feed de sucesso no Instagram é como uma história convincente que nunca termina. Construa o fluxo e a relevância para seus seguidores pensando a médio e longo prazo, sem sacrificar a qualidade diária. Poste mais, e tenha mais engajamento, além de alcançar mais seguidores de forma orgânica (vamos falar mais sobre isso no próximo ponto).

5. Ganhe seguidores

As marcas que postam sete vezes ou mais por semana aumentam as contagens de engajamento e de seguidores. Além disso, as contagens de seguidores aumentam quatro vezes mais rápido quando para as marcas publicam uma vez por dia, em vez de uma vez por semana. O agendamento de postagens ajuda no trabalho para que você possa conquistar novos seguidores.

Convencido? Vamos começar.

Como agendar postagens do instagram (para perfis de negócios)

Se você já tem um perfil comercial, pode pular para o passo 2. Se você não tiver um e não quiser um perfil comercial, continue seguindo as etapas com sua conta pessoal.

1: Converta sua conta em um perfil de negócios

Além da publicação direta, os perfis de negócios no Instagram podem acessar alguns recursos avançados úteis, como o Instagram Insights, que mostrará quando seus seguidores estão on-line, em que cidade eles estão e sua idade e sexo. Você também terá um botão de contato em seu perfil, a capacidade de promover postagens e a capacidade de adicionar links às suas histórias do Instagram.

Converter o seu perfil do Instagram para um perfil de negócios é muito fácil:

  • Toque no botão de reticências no canto superior direito (perfil do Instagram);
  • Toque em Conta;
  • Toque em Mudar para o perfil comercial;
  • Toque em Continuar por quatro vezes;

  • Escolha a categoria para sei perfil comercial e clique em Avançar;
  • Certifique-se de que todas as suas informações de contato (endereço, e-mail, número de telefone) estejam corretas.
  • Selecione a página do Facebook da sua empresa (verifique se você é um administrador na sua Página do Facebook, caso contrário, ela não aparecerá na lista) e toque em Concluir.
  • Toque em ir para o perfil!

2: Adicione seu perfil comercial à sua plataforma de gerenciamento de rede social

Existem muitas ferramentas para agendar posts no Instagram, e aqui vamos utilizar o Hootsuite, por ser uma ferramenta de uso simples e disponível em português. A ferramenta tem um custo mensal de US$ 29 (R$ 116) ou US$ 228 (R$ 917) por ano, mas possui uma teste grátis de 30 dias, ou seja, você pode usar gratuitamente antes de decidir se vale a pena ou não o investimento.

O Hootsuite tem, além de sua versão web, aplicativos para Android e iOS, e também uma extensão no Google Chrome. Nos exemplos abaixo usamos o aplicativo para Android, mas o mesmo tutorial vale para as outras versões do serviços.

  • Toque no ícone do seu perfil e selecione Conectar com Instagram;
  • Insira seu login e senha e depois clique em Entrar;
  • Toque em Conectar com o Instagram  e insira suas credenciais.
  • Toque em Salvar Informações;
  • Toque em Autorizar;

3: Crie sua postagem

  • No painel Hootsuite, toque em Novo post (símbolo de lápis) e selecione seu perfil do Instagram no menu suspenso. Faça o upload da sua foto ou vídeo e edite sua legenda. A caixa de texto também é onde você pode adicionar identificadores de usuário e hashtags (tecnicamente, você pode usar até 30 hashtags, mas o ideal é usar de 5 a 10 hashtags. Você também pode inserir um link. 
  • Clique no menu suspenso para selecionar sua conta no Instagram e depois clique em Próximo.

As legendas geram engajamento, portanto, preste muita atenção à caixa de texto.

4: Agende sua postagem

  • Selecione a opção Agendamento Personalizado;
  • No menu suspenso na parte inferior da tela, personalize a hora e a data que deseja que o post vá ao ar;
  • Depois de finalizar os detalhes, toque em OK.

Economize tempo gerenciando suas contas no Instagram com o Hootsuite. A partir de um único painel, você pode agendar e publicar postagens diretamente no Instagram, engajar o público, medir o desempenho e executar todos os seus outros perfis de mídias sociais. 

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