Dicas para comprar um smartphone

Hoje em dia nos deparamos com uma quantidade imensa de aparelhos celulares no mercado. Então, para quem está querendo adquirir um novo modelo a tarefa não é tão fácil quanto parece. Ainda mais se o comprador não possui um modelo estipulado em seu pensamento.

Por | @oficinadanet Smartphones

Hoje em dia nos deparamos com uma quantidade imensa de aparelhos celulares no mercado. Então, para quem está querendo adquirir um novo modelo a tarefa não é tão fácil quanto parece. Ainda mais se o comprador não possui um modelo estipulado em seu pensamento.

A princípio o comprador precisa saber que celular não é o mesmo que smartphone. O Smartphone, ou “telefone inteligente”, é um aparelho mais sofisticado que o celular, pois permite que o usuário instale, configure e rode aplicações avançadas de acordo com as suas necessidades. Podemos dizer que ele é uma evolução dos celulares tradicionais, que possuíam um nível de personalização mais baixo e também eram menos flexíveis com relação aos programas e softwares que podiam ser utilizados pelo usuário. Deste modo, o smartphone juntou as funcionalidades do PDA (Personal Digital Assistants, ou Assistente Digital Pessoal) às funcionalidades tradicionais do aparelho celular.

Com um smartphone podemos enviar e receber chamadas; gerenciar informações pessoais, como contatos, calendário e agenda; sincronizar um computador de uso pessoal ou profissional; sincronizar programas de computação como o Outlook da Microsoft, por exemplo; utilizar serviços de mensagens instantâneas como o Windows Live Messenger; reproduzir arquivos de vídeo e áudio, entre outras tantas funções.

Observando as funcionalidades de um smartphone o comprador precisa optar se realmente quer um ou irá comprar um celular tradicional. Se a resposta for adquirir um smartphone, confira as dicas abaixo para não errar na hora da compra:


1.Descubra o modelo que precisa


No mercado existe uma enorme gama de aparelhos. Alguns mais sofisticados, outros, no entanto, mais simples. Para tanto, os mais sofisticados, com um preço mais elevado. Deste modo, descubra o aparelho que mais combine com você, que possua as funções ideais para seu dia-a-dia, e claro, que caiba em seu orçamento. Na escolha do aparelho você irá perceber que algumas funções são comuns a todos, como GPS, Wi-Fi, Bluetooth e entrada para cartões micro SD. Alguns aparelhos possuem tela touch screen, outros possuem teclados físicos ou mesmo, ambas as opções. Então, se você sabe que irá utilizar bastante o aparelho para enviar e-mail ou lidar no Word ou Power Point, opte pelo teclado físico.


2.Esteja atento às condições de compra


Na hora da compra não deixe de saber as reais condições de pagamento. Existem no mercado opções de compra com um plano mensal de pagamento para a linha, assim, o aparelho sai muito mais barato ou mesmo de graça. No entanto, o comprador precisar calcular para ver se realmente vale a pena. Outro cuidado importante é observar de onde vem o aparelho. Os smartphones vendidos em muitos sites por um preço mais baixo que o do mercado geralmente são oriundos da China. Estes aparelhos, no geral, não possuem garantia e seu tempo de vida útil é menor.


3.Saiba o que são sistemas operacionais


O sistema operacional do smartphone gerencia todas as ações e recursos disponíveis no aparelho. Os mais populares nos smartphones são o Android, da Google; o IOS, da Apple; BlackBerry e Windows Phone. Cada qual possui muitas diferenças, sendo que a principal delas esta na interface do aparelho. Através do sistema operacional, você adquirir aplicativos, que são pagos ou gratuitos para adicionar no seu aparelho.


4.Observe as funções do aparelho


Certifique-se que o aparelho escolhido tenha conectividade 3G, Wi-Fi, GPS e Bluetooth, pois são essenciais. Outras funções como entrada para cartões micro SD, uma boa memória interna, uma câmera mediana, que filme em 720p também são importantes.


5.Pesquise


Antes de finalizar a compra, faça uma pesquisa relativa ao aparelho. Entre em sites que expliquem os prós e contras, troque informações em fóruns disponíveis ou mesmo converse com algum amigo ou conhecido que possua um smartphone.

Lembre-se: Nunca compre por impulso ou por que está na moda. Fique atento ao que realmente quer e se irá usar. Espero ter contribuído mais uma vez com as dicas acima!

Mais sobre: celular smartphone compras
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter